SOBRE AS ORGANIZADORAS
ANA LUZIA DE BARROS ANDRADE MARQUES
Licenciada em Geografia e mestra em Educação UFAL. É professora de Geografia da rede estadual de Alagoas, de Ciências Humanas do SESI-AL e do curso de Pós-Graduação em ensino de Geografia UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa Geografia das escolas: espaço sociedade e cultura. A autora contempla a área de Educação e Geografia dando ênfase as seguintes temáticas: ensino de geografia, educação a distância, Educação de Jovens e Adultos e tecnologia da educação.
DEISE JULIANA FRANCISCO
Formação acadêmica – psicóloga, doutora em Informática na Educação. Grupo de Pesquisa – Saúde mental, ética e educação. Atuação profissional – professora do Centro de Educação/CEDU-UFAL, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFAL e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições PPGCTI pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. A autora contempla as áreas de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, saúde mental, educação, ética e tecnologias.
ROZANA MACHADO BANDEIRA DE MELO
Graduada em Pedagogia, especialista em Psicologia Escolar com ênfase em Psicopedagagia- PUC-MG, Psicopedagogia – UFAL, Mídias na Educação – UFAL. Mestra em Educação Brasileira-UFAL. Doutoranda pela Universidade do Minho-Portugal (2018). Professora da Pós-Graduação no Centro Universitário CESMAC. Gestora Pedagógica – SEMED, professora da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste – SEUNE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa Educacional e Educação Infantil. É autora do livro É brincando que se aprende: a experiência da Te-Arte na educação infantil. Editora Appris, Curitiba, 2015.
SIMONE NATIVIDADE
Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – PPGLL, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Especialista em Educação em Direitos Humanos – CEDU, Graduada em Letras pela Faculdade de Letras – FALE, todos os títulos no âmbito da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa: Discurso e Ontologia – GEDON. Grupo de Pesquisa: Trabalho, Estado, Sociedade e Educação – GPTESE (UFAL/CNPq). Atualmente é pesquisadora pelo órgão de fomento (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – CAPES. No que concerne ao escopo de produções intelectuais, a autora contempla as áreas de Educação e Linguística, (especificamente em Análise do Discurso de linha Francesa), de corrente Pecheuxtiana com ênfase em Discurso Político, Discurso Publicitário no âmbito do Ensino Superior, Universidade Neo-Humboldtiana e seu desenvolvimento no Brasil.
SOBRE OS AUTORES
ALMIRA ALVES DOS SANTOS
Doutora em odontopediatria e especialista em Gestão pedagógica em saúde e em Educação para as profissões da Saúde. Pós-Doutora no âmbito da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULUSOFONA, Lisboa- Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde. É professora titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL. Na graduação atua no ensino da disciplina Educação em Saúde, na extensão como coordenadora de projeto e tutora da Liga Acadêmica Educação em Saúde. No tocante a gestão foi vice-reitora no período de 2009 a 2013 e coordena o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia, além de estruturar e coordenar o Curso de Especialização em Educação em Saúde. Tem desenvolvido atividades de pesquisa na área do Ensino na saúde sendo detentora de várias patentes e produtos educacionais na área.
ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Docente da Universidade Federal de Alagoas com ênfase em Psicologia Escolar Educacional. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2010), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2017), com doutorado sanduíche na Université de Montpellier II.Pesquisadora dos grupos: NALingua, Núcleo de Pesquisa da Argumentação (NupArg) e Processos educacionais e desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar educacional; desenvolvimento infantil; argumentação; aquisição da linguagem.
BEATRIZ ARAÚJO DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pelo Núcleo Temático Mulher e Cidadania – NTMC, pela Universidade Federal de Alagoas. Mestra em Educação Brasileira com foco em Processos Educativos pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – PPGE/CEDU/UFAL. Atuando como Tutora do Curso de Gestão Hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL e da Universidade Aberta do Brasil, na modalidade EAD.
ELES CALHEIROS MARQUES JUNIOR
Licenciado em Geografia e mestre em administração pública no âmbito da UFAL. É professor de Geografia e Técnico em Assuntos Educacionais – TAE, pela UFAL. O autor contempla as seguintes áreas do conhecimento geografia, gestão pública administração.
ELIANE MONTEIRO CABRAL WARREN
Possui graduação em Psicologia pela FITS Faculdade Integrada Tiradentes. Mestranda no Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologia pela UNCISAL Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Atua na área da Psicologia Clínica com ênfase na abordagem Cognitivo-Comportamental. É certificada pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy and Research – USA. Realiza atendimento clínico a pacientes em consultório particular. É Diretora Executiva do ASPPEN Instituto Educadores da Saúde. Atuou profissionalmente por 22 anos em várias empresas nos EUA como Vice-presidente, Coordenadora de Sales and Marketing, Executiva Internacional de Vendas & Exportação e Gerente Operacional.
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
Possui sólida experiência como docente/gestora da Educação Básica vivenciada nas escolas públicas e privadas da capital do estado do Ceará, Fortaleza. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela mesma Universidade. Concluiu o Doutorado e o pós-doutorado em Políticas Públicas no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. É professora Associado I da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (incluindo atividades de orientação de trabalhos de conclusão de curso, monografias, mestrado e doutorado). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da UFC e Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (GEPE). Assumiu a Coordenação da Assessoria em Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública (AEDHESP) vinculada à Reitoria da UFAL. É docente-orientadora do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Temáticas de interesse: políticas públicas, avaliação de políticas públicas, políticas públicas de educação (gestão educacional, educação não formal), avaliação de políticas públicas de educação, educação em direitos humanos, direitos humanos, segurança pública e suas interfaces.
EUCLIDES MAURICIO TRINDADE FILHO
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1981), especialista em saúde Pública pela FIOCRUZ 1986, mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2000), especialista em Neurofisiologia clínica pela AMB, 2001. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Cesmac e professor adjunto da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia da UNCISAL.
FABRICIA CORREIA DE OLIVEIRA
É professora efetiva da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), onde leciona e desenvolve projetos com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Educação. É Graduada e Pós-graduada em Letras, pela Universidade Federal de Alagoas, e possui Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento em Educação, na área de aprendizagem cognitiva e ambientes interativos de aprendizagem on line, pela mesma instituição. Desenvolve projetos de formação humana, na Secretaria Municipal de Educação de Maceió, na Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Educacionais. E sua formação abrange trabalhos com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, como professora de Biodança, pela International Biocentric Foundation, desenvolvendo atividades voltadas para saúde e qualidade de vida de profissionais de educação da rede, e trabalhos com terapias bioenergéticas, reiki e cura prânica.
GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação (PPGE-UFAL). Pedagoga (UFAL). Professora no Ensino Superior (UFAL – UNINASSAU – FCE/UNIFIEO – FAPIDE). Desenvolveu Mobilidade Internacional em Portugal no curso de Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (UC/PT) pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades (Edital Nº 03/2012 GR-AS). Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE), no qual realiza estudos acerca de avaliação de políticas, programas e projetos educacionais; Estado e políticas sociais: educação formal e não-formal e história da educação e gestão da educação pública brasileira.
JACIRA PATRÍCIA MONTEIRO
Médica graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente residente de cirurgia geral no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Reikiana e colaboradora do projeto Sala de Cuidados Antônio Piranema, que oferece atendimento com as práticas integrativas complementares. Defende e respeita a vida.
MANOEL SANTOS DA SILVA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) da UFAL, Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários (NELL) do IFAL, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologias (GPEELT) do IFAL. Auxiliar em Agropecuária no Campus Satuba – IFAL, Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino em Alagoas. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação de jovens e adultos, educação profissional, formação de professores e educação a distância.
MARCOS LEANDRO DA SILVA
Graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) também pela UFAL. Desenvolve pesquisas no campo da saúde mental e educação envolvendo estudos também no campo de álcool e outras drogas. Atualmente é membro do grupo de pesquisa “Saúde mental e cuidado na formação universitária e na atenção psicossocial” e atua como psicólogo clínico de um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) de Alagoas.
MARCOS VINÍCIUS SANTOS BATISTA SILVA
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL Fui estagiário pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) por 2 anos (2017 até 2019), acompanhando um adolescente com necessidade especial. Fiz o estágio obrigatório no CMEI Fulvia, no período de 1 ano. Fui monitor da disciplina de “Psicologia dos Processos Educacionais II” do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Fiz um aperfeiçoamento profissional em atendimento a comunidade LGBT pela UNA-SUS/UERJ (2015). Fui colaborador da construção do livro intitulado: “O que é que Alagoas tem”: produção dos alunos dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental.
MARIA EDNA BEZERRA DA SILVA
Atualmente é docente da Faculdade de Medicina da UFAL, no Eixo de Aproximação a Prática Médica e Comunidade. É coordenadora adjunta do projeto de extensão Sala de Cuidados Antônio Piranema. Desenvolve linhas de pesquisa e estudo nas áreas de: 1- Políticas Públicas de Saúde; Aleitamento Materno; Educação popular em saúde; Controle Social. Nutricionista, formada pela UFAL em 1999, Sanitarista pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (2001). Especialista em Educação em Saúde pela UNCISAL (2008), Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, pela FIOCRUZ (2011). Mestre em Ensino em Saúde (UFAL, 2014). Membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde. Defende uma universidade socialmente referenciada, plural, que respeite a diversidade. É dever da Universidade Pública reconhecer e valorizar a luta dos movimentos sociais e sua contribuição contra a exploração e opressão da classe trabalhadora.
MARINA DE OLIVEIRA CHIORLIN
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pedagoga no Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Atualmente possui pesquisas que investigam a presença do fenômeno bullying na escola. É integrante do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação desde 2014.
MARTA ANTÔNIA DE LIMA
Assistente Social, possui Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pelo Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Assessora Técnica na Maternidade Escola Santa Mônica com atuação no Núcleo de Educação Permanente e Gestão de Pessoas e Assessora de Planejamento em Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Mestranda pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no Programa de Mestrado Ensino na Saúde. Membro da Comissão Estadual Integração Ensino e Serviço de Alagoas
NARA ADRIANNE RUFINO LIMA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Reikiana, colaboradora do projeto sala de cuidados/NUSP/UFAL. No momento está finalizando a formação de Arteterapia, pelo Centro de Arteterapia de Alagoas.
REINALDO BATISTA DOS SANTOS
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE-2018-2022). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL-2016).
A pesquisa de mestrado foi voltada para a questão da (in)visibilidade dos trabalhadores de limpeza e conservação de uma Universidade Pública Federal de Alagoas, cujo título foi “A (in)visibilidade dos trabalhadores de limpeza e conservação da Universidade federal de alagoas: imagens reveladas e histórias reinventadas”. Atualmente é professor (substituto) da Universidade Federal de Alagoas e da Faculdade Estácio de Sá em Maceió. A pesquisa recente no Doutorado discute temas relacionados aos processos de (in)visibilidade sofrida por pessoas que estão em situação de rua e vulnerabilidade social, cujo título da pesquisa é “A (IN)VISIBILIDADE DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE MACEIÓ: revelações de seu cotidiano através de fotografias”. É integrante do GEPE (Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação).
ROSE MADALENA PEREIRA DA SILVA
Mestra em educação brasileira na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, especialista em Estratégias Didáticas com o uso das TIC para a Educação Básica e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Psicopedagoga e Especialista em Educação especial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Participou como cursista do Curso de Aperfeiçoamento Docente em EAD para o Exercício da tutoria oferecido pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED/UFAL) 2014.1. Professora da rede pública nos municípios de União dos Palmares e Maceió. Atuou de 2013 a 2018 como Coordenadora Pedagógica na escola municipal Professora Filomena Medeiros. Atuou como tutora de 2009 a 2018 no curso de Pedagogia à distância pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFAL. Tem experiência na área de Educação com ênfase nos processos desenvolvidos na Educação à Distância/Online em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
ROSEMEIRE REIS
Rosemeire Reis, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP- FEUSP com pós-doutorado em Educação pela Universidade Paris 13 (2017) e pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Especialista em Psicopedagogia pela PUC/SP. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (CEDU-UFAL) e professora do Centro da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
ROZANGELA MARIA FERNANDES DE ALMEIDA WYSZOMIRSKA
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em educação a distância e-Learning pela Universidade Aberta (2018), em Lisboa, Portugal. É professora associada da Universidade Federal de Alagoas e titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Linhas de pesquisa: ensino na saúde, educação em saúde, educação a distância online. Reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas de 28 de outubro de 2009 a 28 de outubro de 2017.
TAYSE LOPES ALVES
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas. Monitoria na disciplina de Saúde Mental do curso de enfermagem/UFAL e Saúde e Espiritualidade do curso de Medicina – FAMED/ UFAL. Terapeuta Holística com as práticas, Calatonia, Terapia Comunitária Integrativa; Reiki Master nos sistemas Usui, Tibetano, Osho, Neo – Reiki e Karuna. Monitora do projeto de extensão Sala de Cuidados – FAMED/ UFAL desenvolvendo atividades de Práticas Integrativas e Complementares no Movimento Popular em Saúde MOPS/AL.
THEREZA CRISTINE SANTOS COSTA BRAMBILLA
Mestre em Educação Brasileira na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Alagoas. Também inserida como aluna nas disciplinas voltadas à Educação no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Atualmente, tradutora e revisora de textos com experiência na área de administração e Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução em língua italiana, Produção Textual, Revisão, Tecnologia Educacional e Educação à distância.