Capa do livro: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores: Viviana Borges Corte - Michell Pedruzzi Mendes Araújo - Camila Reis dos Santos (Orgs.)

livro impresso
de R$ 57,00 por
livro digital
de R$ 57,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Aprender a aprender... sempre. É isso que sentimos ao ler a presente coletânea “Sequências didáticas para o ensino de Ciências e de Biologia”. De leitura agradável, convidativa, com propostas inéditas, criativas, devidamente testadas em sala de aula e com forte embasamento teórico-metodológico, as 10 sequências didáticas aqui reunidas são um convite para uma prática docente pautada no protagonismo do educando, entendido como um agente ativo na construção do seu conhecimento.
Para mim, que atuei na área de formação de professores enquanto docente do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e que continuo a desenvolver materiais didáticos para a escola básica, esse livro me deixou ainda mais esperançosa na valorização de uma educação de qualidade.
Com enorme orgulho em ver um material tão rico, espero que os docentes e licenciados de todo o Brasil possam continuar a aprender a aprender com a presente obra. Altamente recomendo.


Sônia Lopes

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3666-0
DOI: 10.24824/978854443666.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

ADRIANO GOLDNER COSTA
Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2018). Mestre em Biologia Vegetal pela UFES (2011). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela UFES (2008). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Santa Teresa.

ANA BEATRIZ TOURINHO BRAGA
Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus – ES. Atualmente é integrante de projeto de extensão Biologia Celular na prática – PROEX/UFES.

AUGUSTO FACHÍN TERÁN
Doutor em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (2000). Mestre em Biologia (Ecologia) pelo INPA (1989). Graduado em Programa Acadêmico de Biologia pela Universidad Nacional de La Amazonía Peruana – UNAP (1979). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia e professor da graduação na Escola Normal Superior da UEA.

BRUNELA SANTANA
Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus – ES. Atualmente é bolsista PROEX/UFES do projeto de extensão Biologia Celular na prática.

CAMILA REIS DOS SANTOS
Doutoranda em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestre em Educação pela UFES (2013). Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd – ISECUB (2010). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Multivix (2014). Licenciada em Ciências Biológicas pela UFES (2009). Atualmente é professora efetiva no Ensino Médio da Rede Estadual – ES.

CHRISTYAN LEMOS BERGAMASCHI
Mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Especialista em Educação e Divulgação em Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES (2019). Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas pela Faculdade Luso Capixaba – FLC (2017). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFES (2016).

CLAUDIO ROBERTO MACHADO BENITE
Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química (2011) e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2009) – Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Ensino de Ciências (2006) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Licenciado em Química (2000). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Química, Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão – LPEQI e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG.

DANIELA SOARES RAMALHO
Licenciada em Ciências pela União para Formação, Educação e Cultura do ABC (UNIFEC) e Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Atualmente atua como professora da Educação Básica da Prefeitura de São Paulo – SP.

DANIELLE NOYA TOSO
Especialista em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2018). Especialista em Manejo e Conservação em Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2007). Graduada em Ciências Biológicas pela Escola Superior São Francisco de Assis – ESFA (2005). Atualmente atua como professora de Ciências da Natureza pela Secretaria Municipal de Educação de Serra – ES.

FERNANDA CRAVO
Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus – ES. Atualmente participa da Empresa Junior do Curso de Ciências Biológicas do CEUNES/UFES, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do projeto de extensão Biologia Celular na prática – PROEX/UFES.

FREDERICO PASSINI
Mestrando profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Especialista em Inovação em Mídias Interativas pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2016). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia de Palmas – FTP (2016). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP (2018). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Atualmente atua como professor pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.

ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013). Mestre em Informática pela UFES (2002). Especialista em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) (1995). Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV/MG) (1991). Atualmente atua como Subsecretária da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação (SEPLA) da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) e como professora e pesquisadora no mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) ofertado pelo IFES.

JOSINEI RODRIGUES FILHO
Doutorando em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestre em Biologia Vegetal pela UFES (2017). Graduado em Ciências Biológicas pela UFES (2014).

JUCILEY BENEDITA DA SILVA
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2017). Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE (2003). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2003). Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Diamantino – FID (1999). Atualmente atua como Professora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO e docente pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso –SEDUC.

KARINA CARVALHO MANCINI
Pós-doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2007). Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP (2003). Graduada em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela UNICAMP (1998). Atualmente é professora Associada II na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus-ES. Atua como Coordenadora do PROFBIO/UFES. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBT), Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Coordena o projeto de extensão Biologia Celular na prática – PROEX/UFES

KÉZIA RIBEIRO GONZAGA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciada em Química pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA (2017). Graduada em Administração pela Universidade de Salvador – UNIFACS (2017).

LAÍS CORRÊA DE LIMA
Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus-ES. Atualmente é integrante de projeto de extensão Biologia Celular na prática – PROEX/UFES.

LAIZA CRISTINA RICATTO DA SILVA
Mestranda em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, Campus Santa Teresa (2015).

LÍVIA AMANDA ANDRADE DE AGUIAR
Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2017). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Maurício de Nassau – UNINASSAU (2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2013). Atualmente é pedagoga e professora pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e professora colaboradora do curso de Pedagogia na UEA.

MALENA GATINHO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2016). Atualmente atua como professora de Biologia do Ensino Fundamental II.

MARIA EDUARDA MARTINS JAMEL EDIM
Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus – ES. Atualmente participa da Empresa Júnior do Curso de Ciências Biológicas do CEUNES/UFES e é integrante de projeto de extensão Biologia Celular na prática - PROEX/UFES.

MARINEIDE ABREU BATISTA
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás –UEG (2017). Especialista em Tecnologia Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2004). Atualmente atua como docente pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

MARIZE LYRA SILVA PASSOS
Pós-Doutorado pela Hamk University of Applied Sciences – HAMK – Finlândia (2018). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2018). Doutora em Educação pela Universidad del Norte – UNINORTE (2014). Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2000). Especialista em Análise de Sistemas pela UFES (1993). Graduada em Engenharia de Petróleo pela Universidade de Vila Velha – UVV (2006). Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha – CSCSVV (1990). Atualmente atua como Professora e pesquisadora do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES e professora permanente dos programas de Pós-graduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT).

MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestre em Educação pela UFES (2014). Especialista em Gestão Educacional Integrada pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd – ISECUB (2013). Especialista em Educação Inclusiva pelo ISECUB (2011). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFES (2011). Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

MIRLEY LUCIENE DOS SANTOS
Pós-doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2012). Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília – UnB (2003). Mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília – UnB (1997). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1994). Atualmente é Professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG).

NELSON ANTUNES DE MOURA
Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2010). Mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (2000). Graduando em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (1996). Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado de Mato Grosso.

PALOMA DAMIANA CRUZ
Mestranda em Ensino de Ciências do Programa Interunidades em Ciências da Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Química Ambiental pelas Faculdades Oswaldo Cruz – FOC (2011). Licencianda em Ciências da Natureza pela USP. Graduada em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Camilo (2008). Atualmente atua como professora do Ensino Básico e como formadora de professores de Ciências e Matemática.

PÉRCIA PAIVA BARBOSA
Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP (2019). Mestrado em Ensino de Ciências pela USP (2014). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2006). Atualmente é professora da rede privada da cidade de São Paulo, orientando trabalhos de pré-iniciação científica (Programa Cientista Aprendiz).

RODOLPHO HENRIQUE WAICHERT DA SILVA
Doutorando em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestre em Ecologia de Ecossistemas pela Universidade Vila Velha – UVV (2013). Especialista em Gestão Ambiental e Perícia Ambiental Judicial e Securitária pela Universidade Castelo Branco - UCB/RJ (2008). Graduado em Ciências Biológicas pela UVV (2006). Atualmente atua em serviços de consultoria/assistência técnica permanente de processos administrativos/judiciais de responsabilidade de Meio Ambiente e Infraestrutura.

SUZANA URSI
Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo – USP (2005). Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela USP (2000). Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela USP (1998). Atualmente é professora do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua como orientadora do Programa de Pós-Graduação desse departamento, bem como do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

VALÉRIA DE OLIVEIRA FERNANDES
Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSC (1997). Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSC (1993). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula – RJ (1987). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

VIVIANA BORGES CORTE
Pós-Doutorado em Educação em Ciências pela University of Cape Town, UCT, África do Sul (2018). Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (2008). Mestradoi em Ciência Florestal pela UFV (2005). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2003). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV/UFES) e do PROFBIO – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional.