Capa do livro: ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: <br>aspectos políticos, práticos e formativos

ENSINO MÉDIO BRASILEIRO:
aspectos políticos, práticos e formativos

Autores: Dulcelina Da Luz Pinheiro Frasseto - Rerlen Ricardo Silva Paglia (Orgs.)

O livro, intitulado “Ensino Médio Brasileiro: aspectos políticos, práticos e formativos”, proporciona ao leitor um efetivo contato com as políticas que estão sendo pensadas para essa etapa da educação. Discute o Ensino Médio a partir das principais legislações aprovadas, da Lei nº 5.692/71 até a Lei nº 13.415/17, perpassa pelos Planos Nacionais de Educação, discorre sobre os projetos e programas do Ministério da Educação referentes aos modelos, de Ensino Médio, implementados após a LDB – Lei nº 9394/96. Os autores abordam vários aspectos, tendo como premissas a discussão e o debate que envolvem certa preocupação com o que poderá resultar dessas políticas para a formação dos futuros estudantes brasileiros. É discutido o currículo do novo Ensino Médio, a partir das definições da Lei nº 13.415/17, e com os indicativos da BNCC, que muda consideravelmente sua estrutura organizacional, por meio de itinerários formativos e mudanças no tempo escolar. Apresenta pesquisas que mostram a identidade do Ensino Médio, sob a lógica dos Direitos Humanos na concepção do estudante, as implicações da educação integral e integrada ao ensino profissionalizante, a utilização de tecnologias digitais na formação de professores, as questões de gênero na BNCC e a possibilidade de emprego e renda, são temas atuais que precisam ser pronunciados e colocados em discussão, em especial nos ambientes em que o estudante está inserido.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3883-1
DOI: 10.24824/978854443883.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: <br>aspectos políticos, práticos e formativos
ANA MARIA EYNG
Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa − UFP. É graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná; UTP (1983), mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR (1995), mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona − UAB (1998) e doutora em Pedagogia pela Universidad Autonoma de Barcelona − UAB (2001). É coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas − PUCPR, foi Coordenadora Institucional do PIBID/PUCPR 2010/2018. Leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Tem experiência e publicações na área de educação com ênfase em políticas de currículo, avaliação, formação de professores, garantia de direitos e violências nas escolas.

BRUNA HELENO ZARSKE DE MELLO
Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba, Brasil. Possui Especialização em Sociologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba, Brasil. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, Brasil. Atualmente trabalha como psicóloga educacional.

DANIELLE CRISTINE SILVA
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Letras Português/Inglês e suas Literaturas pela mesma universidade e licenciatura em Pedagogia. Atuou como bolsista PIBID − CAPES e como bolsista PIBIC − FAPEMIG/CAPES. Atualmente, cursa psicopedagogia clínica e institucional, é tutora a distância do curso de Letras na UFLA e professora de Língua Portuguesa na educação básica. Suas pesquisas se inserem nas seguintes temáticas: formação de professores, tecnologia, letramento digital e ensino de Língua Portuguesa em contextos digitais.

DULCELINA DA LUZ PINHEIRO FRASSETO
Doutoranda na linha de pesquisa História da Política e da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Curitiba. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE (2014). Graduada em Pedagogia pela ACE, Associação Catarinense de Ensino. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela IBPEX – Instituto brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Especialização em Coordenação pedagógica pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Assessoria Bíblica pela EST – Escola de Teologia Superior de São Leopoldo RS. Professora da Rede Municipal de Educação de Joinville (2008 – atual). Funcionária pública, Rede Estadual. Atua como Consultora Educacional na Gerência de Educação de Joinville SC. Pesquisadora grupo de pesquisa História da Política e da Educação – PUCPR – Curitiba.

EDUARDO FELIPE HENNERICH PACHECO
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná − PUCPR, com período sanduíche no Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Realiza estágio de investigação doutoral no CES − Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019-2020). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná − PUCPR (2017). Licenciado em Filosofia (2014), Pedagogia (2018) e especialista em Antropologia Cultural (2016). Integrante e pesquisador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Violências nas Escolas, com seu projeto vinculado ao observatório de violências nas Escolas do PPGE/PUCPR e à rede de pesquisadores articulados pela Cátedra UNESCO Juventude, Educação e Sociedade. Sua pesquisa está ligada às seguintes temáticas: Violências de gênero; Relações de gênero e educação; Linguagem e discurso; Violência interseccional sobre a infância em situação de pobreza; Decolonialidade; Colonialismo de saber/poder; Pobreza infantil; Garantia de direitos em contexto de vulnerabilidade social.

ERIKA FERREIRA FLORIANO
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná − PUCPR. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná − PUCPR (2017). Especialista em Psicopedagogia (2019) e em Neuropsicologia (2019) pela Universidade Positivo (UP). Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná − PUCPR (2015). Tem experiência na área Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pastoral, juventude, direitos humanos, justiça social e movimentos sociais.

LUCI FRARE KIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1984) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Doutoranda em Educação – PUCPR. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Maringá. Professora titular da Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari e coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial da Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, didática, metodologia do ensino superior, educação especial, gestão, políticas públicas e avaliação escolar.

RERLEN RICARDO SILVA PAGLIA
Doutorando em Educação pela PUC/PR. Mestre em Educação pela UNIVILLE (2015). Possui as Graduações: Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Lavras (2004) , Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano (2017), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2019) e Licenciatura em Computação pelo Centro Universitário Claretiano (2019) assim como as Especializações: Gestão Pública pelo CETEP (2009) e Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – IFPR e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Catarinense – IFC – campus São Bento do Sul.