Capa do livro: MULTIPLICIDADE PEDAGÓGICA

MULTIPLICIDADE PEDAGÓGICA

Autores: Fauston Negreiros - Flávio Muniz Chaves - Francisco Ari de Andrade (Orgs.)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Em síntese, enquanto organizadores da coletânea Multiplicidade Pedagógica, almejamos que a obra possa servir de embasamento teórico e reflexivo para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Ademais, por se tratar de um produto que conjuga pesquisas que tiveram o apoio de várias agências de fomento estaduais e nacionais, o livro também é um convite aos estudantes de graduação e pós-graduação para exercer a pesquisa também como prática de resistência e emancipação em tempos inarmônicos a quem trabalha e vive a educação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3671-4
DOI: 10.24824/978854443671.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MULTIPLICIDADE PEDAGÓGICA

Autores

ADRIANO FERREIRA DE PAULO
Doutorando e mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Bolsista Capes.

ALINE DA SILVA SOUSA
Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Ensino Superior e Membro do grupo de pesquisa DIAFHNA (Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas), na UFC.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutora em Educação Brasileira (UFC), Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora da Faculdade Cearense (FAC).

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES
Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), assessora pedagógica da Associação de Corais Infantis Um Canto Em Cada Canto.

BIATRIZ DE SOUZA MONTEIRO
Pós-graduanda em Ensino na Educação Básica (IFCE), Pós-graduanda em Alfabetização e Multiletrametros (UECE) e Professora substituta na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

BRUNA SARAIVA CANDEIRA
Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí⁄UFPI. Iniciação Científica em Pesquisa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED.

CARLOS MAGNO DE SOUSA RODRIGUES
Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

CLEIDIMAR RODRIGUES DE SOUSA LIMA
Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA em Sobral-CE, vinculada ao curso de Pedagogia. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

DANIELLE MAIA CRUZ
Mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da Universidade de Fortaleza (Unifor).

DÉBORA MARIA MAGALHÃES BRITO
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursando Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade 7 de Setembro (Uni7). Gerente de Relacionamento com o Cliente no Sistema de Ensino Poliedro.

DENIZE DE MELO SILVA
Doutoranda em Educação Brasileira (UFC); Mestra em Educação Brasileira (UFC); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE); Graduada em Pedagogia (UFC).

ELAINE VIEIRA DE ALMEIDA
Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). Formada em Pedagogia, em 2015, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade. É membro do Grafí: Laboratório de Estudos da Escrita.

ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA
Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Ciências da Religião. Pesquisadora do programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Fundadora do Grupo de Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA). Coordenadora pela UFC do Programa de Extensão Laboratório Transdisciplinar das Religiões no Cariri.

FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, Doutor em Educação/UFC. Professor da Universidade Federal do Piauí/UFPI do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED.

FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC, Doutoramento Intercalar/Sanduíche na Universidade de Lisboa – Portugal. Mestre em Educação/UFC, Especialista em EJA/MEC-SEJUS-UFC e Pedagogo/UFC.

FRANCISCA GEANE DE ALBUQUERQUE
Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA em Sobral-CE, vinculada ao Curso de Letras. Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFPB (2016). 

FRANCISCA RAMILA DA SILVA FREITAS
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da rede pública na E.E.F José de Anchieta – Trairi – Ceará.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação – FACED e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, da Linha de História e Memória da Educação/ UFC.  Doutor em Educação Brasileira, pelo PPGE-UFC. Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFS.

FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO
Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando na graduação e na Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação pela UECE.

GABRIELLE SILVA MARINHO
Doutora em Educação Brasileira (UFC), Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

ISABEL MAYARA GOMES FERNANDES BRASIL
Jornalista formada pela Unifor.  Especialista em Assessoria de Comunicação (Fac) e Mestre em Educação (UFC), com foco em Educomunicacao e suas práticas. Atualmente, está como professora conteudista em plataformas digitais e consultora acadêmica PLIM!

JANAINA OLIVEIRA ROCHA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí ⁄ UFPI. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED.

JOSELINA DA SILVA
Professora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). 

JÚLIO WILSON RIBEIRO
Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica (ITA/1978), Mestre em Engenharia Mecânica (UFPB/1985) e Doutor em Ciências (ITA/1992). Pós-Doutor em Educação: currículo, na área de Tecnologia Educacional (PUCSP, 2010). Professor voluntário/PROPAP do DFE/FACED e permanente dos Programas de Pós-Júlio Wilson Ribeiro: Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica, Mestrado em Engenharia Mecânica e Graduação em Educação Brasileira e Ensino de Ciências e Matemática/UFC.

LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra e Doutoranda em Educação também pela UFC. É membro do Grafí: Laboratório de Estudos da Escrita. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

LARISSA ROGÉRIO BEZERRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista CNPq. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá/FIC. Licencianda em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

LEANDRO DA SILVA PEREIRA JUNIOR
Graduado em Pedagogia (UFC). Professor da rede municipal de ensino de Fortaleza (CE). Membro do grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA).

LÍGIA JACQUELINE LIMA CUNHA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED.

LUCIANE GERMANO GOLDBERG
Doutora em Educação Brasileira (UFC), Mestra em Educação Ambiental e Licenciada em Artes Plásticas (FURG).  Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. Líder do diretório de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA).

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Concluiu Estágio Pós-Doutoral na École de Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS). Doutor em Sociologia pela UFC.

MÁRCIA ANTÔNIA DIAS CATUNDA
Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Ensino da Língua Portuguesa (UECE), mestra em Informática Educativa (UECE). Atualmente é tutora EAD na UNIEDUCAR, professora da Grau Técnico e revisora de periódicos na Escola de Saúde Pública do Ceará.

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Pós-doutor em Gestão e Avaliação (UFRN); Doutor em Educação Brasileira (UFC); Mestre em Administração (UECE); Graduado em Economia (UFC). Membro e coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

MARIA AURILENE DE DEUS MOREIRA VASCONCELOS
Graduação em Pedagogia pela (UECE), Especialização em Orientação Educacional (UECE), Especialização em Formação do Gestor Escolar (Uni7), Mestrado em Educação (UFC). Doutoranda em Educação (UFC) na Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino.

MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DA SILVA
Pedagoga pela Faculdade Cearense (FAC), Profissional de apoio na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.

MARIA JOVELINE NASCIMENTO FÉLIX
Graduanda em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Programa de Monitoria Voluntária da Universidade de Fortaleza – Direito.

MAYARA GAMA DE PAIVA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Cursando Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade 7 de Setembro (Uni7). Consultora Pedagógica na SAS Plataforma de Educação. Possui Ensino Médio pelo Colégio Lourenço Filho (2010). Atualmente é Estagiária da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – CE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

MÔNICA MARIA DE SOUZA ALEXANDRINO GOMES
Pedagoga pela Faculdade Cearense (FAC).

RAFAEL LIRA GOMES BASTOS
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC vinculado a Linha de Pesquisa Linguística Aplicada.

RENAN PEREIRA MONTEIRO
Possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (2011), mestrado (2014) e doutorado (2017) em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, na área de Fundamentos e Medidas da Psicologia, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da UFMT.

SAMUEL MONTEIRO BEZERRA
Graduando em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Programa de Monitoria Institucional da Universidade de Fortaleza – Direito.

TALITA ALMEIDA RODRIGUES
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Gestora Pedagógica da Rede Cordimariana de Educação.

TAMARA QUEIROZ BEZERRA LARRIPA
Mestranda em Educação Brasileira (UFC), sendo bolsista CAPES. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior (UNINTER). Graduada em Teatro-Licenciatura (UFC). Membro do grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA).

THAIS DE JESUS AVELINO
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí.

THAISA DA SILVA FONSECA
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí no ano de 2018. Psicóloga Escolar e Educacional.