Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3621-9
DOI: 10.24824/978854443621.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
FÁBIO DE SOUZA ALVES
Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Paraná – IFPR – Capanema é Doutor em Educação pela Faculdade Educação da Universidade de São Paulo – USP, também é Mestre em Educação para Ciência pela Faculdade de Educação de Ciências da UNESP campus Bauru e Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP campus Ilha Solteira. Pelo IFPR – Capanema desenvolve a pesquisa sobre a didática das ciências e para o Ensino de Física, atua como extensionista em projetos de inclusão e acessibilidade e em projetos para popularização e divulgação científica no campo da astronomia. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Epistemologia das ciências e suas Linguagens.
LIANE SBARDELOTTO
Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Séries Iniciais e Ensino Médio (2004) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialização em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão (2012). Experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial. Trabalhou como Assistente de Alunos, de 2010 à 2015, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul e Erechim, adquirindo experiência como Coordenadora da Assistência ao Educando do IFRS – Campus Caxias do Sul. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Paraná – IFPR (2015), atuando como Chefe de Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis entre 2015 e 2018.
BRUNA DA MOTTA SIGNORI GREHS
Licenciada em Pedagogia e Artes Visuais. Possui experiência nas áreas de Ensino e Educação, com ênfase no desenvolvimento humano, transtorno e dificuldade de aprendizagem. Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Metodologia do ensino de Artes e Educação Infantil. Atualmente é estudante de especialização em Neuropsicopedagogia Clínica pela Censupeg e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino – Nível Mestrado da Unioeste, atuando na linha de pesquisa Ensino de Linguagens e Tecnologias.
THAÍS GOLDEFF HAHN
Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Graduada em Letras com habilitação em: português, inglês, espanhol e suas respectivas literaturas pela faculdade Vizivali (2014). Possui Pós-Graduação em nível Lato Sensu em Literatura Inglesa e em Língua Portuguesa: redação e oratória pela Universidade Barão de Maúa (2016). E especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal Fronteira Sul /UFFS (2018). Acadêmica de Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste de 2016 a atual momento.
MARTA RICHCIKI CAMARGO
Professora de Língua Portuguesa e Espanhola da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Graduada em Letras pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.
MARCOS BOHRER
Professor de Geografia. Mestre em Geografia. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC – Campus Videira.
NESTOR ANDRÉ KAERCHER
Professor de Geografia. Doutor em Geografia. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS-Porto Alegre-RS.
IGOR ARMINDO ROCKENBACH
Professor de Geografia. Mestre em Geografia. Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS-Porto Alegre-RS.
?
CLEIDIMARA ISABEL MARQUES ANTUNES
Egressa do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR – Campus Avançado Barracão.
PAULO CEZAR DE OLIVEIRA BRIZOLLA
Egresso do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR – Campus Avançado Barracão.
DENNISON BENETTI RODRIGUES
Mestre em Geografia pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; Graduado em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Capanema, desenvolvendo pesquisas referentes a Formação Sócio-Espacial na Região do Sul do Brasil e Sudoeste Paranaense, tendo como enfoque o Desenvolvimento Regional. Também realiza pesquisas em Educação direcionadas as Metodologias de Pesquisa e Ensino de Geografia.
TATIANE PERATZ
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Francisco Beltrão. Especialista em Gestão Estratégica de Custos, e, em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Administração – com Habilitação em Comércio Internacional pela Fundação Educacional Machado de Assis (2007). Experiência de 15 anos na área administrativa. Docente com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado Barracão – PR.
JULIANA BATTISTI
Professora efetiva de Português, Literatura e Espanhol no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Restinga. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha de pesquisa Linguística Aplicada. É graduada em Letras – Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela mesma universidade.
FERNANDA MARCHIORI GRAVE
Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009), Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela UNINTER (2011) e Especialista em Educação Matemática UAB/UEPG (2013), mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática/PPGECM da UFPR (2017), linha de pesquisa Educação Matemática. Atualmente trabalha como professora (DE) do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Avançado Barracão. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Interesse principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, História da Educação Matemática, Interculturalidade, Escolas de Fronteira e Lúdico para o Ensino da Matemática.
MARIA EDUARDA PACHECO MASSOCATTO
Formada em Técnico em Administração pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado Barracão. Estudante de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Bianca Ribeiro Pinno
Técnica em Administração pelo Instituto Federal do Paraná. Estudante de psicologia pela UNICENTRO/PR.
OSMAR LUÍS NASCIMENTO GOTARDI
Mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil (2012). Docente do Instituto Federal do Paraná, Brasil
YOHANA DIEL SAHELI
Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil (2013) e Docente EBTT do Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado Barracão, Brasil
MATEUS ROMANINI
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2016). Docente do Instituto Federal Paraná Campus Avançado Barracão, Brasil.
DENIS EDUARDO PEIXOTO
Professor de Física – fevereiro de 2014 até o momento (Ensino Médio) Instituição: Serviço Social da Industria (SESI), unidade de Brotas possui Licenciatura em Biologia – Centro Universitário Claretiano e é doutor em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Estadual de Campinas.
LUCAS WOLF
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em química – Universidade Federal de Santa Maria pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2015) e Professor do Instituto Federal da Bahia, Brasil.
POLIANA SELLA
Mestre em linguística, professora EBTT do Instituto Federal do Paraná em cursos técnicos de Ensino Médio. Desenvolve pesquisas em ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.
SANIMAR BUSSE
Professora Doutora do Colegiado do Curso de Graduação em Letras, dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, em Mestardo Profissional em Letras/PROFLETRAS. Desenvolve pesquisas em variação e diversidade linguística, com foco em estudos sociolinguísticos, dialetológicos, aquisição de escrita e ensino de Língua Portuguesa.
CLEIDIANE RAFAELA ANTUNES
Técnica em Administração. Instituto Federal do Paraná – IFPR. isadiane@gmail.com
ELISANDRA MORINEL DA SILVA
Acadêmica do Curso Técnico em Administração. Instituto Federal do Paraná – IFPR. elissilvada@gmail.com
FELIPE JOSÉ SCHMIDT
Filósofo e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIOESTE). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).
ALINE PICKLER
Psicóloga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – São Miguel do Oeste. É articuladora local do Pacto Nacional Universitário Pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos e organizadora da I Semana de Direitos Humanos do Câmpus São Miguel do Oeste.
JOSÉ LUIZ ZANELLA
Filósofo, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999) e Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LUIS MATEUS DA SILVA SOUZA
Especialista em Educação Especial: ênfase em Deficiência Auditiva ou Intelectual; Graduado em Letras Língua Portuguesa; Estudante de Pedagogia; Possui Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais/PROLIBRAS; Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Português/Libras do IFSP Campus Itaquaquecetuba.
ADAN JONES DA SILVA
Técnico em Informática pelo Senac/Bauru e desenvolvedor do protótipo do aplicativo LibrasOn.
ISABELA MARA EVANGELISTA
Técnica em Informática pelo Senac/Bauru e desenvolvedora do protótipo do aplicativo LibrasOn.
RENAN TORRICELI SERINOLI
Desenvolvedor do protótipo do aplicativo LibrasOn.
CARLOS ALBERTO MAIELLO JUNIOR
Estudante de Especialização em Comunicação e Marketing; Graduado em Sistemas de Informação; Professor do Senac/Bauru; Diretor da Magrathea Comunicação Digital e empreendedor na área de desenvolvimento com foco em plataformas web e mobile, desde 2003 desenvolvendo projetos para empresas. Estuda as áreas de Engenharia de Software e Arquitetura de Informação.
WELLINGTON FRANCISCO DA SILVA
Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Redes de Computadores; Graduado em Banco de Dados; Professor do Senac/Bauru; Coordenador de Informática e Administrador de Banco de Dados da Prefeitura Municipal de Bauru. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.