Capa do livro: OBJETOS DE FAMÍLIA:<br> vozes e memórias<br> Coleção Família, (auto)etnografia e poética - Volume 2

OBJETOS DE FAMÍLIA:
vozes e memórias
Coleção Família, (auto)etnografia e poética - Volume 2

Autores: Elaine Pedreira Rabinovich - Cinthia Barreto Santos Souza - Júlio Cézar Barbosa - Rita da Cruz Amorim - Carla Verônica Albuquerque Almeida - Sinara Dantas Neves (Orgs.)

Receber objetos no âmbito privado chama-se herança, que implica, na maioria das narrativas reunidas neste livro, o reconhecimento, daquele que oferece, das habilidades de guardar e cuidar daqueles que recebem o objeto. As narrativas aqui contadas são formas de crer, de se socializar em família, de se projetar para o futuro. São formas de sonhar. 

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3651-6
DOI: 10.24824/978854443651.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

OBJETOS DE FAMÍLIA:<br> vozes e memórias<br> Coleção Família, (auto)etnografia e poética - Volume 2
ALINE MOTA DE ALMEIDA
Graduada em Enfermagem/UEFS, Mestre em Enfermagem/UFBA, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Especialista nas áreas: Nefrologia, Administração de Serviços de Saúde, Saúde Pública e Educação Permanente em Saúde. Professora do Departamento de Saúde da UEFS. Pesquisadora do Núcleo Integrado de Pesquisas e Estudos sobre o Cuidar/Cuidado (NUPEC) na UEFS e do Grupo de Pesquisa – Família, (Auto) Biografia e Poética (FABEP) na UCSAL.

ANA CECÍLIA DE SOUSA BASTOS
Psicóloga, mestrado em Saúde Coletiva (UFBA) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realizou estágio pós-doutoral na Clark University. Foi coordenadora de inúmeros artigos publicados nacional e internacionalmente. Professora aposentada da UFBA e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, UCSAL.

ÁUREA DA SILVA PEREIRA
Graduação em Letras Vernáculas da UNEB, Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa/UEFS, Mestre em Educação e Contemporaneidade/UNEB Doutora em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Professora Adjunta do Colegiado de Letras, Departamento de Educação – Campus II /UNEB. Faz parte dos grupos de pesquisa: GRAFHO – Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral; GEREL – Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens; e, GEPHEG – Grupo de estudos e pesquisas em história, educação e gênero.

CAMILA BARRETO MATOS BARROS
Psicóloga (EBMSP, 2007). Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Junguiano da Bahia (IJBA, 2009). Mestranda no Programa de Família da Sociedade Contemporânea (UCSAL). Membro do Grupo de Pesquisa Família, (Auto) Biografia e Poética (FABEP). Psicóloga clínica para adolescente e adultos.

CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA
Doutora em Educação (UNEB), Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal); Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Professora da graduação e Pós-Graduação – Faculdade Dom Pedro II e UNIFACs; membro do Grupo de Pesquisa FABEP/UCSal e do Geppe-rs, Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Representação Social (UNEB).

CINTHIA BARRETO SANTOS SOUZA
Graduada em Letras com habilitação em Português, Inglês e Literaturas/UNEB, Especialista em Leitura Linguística e Produção de Textos, Psicopedagogia Escolar, Mídias na Educação, Educação à Distância. Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador. Professora do Ensino Superior. Dirigente Municipal de Educação. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da FACEMP. Pesquisadora do grupo FAPEB/ Família, autobiografia e poética/UCSAL. Graduanda em Psicologia – FACEMP.

DANY BOULANGER
Doutorado em Educação (Representação Social entre Escola e Família) na Universidade de Sherbrook, Quebec, Canadá; pós-doutorado em Psicologia Social da Educação (Representação Social e Intergeracionalidade) em Aslborg, Dinamarca com Jaan Valsiner e com Ana Cecília Bastos em Salvador, Brasil. Atualmente é conferencista na Universidade de Rimouski no Quebec e no Canadá, realizando trabalhos teóricos sobre Intergeracionalidade, representação social, ecologia e memória.

DIANA LÉIA ALENCAR DA SILVA
Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, pós-graduada em Educação. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. É graduada em Pedagogia e também em Letras.

ELAINE PEDREIRA RABINOVICH
Psicóloga. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador e da graduação em Psicologia da UCSAL. Membro do Instituto de Estudos Avançados (USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética (FABEP/UCSal).

ELIANA SALES BRITO
Graduada em Fisioterapia pela Escola de Medicina e Saúde Pública (1983). Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2017). Pesquisadora do grupo FAPEB/ Família, (Auto)biografia e poética / UCSAL.

FERNANDA PRISCILA ALVES DA SILVA
Graduação em Psicologia/UFBA. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação e Contemporaneidade, UNEB, Campus I. Especialização em Assessoria Bíblica. Mestrado em Teologia pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia. Bacharel em Teologia. Militante feminista, educadora popular, pesquisadora das temáticas: mulheres, gênero, prostituição, educação, psicologia, espiritualidade, cuidador, socialização. Atuação: Projetos sociais e educativos, gestão de projetos sociais, coordenação pedagógica, formação de educadores populares, grupos de mulheres e professores.

GABRIELA DAUD BOLLELA
Graduanda do curso de Psicologia da USP. Autora do Projeto de Iniciação Científica “Os Sentimentos de Coletividade e Pertencimento na Comunidade de Canudos: estudo histórico fenomenológico financiado pela FAPEBS/2018.

GENY FERREIRA GUIMARÃES
Professora EBTT de Geografia no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). Doutora em Geografia pela UFBA, Mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ e graduada em Geografia pela UFF. Desenvolve pesquisas em Relações Raciais especificamente envolvendo Patrimônios Negros e a inter-relação entre Geografia e Literaturas Negras (africanas e afro-diaspóricas), ainda ruralidades e questões ambientais.

HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO
Doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA; Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Linguística Textual e concluinte em Consciência e Educação pelo ISEO. É pedagoga (Faculdade D. Pedro II). Consultora em Africanidades e Lei 10.639/03 (2005 a 2007). Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador e Pedagogia (à distância) pela Faculdade D. Pedro II. Pesquisa sobre escrita literária de mulheres negras. É aprendiz de contista, tendo contos publicados nos Cadernos Negros. Faz parte dos grupos literários: Quilombo Letras e Quartinhas de Aruá e é Erva Doce na Capoeira.

IZABELLE CRISTIANE SIQUEIRA NOSSA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Salvador e graduação em Comunicação Social pela Universidade Salvador. Mestranda em Família na Sociedade Contemporânea. Atende em consultório particular de psicóloga clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Casal e Família.

JOANA D’ARC SILVA SANTOS
Mestre em Educação pela Fundação Ibero-Americana. Psicopedagoga e Professora de Língua Inglesa. Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea pela (UCSal). Membro do Grupo de Pesquisa FABEP/UCSal.

JÚLIO CÉZAR BARBOSA
Mestre em Educação e Contemporaneidade. Membro do Grupo de Pesquisa Família Auto (Biografia) e Poética.

LORENA MÁRCIA NASCIMENTO CARDOSO
Psicóloga Clínica. Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva e em Docência do Ensino Superior. Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador. Membro do grupo de pesquisa Família, (auto)biografia e poética (UCSAL) e do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais (UFBA). Bolsista FAPESB.

MARIA ANGÉLICA GONÇALVES COUTINHO
Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador. Mestra em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional – UNEB. É professora da Educação Especial, no Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, rede estadual de ensino e atua com estudantes que apresentam Transtornos do Espectro Autista (TEA).

MARIA ANGÉLICA VITORIANO DA SILVA
Psicóloga. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2013). Pesquisadora do grupo FAPEB/ Família, (Auto)biografia e poética / UCSAL. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea – UCSAL.

MARINA MASSIMI
Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo. Professora Sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Lidera Grupo de Pesquisa "Tempo, Memória e Pertencimento" junto ao IEA. Tem experiência de pesquisa nas áreas de história da Psicologia e na história dos saberes psicológicos na cultura brasileira. Foi Presidente e cofundadora da Sociedade Brasileira de História da Psicologia; é membro da Academia Ambrosiana (Milão). Coeditora da Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia.

MARIZA CARLA MONTEIRO SOUZA
Mestranda em Família na Sociedade Contemporânea na Universidade Católica do Salvador. Participante do Grupo de Pesquisa Família, (Auto) Biografia e Poética (FABEP). Experiência na gestão de pessoas, coordenação de Departamento de Recrutamento e Seleção e Departamento Pessoal, administração de benefícios, atua com desenvolvimento humano, seleção de docentes e do corpo técnico administrativo, ministra e organiza capacitações e desenvolvimento de competências e comportamental, programa de retenção de talentos, Jovem Aprendiz e de Pessoas com Deficiência.

MÔNICA NAIARA SANTOS
Possui Graduação em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia e Mestrado em Estudos Literários, com ênfase em Literatura e Diversidade Cultural.

OGVALDA DEVAY DE SOUSA TÔRRES
Licenciada em Música (Instituto de Música da Bahia). Médica (UFBA). Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal). Membro do Grupo de Pesquisa FABEP/UCSal.

RICARDO MATHEUS BENEDICTO
Graduado e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Coordenador do Curso de Pedagogia e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada.

RITA DA CRUZ AMORIM
Enfermeira. Mestre em Ciências (UNIFESP/EPM). Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal – Salvador). Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia- UEFS. Pesquisadora do Núcleo Integrado de Pesquisas e Estudos sobre o Cuidar/Cuidado-NUPEC; e do grupo de pesquisa Família, Auto(biografia) e Poética- FABEP.

SINARA DANTAS NEVES
Doutora em Família (UCSal). Mestre em Ciências/Psicologia (USP-RP). Graduação em Administração de Empresas (UNIFACS). Especialista em Psicologia Organizacional (UNIFACS); Formação no Instituto Pichon-Rivière (RP-SP) e em Constelação Familiar (OMNiversity); Psicoterapeuta sistêmica de família, casal e individual (CEFAC). Professora Universitária. Membro do FABEP/UCSal.

SUMAIA MIDLEJ PIMENTEL SÁ
Fisioterapeuta. Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea. Professora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea – UCSal. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Família, Autobiografia e Poética (FABEP) – UCSal. Líder do Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano (FIDH) – UCSal.

TERESA CRISTINA MERHY LEAL
Pedagoga, Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal); Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Formação em Psicologia Social/ coordenadora do grupo operativo na linha de Pichon Rivière (NPSBa); coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade D. Pedro II (FDPII); professora da graduação e Pós-Graduação; Membro do Grupo de Pesquisa FABEP/UCSal.

WANDERLENE CARDOZO FERREIRA REIS
Graduação em Pedagogia e Psicologia/UFBA. Especialista em Psicopedagogia Escolar e Institucional e em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia/FTC. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea na Universidade Católica do Salvador. Professora concursada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Psicóloga Clínica. Palestrante, ministra cursos na área de Educação. Sua experiência profissional situa-se na área do ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos.