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FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSIDADE

Autores: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - Ricardo Fajardo (Orgs.)

livro digital
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Sinopse

Quando nos referimos à formação inicial de professores, a importância da aproximação entre as instituições formadoras e as escolas de Educação Básica parece ser um ponto de consenso entre pesquisadores e formadores. Contudo, sua efetivação nem sempre acontece de forma a contemplar aquilo que se espera: contribuir para que professores estejam (ou sintam-se) preparados para lidar com o desafio que é a sala de aula. Isso acontece tanto por questões relacionadas à organização curricular das licenciaturas, que nem sempre contemplam oportunidades ou espaços para que isto aconteça, quanto por condições objetivas que não possibilitam a implementação de propostas intencionalmente organizadas para isso.
Na contramão dessas evidências de distanciamento, o presente livro aborda possibilidades e desafios de se propor e investigar ações relacionadas à formação inicial de professores que ensinam Matemática, a partir da interação entre as instituições formadoras e a educação escolar básica. Para isso, traz à tona discussões que se fazem importantes neste contexto e destaca dois importantes espaços entendidos como potencializadores da unidade teoria-prática: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Estágio Curricular Supervisionado – componente obrigatório dos cursos de licenciatura.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3828-2
DOI: 10.24824/978854443828.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSIDADE

Autores

ADRIANE EIDAM
Mestranda em Educação Matemática no Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Técnica em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM/UFMS).

ALEXANDRE KRÜGER ZOCOLOTTI
Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira. Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) campus Vitória, onde atua em turmas do ensino médio e da licenciatura em Matemática, além de exercer a função de coordenador institucional do programa de Residência Pedagógica e de ser membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do IFES. Participante do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas de Matemática – Grupem.

ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES
Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação Matemática (UNESP). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia; do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF/UFSM). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP).

ANTONIO HENRIQUE PINTO
Prof. Dr. do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo. Docente e pesquisador no campo da História da Educação Matemática e Educação Profissional, com foco na Formação de Professores, no Currículo e na Prática Pedagógica. Possui doutorado em Educação (FE-Unicamp), mestrado em Educação (CE-UFES) e graduação em Licenciatura em Matemática. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Ifes) e docente do Programa de Mestrado Profissional Educação em Ciências e Matemática (IFES). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Básica e Educação Profissional (GEPEBE).

BRUNA CORSO
Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Licenciada em Matemática (UDESC–SC). Professora de matemática dos anos finais do ensino fundamental (Joinville–SC).

DILZA CÔCO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES. Mestra em Educação pela UFES. Licenciada em Pedagogia pela UFES. Integra o grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação na Cidade e Humanidades – GEPECH – e do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas de Matemática – Grupem.

FABIANA FIOREZI DE MARCO
Pós Doutora em Educação (USP). Doutora e Mestre em Educação Matemática (UNICAMP). Professora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU). Docente do curso de Licenciatura em Matemática; do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI/UFU) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).

FLÁVIA DIAS DE SOUZA
Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação (PUC–PR). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Docente dos cursos de Licenciatura da UTFPR, campus Curitiba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET – UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM – UFPR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe–USP) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GeForProf-UTFPR).

HALANA GARCEZ BOROWSKY
Doutora e Mestra em Educação (UFSM). Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na área de Didática e Ensino de Matemática do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo/DPEC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM). Atua nas linhas de pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática e Ensino e Aprendizagem de Matemática.

INÊS FARIAS FERREIRA
Doutora em Engenharia Mecânica (UFRGS-2002). Mestre em Matemática Aplicada (UFRGS-1993). Licenciada em Matemática (UFSM-1988). Professora Titular do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente dos cursos de Licenciatura em Matemática (Diurno/Noturno); Bacharelado em Matemática; do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF/UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática – Grupo de Estudos e Pesquisas (EMgep/UFSM).

LAURA PIPPI FRAGA
Doutora em Educação, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Professora dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Santa Maria (SMEd). Atua como pesquisadora (participante externa) na UFSM. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM).

LOZICLER MARIA MORO DOS SANTOS
Licenciatura em Matemática (FIC), Graduação em Engenharia Civil (UFSM). Especialização e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática (Centro Universitário Franciscano). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Franciscana). Professora na Universidade Franciscana e na Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga, Santa Maria – RS. Foi bolsista junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, como coordenadora e colaboradora do Subprojeto PIBID/Matemática-UFN, agosto/2013 até 2018.

MARCOS ALEXANDRE ALVES
Licenciatura em Filosofia (FAFIMC), Mestrado em Filosofia (UFSM), Doutorado em Educação (UFPel). Professor Adjunto e Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisas – Universidade Franciscana – UFN. Professor no Curso de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN). Professor do Curso de Filosofia da Faculdade Palotina – FAPAS. Participa dos grupos de pesquisa: Fundamentação do agir humano (UFN); Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de Emmanuel Levinas (UFSM). Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UFN (2014-2018).

NICKSON MORETTI JORGE
Doutorando em Educação Matemática no Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação Matemática (UFMS – Campo Grande). Docente na Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM/UFMS).

PATRÍCIA PERLIN
Doutora em Educação, Mestra em Educação, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como docente da área Matemática/Educação e atualmente é Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática.

PATRÍCIA SANDALO PEREIRA
Doutora e Mestre em Educação Matemática (UNESP – Rio Claro). Diretora do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente dos cursos de Licenciatura em Matemática; Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM/UFMS).

RICARDO FAJARDO
Doutor em Matemática Aplicada – PhD (University of Rochester, NY). Mestre em Matemática (Master of Arts, University of Rochester, NY). Bacharel em Matemática (UFRGS). Professor do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Estatística, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF/UFSM).

RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
Doutora em Educação Matemática (PUCSP-2006). Mestre em Educação (UFSM-2000). Licenciada em Matemática (UFSM-1997). Professora Associada do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do curso de Matemática Licenciatura (Diurno/Noturno) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF/UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática – Grupo de Estudos e Pesquisas (EMgep/UFSM) e membro do Grupo de Pesquisa Educação e Educação Matemática (matE²/Unipampa).

SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA
Professora do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES campus Vitória, atuando na licenciatura em Matemática e no mestrado profissional em Educação de Ciências e Matemática EDUCIMAT. Formada pela Universidade Federal do Espírito Santo em licenciatura plena em Matemática (2000), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Educação com ênfase em Educação Matemática. Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integra o Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica em Matemática – GRUPEM, o Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo – GEEM-ES. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat/UFSM. Bolsista pesquisador capixaba – FAPES.

SIMONE POZEBON
Doutora em Educação, Mestra em Educação e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como docente na área de Educação Matemática do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat).