Capa do livro: INSTITUIÇÃO ESCOLAR:<br> história, historiografia e teoria: entre o passado e o presente

INSTITUIÇÃO ESCOLAR:
história, historiografia e teoria: entre o passado e o presente

Autores: Jefferson Carriello do Carmo - Fernando Silveira Melo Plentz Miranda - Edmara Aparecida Parra Melati (Orgs.)

Esta coletânea tem como ponto comum os estudos das instituições escolares, o processo de sua reconstrução histórica, bem como as mediações e as contradições que integram essa instituição. Os estudos mostram o processo da reconstrução de algumas instituições escolares no interior do Estado de São Paulo e trazem à tona alguns dos aspectos da existência dessas instituições, mostrando que elas têm uma história que precisa ser conhecida. A partir do conceito de instituição, de forma geral e, em específico, a educativa, os estudos caracterizam os elementos básicos que constituem uma instituição escolar por meio da reconstrução histórica e institucional. Contempla, ainda, outros estudos, cuja finalidade é discutir temas que estão relacionados às instituições escolares e às políticas educacionais e como tais políticas são implementadas e reguladas a partir de uma determinada situação econômica, social e política. Os estudos trazem investigações da história e da historiografia das instituições escolares. No conjunto da coletânea instituição escolar, é entendida como expressão das relações e mediações da sociabilidade produzida, reproduzida e tensionada por indivíduos, grupos e classes sociais.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3985-2
DOI: 10.24824/978854443985.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INSTITUIÇÃO ESCOLAR:<br> história, historiografia e teoria: entre o passado e o presente
JEFFERSON CARRIELLO DO CARMO
Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – UNISO. Licenciado em Pedagogia nas Faculdades Integradas Dom Aguirre. Mestre e Doutor em Educação Aplicada às Ciências Sociais – Unicamp. Pós Doutor em História Social do Trabalho – Departamento de História – Unicamp. Coordenador do Grupo de Estudos Instituição Escolar: História, Trabalho e Política de Educação Profissional – CNPq. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação – UNISO. Atua nos seguintes temas: Educação, Educação Profissional, Trabalho e Educação, Ensino Médio Integrado, Políticas de Educação Profissional, Antonio Gramsci.

FERNANDO SILVEIRA MELO PLENTZ MIRANDA
Doutor em Educação, UNISO. Mestre em Direito, UNIFIEO. Especialista em Direito Empresarial, PUC/SP. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, PUC/RS. Vice-Coordenador do Grupo de Estudos Instituição Escolar História, Trabalho e Política de Educação Profissional. Atualmente é Coordenador do Curso de Direito da UNISO.

EDMARA APARECIDA PARRA MELATI
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Membro do Grupo de Estudos Instituição Escolar: História, Trabalho e Política de Educação Profissional. Atualmente é Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação do município de Sorocaba. Atua nos seguintes temas: Educação, Políticas de Educação, Sistema de Ensino.