Capa do livro: AS CONTRIBUIÇÕES DA CPA NA GESTÃO EDUCACIONAL

AS CONTRIBUIÇÕES DA CPA NA GESTÃO EDUCACIONAL

Autores: Alba Regina Azevedo Arana (Org.)

livro impresso
de R$ 59,90 por
livro digital
de R$ 59,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Obra composta de vários pesquisadores nacionais e internacionais e por membros da CPA da Unoeste. Os trabalhos contribuem para o diálogo institucional e para a adoção de novas práticas da gestão institucional tendo em vista qualidade da educação superior.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3908-1
DOI: 10.24824/978854443908.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AS CONTRIBUIÇÕES DA CPA NA GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

SOBRE A ORGANIZADORA
ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Professora e Coordenadora do Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (mestrado e doutorado) da Unoeste. Membro da CPA da Unoeste (2013-atual), da Comissão do PDI da Unoeste (2013-atual), da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial – RETE, da Rede ODS Brasil e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema.

SOBRE OS AUTORES
ANDRÉ ARANA
Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, UNOESTE. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (2015). Formado em Ciências Contábeis na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

APARECIDA DARCY ALESSI DELFIM
Graduada em  Pedagogia  pela  Unesp – campus de Presidente Prudente (SP); Estudos Sociais pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes (SP) Mestrado em Educação, 1975, Universidade do Sagrado Coração, Bauru (SP). Coordenadora Pedagógica Institucional, UNOESTE. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNOESTE, de 2004 a 2007. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNOESTE. Coordenadora da Comissão Geral de Atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNOESTE (PDI), quinquênio 2013-2017. Membro da Comissão de Redação do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNOESTE (PDI), quinquênios 2002-2007 e 2008-2012.

CRISTIANE MACIEL RIZO
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1997) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2010). Especialização em Avaliação da Aprendizagem (UNOESTE) e Especialização Desenvolvimento Web (UEM). Atualmente sou professora da Universidade do Oeste Paulista. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, também atuo como Tutora na pós-graduação na modalidade a distância e participo da Assessoria de Planejamento CPA/Unoeste.

DAYENE MIRALHA DE CARVALHO SANO
Possui doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2004) e graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor titular em diversos cursos de graduação e Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Educação a Distância-NEAD da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, modelagem matemática.

DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP) em 2003. Mestre e Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP em 2007-2014. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atuou no primeiro semestre de 2017 na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), exercendo a função de Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação. Atualmente é docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD - Docente Permanente do Mestrado em Educação e Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES). É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU, registro nº 1592841.

DEBORA GODOY GALDINO
Fonoaudióloga formada pela USP/Bauru. Mestre e Doutora em Ciências (Bioengenharia) pela Escola de Engenharia de São Carlos / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ Instituto de Química de São Carlos - EESC/FMRP/IQSC - da Universidade de São Paulo - USP na área de Tecnologia em saúde. Professora na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE nos cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e especialização em audiologia clínica. Membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do curso de Fonoaudiologia. Membro do Núcleo de Formação e Educação Permanente em Saúde - NUFEPS, junto aos cursos de saúde da UNOESTE.

DIEGO ARIÇA CECCATO
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP (2008), mestrado em Química pela pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São José do Rio Preto/SP (2011). Possui pós-graduação Lato Sensu em Avaliação do ensino e da aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista ? Unoeste (2013). É aluno regular do Programa de Pós-graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é professor dos cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química e Ciências Biológicas, Biomedicina, Engenharia Ambiental e Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste.

EDUARDO FUZETTO CAZAÑAS
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista (2004) e Nutrição pela Universidade de Marília (2012). Possui Residência Multiprofissional e especialização em Saúde da Família, Especialização em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Tecnologias Construtivistas e Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Avaliação de Competência. Mestre em Educação em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília (2015). Doutorando em Enfermagem Fundamental na UNESP - Campus Botucatu.

HORACIO VICENTE BARREDA TAMAYO
Doctor en Ing. Producción (2004 Universidad San Agustín Arequipa) Maestría en Ciencias (1991 Universidad Nacional de Ingeniería Lima) Maestría en Administración de Empresas (1982 IESA Venezuela) Graduado en Ing. Industrial (1975 Universidad Nacional de Ingeniería (1975 Universidad Nacional de Ingeniería UNI Lima Perú). Actualmente, sigue estudios de Post Doctorado en la Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil (2013-2014) Con más de 30 años de experiencia docente Universitaria. Ejerciendo cargos directivos y participando en varias comisiones de Planificación Universitaria, así como labores de investigación y asesoría sobre Educación. Especializado en el campo de Estrategia, Planificación y Gestión. Ha laborado en varias empresas de Lima, Caracas y Arequipa, (empresas del sector de Gaseosas, Detergentes, Telecomunicaciones). Es autor del libro “Estrategias y Competencias” (1999). Creador del Juego Hexagon I y II. Tiene varias ponencias en Congresos Latinoamericanos como SLADE y varios artículos publicados sobre Estrategia y Balanced Scorecard aplicado a la gestión universitaria. Áreas de Investigación y Publicaciones:Gestión Estratégica, Inteligencia Organizacional, Administración de Proyectos, Metodología de Investigación Cargo: Actualmente es Coordinador General de la Maestría de Ing. Industrial y Profesor Principal de la Facultad de Producción y Servicios de la Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa -U.N.S.A

IVAN DOS SANTOS OLIVEIRA
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, com ingresso em 2019. Possui mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul, (2013), especialização em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ, (2010). Graduado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2009) e Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2018 Atualmente é servidor do Instituto Federal do Piauí.

GABRIELLE GOMES DOS SANTOS RIBEIRO
Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Mestrado em Ciências Cartográficas com ênfase em Estatística Espacial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Tem conhecimento nos seguintes temas: análise espacial, análise multivariada, análise de regressão, probabilidade e estatística, amostragem e modelos de previsão. Atua desde 2015 como Docente e Estatista da CPA da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

JOSÉ CARLOS ROTHEN  
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Possui graduação (1986) e mestrado (1992) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), Participou do Programa Estágio Senior na Université de Strasbourg como bolsista CAPES (2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, lotado no Departamento de Educação, atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação, ministrando disciplinas relacionadas com a temática de Políticas Públicas. Foi coordenador da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar de 2013 a 2015, Coeditor da Revista Cadernos da Pedagogia (2009-2015). Foi membro da Comissão de Pós-graduação em Educação (CPG - UFSCar) de 09/2010 a 02/2013 e de 02/2017 a 06/2018. É o atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Atuou como professor da Educação Básica. Tem experiência no magistério com as disciplinas de Filosofia (introdução e educação), trabalhou com assessoria pedagógica à coordenadores da Educação Superior e na elaboração e implantação de projetos pedagógicos.

LARISSA SAPUCAIA FERREIRA ESTEVES
Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), foi bolsista CAPES e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem ? GEPAG da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Enfermeira Graduada em 2002 pela Universidade do Oeste Paulista, pós-graduada nos cursos de Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Filadélfia de Londrina (2004) e MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (2008). Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2011).

LUCAS BONDEZAN ALVARES
Psicólogo Clínico com ênfase em Psicanálise e Parentalidade, Professor e supervisor de Estágio na UNOESTE. Doutorando em Psicologia pela UNESP (Assis) com pesquisa voltada para Psicanálise e Parentalidade. Mestre em Educação das Profissões da Saúde pela PUC-SP (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde) desenvolvendo pesquisa na área de Depressão Pós Parto.Orientador de pesquisas na área de Psicologia da Saúde e Parentalidade. Especialização em Psicologia e Saúde pela UNESP. Membro do Núcleo de Formação e Educação Permanente em Saúde (NuFEPS).

MARIA NILDA CAMARGO DE BARROS BARRETO
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1982) e mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2000).Doutorado não concluido no Programa de doutorado PROESA/USP. Atualmente é Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: ocorrência iatrogênicas com medicação, administração, emergência, enfermagem e sistematização da assistência de enfermagem.

MARY NEUZA DIAS GALDINO
Mestre em Avaliação pela Fundação CESGRANRIO (RJ). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela UFF/Lante (RJ). Especialista em Administração Escolar, pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Aperfeiçoamento em Ensino Universitário, pela Universidade Castelo Branco (RJ). Graduada em Pedagogia, pelas Faculdades Integradas Simonsen (RJ). Pesquisas, produções e publicações nas áreas de Avaliação Institucional interna e externa, Avaliação na modalidade em Rede .. Ensino a Distancia e Gestão de EaD. Atuação na Educação Básica .. educação infantil ao ensino médio .. rede publica e privada. Assessora da Reitoria na Universidade Castelo Branco .. UCB (RJ) e assessora técnica nos processos de regulação da Universidade e gestão do Sistema SaPIEnS. Docente de Pós-graduação no IMEC/UCB (RJ). Representante Institucional e coordenadora do processo de credenciamento da Faculdade Geremário Dantas .. FGD (RJ). Docente na Universidade do Grande Rio .. UNIGRANRIO (RJ), no período de 2005 a fev/2017, onde realizou as seguintes atividades: assessoria técnica nos processos de regulação da Universidade e gestão do Sistema e-MEC, na Assessoria de Desenvolvimento Acadêmico; gestão da Unidade Campinho .. Campus Rio de Janeiro; coordenação adjunta do Curso de Administração, na modalidade de EaD; integrante da Equipe de coordenação pedagógica do Núcleo de Educação a Distância; responsável pela avaliação no Núcleo de Educação a Distância integrada com a CPA; responsável pela gestão do relacionamento com os gestores de Campi/Unidades, no Núcleo de Educação a Distância. Membro da Comissão Própria de Avaliação .. CPA da UNIGRANRIO, no período de 2006 a fev/2017. Membro do Grupo de Pesquisa da UNIGRANRIO .. Observatório de Avaliação, Gestão e Politicas Educacionais/ Linha de Pesquisa .. Avaliação e Gestão na Educação (2010 a fev/2017). Membro da Comissão de Recredenciamento Institucional da UNIGRANRIO (2016 a Fev/2017). Atualmente, Docente na Faculdade Cesgranrio, exercendo as funções de Assessoria Pedagógica/ Coordenação de Estágios/ Pedagoga no Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Diretora da MG Clique Educação. Avaliadora do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) MEC/INEP desde 2018. Avaliadora do Banco de Avaliadores da Avaliação Especial da Educação Superior (AEES) MEC/SERES desde fev/2019.

MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
Possui graduação em Biomedicina pela Organização Educacional Barão de Mauá, especialização em Biomedicina estética pelo NEPUGA, e mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto, pós-graduado em Tipagem Molecular Bacteriana e Mecanismos de adaptação bacterianos: biofilmes, hipermutabilidade e resistência a antibióticos pela European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID), e Doutorado em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - MMADRE e docente colaborador do Mestrado em Ciências da Saúde, Coordenador e docente do curso de Biomedicina, Professor dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e CST em Radiologia da UNOESTE - Presidente Prudente / SP, avaliador de cursos de ensino superior Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/SINAES/MEC, revisor de periódicos nacionais e internacionais.

MÁRIO AUGUSTO PAZOTI
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (2001) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP/UNOESTE) nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional e reconhecimento de padrões. Atua também como Coordenador de Tecnologia e de Produção de Materiais no Núcleo de Educação a Distância da Unoeste.

NORBERTO FERNÁNDEZ LAMARRA
Profesor universitario, investigador y consultor nacional e internacional en el área de las políticas, la planificación, la gestión y la evaluación de la educación –particularmente con perspectiva comparada-, con énfasis en los últimos años en la educación superior. Es Director de Posgrados en la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), donde, además, dirige el Núcleo Interdisciplinario de Formación y Estudios para el Desarrollo de la Educación (NIFEDE), el Doctorado en Políticas y Gestión de la Educación Superior y el Programa de Posgrados en Políticas y Administración de la Educación (Maestrías y Especializaciones). Es Profesor en la UNTREF de Política y Administración de la Educación (grado) y de Planeamiento y Gestión de las Políticas Educativas (posgrado). Es Director de la Cátedra UNESCO “Educación y Futuro para América Latina. Reformas, cambios e innovaciones”, en el marco del NIFEDE de la UNTREF. Dirige la Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la Educación (RELAPAE), editada por el NIFEDE/UNTREF, la Revista Argentina de Educación Superior, que edita la Red Argentina de Postgrados en Educación Superior (REDAPES) y la Revista Latinoamericana de Educación Comparada (RELEC), editada por la Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación (SAECE), de la que es Presidente. También Ha sido Presidente de la Sociedad Iberoamericana de Educación Comparada y Vicepresidente del Consejo Mundial de Sociedades de Educación Comparada (WCCES) entre los años 2010 y 2016. Es autor de más de 250 publicaciones, estudios, trabajos, libros y artículos sobre la educación argentina y latinoamericana.  En los últimos 15 años ha publicado alrededor de veinte libros, la mayoría sobre Educación Superior. En el año 2016 ha sido reconocido por  la “Latin American Studies Association” (LASA) con el Premio  Paulo   Freire  por su Trayectoria en Investigación de la Educación en América Latina y sus aportes a la Educación Superior.  Actualmente participa en alrededor de veinte redes internacionales sobre Política, Planificación y Gestión de la Educación, la mayoría sobre Educación Superior.

NATALIA COPPOLA
Licenciada en Ciencias de la Educación (UBA)  y en Pedagogía (UNED). Se recibió de Especialista y Magister en Política y Gestión de la Educación Superior - Programa UNIgestionES – UBA y UNR. Es Doctora en Educación: Formación Inicial y Permanente de Profesionales de la Educación e Innovación Educativa, por la Universidad Complutense de Madrid, España, con una Beca de la Fundación Carolina. Actualmente se desempeña como Secretaria Académica de la Universidad Nacional Raúl Scalabrini Ortiz (UNSO). Desde hace 18 años,  es docente de nivel de pregrado, grado y posgrado en Argentina, en Paraguay y en otros países iberoamericanos. Posee antecedentes académicos y profesionales en gestión educativa y en desarrollo institucional y curricular y en evaluación y acreditación de la educación. Es miembro de equipos de investigación relacionados con la educación en general, y educación superior en particular. Ha realizado numerosas publicaciones y  presentaciones en congresos y seminarios nacionales y del extranjero. Es Co -Directora del Programa de Formación en Gestión en Internacionalización de la Educación Superior (GIES – UN de Cuyo, Argentina) e investigadora de la Red Iberoamericana de Investigadores sobre Evaluación de la Docencia (RIIED), de la Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación (SAECE), de la Red de Dirección Estratégica en la Educación Superior (RED – DEES)  y del Núcleo Interdisciplinario de Formación y Estudios para el Desarrollo de la Educación  (NIFEDE-UNTREF). Ha sido jurado de tesis de grado y posgrado en universidades argentinas y del extranjero y evaluadora de proyectos de diversos proyectos de extensión así como miembro del comité editorial de varias revistas nacionales e internacionales.

SANDRA APARECIDA DOS SANTOS SOUZA
Graduação em andamento em Zootecnia na Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil. Membro discente da CPA Unoeste.

OLGA MARIA DE ANDRADE PEREIRA BOSCOLI
Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade do Oeste Paulista (1992), graduação em C.S.T. em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade do Oeste Paulista (1995) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2007). Atualmente é professora universitária da Universidade do Oeste Paulista que desenvolve atividade no Serviço de Apoio Pedagógico ao professor (SAPP), pelo Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (NIDEP), que tem por objetivo prestar apoio didático-pedagógico aos professores da UNOESTE e diretora escolar - Serviço Social das Indústrias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Serviço de Apoio Pedagógico ao Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, competências, aplicabilidade, problematização e educação.

ROBSON QUINTILIO
Possui graduação em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Membro do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira. Foi professor da Universidade do Oeste Paulista de 2000 até 2013. Tem experiência nas áreas de Matemática Aplicada e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, hardware, ensino de matemática, pesquisa e núcleos ativos de galáxias. Experiência Administrativa na Coordenação de Cursos Superiores. Foi avaliador do BASIs/INEP para Cursos de Graduação e para Instituições.

SONIA SANAE SATO
Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2007), Especialização em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Armando Alváres Penteado - FAAP (2002) e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998). Atualmente é Coordenadora Geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Professora de Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu (Presencial e a Distância). Tem experiência e conhecimento em Gestão de Educação a Distância (EAD), Administração Financeira, Administração da Produção e Operações, Administração de Materiais e Logística Empresarial.

TCHIAGO INAGUE RODRIGUES
Doutor em Literatura e Vida Social - Unesp/Assis. Mestre em Literatura e Vida Social - Unesp/Assis. Possui graduação em Direito pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (Toledo), graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e graduação em Letras, habilitação em Inglês e Português pela Universidade do Oeste Paulista. Promove estudos na área da Literatura e do Jornalismo. Docente do Colégio JP, Brado Cursos e da Universidade do Oeste Paulista.