Capa do livro: NARRATIVAS E A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES CRUZEIRENSES

NARRATIVAS E A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES CRUZEIRENSES

Autores: Marcondes de Lima Nicácio - José Júlio César do Nascimento Araújo - Ana Maria de Lucena Rodrigues (Orgs.)

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Sinopse

Este livro enseja a análise da prática docente na perspectiva da qualidade ao reunir relatos orais de experiências de professores que atuaram em escolas públicas, assim como através das produções desenvolvidas por professores-pesquisadores, e que reunidos compõem uma faceta da história da educação em Cruzeiro do Sul – Acre.
As temáticas reunidas abordam elementos das práxis da educação indígena, da educação do campo, da formação de professores etc., que bem caracterizam a realidade da educação amazônica.
Não é um livro que contempla toda a riqueza e volume da história, memória e práxis docente que fizeram e fazem parte da educação local, mas é um estímulo para que novas pesquisas e análises surjam no contexto da Amazônia Acreana.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3830-5
DOI: 10.24824/978854443830.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

NARRATIVAS E A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES CRUZEIRENSES

Autores

MARCONDES DE LIMA NICÁCIO
Professor, pedagogo, Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Física e em Tecnologia em Processos Escolares; pesquisador e líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (NITEPES) do Instituto Federal do Acre (IFAC); bolsista CAPES e autor do livro Gestão de Documentos Escolares (Editora CRV).

JOSÉ JÚLIO CÉSAR DO NASCIMENTO ARAÚJO
Professor do Instituto Federal do Acre. Doutor em Educação na Universidade Federal do Amazonas. Líder dos grupos de Pesquisa: Observatório da Formação de Professores em Institutos Federais. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais Autor dos livros: O Homem falando no escuro (UEA/SEC, 2003), Simbolismo e imaginário: um olhar sobre a cultura no Vale do Juruá (Travessia Editora, 2007); Caminhos da Pesquisa na Amazônia (Oficina de Livros, 2011); Institutos Federais na Amazônia: Caminhos, desafios e proposições (CRV, 2016); A precarização da formação e a intensificação do trabalho nos Institutos Federais (Amazon, 2018). Co-autor em Processos de Territorialização e Identidades sociais (Rima/Edua, 2012; Caminhos metodológicos do processo de pesquisa e construção do conhecimento (EDUA, 2016); Gestão de Documentos Escolares. Membro do Comitê Editorial da Editora IFAC. Pesquisa sobre a formação de professores e trabalho nos Institutos Federais na Amazônia Ocidental.

ANA MARIA DE LUCENA RODRIGUES
Doutora em Educação: Formação e Práxis do Educador frente aos Desafios Amazônicos pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Cursou mestrado em Letras (2013), na área de concentração em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Amazonas e especialização em Gestão da Educação (2000) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Qualificação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional técnica de nível médio e formação inicial e continuada de professores. Dirige o Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta da Secretaria de Estado da Educação. Foi coordenadora de planejamento acadêmico do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (2007-2019).

MARIA IRINILDA DA SILVA BEZERRA
Doutorado em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF (2015); Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF (2010); Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira/ Universo (2002); Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2000). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Acre/Campus Floresta, lotada do Centro de Educação e Letras/CEL, Curso de Pedagogia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação e da formação docente, educação católica e educação feminina. Possui trabalhos secundários, na área do ensino multisseriado e da história da inclusão no vale do Juruá. É autora do livro: A Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: uma contribuição à história da formação de professores na Amazônia acriana (2012) e organizado dos livros: Olhares sobre a educação no Vale do Juruá (2014) e Caminhos investigativos: metodologia em foco (2017). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq: Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/UFAC.

ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA
Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio grande do Norte – UFRN, Professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre; Especialização em Psicopedagogia Pelo Instituto Varzeagrandense de Educação (2002). Graduada em Pedagogia pela UFAC (2000). É professora no Curso de Pedagogia e demais licenciaturas do Campus, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado, Didática e Fundamentos da Educação Especial. Atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL – e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Desenvolve pesquisas e atua principalmente com os temas: formação docente – inicial e continuada –, educação especial e educação inclusiva, Teoria das Representações Sociais. É autora do livro: Educação inclusiva: uma reflexão sobre representação social e formação docente; Organizadora do livro: Olhares sobre a educação no Vale do Juruá (2014). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente (GEPPEAC) e do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPED).

JOSÉ VALDERÍ FARIAS DE SOUZA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pesquisa em desenvolvimento sobre infâncias e crianças indígenas em espaços não institucionalizados. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Fez mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2013) sobre a formação de professores do campo na Amazônia. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2008), Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (2000) e Bacharel em filosofia pelo Seminário Maior São João Maria Vianney (1995). Tem experiência nas áreas da Educação e Gestão Pública. Ao longo dos anos têm contribuído com a formação de educadores e lideranças ligadas aos movimentos sociais do campo, áreas em que têm concentrado suas publicações.

JOSÉ ALESSANDRO CÂNDIDO DA SILVA
Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências humanas, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professor adjunto da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta em Cruzeiro do Sul.  Atua como docente na área de Ciências da Educação, Filosofia, Educação para as relações étnico-raciais e Fundamentos da Educação Escolar Indígena. É docente do Programa de Mestrado em Linguagens e Humanidades da Universidade Federal do Acre. Coordenador do subprojeto Pibid no Campus Floresta – UFAC.

SELMA SUELY BAÇAL DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo. É Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPq, além de desenvolver sua cátedra no nível superior, há mais de 27 anos, nas disciplinas do Campo da Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho e Políticas Públicas e Educação.

RAIR DE LIMA NICÁCIO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre, Licenciado em Ciências Biológicas e Filosofia. Experiência profissional como professor da rede estadual de ensino nas disciplinas de Biologia e Filosofia do Ensino Médio. Professor substituto de Biologia NOS curso de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. Professor efetivo da rede municipal de ensino de Marechal Thaumaturgo, com atuação na Secretaria Municipal de Educação nas funções de Assessor Pedagógico e Assessor Técnico, com trabalho voltado à formação de gestores escolar, formação de professores.