
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO SEMIÁRIDO:
educação inclusiva, educação de jovens e adultos, educação contextualizada, educação e tecnologia, educação e contemporaneidade
Coleção Pesquisa e Prática Pedagógica no Semiárido - Volume 2
Autores: Pedro Paulo Souza Rios (Orgs.)
Sinopse
A formação docente voltada para a pesquisa a partir da prática pedagógica não se constitui tarefa fácil, uma vez que tal atividade pressupõe se colocar num estágio permanente de des/construção-construção-re/construção, sendo que esse ciclo deve perpassar todas as trajetórias educativas/formativas dos sujeitos, tendo sua gênese ainda na Educação Infantil. O que difere cada uma das etapas é justamente o procedimento de investigação e o objetivo definido em cada uma das etapas. A elaboração e sistematização do conhecimento exige disponibilidade de tempo para leituras, envolve competência para saber pensar e questionar o que se sabe, aprender a aprender e reelaborar saberes.
É exatamente isso que estamos propondo neste livro, ao sistematizar as experiências vivenciadas por estudantes de Pedagogia. PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO SEMIÁRIDO: educação inclusiva, educação de jovens e adultos, educação contextualizada, educação e tecnologia, educação e contemporaneidade, é a certeza de que estamos produzindo conhecimento que leve em consideração nossos saberes e fazeres, nossas esperanças, nossas inquietudes na construção de uma educação que transforma ao mesmo tempo em que é transformadora.
É exatamente isso que estamos propondo neste livro, ao sistematizar as experiências vivenciadas por estudantes de Pedagogia. PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO SEMIÁRIDO: educação inclusiva, educação de jovens e adultos, educação contextualizada, educação e tecnologia, educação e contemporaneidade, é a certeza de que estamos produzindo conhecimento que leve em consideração nossos saberes e fazeres, nossas esperanças, nossas inquietudes na construção de uma educação que transforma ao mesmo tempo em que é transformadora.
Detalhes do produto
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3970-8
DOI: 10.24824/978854443970.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sumário

Autores
SOBRE O ORGANIZADOR
PEDRO PAULO SOUZA RIOS
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Especialização Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Filosofia Contemporânea e Educação de Jovens e Adultos; Graduação em Filosofia e Pedagogia; Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão – GENESES-Sertão.
SOBRE AS AUTORAS
ALINE CAMILA DE SOUSA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
BRUNA GEISLANE DA SILVA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
ELISANGELA DOS SANTOS E SANTOS
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
EULINA TATIANE FERREIRA RODRIGUES DE SOUZA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Já atuou como Monitora pedagógica pelo Projeto Segundo Tempo – PST e como Orientadora do Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Atualmente faz Curso Completo em Formação Profissional em Libras. Interessa-se por Educação Inclusiva, Pesquisas sobre surdos, LIBRAS.
GRAZIELA AQUINO DO NASCIMENTO
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
JOANE KELLY VIEIRA DOS SANTOS
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
JOSILMA MARIA DA SILVA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
MARIA JARCIANE PONTES RIOS
Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco (UPE); Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Com experiência na área da Educação. Interessa-se por Pesquisas voltadas para Educação e Tecnologia.
PEDRO PAULO SOUZA RIOS
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Especialização Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Filosofia Contemporânea e Educação de Jovens e Adultos; Graduação em Filosofia e Pedagogia; Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão – GENESES-Sertão.
SOBRE AS AUTORAS
ALINE CAMILA DE SOUSA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
BRUNA GEISLANE DA SILVA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
ELISANGELA DOS SANTOS E SANTOS
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
EULINA TATIANE FERREIRA RODRIGUES DE SOUZA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Já atuou como Monitora pedagógica pelo Projeto Segundo Tempo – PST e como Orientadora do Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Atualmente faz Curso Completo em Formação Profissional em Libras. Interessa-se por Educação Inclusiva, Pesquisas sobre surdos, LIBRAS.
GRAZIELA AQUINO DO NASCIMENTO
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
JOANE KELLY VIEIRA DOS SANTOS
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
JOSILMA MARIA DA SILVA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
MARIA JARCIANE PONTES RIOS
Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco (UPE); Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Com experiência na área da Educação. Interessa-se por Pesquisas voltadas para Educação e Tecnologia.
SOANE JESUS DOS SANTOS REIS
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
TAINARA FERREIRA DA SILVA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
TAINARA FERREIRA DA SILVA
Graduanda em Pedagogia Departamento de Educação Prof. Dr. Paulo Batista Machado, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.