Capa do livro: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – DESAFIOS E ACHADOS CONTEMPORÂNEOS

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – DESAFIOS E ACHADOS CONTEMPORÂNEOS

Autores: Mauro Trevisan - Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira (Orgs.)

livro impresso
de R$ 35,90 por
livro digital
de R$ 35,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Trata-se de um livro que permite refletir sobre a formação docente e os achados contemporâneos. O enfoque interdisciplinar dos pesquisadores que contribuíram com esta obra desvela uma riqueza de contextos e enfoques pedagógicos em que a centralidade está no trabalho docente. Entre as provocações teóricas discutidas neste livro está presente a questão da formação de professores, no que se refere aos desafios enfrentados no trabalho com a oralidade-letramento no contexto escolar. Outro aspecto discutido é o significado do ensino superior para os jovens estudantes universitários de um curso de Pedagogia e sua relação com o rompimento com as experiências de desigualdade e exclusão social. Enriquecendo o debate teórico, discute-se também sobre uma prática docente no ensino de Geografia para a infância e a necessidade de rever alguns paradigmas da composição curricular da Geografia escolar em uma perspectiva teórico-metodológica. Discutindo sobre a vida psíquica, do ponto de vista consciente e inconsciente, o livro apresenta uma sólida discussão perpassando a relação pedagógica, por acreditar que esta estrutura gera um campo de comunicação inconsciente. A obra aborda, também, a passagem ao ato na adolescência em um estudo a partir da categoria de gênero e, por fim, uma discussão profícua acerca do sentido do envelhecimento para o professor abrangendo como é  a docência no processo do envelhecimento e apresentando em um primeiro momento no percurso histórico como se apresenta a velhice, termo este que é de certo modo interpretado de forma negativa, ou seja, velho e um conceito do mundo capitalista, por isso, vale considerar melhor idade ou terceira idade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3932-6
DOI: 10.24824/978854443932.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – DESAFIOS E ACHADOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
MAURO TREVISAN

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1999), Graduação em Letras – Português e Inglês – CESB (2017), Graduação em Pedagogia – CESB (2017), Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (2012), Doutorado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2017). Atualmente é professor da Associação de ensino e pesquisa – Pós-Graduação, professor da Universidade Estácio de Sá e professor – Centro Universitário Icesp. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metodologia da Pesquisa Filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: metafísica, história – vida – filosofia – devir, divisão – filosofia – autores, educação superior – qualificação e ciência – ética – conhecimento. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis (Portaria nº 430, de 20 de maio de 2018).

MARCELO FABIANO RODRIGUES PEREIRA
Doutor em Educação na Universidade de Brasília (2016) e Mestre em Educação formado pela Universidade de Brasília – UNB. Atua na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação, no eixo Letramento e Formação de Professores e Formação de Professores na perspectiva da Educação do Campo. Pedagogo, formado pela UEG – Universidade Estadual de Goiás; Especialista em Educação, democracia e Gestão escolar pela Universidade do Tocantins; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente trabalha como professor – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. É professor adjunto do Centro Universitário Estácio de Brasília – Estácio Brasília, lecionando disciplinas como: Práticas Pedagógicas, Metodologia e Práticas de Ensino dentre outras disciplinas na área da formação de professores.

SOBRE OS AUTORES
BENJAMIN DE LACERDA JÚNIOR
Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1990), graduação em Geografia Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1990), especialização em Geografia Humana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, Mestre em Geografia na área de concentração: natureza e a apropriação do espaço do cerrado pela Universidade Federal de Goiás (2004) Dissertação intitulada “Modernização da Agricultura e a relação campo cidade no município de Rio Verde – GO”. Doutor em Geografia na área de concentração: natureza e produção do espaço pela Universidade Federal de Goiás (2011) Tese intitulada “Políticas Públicas espaciais do agronegócio”. Professor de educação básica no colégio Santa Rosa de LIMA (Externato São José) Goiânia-GO, 1990 – 2003, Professor de ensino superior na Universidade Estadual de Goiás. 1990 1995. professor de Ensino superior na Universidade de Rio Verde – GO 2004 – 2006. Coordenador e Diretor da Faculdade de Geografia da Universidade de Rio Verde 2004 – 2006. Professor substituto na Faculdade de Geografia -UNB 2006 – 2009. Professor no curso de Pedagogia da Faculdade Fortium 2007 – 2012 Professor de ensino superior da Faculdade JK – Brasília curso de pedagogia 2013 – 2015. Professor convidado na Faculdade de Educação da UNB – 2013 – 2015. curso de pedagogia. Participou do projeto de pesquisa e extensão Tecendo cidadania no campo – INCRA – PRONERA – UNB. Coordenador de tutores da UAB-UNB – FE. Coordenador do Curso de pedagogia da Faculdade Estácio Brasília 2016/01. Professor Centro Universitário Estácio de Brasília, 2016 – 2019 Cursos de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase metodologia de ensino e aprendizagem na educação básica avaliação institucional, orientação de trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e extensão em educação, ambiental, relações étnicos-raciais, educação no campo, em Ciências Humanas, Geografia Política, Geografia Econômica, Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura brasileira e história dos povos indígenas e afrodescendentes, Antropologia, Filosofia da Educação Sociologia da Educação, ensino de geografia e história na infância, ensino, aprendizagem, educação inclusiva e geografia cultural, Geografia Humana, Geografia Agrária, Ateliê de Urbanismo, formação de professores. Educação ambiental, Meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, membro do NDE do curso de pedagogia matemática e de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Estácio de Brasília.

HELEN TATIANA DOS SANTOS-LIMA
Graduada em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Brasília (2004), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2006), especialização em Psicologia Escolar e, também, em Educação Inclusiva. É mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2008) e doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2018). Atualmente, é psicóloga escolar na Secretaria de Educação do Distrito Federal, autuando como coordenadora intermediária do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. É professora adjunto e coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio de Brasília. É Diretora dos Estudos em Educação e Vice-Presidente da Comissão de estudos em Ética, Educação e Inclusão da Rede Internacional de Excelência Jurídica – RIEX/ DF. Está como pesquisadora convidada na Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília no Grupo de Pesquisa Inclusão Educacional em Contextos de Exclusão (IECE). É idealizadora e coordenadora do projeto Social Brinquedoteca Solidária. Orienta Projetos de Iniciação Científica nas áreas de gênero, inclusão, educação, cultura afrodescendente. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, diagnóstico psicopedagógico, inclusão, estratégias pedagógicas, relações sociais, gênero e socioeducação.

IVAR CÉSAR OLIVEIRA DE VASCONCELOS
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1997), com diversas especializações (2001 a 2011). Tem mestrado (2011), doutorado (2014) e pós-doutorado (2016).

JOCELAINE APARECIDA TELLES
Possui graduação em História pela Universidade Paranaense (2007); Graduação em Pedagogia, CESB, CESB_PPROV, Valparaiso de Goiás, Brasil (2016); Graduação em Enfermagem, Associação Educativa do Brasil – Matriz, SOEBRAS, Brasília, (2016). Especialização em Gestão e Orientação Escola, Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios, FAMATEC, Brasil (2012).

ROSALINA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Professora aposentada da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal (DF). Atuou como coordenadora pedagógica em escolas da Educação Básica do Distrito Federal. Atua como professora de EAD no Instituto Saber. Atuou como professora regente, pesquisadora, membro do NDE, da CPA do Centro Universitário Estácio de Brasília. Atuou como tutora na Universidade de Brasília – UAB. Atua como professora regente e coordenadora do curso de Pedagogia presencial e EAD, coordenadora da Pós-Graduação do curso de Psicopedagogia clínica e institucional do Centro Universitário do Planalto no Distrito Federal – UNIPLAN. Pesquisadora bolsista na pesquisa em nível nacional sobre Educação Integral/Educação Integrada e(m) Tempo Integral: concepções e práticas na educação brasileira, em parceria com universidades públicas federais (UFMG, UNIRIO e UFPR) atendendo à demanda da SECAD/MEC (2008/2010). Publicações em anais da ANPED Centro-Oeste e LEPSI e no periódico eletrônico SCIELO. A mesma realiza estudos sobre Alfabetização e Letramento utilizando os dispositivos da memória educativa. Tem experiência na área de Educação Infantil, atuando principalmente como os seguintes temas: políticas públicas, práticas pedagógicas, metodologias ativas, estratégias pedagógicas relações étnico-raciais. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis (Portaria nº 483, de 7 de junho de 2018).

VERA APARECIDA DE LUCAS FREITAS
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003); mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (1996); graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (1971).