Capa do livro: SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: <br>um estudo das atribuições profissionais em escolas públicas municipais

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO:
um estudo das atribuições profissionais em escolas públicas municipais

Autores: André Michel dos Santos

O livro é fruto da tese em Serviço Social, defendida pelo autor em setembro de 2019 junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. O estudo apresenta como tema Serviço Social na Educação e buscou responder ao objetivo geral da pesquisa, o qual foi analisar as atribuições do/a assistente social na educação básica, nas legislações e nos editais de concursos públicos referentes à inserção do Serviço Social na educação. Como principais resultados, apresentamos que a materialidade sobre a inserção dos/as assistentes sociais nas escolas públicas municipais ocorre por meio das legislações, as quais apresentam requisitos para o trabalho profissional na educação. Esta inserção, nas respostas obtidas por meio da coleta de dados, é pensada a partir de competências gerais, atribuições, ou atribuições privativas frente às demandas que justificam o ingresso do Serviço Social na educação. E nesse contexto, as atribuições do/a assistente social na escola pública municipal são conformadas a partir de sua inserção nessa realidade, carregadas dos elementos fundantes da formação profissional como o pensamento crítico, o Projeto Ético-político da categoria, o Código de Ética Profissional, a Lei de Regulamentação da profissão, sendo condicionadas às demandas as quais são atribuídas ao Serviço Social em seu exercício profissional na escola. Desta forma, o trabalho profissional do/assistente social na escola pública é permeado pelas tensões presentes no sistema capitalista e a lógica da educação no contexto neoliberal, o que infere afirmar que os/as assistentes sociais possuem clareza quanto às suas atribuições frente ao trabalho profissional desenvolvido na educação básica, e que lhes diferem nesse cenário com uma prática profissional balizada em educação para além do capital.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3979-1
DOI: 10.24824/978854443979.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: <br>um estudo das atribuições profissionais em escolas públicas municipais

ANDRÉ MICHEL DOS SANTOS

Trabalhador na Política de Educação, Assistente Social na educação básica federal e Professor Universitário. Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui expertise na área do Serviço Social na Educação, desenvolvendo seus estudos sobre a inserção, exercício e atribuições profissionais do/a Assistente Social na educação básica. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social na Área de Educação (GEPESSE) da UNESP em Franca/SP e ao Grupo de Trabalho e Pesquisa em Serviço Social na Educação (GTSSEDU) da UFRB em Cachoeira/Bahia. Autor da Nota Técnica do CRESS-RS nº 01/2023 lançada em abril de 2023, a qual "Dispõe sobre a inserção, exercício e atribuições profissionais de Assistentes Sociais nas Redes Públicas de Educação Básica no Estado do Rio Grande do Sul". Integrou o GT Nacional (CFESS) e o Comitê Estadual do Rio Grande do Sul (CRESS-RS) acerca da regulamentação da Lei 13.935 de 2019.