Capa do livro: ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: <br>constatações e proposições

ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
constatações e proposições

Autores: Josimar de Aparecido Vieira - Ana Sara Castaman (Orgs.)

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Sinopse

Organização e memórias da Educação Profissional e Tecnológica: constatações e proposições compartilha com o público leitor uma coletânea com constatações e proposições sobre a organização (gestão) e memórias da Educação Profissional e Tecnológica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3807-7
DOI: 10.24824/978854443807.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: <br>constatações e proposições

Autores

ANA SARA CASTAMAN
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora do Instituto Fe-deral de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tec-nológica (ProfEPT). Líder do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Formação de Pro-fessores para a Educação Básica e Profissional.

CAROLINE CATANEO
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Atua como assistente em administra-ção na Pró-reitoria de Extensão do IFRS. Possui graduação em Tecnologia em Logística pelo IFRS – Campus Bento Gonçalves e Licenciatura em História pelo Centro Universitá-rio Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Pela mesma instituição, possui as seguintes especi-alizações: MBA em Gestão Pública, História e Cultura Afro-Brasileira e Metodologia de Ensino de História.

CAROLINE POSSOLI BELTRAM
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Engenharia de Segu-rança do Trabalho pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Gradua-ção em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

CIBELE SCHWANKE
Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geociências pela UFRGS. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRGS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. Professora permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí-mica da Vida e Saúde (UFRGS). Editora-chefe do periódico ScientiaTec.

CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela UFRGS. Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católi-ca do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFRS – Campus Porto Alegre.

CLARICE SCHÜSSLER
Professora com habilitação Plena para Magistério pela EENSI, para Docência na Educação Infantil, pela Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV); Graduada em Química pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Tecnolo-gias para a Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Professora da Rede Pública Estadual a 27 anos, atualmente é Asses-sora Pedagógica na Superintendência da Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (SUEPRO/SEDUC-RS), onde atua desde 2008. Atuou na realização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) junto à SUEPRO/SEDUC-RS, em todas as edições do programa desde 2012; foi Supervisora da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM).

FABIANA CENTENO FAGUNDES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Pro-fEPT) – Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) – Campus Gravataí.

FLÁVIA DA ROSA SILVEIRA
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nutricionista, Especialista em Alimen-tação e Nutrição Escolar, servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Santa Rosa do Sul.

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PU-CRS). Mestre em Educação, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Graduado em Pedagogia pela FUNDESTE. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Professor permanen-te do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

LISIANE BENDER DA SILVEIRA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Pro-fEPT) – Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Tecnologias em Edu-cação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Técnica em Assun-tos Educacionais no Instituto Federal de Educação de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Reitoria.

LUCIANA DE SOUZA MAZUR
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Pro-fEPT) – Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Advogada.

MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestrado e Doutorado em Educação pela UFPEL e Pós-doutorado pelo Progra-ma de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISI-NOS). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mãe do Franz, um menino esperto e muito divertido. Além disso, co-ordena o GT de História da Educação da AnpuhRS, gestão 2018-2020.

MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Antropologia Social pela UFRGS. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela UFRGS. Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. Pesquisadora colaboradora da UFRGS e desenvolveu projeto de Pós-doutorado no Banco de Imagem e Efeitos Visuais (BIEV)/UFRGS. Atua como docente e Coordenadora Adjunta Acadêmica Nacional no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tec-nológica (ProfEPT) em Rede e docente permanente no Programa de Pós-graduação Educa-ção em Ciências: química para a vida e saúde (UFRGS).

MARIA DA GRAÇA SOUSA MARINHO
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Educação Profissional integrada com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Assistente Social no Ins-tituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

MARISTELA BECK MARQUES
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Santo Ânge-lo. Licenciada em Pedagogia pela URI – Santo Ângelo. Pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) – Campus Santa Rosa.

QUEILA TOMIELO DE CAMARGO
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Engenharia de Segu-rança do Trabalho pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Gradua-ção em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Enge-nheira Civil da Reitoria do IFRS.

TAIANE LUCAS PONTEL
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Qualidade de Alimen-tos pela CBES. Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assistente em administração do IFRS – Campus Caxias do Sul).