Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4106-0
DOI: 10.24824/978854444106.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 438
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALEXANDRE DE CARVALHO CASTRO
Doutor em Psicologia Social (PPGPS/UERJ), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais do CEFET-RJ. Apoio Financeiro: CNPq e CAPES.
AMANDA LAYSE DE OLIVEIRA FEITOSA
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Apoio Financeiro: Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEAL).
ANA MARIA DEL GROSSI FERREIRA MOTA
Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Apoio financeiro: CAPES.
ANA MARIA JACÓ-VILELA
Doutora em Psicologia (USP). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora do Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché/UERJ.
ANDRÉ VIEIRA DOS SANTOS
Doutor em Ciências Biológicas – Modalidade Fisiologia, com Ênfase em Neurociências e psicofisiologia das emoções humanas (UFRJ) e pós-doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Psicologia no Centro Universitário IBMR/ RJ. Apoio financeiro: CAPES.
ARTHUR DAIBERT MACHADO TAVARES
Mestrando em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Apoio financeiro: CAPES.
EDE C. B. CERQUEIRA
Doutoranda em História das Ciências e Saúde. COC-Fiocruz. Apoio financeiro: CAPES.
FEDRA FREIJO BECCHERO
Magister de la Universidad de Buenos Aires en Docencia Universitaria (UBA). Docente de la Facultad de Psicología (UBA) e coordinadora del Archivo Histórico Virtual de la Facultad de Psicología (UBA). Apoio Financeiro: UBACYT (UBA).
FERNANDO LACERDA JR.
Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Vice-presidente centro-oeste da Associação Brasileira de Psicologia Política.
FILIPE MILAGRES BOECHAT
Doutor em Psicologia (UFRJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Diretoria Adjunta de Extensão do Instituto de Psicologia da UFRJ. Coordenador do Grupo de Extensão Popular Ignacio Martín-Baró.
FREDERICO ALVES COSTA
Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política (Biênio 2019-2020). Coordenador do Núcleo de Psicologia Política da UFAL.
GABRIELA DOMINGUES CAETANO SOARES MAIA
Doutoranda em Teoria Psicanalítica no Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGTP/UFRJ). Apoio financeiro: CAPES e FAPERJ.
GERVÁSIO DE ARAÚJO MARQUES DA SILVA
Doutorando em Psicologia (UFRJ). Professor substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
HUGO DE NILSON DAMASCENO
Psicólogo. Doutorando em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ) e Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché/UERJ. Apoio financeiro: CAPES.
JOAN SEBASTIAN SOTO TRIANA
Psicólogo con maestría en Estudios Sociales de la Ciencia. Docente de la Fundación Universitaria Los Libertadores de Bogotá, Colombia. Apoio Financeiro: Dirección de Investigaciones de la Fundación Universitaria Los Libertadores.
JUBERTO ANTONIO MASSUD DE SOUZA
Doutorando em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ) e professor substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Apoio financeiro: FAPERJ.
LAURA VISSANI
Licenciada en Psicología. Profesora Asistente, Facultad de Filosofía y Humanidades- Universidad Nacional de Córdoba. Apoio financeiro: Secretaría de Ciencia y Técnica, Universidad Nacional de Córdoba (Secyt-UNC).
LUCÍA ROSSI
Doctora en Psicología (UBA). Profesora Titular de la Facultad de Psicología (UBA). Vice-Decana de la Facultad de Psicología (UBA). Directora del Archivo Histórico Virtual de la Facultad de Psicología (UBA). Apoio Financeiro: UBACYT (UBA).
MAIRA ALLUCHAM GOULART NAVES TREVISAN VASCONCELLOS
Doutora em Psicologia Social (PPGPS/UERJ) e pós-doutoranda em Psicologia no Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché/UERJ. Professora do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá (UNESA) campus Petrópolis/RJ e Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché/UERJ. Apoio financeiro: FAPERJ.
MAÍRA DOS ANJOS
Graduada em Psicologia (UERJ). Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché/UERJ.
MARIA AMÉLIA GÜLLNITZ ZAMPRONHA
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoranda em Educação. Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Apoio financeiro: CAPES/FAPEG.
MARIA CLÁUDIA NOVAES MESSIAS
Doutoranda em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/ UERJ) e Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché/UERJ. Professora do curso de Psicologia da Faculdade Sul Fluminense (FaSF).
MARÍA EUGENIA GONZÁLEZ
Doutora em Psicologia pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Córdoba. Argentina) e pós-doutoranda no Instituto de Investigacionesen Ciencias Sociales y Humanidades (ICSOH) na Universidade Nacional de Salta (UNSA, Salta, Argentina). Professora do Departamento de Psicologia da Universidad Católica de Salta (UCASAL, Salta, Argentina). Apoio financeiro: Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).
MARIA STELLA BRANDÃO GOULART
Doutora em Ciências Humanas: Sociologia e Política e pós-doutora em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ -Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Apoio financeiro: FAPEMIG.
MARIANO CAMINOS
Licenciado en Psicología. Doctorando en Estudios de Género, Profesor Asistente, Facultad de Psicología, Universidad Nacional de Córdoba. Apoio financeiro: Secretaría de Ciencia y Técnica, Universidad Nacional de Córdoba (Secyt-UNC).
MARÍLIA NOVAIS DA MATA MACHADO
Doutora pela Universidade de Paris Norte (Paris XIII) e pós-doutora pela Universidade Federal de São João del Rei. Universidade Federal de Minas Gerais, instituição da qual se aposentou como professora Titular.
MARINA MASSIMI
Doutora em Psicologia (USP). Professora Titular aposentada Departamento de Psicologia, FFCLRP/USP e professora colaboradora sênior Instituto de estudos avançados USP/SP.
Apoio financeiro: CNPq.
OMAR BRAVO
Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília e pós-doutor em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Professor Departamento de Estudios psicológicos UniversidadIcesi, Cali, Colombia. Diretor Maestría en Intervención Psicosocial. Apoio financeiro: Universidade Icesi.
PATRICIA SCHERMAN
Doctora en Psicología. Profesora Titular, Facultad de Psicología- Universidad Nacional de Córdoba. Apoio financeiro: Secretaría de Ciencia y Técnica, Universidad Nacional de Córdoba (Secyt-UNC).
RODRIGO LOPES MIRANDA
Psicólogo. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
ROSANE MARIA SOUZA E SILVA
Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (PPGEFHC/UFBA). Docente do Instituto Federal da Bahia – IFBA – Campus Eunápolis. Apoio financeiro: CAPES.
SÉRGIO R. DE A. MARCONDES
Doutorando em História das Ciências e Saúde. COC-Fiocruz. Apoio financeiro: CAPES.
VERENA ALBERTI
Doutora em teoria da literatura pela Universidade de Siegen, Alemanha, e pós-doutora em ensino de história pela Universidade de East Anglia (Norwich, Reino Unido) e pela Universidade de Londres Professora da Faculdade de Educação da UERJ e professora de história na Escola Alemã Corcovado/RJ.