Capa do livro: A FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO: <br>entre discursos e práticas, a experiência do Cefapro de Rondonópolis

A FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO:
entre discursos e práticas, a experiência do Cefapro de Rondonópolis

Autores: Valdelice de Oliveira Holanda (Org.)

livro impresso
de R$ 67,90 por
livro digital
de R$ 67,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A política de formação continuada em Mato Grosso passa pela constituição dos Centros de Formação e atualização dos profissionais da Educação do Estado, assim sendo os seus diversos profissionais, nominados professor formador, diretor de Cefapro, coordenador de formação do Cefapro e secretário de Cefapro, compõe uma estrutura a serviço da formação em serviço. O Centro tem como papel essencial o assessoramento e acompanhamento da formação centrada na escola, mas também se constitui como uma referência na produção intelectual para a rede básica de ensino. O livro A Formação Continuada em Mato Grosso: Entre discursos e práticas, a experiência do Cefapro de Rondonópolis, organizado pela diretora e prof.ª Mestra Valdelice de Oliveira Holanda, tem por finalidade trazer à memória os muitos discursos e as diversas práticas que constituíram as ações formativas dos profissionais que atuam ou atuaram no Centro ao longo de sua trajetória. Os textos produzidos através de um conjunto de artigos, são destinados aos profissionais das escolas estaduais e municipais de educação e aos profissionais dos Cefapros. Reúne contribuições das formações e estudos realizados no campo da formação continuada, versando sobre diversos temas relevantes nas áreas de alfabetização, linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, gestão escolar e do Cefapro, coordenação de formação e pedagógica. Um trabalho de mediação pedagógica e ressignificação das práticas pedagógicas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3898-5
DOI: 10.24824/978854443898.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO: <br>entre discursos e práticas, a experiência do Cefapro de Rondonópolis

Autores

VALDELICE DE OLIVEIRA HOLANDA (ORGANIZADORA)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991). Graduada e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1989). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein – Falbe (2012). Professora da rede básica de ensino e atualmente diretora do Cefapro – Centro de Formação e atualização dos profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso em Rondonópolis.

SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA
Possui graduação em Pedagogia. Cursou Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1996-2001) e Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2011 com Marli André. Atualmente é professora Associada IV na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário de Rondonópolis. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017. Participa da pesquisa em rede cadastrada no CNPq com a coordenação de Marli André, que investiga Processos de Indução a Professores Iniciantes nas escolas públicas de educação básica em diferentes estados brasileiros, respondendo pelos dados em MT. É consultora da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC de MT para a revisão e atualização da política de formação continuada de professores para o estado de Mato Grosso.

SILVIA MATSUOKA DE OLIVEIRA
Bacharel em Letras com habilitação em TRADUÇÃO pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1987), graduada em LETRAS e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1993), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Doutora em Educação: Psicologia da Educação – PUC-SP (2015), pesquisadora do Núcleo de estudos e pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente – CNPQ. Professora formadora da área de Linguagens do Centro de Formação e Atualização de Professores da Educação Básica (2009- ).

EDUARDO PINHEIRO SANTANA
Graduado em Letras pela UFMT/ campus Rondonópolis. Especialista em "Coordenação Pedagógica" pela UFMT/Cuiabá e especialista em "Gestão Escolar" pela UFMT/Cuiabá. Professor formador da área de Linguagem do Cefapro de Rondonópolis.

THAIS SILVA VERÃO THEODORO
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação (2018). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Atualmente atua na Formação Continuada dos profissionais da rede estadual do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado do Mato Grosso. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Políticas de Currículo, Formação Continuada, Ensino de matemática, Práticas pedagógicas e Ludicidade.

CESA MARA DE MORAES VIEIRA ZIMPEL
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018). Atualmente é professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos matemáticos, ensino e aprendizagem, prática pedagógica, formação continuada, educação, ludicidade e construção.

ANDREIA CRISTIANE DE OLIVEIRA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e é especialista no Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano (2014). Atualmente é professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação do Estado do Mato Grosso (CEFAPRO), vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas e ensino de Ciências, com ênfase no ensino fundamental. Mestranda do PPGEdu- UFMT/ Campus Rondonópolis, na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Educacionais.

ENILDA EUZEBIO DA SILVA
Graduada em Letras pela Unemat (2004). Em 2009 ingressou no Cefapro como professora formadora na disciplina de Língua Portuguesa. Mestrado em Educação pela UFMT (2013) Linha de Pesquisa – Organização escolar, formação e práticas pedagógicas.

JANE IRIS ARAÚJO CABRERA PENASSO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1993). Pós-graduada em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo – USP (1997). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2013). Atualmente é professora formadora da Área de Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso- CEFAPRO/MT na Rede Estadual de Educação – MT.

LUCIANE BONESSONI DA SILVEIRA
Graduada em Letras pela UFMT/ Rondonópolis, especialista em Gestão de Pessoas pela Uninter/Facinter, atuando no Núcleo de Desenvolvimento da coordenadoria e da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas do órgão central- SEDUC/MT

LUCIANE RIBEIRO APORTA
Doutora em Educação – UNESP de Marília – SP. Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Estudos e pesquisa para Arte, Tecnologia e Educação e Meio Ambiente. Contribuições para Formação Continuada dos Profissionais da Educação. Graduação em Artes Plástica pela Universidade do Oeste Paulista, Especialização em Educação Ambiental pela UFMT, Mestrado em Educação: Educação e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC – RJ em parceira com o MEC/SEDUC- MT.

JOÃO CARLOS MARTINS BRESSAN
Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP/Rio Claro/SP. Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Especialista em tecnologias da educação pela Pontifícia Universidade Católica/RJ (2010) e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí/PR (2006). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. Líder do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo – LEPEJ. É pesquisador da rede CEDES/MT e também do CIPEEF/UNEMAT (Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico).

SIMONE MARQUES LIMA
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Doutora em Educação: Teorias e Práticas Pedagógicas pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho UNESP/ Marília-SP. Participante do grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural.  Formadora da área de Alfabetização do Centro de Formação e Atualização de Professores da Educação Básica.

VERONDINA FERREIRA SANTANA MAMORÉ
Graduada em Ciências Naturais e Matemática/Habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), Ciências Biológicas/ UFMT (2004), Especialista em Impacto Ambiental/ UFMT (2005). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (2012). Professora formadora de Química do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica/ Cefapro. Atua principalmente na área de formação de professores, com ênfase em Políticas Públicas, Currículo, Avaliação e Ensino de Biologia e Química.

MENDES SOLANGE LEMES DA SILVA BARBOSA
Graduada em Letras pela UFMT, Pós-Graduada em Interdisciplinaridade da Educação Básica pelo ICE, Mestra em Educação pela UFMT de Rondonópolis. Atuou como professora formadora na área de Linguagem. Atuou como Coordenadora de formação do Cefapro de Rondonópolis. Atualmente é Professora aposentada.

WILSON JOSÉ SOARES
Graduado em Geografia pela UFMT campus Rondonópolis, mestre em educação pela UFMT campus Cuiabá, doutor em Geografia pela UNESP campus Rio Claro. Atualmente é professor do IFMT campus Rondonópolis.

EUDES ARRAIS GOIS
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/CUR – Campus Universitário de Rondonópolis. Possui graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário de Várzea Grande – Univag (2008). Especialização em Atendimento Educacional Especializado-AEE (2015), pela Faculdade Educacional de Tangará da Serra (Uniserra) e Especialização em Gestão Pública (2018) pela UAB/UFMT- Primavera do Leste/MT. Professor Formador na área de Matemática do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/MT).

ÉVERTON DA SILVA OLIVEIRA
Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Metodologia do Ensino em Geo-História, Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso e, Professor Formador na Área de Ciências Humanas e Sociais do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/MT).

ROSANA MARIA TORRES
Graduada em Normal Superior- Educação Infantil (2004) pelo CESUR-FACSUL, licenciada em Pedagogia (2007) CESUR-FACSUL especialização em Psicopedagogia (2008) CESUR – FACSUL e atualmente professora formadora do Cefapro da área da Alfabetização- GEALFA

ESTELA INÊS LEITE TOSTA
Licenciada em Pedagogia (UFMT), Especialista em Alfabetização (UFMT), Mestre em Educação (UFMT), Doutora em Educação (UFRGS), professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso. Atualmente, Professora formadora da Área de Alfabetização do Cefapro/ Rondonópolis – Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica.

SIMONE DE PAULA ROCHA SOUZA
Graduada em Letras (UNEMAT) e Pedagogia (FAEL) especialização em Gestão Escolar (UFMT), Mestrado em Educação (UFMT). Participante do grupo de pesquisa: Infância, Juventude e Cultura Contemporânea. Professora Formadora na área de Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/MT)

ROSELI BATISTA DE JESUS.
Graduada em Letras (UFMT), especialização em Língua Portuguesa (UFMT), Mestrado em Estudos da Linguagem (UFMT) e Doutorado em Educação (UFRGS). Professora da Rede Estadual de Ensino de MT e da Rede Municipal de Rondonópolis.

ROSENEI BAIRROS DE FREITAS CARVALHO
Graduada em Pedagogia (UFMT), Mestrado em Educação (UFMT) e Doutorado em Educação (UL – Universidade de Lisboa/PT- USP). Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso e Rede Municipal de Educação.

JACQUELINE BORGES DE PAULA
Graduada em Matemática (UFMT), Mestrado em Educação Matemática – Temática “Avaliação "(UFMT) e Doutorado em Educação Matemática- Temática “Epistemologia e Perspectiva Semiótica " (UFMT). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso.

ALESSANDRO BATISTA DE ARAÚJO
Graduado em Física (UnB), Pós-graduação em Educação e Gestão Escolar, Mestrado em Ensino de Física (UnB). Professor Formador do CEFAPRO de Rondonópolis – MT na área de Ciências da Natureza.

ALINE FERNANDA DE SOUZA
Graduada em Ciências Biológicas (UFMT), pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental. Mestra em Educação (UFMT). Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso. Atuou como professora formadora do Cefapro na área de Ciências da Natureza. Atualmente é Assessora Pedagógica da rede básica de ensino em Rondonópolis.

GLAUCO CAUÊ YAMAMOTO MORAL
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (2009), Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn na área de concentração Ensino, Currículo e Saberes Docentes pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor formador área da matemática atuando no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Rede Estadual de Mato Grosso (CEFAPRO) da Secretaria de Estado de Educação (MT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

FRANCISCO MIRANDA FILHO
Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Dourados/MS (2004). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis/MT (2017), atualmente desempenha a função de professor formado na disciplina de Geografia no Cefapro de Rondonópolis/MT

SILVANI PEREIRA DE OLIVEIRA
Graduada em História e Pedagogia (PARFOR) pela UFMT, Campus Rondonópolis. Especialista em "Metodologia da Geo-História" pela FIVE. Professora formadora de História do Cefapro de Rondonópolis.

RAFAEL LEANDRO DOS REIS DELMONEGO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão-PR (2006). Pós-Graduação em Matemática, Tecnologias Contemporâneas e Novas Práticas Educacionais pela Faculdade João Calvino, Barreiras-BA (2011). Pós-graduado da Especialização "Tecnologias em Educação" pela PUC-Rio (2013). Atualmente exerce a função de Assessor Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso no município de Rondonópolis.

SÁVIO ANTUNES DOS SANTOS
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2016). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT (1996), Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (1998) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/Campus Rondonópolis (2013). Desenvolve trabalhos e estudos acerca das Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é Coordenador de Formação do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação – Cefapro/Cuiabá.

EUNICE MUNIZ DE MELO
Licenciatura Plena em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) 1999, especialista em Métodos e Técnicas Do Ensino Superior (UNIVERSO) 2004. Professora Formadora da área de Ciências Humanas e Sociais do Centro de Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT).

ROSILENE ZUKOWSKI ROCHA SANTIAGO
Bacharel em Ciências Contábeis (UFMT), Especialização em Administração Escolar (Universidade Cândido Mendes). Técnico Administrativo Educacional – Secretária do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO

LUCI GOMES DA MATA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do estado de Mato Grosso (2015) na linha de pesquisa de Políticas Públicas e Formação de Professores, Licenciada em Letras pela UFMT (1998). Atualmente é Professora Formadora na área de linguagem do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso – Cefapro.

VALERIA FILGUEIRAS
Licenciada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso/Campus de Rondonópolis (2002). Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2016). Em 2000 passou a integrar a carreira do magistério da educação básica da rede estadual do Mato Grosso, onde atuou como professora na disciplina de História, Coordenadora Pedagógica e Formadora de História no CEFAPRO/Rondonópolis. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisadora do Ensino de História, Formação de Professores e Mídias Digitais.