Capa do livro: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURA: <br>diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURA:
diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais

Autores: Rejane Dias da Silva - Vera Lúcia Chalegre de Freitas - João Morais de Sousa (Orgs.)

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Sinopse

Esta obra, Educação, Formação Docente e Cultura:  diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais, celebra produções científicas de dez anos do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais em Educação – GIERSE (UFPE/CNPq). O livro reúne estudos e pesquisas de estudantes de Iniciação Científica (IC), professores-mestres e professores-doutores. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4078-0
DOI: 10.24824/978854444078.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURA: <br>diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
REJANE DIAS DA SILVA

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE)/UFPE/CNPQ, desenvolve pesquisa no CIERS-Ed (Centro Internacional em Representações Sociais e Subjetividade – Educação) e na Cátedra de Profissionalização Docente da UNESCO. Atuou na Educação Básica durante 24 anos, nas redes estadual e do município de Igarassu, onde exerceu as funções de professora, supervisora, diretora de escola, Gerente da Divisão de Ensino da Gere Metro Norte, Assessora do Pleno do Conselho Estadual de Educação. Membro Efetivo da Academia Igarassuense de Cultura e Letras, atualmente é Presidente da mesma para o período de 2017 a 2020. Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu.

VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS
Bióloga. Doutora em Educação pela UFRN e Pós Doutora em Educação pela UFPel. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Pesquisadora e Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente – GIRSFEMA, cadastrado na UPE/CNPq. Participa do grupo de pesquisa Grupo Interdisciplinar sobre Representações Sociais de Educação-GIERSE. Participa do grupo de pesquisa Educação e Desafios do Tempo Presente da Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/CNPq. Pesquisadora do Instituto de Ecologia Humana – IEH (Década 80 – 90). Participou da organização da obra Representações Sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar, tendo três volumes, 2017; Aprender ensinando, ensinar aprendendo: diálogos entre formação, saberes e práticas docentes, 2018; Representações Sociais na contemporaneidade, v. 1. 2019.

JOÃO MORAIS DE SOUSA
Paraibano de São José de Espinharas. Doutor em Sociologia e Mestre em Ciência Política pela UFPE. Bacharel em Ciências Sociais pela UFPB. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ex-Secretário de Turismo e Cultura de Igarassu/PE. Membro da Academia Igarassuense de Cultura e Letras e participa dos grupos de estudo e pesquisa GIERSE (CE/UFPE) e GECIC (DED/UFRPE). É autor dos livros Memórias da seca – o ano que não quis passar (2004); O baile de camarada onça e outras histórias (2005); O roçado (2007); A natureza na voz dos cantadores (2009); As Ciências Sociais em perspectiva (2011); O sertão em memória da infância (2017); 10 Crônicas sertanejas (2017). Também de vários artigos científicos e capítulos de livros sobre coronelismo, poder local, fundamentos de sociologia, turismo, participação, educação e cidadania; além de artigos nos principais jornais, periódicos e revistas do país. É coordenador de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de educação, cultura, cidadania, direitos humanos e meio ambiente (UFRPE).

SOBRE OS AUTORES
ANA MICHELE DE ALMEIDA NASCIMENTO

Pedagoga (UFPE/Campus Agreste); Mestre em Educação (UFPE/PPGEdu); Pós-graduada em Psicomotricidade Relacional (Ícone Recife/CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional); Psicanalista em Formação (IEPPE); Membro/Presidente do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação de Infâncias de Caruaru e Agreste Pernambucano (GEMEICAP). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE). Funcionária Pública da SEDUC – Caruaru/PE.

ANDREZA DE MORAIS SILVA
Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade de Pernambuco – UPE – Campus Garanhuns. Desenvolveu trabalhos nas áreas de Educação e Meio Ambiente, com ênfase na Interdisciplinaridade, Tecnologias Aplicadas ao Ensino, Ensino de Ciências e Sustentabilidade Ambiental.

CLÁUDIA VALÉRIA ROSA DA SILVA
Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) no ano de 2017, atualmente mestranda em Educação da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação GIERSE.

MARCELLA THAIANE DE LIMA SILVA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPE na linha de pesquisa Formação de Professores, tendo desenvolvido a pesquisa A construção da Profissionalidade Docente: Professor Substituto na UFPE em Foco. Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a graduação foi bolsista do Programa de Iniciação Científica e exerceu monitoria acadêmica. É integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE) e revisora do periódico Educação e (Trans)formação. Desenvolve estudos ligados à profissão docente, profissionalidade, representações sociais, professores substitutos e docência no Ensino Superior. Tem publicações nacionais e internacionais sobre Educação e Representações Sociais.

MARCOS VINÍCIUS GALDINO LIMA
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como pesquisador, tem interesse pelos temas: formação e prática do professor de matemática, representações sociais e educação, com ênfase na produção e na matemática.

SÉRGIO PAULINO ABRANCHES
Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1993). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, educação a distância, formação de professores, novas tecnologias e educação e educação e comunicação.

SUZANA BORBA DA SILVA
Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2011) e Pós-Graduação em Gestão da Educação pela Faculdade Joaquim Nabuco (2014). Tem experiência na área educacional, com ênfase nas Representações Sociais, prática pedagógica, formação de professores e educação musical. Atualmente é mestranda na Linha de Formação de Professores pelo Programa em Educação PPGE na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais (GIERSE), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rejane Dias da Silva (PPGE-UFPE), desenvolvendo estudos e pesquisas junto a Teoria das Representações Sociais que circulam em contextos escolares e não escolares.

TIAGO MACEDO BEZERRA MAIA
Mestre em Filosofia (UFPE), Bel. e Lic. em Filosofia (UFPE), Esp. em Ensino de Filosofia (Espaço Contemporâneo/FAINTVISA). Bel. em Direito (UNICAP), Esp. em Direito Público (ESMAPE/TJPE). Bacharelando em Ciências Sociais (UFRPE) e Especializando em Gestão Pública (UFRPE). Participa, já há alguns anos, como estudante-pesquisador dos grupos de estudos e pesquisas GIERSE (CE/UFPE), GECIC (DED/UFRPE) e Teoria Crítica (DECISO/UFRPE), todos em plena atividade e cadastrados no diretório de grupos do CNPq.

VALDENICE CONCEIÇÃO DA SILVA
Graduada em Pedagogia e Especialista em Direitos Humanos, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Educação Básica desde 2004. Atualmente lecionando na Escola Vereador José Francisco Ferreira e na Escola Agamenon Magalhães. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE-UFPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores, Arte e Inclusão (GEFAI – UFPE).

VALDIRENE MOURA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2011), Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2015). Doutoranda da Pós-Graduação em Matemática e Tecnológica (UFPE). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, formação docente e matemática, representações sociais, prática pedagógica. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE-UFPE).

WESLEY MARVEN DE FREITAS SILVA
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedagogo (UNINTER) e Mestre em Gestão do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Atualmente é docente do Centro Universitário Joaquim Nabuco e pesquisador/membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE-UFPE). Apresenta experiência nos seguintes temas: Ecopedagogia, Educação Ambiental, formação de professores, subjetividades, autobiografias e representações sociais.