Autores: Adriana Aparecida Pinto (Org.)
O livro Memórias e história das instituições escolares de Dourados: pesquisas históricas em educação – apresenta resultados do engajamento com a formação de professores na área de História, os quais ilustram as possibilidades presentes nesse âmbito, bem como o volume de investimentos que se faz necessário para a obtenção dos objetivos pretendidos. [...] A escola municipal Januário de Araújo Pereira não é a única instituição onde as iniciativas que servem de base ao livro se desenvolvem; elas estão ancoradas no Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal da Grande Dourados/MS, locus do acervo material produzido e das reflexões sobre ele. É um dos órgãos da universidade que, por meio de financiamento ou de outros tipos de cooperação, articula-se à rede escolar para desenvolver formação inicial e continuada de professores, assim como material didático e discussões teórico metodológicas que, por sua vez, estão amarradas nos programas e nos conteúdos de diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em História. [...] Ao final, todas as atividades evidenciam as práticas como estratégias produtoras de saber – elucidação da memória, constituição de acervos de diferentes tipologias documentais, projetos de ensino, compartilhamento de reflexões e de informações – que incidem sobre a formação inicial e continuada de professores e sobre o fortalecimento das instituições. Livros são bons para isso: garantem que o trabalho realizado permaneça como lugar de memória e de autoconhecimento qualificado e fornecem matéria prima para outros tecidos. (Profª. Dra. VeraTeresa Valdemarin – Unesp – Rio Claro/Araraquara).
Disponibilidade: 5 Dia(s)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4095-7
DOI: 10.24824/978854444095.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1