Capa do livro: SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESCOLAR:<br>um estudo de caso com participantes da escola de gestores 2010

SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESCOLAR:
um estudo de caso com participantes da escola de gestores 2010

Autores: Sonia Glaucia Costa - Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

O curso à distância de especialização em gestão escolar - Escola de Gestores - promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com instituições universitárias brasileiras, enfrenta, desde 2005, o desafio da formação nacional dos gestores escolares buscando viabilizar uma educação básica com qualidade social. Apesar dos princípios democráticos estabelecerem um espaço formal de construção coletiva, a gestão escolar perpassa pela complexidade multidimensional e, dentre outros aspectos, o efetivo processo participativo depende da interação dos sujeitos na instituição. Nesse sentido, o livro analisa a dimensão da subjetividade, à luz da psicanálise, para compreensão dos reflexos da constituição singular dos membros da escola, ao reconhecer a dimensão inconsciente permeando as relações intersubjetivas no ambiente de trabalho. Analisam-se obras metapsicológicas de Freud da “virada dos anos 20”, enfocando como os laços afetivos reúnem sujeitos na dinâmica de grupos. A intersecção entre psicanálise e organizações é discutida a partir de estudos mais recentes sobre a relação sujeito-grupo-instituição. A obra traz também uma compreensão diferenciada do infantil, constitutiva da relação consigo, com o outro e com o mundo. Apesar dos crescentes estudos sobre gestão destacando a dimensão da subjetividade, é considerada uma abordagem relativamente recente. Por meio de estudo de caso, podem-se perceber os efeitos ao rememorar histórias de vida, a singularidade da gestão permeada por desejos e saberes, os laços de identificação entrelaçados a atos colaborativos, a trama de benefícios narcísicos e investimentos libidinais, e as complexas relações intersubjetivas em constante construção ou embate no espaço institucional.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-339-6
DOI: 10.24824/978858042339.6
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESCOLAR:<br>um estudo de caso com participantes da escola de gestores 2010

Sonia Glaucia Costa (autora)

Graduação em Administração de Empresas (Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP), especialização em Gestão de Pessoas (FGV/DF) e mestrado em Educação (Universidade de Brasília - UnB). Vivenciou como discente, durante 13 anos no exterior, diferentes instituições escolares de nível fundamental, médio e superior, atua a 15 anos na área de Gestão de Pessoas com experiência em empresas públicas e privadas e, recentemente, atuou como professora e tutora orientadora à distância no Curso de Especialização em Gestão Escolar (Escola de Gestores – 2ª Edição - Parceria MEC/FNDE/UNB). Contato: sonia.glaucia.costa@gmail.com


Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida (co-autora)

Graduação em Pedagogia (Universidade Sagrado Coração de Jesus – Bauru/SP), 3 cursos de especialização, mestrado em Educação (UnB), doutorado em Psicologia (UnB) e pós doutorado em Educação (USP). Ocupou a função de vice direção da Faculdade de Educação/UnB (2002-2006) e direção (2006-2010), assim como membro do Conselho de Educação GDF (2007-2009). Experiência docente em Psicologia da Educação com ênfase nas relações Psicanálise e Educação. Orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado (FE/UnB). Coordenadora Geral do Curso de Especialização Escola de Gestores (2ª edição). Contato: almeida@unb.br