Capa do livro: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS

Autores: Ricardo Gonçalves - Norma Suely Gomes Allevato

Esta obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelos autores, realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, que abordou o conteúdo matemático de funções definidas por várias sentenças na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Da experiência realizada, emergiram aspectos relevantes da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, que também é discutida na obra.
O texto contém um resgate da formação e atuação profissional de Ricardo Gonçalves, primeiro autor e principal responsável pela pesquisa. Aborda as orientações oficiais atuais e exibe um cenário das pesquisas sobre funções. Apresenta a metodologia, os métodos adotados e a questão de pesquisa que orientou o estudo. Dedica um capítulo à temática da Aprendizagem Significativa e suas contribuições para fundamentar os estudos realizados. Também contém um capítulo em que são apresentados os fundamentos da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. O texto contém, ainda, descrições, interpretações e análises de dados que atestam como se realizou a aprendizagem sobre funções de várias sentenças através da Resolução de Problemas à luz da Aprendizagem Significativa. As reflexões finais sobre a pesquisa desenvolvida conduzem a indicações de ações relevantes do professor e do aluno nas aulas de Matemática.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4121-3
ISBN DIGITAL:978-65-5578-056-7
DOI: 10.24824/978854444121.3
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS
RICARDO GONÇALVES
Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul S.P, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL (2015), Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007), possui graduação em Matemática pela UENP (2005), Pedagogia pela UNINOVE (2009) e Licenciatura em Física pela UNIMES (2017). Atualmente é professor de Matemática na educação básica e superior em instituições públicas e particulares.

NORMA SUELY GOMES ALLEVATO
Doutora em Educação Matemática; mestre, licenciada e bacharel em Matemática. Possui vasta experiência docente, de formação de professores e de pesquisa em Educação Matemática, dedicando-se especialmente à linha de Resolução de Problemas no ensino, na aprendizagem em todos os níveis de ensino. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP e assessora de Matemática da Diretoria Regional de Ensino Pirituba/Jaraguá – São Paulo/SP.