Capa do livro: EDUCAÇÃO:<br> práticas, diversidade e inclusão

EDUCAÇÃO:
práticas, diversidade e inclusão

Autores: Ana Lúcia Oliveira Aguiar - Flávio Muniz Chaves - Francisco Ari de Andrade - Rita de Fátima Muniz (Orgs.)

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Sinopse

O Brasil contemporâneo nos desafia, cada vez mais, à Cria-Ação. Publicar conhecimentos acadêmicos tornou-se praticamente uma “insubordinação criativa”, aquela que nos ensina que as minorias têm voz e vez, pois quebra as barreiras impostas pela burocracia e ditames tradicionais emolduradores; uma ação que intenta abrir portas às informações e conhecimento sistematizado, sobretudo, incluindo as camadas populares. Ser Professor(a), Ser Educador(a), é inspirar a dissolução da ignorância que aparta, que exclui e gera conflitos, pois, como nos lembra Paulo Freire, “conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto Sujeito, que o homem [e mulher] pode[m] realmente conhecer”! Nesse sentido, é de se esperar que os meios acadêmicos e escolares agucem os sentidos e a curiosidade epistemológica em ampla escola e em espaços inimagináveis na sociedade, e que as produções acadêmicas se expandam além dos muros institucionais e físicos. Há que se zelar por uma Educação democrática, autônoma e de qualidade aos diferentes aprendizes. Uma educação que preze por aquilo que esses Sujeitos trazem, seja em estado bruto, frutos de suas vivências; seja da herança cultural de seu contexto social e/ou de comunidade (comum-idade). Uma educação que não somente respeite os saberes dos educandos, daqueles pertencentes às camadas menos favorecidas, mas, sobretudo, que os olhem e os vejam, pois é preciso incluir estes atores nas discussões e atentar para a origem e razão de ser de alguns desses saberes que trazem, relacionando-os com o currículo e o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos abordados, estabelecendo, assim, uma “intimidade” no chão da sala de aula.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4067-4
ISBN DIGITAL:978-65-5578-081-9
DOI: 10.24824/978854444067.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO:<br> práticas, diversidade e inclusão

Autores

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Mestra e doutora pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Avaliação pela Cátedra UNESCO e Universidade de Brasília (UNB) e graduada em Engenharia Civil pela UFC. Professora adjunta II, do Departamento de Fundamentos da Educação da UFC.

ALBERTO FILHO MACIEL MAIA
Pedagogo da Universidade Federal do Ceará. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

AMANDA RAVENNA VIEIRA DE OLIVEIRA
Mestre em Educação (UERN), Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem (FIP) e Graduada em Pedagogia (UERN). Atualmente, professora da rede básica estadual de ensino (SEEC/RN).

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR (ORG.)
Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Memória, (Auto)Biografia e Inclusão (GEPEMABI), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

ANA MEYRE DE MORAIS
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/ IFRN). Graduada em Pedagogia pela UERN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq). Professora do Ensino Básico da Secretaria Municipal da Educação de Barauna-RN.

ANA PAULA PEREIRA BRITO
Licenciada pelo Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, habilitação em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

ANNA PAULA FAGUNDES BEZERRA
Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Docente em Psicologia no Centro Universitário Católica de Quixadá. Desenvolve pesquisa na área de gênero e violência, encarceramento e subjetividade.

ARTUR MACIEL DE OLIVEIRA NETO
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção. Tradutor Intérprete de Libras certificado pelo PROLIBRAS. Autor de Livros e pesquisador de temas voltados a área da surdez.

CÂNDIDA MARIA FARIAS CÂMARA
Docente do Curso de Psicologia da Unicatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá- CE. Mestre em psicologia – UFC.

CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS
Graduação em Serviço Social e Teologia. Mestrado em Teologia e em Educação. Doutorando em Educação pela UNICAMP. Diretor Geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN).

DÉBORA TERESA DOS SANTOS MENESES
Graduada em Turismo pela Universidade Potiguar e atualmente cursa Psicologia pela mesma instituição, Endereço: Rua Felipe Camarão 1694, aeroporto, Mossoró/RN).

DANIEL GONZÁLEZ GONZÁLEZ
Possui doutorado em Doctorado en Educación pela Universidad de Granada (2018). Atualmente é Professor Titular de Universidad de Granada. Tem experiência na área de Educação.

ELIANE COTA FLORIO
Mestra em educação pelo programa de pós-graduação em educação da universidade do Estado do Rio Grande do Norte – POSEDUC/UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão –GEPEMABI/UERN.

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

ÉRICA PATRÍCIA DA SILVA GALVÃO MEDEIROS
Mestre em Educação (UERN), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FVJ), Graduada em Pedagogia (UERN). Atualmente, professora de Educação Especial (SEEC/RN) e Psicopedgoga Escolar (ENSV-Proneves).

FLÁVIO MUNIZ CHAVES (ORG.)
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC, cursei o DOUTORAMENTO INTERCALAR/SANDUÍCHE na UNIVERSIDADE DE LISBOA – Portugal. Mestre em Educação/UFC, Especialista em EJA/MEC-SEJUS-UFC e Pedagogo/UFC.

FRANCINILDA HONORATO DOS SANTOS
Secretária do Curso de Especialização em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (Mossoró/RN). Ocupa o cargo de Técnico de Nível Superior. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PO-SEDUC/UERN.

FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Doutora em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora da Faculdade de Educação e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UERN/POSEDUC).

FRANCISCO ARI DE ANDRADE (ORG.)
Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC, da Faculdade de Educação – FACED e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutor pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.

FRANCISCO MAYCCON PASSOS COSTA
Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), professor do curso de Psicologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

GERALDO MENDES FLORIO
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – POSEDUC/UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias, (Auto)Biografias e Inclusão – GEPE-MABI/UERN.

GILMAR PEREIRA COSTA
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor efetivo de Arte da rede estadual de ensino do Ceará.

GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (UERN). Doutora em Educação (UFRN), com estágio Pós-Doutoral pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

JAMIRA LOPES DE AMORIM
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEB/UFRN. Professora do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

JOANA D’ARC OLIVEIRA DA SILVA
Pedagoga graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como professora voluntária da rede estadual no programa Mais Alfabetização.

JOSÉ EVANGELISTA DE LIMA
Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (Mossoró/RN). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN.

JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em EDU-CAÇÃO pela UFC (2016). Especialista em Gestão Pública pelo CAEd/UFFJ (2014) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (1998). Bolsista FUN-CAP.

JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2018). Atualmente é Pedagoga (cargo técnico-administrativo) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

LAYLLA CRISTIANE DE MOURA CARVALHO
Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Formação em Logoterapia e Análise Existencial aplicada a infância pela Universidade da Colômbia. Pós-Graduanda em Neuroeducação pela Faculdade Estácio de Sá. Psicóloga Educacional no Colégio Diocesano Santa Luzia.

LUCIVANDA BRAGA LIMA
Especialista em Psicopedagogia e em Libras. Atualmente é Diretora do CAS Mossoró. Tem experiência na área de Educação de surdos. Atuou como organizadora e conferencista da I Jornada pedagógica Brasil/Chile e Brasil/Colombia.

LUCIELTON TAVARES DE ALMEIDA
Mestre em Educação (UERN), Especialista em Literatura e Ensino (IFRN) e Graduado em Pedagogia (UERN). Atualmente, professor da rede básica estadual de ensino (SEEC/RN).

LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE
Doutor em Sociologia da Educação pela University of Iowa (1990). É professor Associado II da UFC e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e no curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte, ambos da UFC.

MARIA GLEICE RODRIGUES
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Pedagoga e Psicopedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atuação docente no Curso de Pedagogia do PARFOR UFC – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica; Mediadora do Programa Formação Contínua de Educadores do SESC Sobral.

MARIA NAYANA JERÔNIMO PINHEIRO
Graduada em Psicologia na Unicatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá-CE.

MARCOS ANTÔNIO MARTINS LIMA
Docente do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em GESTÃO pela Universidade Federal do RN (2016). Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em AD-MINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊN-CIAS ECONÔMICAS pela UFC.

MÁRCIA DE JESUS XAVIER
Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), autora de livros didáticos na área, atuante em cursos a distância pela UAB.

NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Endereço – Rua Francisco Bessa, 1360 apto 301 bloco C.

NICOLINO TROMPIERI FILHO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007). É professor Associado II da UFC e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira dessa instituição, como professor e orientador de mestrandos e doutorandos.

PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO
Graduação em Psicologia e História. Mestrado em Economia. Doutorado em Educação. Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba. Atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social.

PAULO AUGUSTO TAMANINI
Pós-Doutor em História, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) associação ampla UERN, UFERSA, IFRN. Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino.

RISALVA FERREIRA NUNES DE MEDEIROS
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Graduada em Pedagogia pela UERN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq). Coordenadora Pedagógica pela Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte.

ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS
Graduada em Pedagogia pela UERN. Especialista em Educação pela UERN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (POSEDUC) da UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEMABI da UERN.

RITA DE FÁTIMA MUNIZ (ORG.)
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Licenciada com Habilitação em Português e Inglês – pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Pedagoga (UNINTER). Possui especialização em Psicopedagogia (UVA) e em Gestão Escolar – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- FALC. Bolsista FUNCAP.

SHEILA MARIA MUNIZ
Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) e Especialista em Educação Especial (INTA).

SISLÂNDIA MARIA FERREIRA BRITO
Doutora em Artes Visuais e Educação, pela Universidade de Sevilla – Espanha. Professora efetiva da Universidade Regional do Cariri (URCA).

STÂNIA NÁGILA VASCONCELOS CARNEIRO
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho – Portugal, em 2016; Pós-Doutorado em Docência e Investigação Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário – Argentina (2019). Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Del Norte (2009). Docente do Centro Universitário Católica de Quixadá.

STENIO DE BRITO FERNANDES
Professor Perm., nível IV, da Secretaria de Educação e da cultura do Estado do Rio Grande do Norte – SEEC/RN (Mossoró-RN). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.