Autores: Márcio Antônio Cardoso Lima
Após trinta e cinco anos de labuta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, expus relato de trabalho, no caso, docente – tendo, como suporte, a memória –, em vista a quem se propõe à responsabilização com o processo ensino-aprendizagem, ante indicação de que, vivendo, experimentando e saboreando, diariamente, a docência como lugar de aprendizagem/trabalho, é que se aprende a ser docente.
Daí, portanto, a importância de saber que a nossa formação é permanente, num ir e vir constante, em síntese provisória, pois, não há descanso para o processo de construção do conhecimento, não há reta de chegada, não há certezas definitivas, com sua limitação no tempo e no espaço, mas sua ilimitabilidade de construção e reconstrução.
Por fim, a expectativa de que a experiência problematizadora com o ensino – arrazoada, aqui, através da rememoração –, desde a segunda metade dos anos oitenta do século passado, concretizada em contexto desfavorável, seja contribuição para o prosseguimento da prática e para o desenvolvimento do próprio conhecimento, ciente de que muito ainda precisa ser feito em vista a um ensino de qualidade e, que atenda a maioria da população brasileira.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-001-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-004-8
DOI: 10.24824/978655578001.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 104
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1