Capa do livro: MEMORIAL E TRABALHO DOCENTE:<br> Começo do fim ou fim do começo?

MEMORIAL E TRABALHO DOCENTE:
Começo do fim ou fim do começo?

Autores: Márcio Antônio Cardoso Lima

livro impresso
de R$ 28,50 por
livro digital
de R$ 28,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Após trinta e cinco anos de labuta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, expus relato de trabalho, no caso, docente – tendo, como suporte, a memória –, em vista a quem se propõe à responsabilização com o processo ensino-aprendizagem, ante indicação de que, vivendo, experimentando e saboreando, diariamente, a docência como lugar de aprendizagem/trabalho, é que se aprende a ser docente.
Daí, portanto, a importância de saber que a nossa formação é permanente, num ir e vir constante, em síntese provisória, pois, não há descanso para o processo de construção do conhecimento, não há reta de chegada, não há certezas definitivas, com sua limitação no tempo e no espaço, mas sua ilimitabilidade de construção e reconstrução.
Por fim, a expectativa de que a experiência problematizadora com o ensino – arrazoada, aqui, através da rememoração –, desde a segunda metade dos anos oitenta do século passado, concretizada em contexto desfavorável, seja contribuição para o prosseguimento da prática e para o desenvolvimento do próprio conhecimento, ciente de que muito ainda precisa ser feito em vista a um ensino de qualidade e, que atenda a maioria da população brasileira.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-001-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-004-8
DOI: 10.24824/978655578001.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 104
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MEMORIAL E TRABALHO DOCENTE:<br> Começo do fim ou fim do começo?

Autores

MÁRCIO ANTÔNIO CARDOSO LIMA
Graduação em Filosofia (1982) e Estudos Sociais/História (1984), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pedagogia/Supervisão Escolar (1987) pela Universidade Vale do Rio Doce. Mestre (2001) e doutor (2005) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha no curso de Pedagogia – Campus Universitário de Miracema/UFT – como Professor Associado III. Autor dos seguintes livros: “A pesquisa-ação e o ensino de filosofia” (2013), “O ensino de filosofia e a pesquisa-ação” (2016) e “Considerações sobre o ensino de filosofia em teses e dissertações (1988 -2001)” (2018) e “O ensino de filosofia num contexto de reestruturação capitalista: ainda é possível um processo ensino-aprendizagem crítico-participativo?” (2019) pela Editora CRV.