Capa do livro: CURRÍCULO ESCOLAR:<br> implicações políticas e ideológicas na seleção dos conteúdos

CURRÍCULO ESCOLAR:
implicações políticas e ideológicas na seleção dos conteúdos

Autores: João Cardoso Palma Filho

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Sinopse

Com o fim do Ato Institucional nº 5 (AI 5), o país inicia um demorado processo de redemocratização, que desemboca na eleição para Presidente da República em 1989. Antes veio a Anistia Política e a eleição dos governadores em 1982.
No Estado de São Paulo foi eleito André Franco Montoro pelo MDB com apoio de outros grupos políticos. Montoro nomeia para Secretário da Educação Paulo de Tarso Santos que fora ministro da educação no Governo do Presidente João Goulart, derrubado pelo golpe de estado de 1º de abril de 1964, instalando no país, inicialmente um regime autoritário que a partir de dezembro de 1968 se transforma numa autêntica ditadura civil-militar.
Na gestão do Secretário Paulo de Tarso inicia-se o processo de reorganização do então ensino de primeiro grau, instituído pela reforma de ensino de 1971, por meio da Lei 5.692.
Inicialmente, o governo estadual reúne em um único ciclo de estudo (CB) as duas primeiras séries, com a finalidade de impedir a retenção do aluno no final do primeiro ano de estudos.
Como consequência dessa medida e com a intenção de transformar o sistema seriado em três ciclos de estudos, a Secretaria da Educação inicia a reforma dos conteúdos curriculares, o que faz por meio de ampla discussão com os profissionais em exercício na rede estadual, durante o período de 1983 a 1987, quando são publicadas as propostas curriculares para o ensino de primeiro grau, atualmente ensino fundamental de nove anos.
É esse processo que o leitor encontra descrito e discutido no presente livro.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-86087-50-5
ISBN DIGITAL:978-65-86087-45-1
DOI: 10.24824/978658608750.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CURRÍCULO ESCOLAR:<br> implicações políticas e ideológicas na seleção dos conteúdos

Autores

JOÃO CARDOSO PALMA FILHO
Licenciado em História Natural, Pedagogia e Direito. Mestre e Doutor em Educação (Supervisão e Currículo) pela PUC/SP. Pós Doutor em Política Educacional pela Faculdade de Educação da USP. Membro do Conselho Estadual de Educação nos períodos de 1985-1994 e 2003-1016. Secretário Adjunto de Educação do Estado de São Paulo (2011-2013) Coordenador do Fórum Estadual de Educação (2013-2015). Membro Titular da Cadeira nº 32 da Academia Paulista de Educação