Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-86087-35-2
ISBN DIGITAL:978-65-86087-29-1
DOI: 10.24824/978658608735.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 450
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MIRIA BENINCASA
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Mestre em Psicologia da Saúde e Especialista em Psicologia Clínica. Pesquisadora e orientadora dos Programas de Pós-Graduação (M/D) em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo e de Psicologia / Psicossomática (M) da Universidade Ibirapuera. Editora da Revista Mudanças – Psicologia da Saúde e líder do Grupo de Pesquisa Humanização da assistência à gestação, parto, nascimento e pós-parto. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, institucional e hospitalar. As principais áreas de pesquisa são: 1. Gestação: Avaliação e assistência Psicológica à gestante/ casal e desenvolvimento de Programas de Pré-Natal Psicológico, Pré-Natal Coletivo e Pré-Natal Integral; 2. Parto e Pós-parto: modelos de intervenção, avaliação, apoio e acolhimento a mulheres e famílias em situação de pós-parto; 3. Psicologia do Desenvolvimento de Bebês e crianças (primeiríssima infância).
ADRIANA NAVARRO ROMAGNOLO
Psicóloga Hospitalar – Ginecologia e Obstetrícia no Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul. Doutoranda em Psicologia da Saúde, Mestre em Psicologia da Saúde. Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde com Ênfase em Atenção Básica e Saúde da Família. Tutora Nacional do Método Canguru na Atenção Hospitalar pelo Ministério da Saúde do Brasil. Docente do curso de especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde da Universidade de Taubaté. Docente convidada no Instituto Grupo Eficiente/Faculdade de Medicina ABC no curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Neurofuncional na disciplina “Cuidado Humanizado ao recém-nascido pré-termo e de baixo peso – Método Canguru” Psicóloga Clínica com atendimento em psicologia obstétrica e saúde materno infantil. Experiência em psicologia obstétrica e perinatal; saúde pública; atendimento psicológico hospitalar e ambulatorial; educação permanente em humanização; atendimento clínico; intervenção lúdica; saúde reprodutiva e psicoterapia breve.
MARIA GERALDA VIANA HELENO
Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo – Metodista. Psicóloga pelo Instituto de Psicologia Senador Flaquer. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Psicossomática da Universidade Ibirapuera. Pesquisadora na área de Desenvolvimento e Psicossomática – Gestação, Parto e Puerpério. Em andamento: Estágio de Pós-doutorado no Ambulatório de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Editora da Revista Mudanças – Metodista e ABPSA.
ALESSANDRA DA ROCHA ARRAIS
Graduação (1992), Mestrado (1996), Doutorado (2005) e pós-doutorado (2017) em Psicologia Clínica e da saúde pela UnB. Psicóloga Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do DF. Docente permanente e orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) da FEPECS. Sócia-diretora da Escola de Profissionais da Parentalidade- EPP. Psicóloga clínica e perinatal em consultório particular em Brasília.
ANA FONSECA
Psicóloga Clínica. É Doutorada em Psicologia Clínica e da Família, em 2013, no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia Clínica das Universidades de Coimbra e Lisboa. É, desde 2014, investigadora de Pós-Doutoramento do CINEICC, com o projeto “Preventing persistent postpartum depression through eHealth interventions”, com orientação científica da Prof. Cristina Canavarro (FPCE-UC) e do Prof. Ricardo Gorayeb (Universidade de São Paulo, Brasil). Colabora, desde 2008, como Psicóloga Clínica na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).
ANGÉLICA PAULA NEUMANN
Psicóloga pela URI – Campus de Erechim (2012). Mestre (2014) e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Formação Plena em Terapia Relacional Sistêmica pelo Instituto Familiare (2019). Professora no Curso de Psicologia da URI – Campus de Erechim. Psicóloga clínica.
ATALIA CRISTINE ÁVILA DE BIAGI
Psicóloga pela URI – Campus de Erechim. Atuação na área da Psicologia Clínica.
BIANCA AMORIM
Graduada em Psicologia (2007) pelo Centro Universitário de Brasília, pós-graduanda em Psicanálise, Perinatalidade e Parentalidade pelo Instituto Gerar (2019). Psicoeducadora no projeto digital Renascendo após a maternidade, Psicóloga Clínica com foco perinatal e parental e Sócia-diretora da Escola de Profissionais da Parentalidade.
BRUNA GABRIELLA PEDROTTI
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Psicologia (UFRGS). Atualmente realiza Doutorado em Psicologia (UFRGS), desenvolvendo estudos sobre desenvolvimento infantil e relação pais-bebês no Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças – NUFABE/UFRGS.
CLARISSE PEREIRA MOSMANN
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pós-Doutorado na Universitat de Girona/Espanha e UFGRS. Especialista em Terapia de Casal e Família pela Clínica Stirpe/Madrid. Professora no Curso e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Casal e Família, NECAF. Telefone: (51) 35911122. E-mail: clarissepm@unisinos.br
CLÁUDIA MARA BOSETTO CENCI
Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica (PUC/RS); Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC/RS). Especialista em Psicologia das Relações Familiares (UPF/RS); Especialista em Intervenções Psicossociais (UPF/RS); Formação em Terapia de Família e Casal (ELO/RS). Coordenadora o Núcleo de Estudos e Intervenções em Indivíduos, Casais e Famílias (NEFAC). Coordenadora da Formação em terapia ecossistêmica da família, do indivíduo e do casal. Professora do Curso de Graduação e do Mestrado em Psicologia da Faculdade Meridional – IMED.
CRISTIANO DE JESUS ANDRADE
Doutorando e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Especialista em Psicoterapia Breve Operacionalizada pela Universidade Paulista – UNIP (2016). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista – UNIFAE (2012). Atualmente é psicoterapeuta em consultório particular e psicólogo do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG. Professor convidado do curso de MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas da Universidade José do Rosário Velano – UNIFENAS/Campus Alfenas-MG. Professor de graduação na Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas.
CRISTINA KEIKO INAFUKU DE MERLETTI
Psicóloga; Psicanalista. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento PSA/IPUSP. Sócia-membro e equipe clínica do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. Docente Titular da Pós-Graduação em Psicologia no Programa de Mestrado em Psicossomática e Desenvolvimento da Universidade Ibirapuera.
CRÍSTOFER BATISTA DA COSTA
Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica, UNISINOS; Professor no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI e na Universidade Regional Integrada, URI Erechim.
ELISA CARDOSO AZEVEDO
Psicóloga (PUCRS), Mestre em Psicologia (UFRGS), Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente (RIMS/HCPA) e Especialista em Psicologia Hospitalar (HMV e HCPA). Psicoterapeuta de orientação psicanalítica da infância e adolescência (CEAPIA). Atualmente realiza Doutorado em Psicologia (UFRGS).
ERIKA DE SÁ VIEIRA ABUCHAIM
Enfermeira e Psicóloga, Pós-Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo, Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo e em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana/ Faculdade de Medicina do ABC. Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP, Departamento de Enfermagem em Saúde da Mulher e pesquisadora na área de saúde da mulher, com ênfase nos seguintes temas: Saúde Mental Perinatal, Parentalidade, Aleitamento Materno e Sexualidade Humana.
FABIANA MONTEIRO
Concluiu, em 2015, o Mestrado Integrado em Psicologia na área da Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Foi Bolseira de Investigação Científica para a linha de investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde. Atualmente é doutoranda em Psicologia da Saúde, com bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com o projeto Promoting maternal mental health: Applicability and effectiveness of an ehealth intervention for Portuguese postpartum women, orientado pela Professora Maria Cristina Canavarro, pelo Doutor Marco Pereira e pela Doutora Ana Fonseca. Colabora, enquanto psicóloga clínica, na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
FABIO SCORSOLINI-COMIN
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro de Psicologia da Saúde e do ORÍ – Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ambos ligado à EERP-USP.
FLÁVIO CEZAR DE SOUZA
Graduado em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto e pós-graduado em EaD e as Tecnologias Educacionais pela Universidade Pitágoras – Unopar. Atualmente, é Bibliotecário no Instituto Educacional São João da Escócia de Poços de Caldas.
FRANCIELI DE SOUZA DE QUEIROZ ALMEIDA
Graduação em Psicologia pela Faculdade Meridional (IMED, 2016). Experiência na área, Psicologia Organizacional e Clínica.
GABRIELA GEHLEN
Psicóloga pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS), Especializanda em Intervenções em situação de luto (CEFI), Psicóloga voluntária do projeto Girassol (UFCSPA), psicóloga clínica no núcleo de luto do CORA/CEFI.
GIANA BITENCOURT FRIZZO
Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Terapia de Família e Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre. Pós-doutorado em Psicologia – UFRGS. Professora Associada no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebê e Crianças – NUFABE/UFRGS. www.ufrgs.br/nufabe
HILDA ROSA CAPELÃO AVOGLIA
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos. Professora de Avaliação Psicológica e Supervisora de Estágios Curriculares em Triagem e Psicodiagnóstico no curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisas envolvendo avaliação psicológica, saúde mental e desenvolvimento da infância e adolescência. Coordenadora de projetos de pesquisa e extensão visando o atendimento psicológico de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ênfase na área de Avaliação Psicológica e Desenvolvimento na Infância e Adolescência. Membro da Associação de Psicologia de São Paulo e da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Integrante do Conselho Editorial da Revista Psicólogo InFormação e do Boletim de Psicologia.
HORTÊNSIA PEREIRA DE SOUZA
Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Psico-Oncologia pela Residência Multiprofissional do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB.
INÊS FIGUEIREDO
Psicóloga no Hospital Garcia da Horta. É licenciada em Psicologia Clínica e tem Pós-Graduação e Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Maternidade pelo Instituto Superior da Psicologia Aplicada.
ISABEL LEAL
Psicóloga e psicoterapeuta, doutorada em psicologia pela Universidade Católica de Louvain e professora catedrática do ISPA- Instituto Universitário de Lisboa. Foi fundadora e Coordenadora do Departamento de Psicologia Clínica da Maternidade Dr. Alfredo da Costa em Lisboa.
ISABELA MACHADO DA SILVA
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Terapia de Famílias pelo Domus: Centro de Terapia de Casal e Família. Professora do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Laboratório de Família, Grupo e Comunidade (LABFAM/UnB). http://orcid.org/0000-0002-9654-9342
JOÃO MANUEL ROSADO DE MIRANDA JUSTO
Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Licenciado em Psicologia (1982) e Doutorado em Psicologia Clínica (1995) pelas mesma Universidade dedica-se à investigação acerca da importância dos aspetos psicológicos no ciclo reprodutivo (gravidez, trabalho de parto, nascimento, interação precoce, infertilidade etc.).
JOSIANE RAZERA
Psicóloga e especialista em Dinâmicas das Relações Conjugais e Familiares, pela Faculdade Meridional (IMED). Mestre e Doutora em Psicologia, ênfase em clínica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa Capes/Prosup. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Psicologia da Faculdade Meridional – IMED e membro do núcleo de desenvolvimento estruturante (NDE) do mesmo curso.
JULIETA QUAYLE
Psicóloga, docente, pesquisadora e consultora. Psicoterapeuta (certificada pela Federación Latinoamericana de Psicoterapia – FLAP, filiada ao World Congress of Psychotherapy – WCP). Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Regional de Psicologia (6ª região-São Paulo) e em Administração Hospitalar pela Associação de Ensino de Instituições e Organizações Hospitalares (AEIOH-SP). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Pós-doutorado em Ciências (Saúde Coletiva/ Epidemiologia em Saúde Mental) pelo Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Saúde Mental Populacional (NAPSaMP), do Latin American Treatment Innovation Network In Mental Health (LATIN-MH; coordenadora entre 2015 e 2018). Membro do Grupo de Consenso em Psicologia em Reprodução Assistida.
LUCIANA ROCHA
Graduada em Psicologia (2005) pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Psicologia Aplicada à saúde (2008) e pós-graduanda em Psicanálise, Perinatalidade e Parentalidade pelo Instituto Gerar (2019). Psicóloga Clínica com foco perinatal e parental, idealizadora da fanpage Tons da Maternidade e Sócia-diretora da Escola de Profissionais da Parentalidade.
LUCIANA SUÁREZ GRZYBOWSKI
Psicóloga, Doutora em Psicologia (PUCRS), Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Professora Adjunta IV do Departamento de Psicologia, atuando no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde da UFCSPA, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde da Família (UFCSPA).
MANOELA YUSTAS MALLMANN
Psicóloga (PUCRS), Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência (CIPT) e Mestre em Psicologia (UFRGS). Atualmente realiza Doutorado em Psicologia (UFRGS), desenvolvendo estudos sobre relação pais-bebê no Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças – NUFABE-UFRGS.
MARIA ADÉLIA MINGUELLI PIETA
Psicóloga, Mestre (2009) e Doutora (2014) em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES no mesmo programa de pós-graduação.
MARIA CRISTINA CANAVARRO
Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos, Área de Gestão Integrada em Saúde Materno-Fetal, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC EPE). É investigadora e coordenadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) e coordenadora do Grupo de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde (RD&S) do CINEICC. Coordena também o Centro Português para Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL) e é membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica Nacional (CEIC). É membro da ordem dos Psicólogos, Especialista em Psicologia Clínica, com as Especializações Avançadas em Psicoterapia e em Intervenção Precoce. Foi equiparada pelo Ministério da Saúde ao Estágio na Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo de Psicologia Clínica e certificada como Psicoterapeuta e Supervisora Cognitivo-Comportamental.
MARTHA FRANCO DINIZ HUEB
Psicóloga Clínica, pesquisadora e docente associada do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGP-UFTM). Mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Núcleo de Psicanálise. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Saúde Mental. Membro fundadora do Grupo Interinstitucional Pró Adoção (GIPA) e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise (LEPPSE-CNPq).
OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM RODRIGUES
Livre docente em Psicologia do Desenvolvimento – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Bauru; Doutorado em Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia, USP, campus de São Paulo; Mestre em Educação Especial pela UFSCar, campus de São Carlos; Psicóloga – Fundação Educacional de Bauru. Professora Associada da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Bauru, docente do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento, Análise do Comportamento e Educação Especial.
PATRÍCIA COPPOLA
Psicóloga Clínica, mestranda em Psicologia e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise (LEPPSE – CNPq) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Graduada em Educação Física e pós-graduada em Psicanálise pela Universidade de Uberaba, é membro do Grupo Interinstitucional Pró-Adoção (GIPA), do Grupo de Estudos de Winnicott – EWPU, e do Grupo de Estudos em Psicanálise – GREP. É também suplente por Minas Gerais no Grupo Brasileiro de Winnicott.
REGIANE RIBEIRO DE AQUINO SERRALHEIRO
Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2019), Mestre em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco – Itatiba (2007) e Psicóloga pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Docente da Universidade Cruzeiro do Sul, na graduação em Psicologia e supervisora de estágio em Psicoterapia Clínica, com experiência na Pós-Graduação Lato Sensu no Curso Capacitação para Psicólogo Responsável pela Avaliação Psicológica e como Psicólogo Perito e Examinador de Trânsito. Docente no curso de Especialização em Psicologia do Trânsito. Possui experiência como tutora em disciplinas de Ensino à Distância. Atua em Psicologia Clínica, com ênfase na Avaliação Psicológica, sendo especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia.
SUZANA OLIVEIRA CAMPOS
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Centro de Psicologia da Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
TAÍS CHIODELLI
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru). Atualmente é doutoranda, bolsista Fapesp, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP-Bauru. Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento, Análise do Comportamento
VANESSA RUSSI FIORINI
Psicóloga pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA), Psicóloga em um Centro de Referência de Assistência Social na Prefeitura Municipal de Guaíba/RS.
VERONICA APARECIDA PEREIRA
Pós-Doutorado – Universidade do Porto – Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia (2015); Doutorado em Educação Especial pela UFSCar (2006-2009); Mestre em Ensino de Ciências, Unesp (2004-2006); Psicóloga – Unesp-Bauru (1999-2002). Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados, docente do curso de graduação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – UFGD. Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Judiciária. Atua no Acompanhamento do Grupo de Apoio a Adoção de Dourados e na Formação multiprofissional de pretendentes à Adoção.