Capa do livro: A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores: Daisi Teresinha Chapani - Ana Cristina Santos Duarte - Bruno Ferreira dos Santos (Orgs.)

livro impresso
de R$ 65,07 por
livro digital
de R$ 65,07 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro reúne um conjunto de textos, com discussão teórica e resultados de pesquisas empíricas, referentes à Formação de Professores de Ciências e Matemática, em suas diversas dimensões, com ênfase em pesquisas e práticas construídas na interface universidade-escola. Os capítulos foram escritos por docentes pesquisadores de diversas universidades brasileiras e da Argentina, tendo como objetivo divulgar resultados de pesquisas envolvendo a formação de professores e sua relação com a educação básica. Com a apresentação desta obra, pretendemos, também, ampliar as possibilidades de referenciais teóricos no campo da formação docente e suscitar novas pesquisas. Assim, o livro abrange tópicos que discutem aspectos sociológicos e epistemológicos da formação de professores, a pesquisa do professor de educação básica como possibilidade formativa, as histórias de vida e a formação de professores, diferentes espaços formativos, pesquisas de intervenção, pesquisas cooperativas ou colaborativas etc.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-161-8
ISBN DIGITAL:978-65-5578-174-8
DOI: 10.24824/978655578161.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 304
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DAISI TERESINHA CHAPANI (ORG.)
Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia e especialização mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista. É docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, educação ambiental, políticas públicas, metodologia da pesquisa, processos de ensino e aprendizagem. Mantém o blog: https://tcceoutros.blogspot.com/.

ANA CRISTINA SANTOS DUARTE (ORG.)
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2004). Docente da UESB, nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores (PPG-ECFP) e no Programa de Mestrado e Doutorado em Enfermagem e Saúde (PPGES). Grupo de Pesquisa Formação e Cuidado em Enfermagem e Saúde.

BRUNO FERREIRA DOS SANTOS (ORG.)
Bacharel e Mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia, e Doutor em Ciências Sociais e Humanas pela Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. Realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando nos cursos de graduação em Química - bacharelado e licenciatura - na área de química analítica e de educação química e nos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional em Química e em Química Analítica. Suas linhas de estudo e de pesquisa incluem os temas da linguagem, discurso e o ensino de química e de ciências, história do currículo e do ensino de química e métodos da pesquisa em educação científica.

ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIMA- da UFS. Desenvolve pesquisas na área de ensino de ciências com principal interesse nos seguintes temas: discurso, linguagem e argumentação em salas de aula de ciências, ensino e aprendizagem de ciências e formação de professores de ciências.

ANA LUIZA DE QUADROS
Licenciada em Química e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (1999) e doutora em Educação pela UFMG. Pós-doutoramento pela USP. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no setor de Ensino de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química e desenvolve pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química e formação de professores de Química e Ciências, tanto para a Educação Básica quanto para o Ensino Superior. Atua, ainda, no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG como professora e orientadora. Bolsista de produtividade do Programa Pesquisador Mineiro /Fapemig.

CARLOS FREDERICO B. LOUREIRO
Doutor em Serviço Social; professor Titular da Faculdade de Educação/UFRJ; professor do programa de pós-graduação em educação/UFRJ; líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ); pesquisador bolsista de produtividade 1C do CNPq; parecerista ad hoc do CNPq, Capes, Faperj e inúmeras revistas nacionais e internacionais em educação; autor de mais de duzentos artigos, livros e capítulos de livro em educação ambiental.

CLAUDINEI DE CAMARGO SANT’ANA
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges, França. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

DANIELA DE JESUS SANTOS
Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. É Mestre em Educação Científica e Formação de Professores – PPGECFP/UESB. Atualmente professora do ensino médio. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Floristica e Fitossociologia – GPFLOR na linha ensino de botânica com pesquisas em processos de ensino aprendizagem de Botânica em espaços não formais.

DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Doutora em Tecnologia Nuclear - Aplicações (USP), Mestre em Física (UFS) e Licenciada em Física pela UNICAP. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIMA- da UFS. Desenvolve pesquisas na área de física e ensino de ciências e matemática.

FABIANA CORREIA MOURA
Coordenadora Pedagógica no Colégio da Polícia Militar Professor Magalhães Neto, Professora da Educação Básica, Escola Municipal Otávio José Curvelo (Poções-BA); Mestre em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

GUADALUPE EDILMA LICONA DE MACEDO
Professora Plena do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Campus Jequié. Extensionista e pesquisadora dos Grupo de Estudo e Pesquisa em Florística e Fitossociologia – GPFLOR e de Formação de Educadores – GEP/FEC.

HELIELE SILVA SAMPAIO
Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) - http://geem.mat.br. Já participou da Iniciação Cientifica Voluntária pela UESB e como bolsista pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.

IRANI PAROLIN SANT´ANA
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo, com Estágio na Université de Lyon II – França. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora e coordenadora da Área de Educação Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) - http://geem.mat.br, do Programa de Extensão Ações Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia (SBEM/BA).

JERUZA ROCHA LIMA ARCANJO
Licenciada em Filosofia pela UESC (1996) e em Pedagogia pela Facibra (2015). Especialista em Gestão Educacional (UFBA/UESC) e em Coordenação Pedagógica (UFBA) e Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/UESC). Atualmente é docente no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú - BA. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa (GEATEC/UESC).

LEILA COSTA DOS SANTOS
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialização Avançada em Neuropsicologia (2014), Especialização em Educação Especial (2011), Especialização em Psicopedagogia (2011), Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (2019) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente do Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI). Formadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

LAISE VIEIRA GONÇALVES
Doutoranda em Educação para Ciência pela UNESP. Mestre em Educação pela
UFSJ e Especialista em Didática e Trabalho Docente pelo Instituto Federal Sudeste de MG. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa (UNESP) e do Grupo de Estudos em Educação Científica e Ambiental (UFLA). Tem experiência na área de ensino de ciências e biologia, formação de professores e educação ambiental crítica.

LIZETE MARIA ORQUIZA DE CARVALHO
Professora livre docente aposentada no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da UNESP e docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP. Doutora em Educação e Mestre em Ensino de Ciências pela USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa.

LUCIANA PASSOS SÁ
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos (USP) e Doutorado em Ciências pela UFSCar (2010), com pesquisas voltadas à área de Ensino de Química. Atualmente é docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC. Membro do Núcleo de Educação em Química (NEQ).

MAC CLEIDE DE JESUS BRAGA AMARAL
Mestra em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié-BA. Professora efetiva da rede municipal de Jequié. Possui experiência na educação básica, tanto na coordenação e gestão escolar, quanto na docência.

MARCOS LOPES DE SOUZA
Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da UESB, campus de Jequié-BA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da UESB.

ODETTI HÉCTOR SANTIAGO
Bioquímico y Doctor em Ciencias Biológicas. Profesor Titular Departamento de Química. Director del Programa de Posgraduación en Educación en Ciencias Experimentales – Facultad de Bioquímica y Ciencias Biológicas. Universidad Nacional del Litoral. Argentina.

RAFAELA CRISTINA DA SILVA SANTOS
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Química e Especialista em Didática da Química pela Faculdade Pio Décimo. É Professora da Educação Básica, nos Níveis Fundamental e Médio, nos estados de Alagoas e Sergipe. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: Ensino de Química, Formação de Professores e ensino de C-T-S (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

ROBERTA GUIMARÃES CORRÊA
Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestre em Química (2009) e Doutora em Ciências (2015) pela Universidade Federal de São Carlos. É professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua no curso de Licenciatura em Química. Coordena o núcleo da Química do PIBID/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química/Ciências. Seus interesses de pesquisa incluem, principalmente, os seguintes temas: Ensino e aprendizagem; formação inicial de professores de Química; abordagens de ensino como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj); estratégias de ensino como resolução de problemas e estudos de caso (científicos e sociocientíficos).

SILVANA DO NASCIMENTO SILVA
Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, com doutorado-sanduíche pelo Programa ERASMUS (Bolsa da União Européia) na Universidade do Minho em Portugal. Professora Adjunta da área de Educação do Departamento de Ciências Biológicas da UESB. Atuação em ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental e Formação de Professor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores - GPEAFP. Pós-doc realizado Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ- Programa de Pós-Graduação em Educação.