Capa do livro: TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: <br> Distintas abordagens e possibilidades de diálogos

TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE:
Distintas abordagens e possibilidades de diálogos

Autores: Claudio Pinto Nunes - Obertal da Silva Almeida ( Orgs. )

livro impresso
de R$ 56,90 por
livro digital
de R$ 56,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O ponto de partida para publicação desse livro, organizado por Claudio Pinto Nunes e Obertal da Silva Almeida, se deu quando com o oferecimento da disciplina “Trabalho e desenvolvimento profissional docente” no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Vitória da Conquista - BA, foram geradas várias discussões estimuladas não só a partir de diversos textos que abordam a temática, como também a partir da formação e atuação profissional bem diversificadas dos sujeitos envolvidos no processo.
Em suma, esta coletânea apresenta de maneira bem fundamentada a temática “Trabalho e desenvolvimento profissional docente” a partir do estabelecimento da interface com abordagens diversas, de maneira a mostrar as possibilidades de diálogos.
A intenção não é apenas denotar a relevância da temática, mas também a necessidade de discussões e aprimoramento constantes no contexto da educação básica e superior, contribuindo assim para uma formação docente inicial e continuada cada vez mais efetiva.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-090-1
ISBN DIGITAL:978-65-5578-085-7
DOI: 10.24824/978655578090.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: <br> Distintas abordagens e possibilidades de diálogos

Autores

ADENILSON DE SOUZA CUNHA JÚNIOR
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Adjunto lotado no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da UESB/Campus de Itapetinga - BA e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB/Campus de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Intelectuais, Mídias e Educação Contemporânea (SEMINALIS/ CNPq/UFS).

ANA LUCIA PAIVA LUZ PRATES
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharela em Direito pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora de Geografia do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) do município de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

ANDRÉ LUIZ PRATES COELHO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Ribeirão Preto - SP, Bacharel em Administração, com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Professor de língua estrangeira - inglês no programa de internacionalização da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e no Colégio Sêneca do município de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

ANDREIA CRISTINA FREITAS BARRETO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Campus XVIII. Licenciada em Artes pela Faculdade Entre Rios do Piauí e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

ANTONIO LANDULFO LUZ NETO
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharel em Administração pela UESB. Diretor Pedagógico do Colégio Sêneca do município de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/CNPq).

ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Pós-doutora em Educação e Movimentos Sociais do Campo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta da UESB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB/Campus de Vitória da Conquista - BA e do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC/CNPq).

BERTA LENI COSTA CARDOSO
Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada e Bacharela em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora adjunta lotada no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus XII. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

CLÁUDIA CRISTIANE ANDRADE BARROS
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática pela UESB. Professora da Rede Estadual de Ensino no munícipio de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

CLAUDIO PINTO NUNES
Pós-doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor titular lotado no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Vitória da Conquista - BA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

CREMEILDA MOREIRA SANTOS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Barra do Choça - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB/CNPq).

DÉBORA DE ANDRADE FONSECA FELIX
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Geografia pela UESB. Professora das redes estadual e municipal em Vitória da Conquista - BA.

DEISE MAÍRA SILVEIRA MOREIRA
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (AGENTE/CNPq).

GLÁUCIA LILIAN PORTELA NUNES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pela UESB. Professora da Rede Pública e Coordenadora Pedagógica na Rede Privada em Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LAPEH/CNPq).

JANETE PEREIRA DA SILVA
Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Montenegro. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora efetiva da educação básica na rede municipal de ensino de Planalto - BA.

JAQUELINE GOMES CAVALCANTE ALMEIDA
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pela UESB. Professora da Educação Básica da rede municipal de Macarani-BA. Coordenadora pedagógica da rede municipal de Itapetinga - BA.

KAREN CRISTINE RODRIGUES MONTEIRO
Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Geografia pela UESB. Professora da rede estadual de ensino no município de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Pesquisa Análise Ambiental, Planejamento e Gestão Territorial (APLAGET/CNPq).

LUCÉLIA PINTO ROCHA PAIVA
Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras (FAC) e em Psicologia da Educação, pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC). Licenciada em História pela Universidade Tiradentes (UNIT). Professora do Ensino Fundamental na Escola Maria Eunice Martins Moreira e de História no Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Gonçalves (CEAG), ambos localizados no município de Ribeirão do Largo - BA.

MÁRCIA DE OLIVEIRA MENEZES
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Ciências pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Assistente lotada no Departamento de Ciências Naturais (DCN) da UESB/Campus de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em conhecimento científico (GEPECC/CNPq) e Formação de Professores (FORMAPP/CNPq).

MARIA DAS GRAÇAS SANTOS RIBEIRO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica da rede municipal e Coordenadora pedagógica da rede estadual, ambos cargos exercidos no município de Bom Jesus da Lapa - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB/CNPq).

MARILEIDE MOUTINHO PAMPONET LIMA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Licenciada em Pedagogia pela UESB.

NÁDIA BATISTA DE CARVALHO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora de Economia do Instituto Federal da Bahia (IFBA)/Campus de Eunápolis. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP).

OBERTAL DA SILVA ALMEIDA
Doutorando em Educação e Ciências Experimentais pela Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Assistente lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN) da UESB/Campus de Itapetinga-BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Movimento CTS e Educação Científica (GP-CTS/CNPq).

PATRÍCIA SINARA GOMES SANTOS SENA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Bacharela em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Professora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Pitágoras do município de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

RAIGIL CORREIA ROSAS
Licenciada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Professora da Rede Estadual de Ensino no município de Encruzilhada - BA.

ROSILDA COSTA FERNANDES
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pela UESB. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino em Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC/CNPq).

SAULO SILVA TEIXEIRA
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharel em Administração e Ciências Contábeis pela UESB. Professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) do município de Vitória da Conquista - BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

VÂNIA PINTO ROCHA PAIVA
Especialista em Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Recursos Humanos, pela Faculdade Montenegro (IESCFAC). Licenciada em Pedagogia Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos. Professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal José Benigno Moreira (EMJBM) do município de Ribeirão do Largo - BA.

WILSON SOUSA OLIVEIRA
Doutorando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor de língua Inglesa na Escola Manuel Antunes da Luz do município de Ribeirão do Largo - BA e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual de Urandi - BA.