Capa do livro: MATEMÁTICA: <br>converse com quem ensina na educação básica

MATEMÁTICA:
converse com quem ensina na educação básica

Autores: Chang Kuo Rodrigues - Eline das Flores Victer - Gabriela dos Santos Barbosa - Sonia Regina Mendes dos Santos (Orgs.)

livro impresso
de R$ 51,20 por
livro digital
de R$ 51,20 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Convidamos você a conversar conosco e a refletir sobre o ensino de matemática na educação básica.  Esta coletânea traz pesquisas, realizadas por professores de matemática, e desta, práticas pedagógicas e ações visando a uma mudança de postura do professor. Os textos provocam aproximações entre a teoria e a prática, destacados a partir de relatos e experiências de professores que ensinam matemática na educação infantil e no ensino fundamental.  E ainda traz como resultados de pesquisa, produtos educacionais desenvolvidos de modo a possibilitar a melhoria do ensino de matemática na educação básica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-423-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-420-6
DOI: 10.24824/978655578423.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MATEMÁTICA: <br>converse com quem ensina na educação básica

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
CHANG KUO RODRIGUES
Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG.

ELINE DAS FLORES VICTER
Doutora em Modelagem Computacional pela UERJ (2008), Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ (2003) e Licenciada em Matemática pala UERJ (1999). Bolsista produtividade B1 UNIGRANRIO/FUNADESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UNIGRANRIO.

GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA
Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP e em Ensino de Matemática pela UFRJ. Possui Especialização, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática. Graduou-se em Licenciatura em Matemática. Atualmente é Gestora do Centro Educacional Luiz Carlos Barbosa e Professora Associada da UERJ, lecionando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e sendo professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação e do Mestrado Profissional em Matemática. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Processos Cognitivos, Etnomatemática e Formação de Professores.

SONIA REGINA MENDES DOS SANTOS
Pos-Doutora em Educação pela USP, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação pela UERJ. Possui graduação em Pedagogia pela UFRJ e Psicologia pela UFF. Foi Professora Associada da UERJ, atuando no Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura das Periferias Urbanas. Atualmente é Professora Assistente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

SOBRE OS AUTORES
ANDREIA CRESPO DINIS
Mestre em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas / UERJ-FEBF. Pós-Graduação em: Docência na Educação Infantil/ UFRJ; Supervisão Escolar/ UFRJ e Psicopedagogia/ FERP. Graduação em Pedagogia. Experiência na área da Educação, com ênfase na formação de profissionais que atuam na Educação Infantil. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, no departamento pedagógico como chefe da seção de Educação Infantil.

BARBARA CRISTINA MATHIAS DOS SANTOS
Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Augusto Motta (2002). Licenciatura plena em Matemática pela Cândido Mendes. Especialização em Psicopedagogia, Orientação Educacional e Pedagógica, pelo Instituto A Vez do Mestre. Mestrado em Ensino das Ciências pela UNIGRANRIO (2017). Doutoranda em Ensino das Ciências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ – 2020). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caixas.

BRENDA OLIVEIRA DE SOUZA
Pedagoga licenciada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo IEDUCARE.
Professora da Rede Pública de Ensino de Sobral/CE.

CARMEN ESPERANÇA CESAR TRIGO
Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ensino das Ciências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), especialização em Proeja pela mesma instituição de ensino e especialização em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pedagoga na reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

CÉSAR TEIXEIRA
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Graduado em Matemática pela Universidade do Grande ABC – UniABC. Atuou como professor efetivo do Ensino Básico da Rede pública do Estado de São Paulo, lecionando para o Ensino Médio. Membro e pesquisador dos grupos de pesquisas: Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos – REPARE em EdMat e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências – GPEMEC, ambos na UESC.

CRISTINA SOUZA DE MACEDO
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Pedagogia e em Letras, especialização em Informática Educativa. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Residência Docente e Práticas de Educação Básica, vinculado ao Programa de Residência Docente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II. Desde 2013 atua como professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – Educação Infantil do Colégio Pedro II e desde 2018 atua como supervisora na Área de Educação Infantil do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu de Residência Docente desta instituição.

DANIELLA ASSEMANY
Doutora em Ensino de Ciências, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade do Porto, Portugal. Possui Mestrado em Educação Matemática (Universidade Santa Úrsula) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (UERJ). Desde 1997, atua como Professora de Matemática em escolas e universidades. Em 2006, assumiu o cargo de professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), para o qual desempenha as funções de ensino, pesquisa e extensão. Possui experiência nas seguintes áreas: Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores e Currículo; Ensino à Distância; Elaboração e Revisão de Itens de Avaliação em Larga Escala; etc. Atua como pesquisadora nas áreas de Insubordinação Criativa e Conexões Matemáticas.

ELISA MOREIRA DA SILVA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências pela UNIGRANRIO (2020), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela UFF (2015). Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNISUAM (2010). Docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública do município de Duque de Caxias.

GABRIELA FÉLIX BRIÃO
Doutora (2017) em Educação Matemática, pela UNESP/Rio Claro, com doutorado sanduíche de um ano na Miami University, em Oxford, OH, nos Estados Unidos. Possui Mestrado (2005) em Matemática Pura pelo IMPA e Graduação (2005) em Licenciatura Plena em Matemática (UERJ). Há mais de quinze anos atua em diversas universidades e escolas. É professora, em regime de Dedicação Exclusiva, da UERJ, onde trabalha desde a Educação Básica, até graduação e mestrado. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica (PPGEB), mestrado profissional. Já atuou em diversas pós-graduações Lato Sensu. Já foi coordenadora de graduação. É líder do grupo de pesquisa GEMat-UERJ. Tem interesse em Educação Matemática Crítica, Insubordinação Criativa, Pesquisas Narrativas e (auto)biográficas.

GISELLE FAUR DE CASTRO CATARINO
Doutora em Educação pela UFF (2013), Mestre em Educação pela UFF (2009), Licenciada (2005) e Bacharel (2006) em Física pela UERJ e Licenciada em Matemática (2012) pela UNIGRANRIO. Bolsista produtividade B1 UNIGRANRIO/FUNADESP. Professora Adjunta do Instituto de Física da UERJ e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UNIGRANRIO.

HELENICE MAIA
Pós-Doutora em Representações Sociais, Subjetividade e Educação pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (FCC-SP), Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Dificuldades de Aprendizagem pelo Instituto de Pesquisas Sócio-Pedagógicas (IPSP-RJ). Atualmente é Professora Adjunta (nível VI) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

JOCILEA TATAGIBA
Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – FEBF/UERJ. Possui Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental e Médio e em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (UFF). Graduou-se em Matemática. Atualmente é Professora de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

JUREMA ROSA LOPES SOARES
Doutora em Educação pela UNICAMP (2003), Mestre em Educação pela UERJ (1994) e Graduada em Pedagogia pela UFF (1979). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A/ UNIGRANRIO/FUNADESP. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Coordenadora do PIBID/UNIGRANRIO (2018-2019).

LUCIANA TROCA DANTAS
Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1995), Licenciatura em Matemática (Universo – 2005), Especialização em Gestão Financeira (UNESA-1999), Especialização em Matemática (FIJ-2008) e Mestrado em Ensino das Ciências (UNIGRANRIO-2017). Atualmente é professora da SME/ Rio de Janeiro e SME/ Duque de Caxias.

MADELINE GURGEL BARRETO MAIA
Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Ensino de matemática pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Líder do GPEEMAT- grupo de pesquisa e ensino em Educação Matemática. Pesquisadora na área de Formação de Professores que ensinam Matemática. Autora de livros didáticos de Matemática e professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral/CE.

MAYLTA BRANDÃO DOS ANJOS
Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO Doutora e Mestre em Ciências Sociais Docente e pesquisadora de Programas de Pós-Graduação stricto e lato sensu. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências.

SANDRA MAGINA
Professora Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA); Membro permanente do Mestrado em Educação de Ciências e Matamática e também do Mestrado Profissional em Educação, ambos da UESC; Graduada em Psicologia pela UFPE; Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE; PhD em Educação Matemática pela Universidade de Londres; Pos-doutorado pela Universidade de Lisboa (2006) e pela Universidade de Salamanca (2019); Bolsista Produtividade de Pesquisa do CNPq.

VERA MERLINI
Doutora e Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Graduada em Bacharelado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) da Fundação Santo André. Líder do Grupo Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos – RePARe em EdMat. Atua como Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz nos cursos de Graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

WALLACE VALLORY NUNES
É professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE\UFRJ e Licenciado em Matemática pela UFRJ. Desde 2006 concentra sua pesquisa nas áreas de Ensino de Matemática e Informática Aplicada ao Ensino de Ciências e Ma