Capa do livro: A CONSTRUÇÃO DO CASO CLÍNICO, O EFEITO-EQUIPE E A PRÁTICA DE VÁRIOS <br>LA CONSTRUCTION DU CAS CLINIQUE, L’EFFET-ÉQUIPE ET LA PRATIQUE À PLUSIEURS

A CONSTRUÇÃO DO CASO CLÍNICO, O EFEITO-EQUIPE E A PRÁTICA DE VÁRIOS
LA CONSTRUCTION DU CAS CLINIQUE, L’EFFET-ÉQUIPE ET LA PRATIQUE À PLUSIEURS

Autores: Aline Aguiar Mendes - Ângela Maria Rezende Vorcaro (Orgs.)

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Sinopse

O livro é produto do Seminário Internacional “A construção do caso clínico, o efeito-equipe e a prática de vários”. No seminário trabalhamos o percurso do Tecendo a Rede com a construção de casos com as equipes com as quais trabalhamos. O livro é enriquecido pela presença dos colegas belgas e de vários autores orientados pela aposta decidida da orientação lacaniana no sujeito e seu sinthoma. O resultado é uma transmissão viva de nossas experiências.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-344-5
ISBN DIGITAL:978-65-5868-343-8
DOI: 10.24824/978655868344.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A CONSTRUÇÃO DO CASO CLÍNICO, O EFEITO-EQUIPE E A PRÁTICA DE VÁRIOS <br>LA CONSTRUCTION DU CAS CLINIQUE, L’EFFET-ÉQUIPE ET LA PRATIQUE À PLUSIEURS

Autores

SOBRE AS ORGANIZADORAS
ALINE AGUIAR MENDES
Psicanalista; Professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas – FAPSI. Doutora e pós-doutoranda na UFMG em Psicologia/Área de Concentração: Estudos Psicanalíticos. Coordenadora do CIEN Minas (03/2018 a 03/2020). Professora do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental – MG. Autora do Livro: O Efeito-equipe e a construção do caso clínico.

ÂNGELA MARIA RESENDE VORCARO
Professora Doutora do pós Graduação em psicologia da UFMG, membro do Centro Outrarte, do Lepsi e do grupo de pesquisas Anppep Psicanálise e Educação.

SOBRE OS AUTORES
ADRIANA RENNA DE VITTA
Psicóloga, psicanalista, mestre em teoria psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora clínica do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Foi professora substituta no Departamento de Psicologia da UFMG, lecionou no Centro Universitário UNA e na Pós graduação em Saúde mental da PUC/MG. Coordena o Ateliê de pesquisa do Freud Cidadão desde 2010. Tem experiência clínica e em pesquisa nas seguintes áreas: psicopatologia, psicose, álcool e outras drogas, psicanálise e saúde mental.

ALFREDO ZENONI
Docteur eb psychologie, psychanalyste, membre de l’Ecole de la Cause Freudienne et enseignant à la Section clinique de Bruxelles. Il a travaillé comme psychologue et comme responsable thérapeutique dans un fyer de postcure à Bruxelles jusqu’en 2004.

ALICE OLIVEIRA REZENDE
Psicanalista, psicóloga (UFMG) e mestre em psicologia (UFMG). Atua como psicóloga clínica e pesquisadora no Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS). Integra a equipe do ambulatório de psicologia do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministra aulas no curso de extensão “Psicopatologia e psicanálise lacanianas da infância e da adolescência” (Labtrans/UFMG).

ANA MARIA LOPES COSTA DA SILVA
Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina /UFMG. Doutora em Ciências da Saúde – Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2011). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2006). Psiquiatra com área de concentração na infância e adolescência pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais FHEMIG (1994) e Pediatra pela FHEMIG (1992). Título de especialista em Psiquiatria (2012) e Título de especialista em Psiquiatria com habilitação em infância e adolescência (1998) pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Graduada em Medicina pela UFMG (1990). Psiquiatra do Centro de Referência à Infância e Adolescência (CERSAMI)/Secretaria Municipal de Saúde/ Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde exerce atividade de preceptoria da residência em Psiquiatria. Psiquiatra e membro da equipe do Núcleo de Investigação e Pesquisa em Anorexia e Bulimia (NIAB)/ Hospital das Clínicas/UFMG. Membro do “Projeto Janela da escuta” / Núcleo Saúde do Adolescente/HC/UFMG onde exerce atividade de preceptoria dos residentes em psiquiatria. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adolescente e Coordenadora da Residência Médica em Saúde do Adolescente/HC/UFMG. Coordenadora do Núcleo de Saúde do Adolescente/HC/UFMG. Tem experiencia na área de Pediatria e Saúde Mental com ênfase em Infância e Adolescência. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Crianças, Crianças e adolescentes, Escolares, Imagem corporal, Anorexias e bulimias, Violência contra a criança, paranoia.

ANTÔNIO MÁRCIO RIBEIRO TEIXEIRA
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), especialização em psiquiatria pela Residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares (FHEMIG) credenciada pelo MEC, mestrado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Diplôme dÉtudes Approfondies pelo Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII, doutorado em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII (1996), pós-doutorado em filosofia pela USP (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, Psiquiatria e Filosofia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, psicanálise filosofia ciência, clínica psicanalítica, caps construção do caso clínico e psicanalise. Editor da revisa Estudos lacanianos, com ênfase na interseção psicanálise, filosofia e cultura e da revista eletrônica clinicaps.com.br, destinada à publicação de trabalhos em psicanálise e saúde mental. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de psicanálise, membro do conselho consultivo da International Society of Psychoanalysis and Philosophy.

CRISTIANE DE FREITAS CUNHA
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Pós-Doutorado pelo Hospital Clínic da Universidade de Barcelona (2004). Professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG desde 1997. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. Presidente do Comitê de Adolescência da Sociedade Mineira de Pediatria. Membro da Associação Mundial de Psicanálise. Coordenadora do Projeto de Extensão Janela da Escuta. Coordenadora do Programa de Extensão e do Grupo de Pesquisa do CNPq Brota – Juventude, Educação e Cultura. Linhas de pesquisa em que atua: Adolescência: sintomas alimentares, doenças crônicas, gênero e sexualidade, violência, educação. Possui ampla experiência em ensino e pesquisa, e em extensão e articulação no campo das políticas públicas de saúde, educação, assistência social e socioeducação, relacionadas à adolescência.

DOMINIQUE HAARSCHER
Diplômée de l’ISSHA (institut supérieur de sciences humaines appliquées) à Bruxelles. Membre de l’Ecole de la Cause Freudienne et de l’Association Mondiale de Psychanalyse. Membre de l’ACF-Belgique et de l’APCF. Enseignante à la section clinique de Bruxelles. Membre d’honneur du R2. Publication dans des revues du champ freudien (Quarto, les Feuillets du Courtil, site de l’ECF). Pratique professionnelle: Psychanalyste en cabinet à Bruxelles. Supervision et formation d’équipe dans le champ de la santé mentale. De 1972 à 2011, travail en institutions psychiatriques : Responsable thérapeutique en institutions pour enfants et adolescents psychotiques et autistes (Le Courtil, Parhélie). Directrice d’un Centre de jour pour personnes handicapées.

GISELLE MOREIRA
Psicanalista. Referência Técnica de Saúde Mental PBH/SMSA. Graduada em Psicologia e Mestre em Letras pela UFMG.

ILKA FRANCO FERRARI
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981) e doutora em Psicologia pelo Programa de Clínica y Aplicaciones del Psicoanális, na Universidade de Barcelona (2001), Espanha. Professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com experiências de ensino na graduação, Pós-Graduação e em funções administrativas,a exemplo de Vice-coordenadora do curso de graduação e coordenadora da Pós-Graduação. Compôs equipe que construiu o projeto do Programa de Pós-Graduação da PUC-Minas e nele está desde sua implantação. Atua na área de Psicologia com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, principalmente, nos campos da psicanálise, psicopatologia e formação e inserção profissional dos psicólogos. É analista praticante, membro da Escola Brasileira de Psicanálise, Seção Minas Gerais, e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Está na Vice-coordenação do GT Psicanálise em Redes: teorias e práticas acadêmicas e profissionais, e na universidade a psicanálise tem sido enfatizada em sua interlocução com a realidade social, como pode ser visto nos projetos de pesquisa realizados e orientados. Bolsista de Produtividade em Pesquisa,Cnpq, nível PQ - 2.

KAIO FIDELIS
Psicanalista. Doutorando (Bolsista CAPES) e Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Membro do centro de pesquisa “Outrarte: psicanálise entre ciência e arte” da UNICAMP. Graduado em Psicologia pela UFMG.

LETÍCIA SOARES DE SOUSA
Psicóloga, mestre em psicologia na linha de Intervenções Clínicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de formação em psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. É diretora clínica do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão.

LISLEY BRAUN TONIOLO
Psicanalista, doutora em estudos psicanalíticos pela UFMG; Mestre em promoção da saúde e prevenção da violência. Dedica-se ao consultório e pesquisa os temas cidade, corpo, adolescência, saúde mental.

MARIA SUELI PERES
Licença em psicologia clínica pela UCL. Psicanalista – Membro da ECF, da AMP, da ACF-Bélgica e da APCF. Prática em consultório. Prática clínica com crianças em situação ambulatorial e em instituto médico pedagógico. Pesquisa de campo sob a tutela da Secretaria de Saúde da Wallonia, Bélgica: atendimento ambulatorial a partir do lugar de vida da criança de 0 a 3 anos e suas redes relacional e institucional.

MAXSANDER ALMEIDA DE SOUZA
Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em psicologia (Área de concentração: Estudos Psicanalíticos) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador colaborador do grupo ‘Outrarte: Psicanálise entre ciência e arte’ do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Campinas (Unicamp/ 2015-2017). Apoio Técnico NS (CNPq) de pesquisa e extensão ‘Tecendo a rede – Avaliação e Sistematização da Metodologia na rede de saúde mental da infância e Adolescência (UFMG/PUC-MG/ 2015-2016). Atualmente atua como psicólogo clínico no Centro de Atenção e Inclusão Social (CAIS) no município de Contagem/MG. É membro do corpo clínico da Clínica Social de Psicanálise e Psiquiatria (CSPP) no município de Belo Horizonte e pratica psicanálise em consultório particular. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Clínica psicanalítica de crianças e adolescentes; Intervenção precoce e clínica psicanalítica com bebês; Psicopatologia psicanalítica; Epistemologia da Psicanálise; Psicanálise e saúde mental; Prática psicanalítica em instituições; Psicanálise e Saúde Mental e Metodologia de pesquisa em Psicanálise.

THIERRY VAN DE WIJNGAERT
Master en Communications Sociales à l’Université Catholique de Louvain en 85. Master en Psychologie Clinique à l’Université Catholique de Louvain en 98. Membre de l’Ecole de la Cause Freudienne et de l’Association Mondiale de Psychanalyse. Membre de l’ACF- Belgique et de l’APCF. Psychanalyste à Bruxelles. Responsable thérapeutique des Habitations Protégées « Prélude ». Professeur chargé du séminaire Pratiques institutionnelles en réseaux et pratiques cliniques à l’ULB, université libre de Bruxelles. Différentes publications dans les revues psychanalytiques. En collaboration avec François De Coninck : « l’autonomie en question » 2007.