Capa do livro: POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:<br> historicidade e realidades

POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
historicidade e realidades

Autores: Mariglei Severo Maraschin - Marcos José Andrighetto - Ana Paula de Almeida - Liliana Soares Ferreira (Orgs.)

livro impresso
de R$ 60,07 por
livro digital
de R$ 60,07 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra apresenta resultados de pesquisas vinculadas à área de Políticas em Educação Profissional e Tecnológica, registrando a historicidade, dados, reflexões e desafios das realidades das diversas políticas do campo da Educação Profissional e Tecnológica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-009-3
ISBN DIGITAL:978-65-86087-86-4
DOI: 10.24824/978655578009.3
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:<br> historicidade e realidades

Autores

ALINE BAIRROS SOARES
Licenciada em Química. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – CTISM – Universidade Federal de Santa Maria – RS. Professora de Química do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Centenário.

ANA PAULA DE ALMEIDA
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Cruz Alta (2004). Pós-Graduação em Educação Ambiental (2008) pela Universidade Castelo Branco – UCB, Pós-Graduação em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais (2016) pela Faculdade AVM – Unyleya. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – UFSM (2019). Atuou nas Políticas de Assistência Social e Saúde. Desde 2010 atua como Assistente Social da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, lotada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Câmpus Ibirubá (IFRS – Câmpus Ibirubá) no Setor de Assistência Estudantil.

CÉSAR AUGUSTO ROBAINA FILHO
Graduado em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Pós-Graduação Especialização em Educação Especial e Psicomotricidade pela Faculdade São Luís (2018). Atualmente estudante de Pós-Graduação Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Educação e do Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do grupo de pesquisa Transformação.

ELIZETE HELENA ALVES DA CRUZ
Graduada em Direito pela FADISMA (2010); Especialista em Advocacia Trabalhista pela UNIDERP (2014); Especialista em Educação Ambiental pela UFSM (2014); Licenciatura plena pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM (2014); Especialista em Gestão Educacional e Políticas Públicas para Educação pela UFSM (2015). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM-UFSM. Atualmente exerce o cargo Agente Educacional II – Interação com o Educando na E.E.E.M. Naura Teixeira Pinheiro (2019).

JOSIANE BERTODO PIOVESAN
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Projeto de Extensão: UFSM nas Ruas: Mais Portas, Menos Muros Para Catadores de Materiais Recicláveis e pessoas em Situação de Rua. Professora Substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica na UFSM, atuando na linha de pesquisa: Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica. Graduação em andamento no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG).

JOZE MEDIANEIRA DOS SANTOS DE ANDRADE
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Mestre em Educação (2010) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Atuou como professora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Educação Infantil, desempenhando, também, a função de Coordenadora Pedagógica. Atualmente, é Diretora de Ensino e Pró-Reitora de Ensino Substituta do Instituto Federal Farroupilha – Reitoria (PROEN-IFFar). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Dialogus: educação, formação e humanização com Paulo Freire, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM).

LEANDRO LAMPE
Licenciado em Química pela UFPEL (2019). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica CTISM/UFSM. Membro do grupo de pesquisa Transformação.

LILIANA SOARES FERREIRA
Graduada em Pedagogia (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Graduada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Especialista em Literaturas Língua Portuguesa (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Doutora em Educação (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora associada 3 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria – RS, atuando na graduação, especialização e no Programa de Pós-Graduação Em Educação (Mestrado E Doutorado) UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional/UFSM. É Lider Do Grupo Kairós – Grupo De Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho, Educação E Políticas Públicas. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. Bolsista Produtividade Cnpq, Área De Educação.

LIZANDRA FALCÃO GONÇALVES
Graduada em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2004). Especialização em Pensamento Político Brasileiro pela mesma universidade (UFSM/2006), Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM/2017). Atuou como professora de filosofia para o ensino médio em escolas da Rede Pública Estadual de Florianópolis/SC e também no ensino fundamental na Rede Pública Municipal de São José/SC. Exerceu o cargo de Assistente Técnico Pedagógico na Rede Pública Estadual de São José/SC. Atualmente atua como secretária do Depto. de Engenharia Rural no Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria.

LUIZ EDUARDO DIAZ DE CARVALHO
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atuou em docência superior na Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte. Atua com docência superior no Centro Educacional Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de formação, saberes docentes, jogos, formação de professores e treinamento desportivo.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Graduado em Gestão Pública pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012) – UNIJUÍ. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2019). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto. Atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, participa do Grupo de Pesquisa Kairós. Estudante de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, pelo IFRN.

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. É coordenadora do curso de Eletromecânica Proeja e da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Foi professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete atuando nos cursos de Licenciatura em Química, Tecnólogo em Agroindústria e Técnico em Informática e coordenadora da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja do Campus Júlio de Castilhos. Foi pesquisadora do grupo CAPES/Proeja UFRGS. Atualmente é líder do grupo TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM.

MARTINA ISNARDO GUSMÃO
Graduada em Letras Português Inglês e Literaturas pela Faculdade de Filosofia Ciências e letras de São Borja (1989). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja – Instituto Federal Farroupilha – São Borja. Especialista em Supervisão e Orientação Escolar – UNICID. Especialista em Leitura e Produção Textual – URCAMP/São Borja. Especialista em Informática Aplicada à Educação – IFFAR São Borja (2016). Atualmente é professor – Secretaria da Educação do RS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Infantil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica CTISM/UFSM (2018). Membro do grupo de pesquisa TransformAção – CTISM/UFSM – pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica.

PAULA ROCHELE SILVEIRA BECHER
Licenciada e Bacharel em História. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – CTISM – Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria.

PAULINE VIELMO MIRANDA
Bacharel e Licenciada em Medicina Veterinária. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – CTISM – Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Tecnologias da Informação e comunicação aplicadas à Educação UFSM/UAB (2018), Especialista em Direitos Humanos – Faculdade São Luís (2019), Especialista em Gestão de Pessoas – Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2019). Atualmente é funcionária pública no Estado do Rio Grande do Sul – na SEAPEN e aluna da especialização Lato Sensu em Gestão e Segurança Pública.

RODRIGO CARDOZO FUENTES
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Licenciatura de Disciplinas Especializadas do Ensino de II Grau – UFSM (1996), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Franciscana – UNIFRA (2009) e Mestre em Engenharia Elétrica – UFSM (1996), Doutor em Educação (PPGE/UFSM) (2017). Professor titular da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PPGEPT CTISM-UFSM.

ROZIELI BOVOLINI SILVEIRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2015), Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha (2016). Licenciada pelo Programa de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é servidora pública na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Centro de Ciências Naturais e Exatas na função de Coordenadora da Unidade de Apoio Pedagógico.

SÍLVIA DE SIQUEIRA
Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal Farroupilha Câmpus Júlio de Castilhos. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica CTISM/UFSM, bolsista DS/CAPES. Estudante de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, pelo IFRN. Membro do Grupo Kairós.

TANIA TRINIDAD CABALLERO OJEDA
Graduada em Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Colaborou como educadora de Espanhol como língua estrangeira para o curso Pré-Vestibular do Práxis, Coletivo de Educação Popular. Participou de pesquisas sobre Educação a Distância; Acessibilidade; Ensino de Espanhol Online para pessoas com Deficiência Visual. Colaborou ademais, como leitora da Audioteca de “Além da Visão” e atua como Tutora a Distância no curso de Espanhol “Além da Visão”, para alunos com Deficiência Visual. Atualmente, é monitora na área de espanhol, língua estrangeira para cursos técnicos integrados e Proeja no colégio CTISM e aluna especial no mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica/CTISM (PPGEPT).

THAIS DOCKI DA SILVA
Graduada em Administração pela Universidade Franciscana – UFN e Graduada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Atualmente Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Maria e professora substituta do IF Farroupilha Câmpus São Borja. Participante do Grupo de pesquisa: TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional.

WAGNER DE MOURA OLIVEIRA
Graduado em História Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM, atuando na linha de pesquisa de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica.

YASMINE ESPINDOLA PÔRTO
Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atuou como Bolsista de Pesquisa no projeto: Políticas de Educação Profissional e Trabalho Pedagógico no Brasil: experiências e transformações dos estudantes do Colégio Técnico Industrial (CTISM). Possui experiência na área de Educação.