SOBRE OS ORGANIZADORES
DENEVAL SIQUEIRA DE AZEVEDO FILHO
Doutor pelo IEL/Unicamp. Professor Titular de Teoria e História Literária (Ufes), Research Associate Professor (Fairfield University, CT, USA). Membro da Academia Campista de Letras.
ELIZABETE GERLÂNIA CARON SANDRINI
Mestre e Doutora em Letras pela Ufes. Diretora de ensino do Ifes/Campus Colatina.
CINTHIA MARA CECATO DA SILVA
Mestre e Doutora em Letras pela Ufes. Professora da Semed (Colatina-ES).
CLÁUDIA FACHETTI BARROS
Mestre e Doutora em Letras pela Ufes. Graduada em História (Fafic) e Direito (Fadic). Professora (Sedu/ES) e Coordenadora da Equipe de Formação da Semed/ES.
SOBRE OS AUTORES
ADRIANO CARLOS MOURA
É professor de Literatura da graduação e pós-graduação do IFFluminense. Mestre em Cognição e Linguagem (UENF), Doutorando em Estudos Literários (UFJF).
ARLETE PARRILHA SENDRA
É Pós-doutora em Semiótica, pela Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha; é Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela PUC/RJ. É Professora Pós-doutora do Centro de Ciências do Homem (CCH), Graduação e Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem, da Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro.
JOÃO VICENTE GOMES ALVARENGA
Nasceu em 06 de novembro de 1955, num Distrito de Campos dos Goytacazes, Cambaíba. Cursou o Ensino Médio em escola pública (1974). Graduado em Letras – Português-Espanhol (1978). Tendo sido contemplado com uma Bolsa de Estudos pela Universidade de Madrid, recebeu o título de Professor de Filologia Espanhola (1983). Mestrado em Filosofia, pela UFRJ (2004). Sete títulos editados e publicados. Campos dos Goytacazes. Aposentado de 2 vínculos públicos e 1 particular, no ensino superior.
LUCIA HELENA
É professora Aposentada de Teoria da Literatura do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ; Profa. Titular Aposentada do Departamento de Letras Clássicas do Instituto de Letras da UFF. Pesquisadora de Produtividade do CNPq, Nível 1-A, com a pesquisa com vigência até 2022. Fundadora, em 1993, do NIELM (Núcleo de Estudos da Mulher na Literatura, da UFRJ), do qual foi, também, a idealizadora, quando participou da equipe da direção da Faculdade de Letras da UFRJ, na gestão de José Carlos de Azeredo. Autora, dentre outros, de A cosmo-agonia de Augusto dos Anjos (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: 1975), Uma literatura antropofágica (Fortaleza, EDUFC, 1982), Literatura e poder (Rio de Janeiro: Cátedra, 1985), Totens e tabus da modernidade brasileira: símbolo e alegoria em Oswald de Andrade (Prêmio APCA de Ensaio, em 1985), Ficções do desassossego (Rio de Janeiro: Contracapa: 2010), Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza (Rio de Janeiro: Editora Raquel, 2012), Nem musa, nem medusa: itinerários da escrita em Clarice Lispector (Niterói: EDUFF, 2012, 3. ed.) e, Uma literatura inquieta: memória, ficção, mercado e ética, (RJ: Caetés, 2016). Professora visitante em várias universidades do exterior e no Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos Nação e Narração, fundado em 1995, e certificado até o presente pelo GRPesq do CNPq. Em exercício na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Literários da Universidade Federal Fluminense (2020.2).
LUIS EUSTAQUIO SOARES
É pesquisador do CNPq, PQ, triênio 2019-2022. Tem dedicação exclusiva na Universidade Federal do Espírito Santo, atuando como Professor Titular junto ao Departamento de Letras e ao Programa de Mestrado e Doutorado em Letras, PPGL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e da América Latina, enfocando principalmente os seguintes campos interconectados: literatura e realismo, literatura e psicanálise, literatura e filosofia, Literatura e Sociologia, Literatura e revolução, Literatura e abstração financeira, alteridades significantes e alteridades pós-significantes, desdifereciação entre a cultura e a economia, modelo de realização do imperialismo europeu, modelo de realização do ultraimperialismo americano, imperialismo mundial integrado. Em uma perspectiva transdisciplinar, tem contemplado os seguintes temas: realismo crítico, experimentação, cinismo e kynismo, ethos barroco, valor de uso e utopia, ethos clássico e novas tecnologias, ethos realista e pragmatismo, niilismo, mimesis, anacronia, lepra, barroco e utopia, biopolítica, subsunção formal e real do processo do trabalho, regime poético das artes, regime estético das artes, regime ético das imagens, racismo de estado, immunitas e communitas, estado de exceção soberano, estado de exceção disciplinar, estado de exceção do controle, estado de exceção do controle integrado, imperialismo e cultura, imperialismo ordoliberal europeu, imperialismo anarcoliberal americano, Modernismo, Pós-modernismo, Marxismo, Ideia de Comunismo, sociedade do espetáculo, esclarecimento, indústria cultural, fantasmagoria mercadológica, reificação, inconsciente freudiano, deleuziano-guattariano e lacaniano, literatura, democracia e igualdade, discurso da histérica, discurso do analista, semblante, por meio de grupos de pesquisa como "Literatura, Ideia de Comunismo e Kynismo", "Literatura, Letramento Crítico e Indústria Cultural” e "Literatura e Política".
MIRELLA MÁRCIA LONGO VIEIRA LIMA
É escritora, professora titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da UFBA e pesquisadora do CNPq. Autora de diversos artigos em periódicos especializados, também publicou sete livros, entre os quais se situam "Confidência Mineira: o amor na poesia de Carlos Drummond de Andrade" (Pontes/EDUSP) e " Cenas de amor em romances do século XX" (Quarteto).
RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Espírito Santo e atua na graduação de Letras e na pós-graduação de Estudos Literários. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente no ensino de Latim e na tradução poética de poesia latina clássica.
SUZI FRANKL SPERBER
É professora titular e professora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, foi coordenadora do NUCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS Teatrais – LUME por treze anos (até sua aposentadoria compulsória), membro do conselho editorial de: Ilinx – Revista do Lume, – Mafuá (Florianópolis), foi membro do conselho editorial da Revista ABP – Afrika Asien Brasilien . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, hermenêutica, Guimarães Rosa, teatro – pesquisa e ação dramática, "Dramaturg". Credenciada como docente e orientadora no Instituto de Estudos da Linguagem (Departamento de Teoria Literária) e no Instituto de Artes (Departamento de Artes Cênicas) – UNICAMP. Coordenadora do GT Literatura e Sagrado (ANPOLL). Coordenadora do simpósio Literatura e dramaturgia: entre o palco e a academia" (ABRALIC) desde 2011. Co-fundadora do Centro de Pesquisas Margens.Líder do Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia.