Capa do livro: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: <br>avaliação das habilidades cognitivas e socioemocionais no Ensino Superior

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
avaliação das habilidades cognitivas e socioemocionais no Ensino Superior

Autores: Suelene Silva Piva (Coord.) - Adriana Volpon Diogo Righetto - Alessandra Cristina Santos Akkari - Marcelo Alves dos Santos - Mariana Zuliani Theodoro de Lima - Ricardo Antônio Fernandes

O desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, que são não cognitivas, tem sido uma preocupação latente dos profissionais da área da Educação em todos os níveis de aprendizagem, principalmente em cursos das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, a chamada área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). O debate sobre as habilidades não cognitivas tais como comunicação, motivação, autonomia, perseverança, autocontrole, resiliência, colaboração, criatividade entre outras passou a fazer parte dos Planos Pedagógicos das instituições de ensino. A utilização de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e colaborativas com enfoque na otimização de competências socioemocionais tem por objetivo central colaborar para a formação dos estudantes, visando atender as demandas dos profissionais do século XXI. Desta forma, este livro apresenta os resultados obtidos da implantação de um projeto piloto de metodologias ativas e colaborativas de ensino-aprendizagem, com enfoque na otimização de competências socioemocionais, em componentes curriculares da matriz dos cursos de engenharia numa universidade privada no interior paulista.
Este livro discute a implantação de um projeto piloto de metodologias ativas e colaborativas de ensino-aprendizagem, com enfoque na otimização de competências socio- emocionais/ não cognitivas, em componentes curriculares da matriz dos cursos da área de engenharia, que integra a área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathe- matics), numa universidade privada no interior paulista, com o objetivo central de colaborar para a formação dos estudantes, visando atender as demandas dos profissionais do século XXI.

Impresso
de R$ 40,96 por
R$ 31,51
Digital
de R$ 40,68 por
R$ 24,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-414-5
ISBN DIGITAL:978-65-5578-406-0
DOI: 10.24824/978655578414.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: <br>avaliação das habilidades cognitivas e socioemocionais no Ensino Superior
SUELENE SILVA PIVA
Possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1994), licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Física no International Technology Center (ITC), Carolina do Norte, EUA (2004). Atualmente é professora e pesquisadora no Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CCT), bem como Representante Internacional do campus da universidade na cidade de Campinas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes nanoestruturados, diamente CVD, nanotubos de carbono, óxido de cobre, microbocais, ferramentas de corte, cristais fotônicos, mostradores de informação, telas de toque, lâmpadas de filmes finos eletroluminescentes, células solares hibridas e baixas vazões de fluídos. Também atua no desenvolvimento de sistemas de informatização que utilizam novas tecnologias na área da educação, estuda e pesquisa metodologias ativas de ensino-aprendizagem, atua em pesquisas na área de Educação Inclusiva, Acessibilidade, Sustentabilidade,Tecnologia Assistiva e Desenho Universal. É professora pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq – Engenharia de Inovação, Materiais e Sustentabilidade com interesse nas áreas de Indústria 4.0, metodologias de ensino-aprendizagem e envelhecimento populacional. (OBS: nomes correlatos => Suelene Silva Piva e Suelene da Silva).

ADRIANA VOLPON DIOGO RIGHETTO
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteta-sócia do escritório Sérgio Righetto Arquitetura Ltda e professora do ensino superior com 30 anos de experiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico, Desenho, Representação Tridimensional, Representação Bidimensional, Percepção Visual, Planejamento Urbano e pesquisas em Ensino-aprendizagem, Metodologias Ativas, Acessibilidade, Sustentabilidade e Desenho Universal . Docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, assessora ad-hoc da FAPESP (Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo), avaliadora do Guia do Estudante e avaliadora da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Também foi membro do Núcleo Estruturante do Curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências e Tecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

ALESSANDRA CRISTINA SANTOS AKKARI
Bacharel em Ciência e Tecnologia (2011), pela Universidade Federal do ABC (UFABC); Engenheira de Produção (UFABC, 2014) premiada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP; nª 5069546507) e Doutora em Nanotecnologia e Inovação (Doutorado Direto; 2015), no Laboratório de Prospecção e Caracterização de Bioativos da UFABC. Foi bolsista CNPq e CAPES. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (sistema INEP/BASis), bem como é avaliadora do Quero Educação/Jornal O Estado de São Paulo (antigo Guia do Estudante). Membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia e Gestão da Inovação, da Universidade Federal do ABC. Atualmente, é professora pesquisadora do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, representante docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no campus Campinas e representante de Inovação e Empreendedorismo (RINE), vinculada à Coordenadoria de Inovação e Tecnologias. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq – Engenharia de Inovação, Materiais e Sustentabilidade com interesse nas áreas de Indústria 4.0, Gestão da Digitalização, Sociedade 5.0 e Inovação.

MARCELO ALVES DOS SANTOS
Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019), bolsita CAPES (2015), Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Professor Assistente em Período Integral (PPI) no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas, Coordenador de Estágio e Protagonismo Estudantil (CCT-Campinas) Professor de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas. Professor e Supervisor convidado da Faculdade de Medicina do ABC (2014 a 2015). Participante do Núcleo de Pesquisa NEPIM (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Metamorfose) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participante do NELO (Núcleo de Estudos em Liderança e Diversidade nas Organizações. Pesquisador convidado no Núcleo de Ciências Sociais da Universidade de Campinas (UNICAMP, 2014) no grupo PAGU (UNICAMP,2012). Psicologo Clínico com ênfase em Relações Interpessoais e Pesquisa.

MARIANA ZULIANI THEODORO DE LIMA
Mestre em Física Biomolecular, Especialista em Ciência de Dados e Bacharela em Ciências Físicas e Biomoleculares pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo - IFSC - USP, atualmente é Professora Assistente Mestre da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Campinas e doutoranda pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Desenvolveu trabalhos de iniciação científica e mestrado no Instituto de Física de São Carlos nos laboratórios do Grupo de Cristalografia e Biotecnologia Molecular. Realizou estágio de iniciação científica na Oklahoma University, Oklahoma City, EUA. Tem experiência nas áreas de Física Médica, Pós-ocupação em ambientes hospitalares, Ergonomia, Biofísica, Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Expressão e purificação de proteínas em sistemas heterólogos, Enzimologia, Bioquímica, Bioinformática, Cristalografia de proteínas.

RICARDO ANTONIO FERNANDES
Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado (2006) e Doutorado (2017) em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na linha de Finanças Estratégicas e, desde 2015, leciona nos cursos de Engenharia e Administração de Empresas da UPM na cidade de Campinas-SP. Atuou na Industria (2 anos) com melhoria de processos e também no mercado financeiro (13 anos), com Análise de Riscos, Controles Internos, Crédito e Cultura Organizacional. Atualmente dedica-se à docência e pesquisa em temas ligados à Finanças e Estatística.