Capa do livro: NENHUM(A) A MENOS NA ESCOLA: <br>discussões sobre equidade e a construção de uma boa escola <br>Coleção Nenhum(a) a menos na Escola - Volume 1

NENHUM(A) A MENOS NA ESCOLA:
discussões sobre equidade e a construção de uma boa escola
Coleção Nenhum(a) a menos na Escola - Volume 1

Autores: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo (Org.)

livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A construção do Livro Nenhum(a) a menos na Escola: discussões sobre equidade e a construção de uma boa escola faz parte dos estudos e pesquisas realizados pelo Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola, da Universidade Federal do Paraná – Setor de Educação. A obra nasceu do desejo de compartilhar produções teórico-metodológicas que mostrem reflexões e possibilidades de ações para a garantia de trajetórias mais equânimes em escolas de educação básica. Nesta perspectiva, o título “nenhum(a) a menos na escola” evoca o princípio da equidade e a necessidade da garantia do direito à educação, e intrínseco a este, do direito de aprender de todos e todas, como da qualidade da educação. Os textos abordam temas como: o currículo, o planejamento, a alfabetização, a arte, a educação física e a construção de uma escola justa – de uma boa escola. Também, apresentam discussões sobre a dimensão jurídica da prática pedagógica e a perspectiva pedagógica da lei. Nossa intenção é que os leitores e leitoras compreendam a importância da escola na busca por igualdade e justiça social, bem como, garantir que nenhuma criança fique para trás.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-317-9
ISBN DIGITAL:978-65-5578-314-8
DOI: 10.24824/978655578317.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

NENHUM(A) A MENOS NA ESCOLA: <br>discussões sobre equidade e a construção de uma boa escola <br>Coleção Nenhum(a) a menos na Escola - Volume 1

Autores

AGNES TARCÍLIA ELIAS
É graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participa do Projeto de Extensão Nenhum(a) Menos na Escola e de Iniciação Científica na Linha de História e Historiografia da Educação.

ANA BEATRIZ LEAL
É estudante de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, participou de projetos de pesquisa e extensão na área da Educação Especial, História da Educação e Direito à Educação. É bolsista do Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola.

ANGELA MENDONÇA
É pedagoga e Bacharel em Direito. Especialista em Planejamento e Administração escolar e em Direito Educacional. Coordenadora do curso de Especialização em Direito Educacional na Universidade Positivo-PR, atuou com Assessora do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça da Criança Adolescente e Educação do Ministério Público do Paraná, Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, Diretora do Departamento de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado do Paraná.

BIANCA PFEIFER DE ALMEIDA
É graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2017, aluna voluntária do Projeto de Extensão Nenhum(a) a Menos na Escola. Monitora na disciplina de História da Educação.

HALYNE CZMOLA
É graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e formada em Produção de Áudio e Vídeo pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Participa do Projeto de Extensão Nenhum(a) a Menos na Escola.

JULIA RIBAS MARINHO
É graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participa do Projeto de Extensão Nenhum(a) Menos na Escola.

LÉIA DE CASSIA F HEGETO
Tem doutorado em Educação realizado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cultura Escola e Ensino. Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM). Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

LETICIA MARA DE MEIRA
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação, atua como pedagoga na Prefeitura Municipal de Curitiba e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é doutoranda da Linha de História e Historiografia da Educação do PPGE/UFPR.

LEZIANY SILVEIRA DANIEL
É Professora (Associado II) do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando em disciplinas como Alfabetização e Estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PhD em História da Educação pela Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

PATRÍCIA SANTOS BENEVENUTE
É acadêmica do curso de Pedagogia, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista do Projeto de Extensão/UFPR “Nenhum(a) a menos na escola”.

RAFAELA FERREIRA DIAS
É graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Participante do Programa de Iniciação Científica, área: História Social da Saúde e Doenças e da Educação. Participante do Projeto de Extensão Organização do Trabalho Pedagógico Escolar. Desde 2017, aluna voluntária do Projeto de Extensão Nenhum(a) a Menos na Escola.

ROBERLAYNE DE OLIVEIRA BORGES ROBALLO
É Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar – DEPLAE/SETOR DE EDUCAÇÃO/UFPR. Foi Secretária de Educação do Município de Curitiba (Gestão 2013-2016) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação (gestão 2013-2016). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (2012). Integrante dos seguintes grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa História, Educação e Modernidade (NEPHEM). Coordenadora do Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola. Coordenadora do Projeto de Pesquisa História dos livros, dos livros escolares e manuais escolares produzidos para subsidiar os processos de formação de professores no Estado do Paraná: 1900-1980.

ROSSANO SILVA
É Doutor e mestre em Educação (UFPR). Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR). Especialista em Ensino de Arte (FAPR/UNESPAR). Licenciado em Desenho (EMBAP/UNESPAR). Professor Adjunto da UFPR no Departamento de Expressão Gráfica, no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de História e Historiografia da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino.

SERGIO ROBERTO CHAVES JUNIOR
É licenciado em Educação Física (UFPR), Mestre em Educação (UFPR) e Doutor em Educação (UFMG). Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) da UFPR; do Núcleo de Estudos sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES) e do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF), ambos da UFMG.