Capa do livro: ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: <br>resultados de pesquisas e práticas exitosas

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI:
resultados de pesquisas e práticas exitosas

Autores: Alex Sandro Gomes Pessoa - Edinete Maria Rosa - Maria de Fatima Pereira Alberto (Orgs.)

Esta obra compila o esforço de pesquisadores e profissionais que atuam com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Os capítulos apresentam pesquisas e propostas de intervenção que podem subsidiar as práticas e as reflexões de profissionais que atuam diretamente com este público.

Impresso
de R$ 79,01 por
R$ 60,78
Digital
de R$ 79,01 por
R$ 55,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-267-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-264-6
DOI: 10.24824/978655578267.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: <br>resultados de pesquisas e práticas exitosas
SOBRE OS ORGANIZADORES
ALEX SANDRO GOMES PESSOA
Psicólogo, Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 
EDINETE MARIA ROSA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Psicologia pela University of North Carolina at Greensboro (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo.

MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Possui mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.

SOBRE OS AUTORES
AÍLA SOUZA MUNIZ
Graduanda do curso de psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia).

ALEX SANDRO GOMES PESSOA
Psicólogo (UNOESTE). Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio de doutorado sandwich na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSCar (Mestrado e Doutorado). Representante Latino-americano no Conselho da International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience (Resilio). Desenvolve projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos completos e resultados de pesquisa. Seus temas de interesse são: processos de resiliência; desenvolvimento psicológico em situações adversas; fatores de risco e proteção; violência contra crianças e adolescentes; adolescentes em conflito com a lei.

ALLANA DE CARVALHO ARAÚJO
Psicóloga na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotada no Instituto Metrópole Digital (IMD). É mestre em Psicologia pela UFRN (Capes 5), através da pesquisa entitulada “Efeitos do cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: uma análise a partir da perspectiva de adolescentes egressos em Natal-RN”. Durante o mestrado, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduou-se pela mesma instituição (2014.2), onde ganhou o prêmio de mérito acadêmico.

AMANDA LÍVIA DE LIMA CAVALCANTE
Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é docente na UNIFAMETRO campus Fortaleza e Maracanaú e Facilitadora em Justiça Restaurativa no Centro de Justiça Restaurativa (CJR) da Defensoria Pública do Geral do Estado do Ceará.

ANA CRISTINA GARCIA DIAS
Realizou a graduação (1995), licenciatura (1997) e mestrado (1998) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Doutorado em Psicologia (2003) pela Universidade de São Paulo/USP-SP (Área de concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano). Pós-Doutorado em Psicologia pela UFRGS (2009). Coordenadora do Serviço de Orientação Profissional da UFRGS. Atualmente, é Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lecionando na graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Pesquisadora 2 CNPq.

ANA LUCIA DOS SANTOS
Psicóloga. Graduanda do curso de licenciatura em psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia).

ANNIARA LÚCIA DORNELLES DE LIMA
Graduanda em Psicologia pela UFSM. Bolsista de Iniciação Científica (FIPE – UFSM), atuando no Projeto “Fatores de Proteção e Práticas Restaurativas no Sistema Socioeducativo Brasileiro”.

BÁRBARA CRISTINA SOARES SENA
Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (2016). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Membro do Grupo de pesquisa Construção dos processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas de Educação Inclusiva (CNPq) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Pesquisadora participante do Núcleo de Estudos da Vida (NEVI-USF) vinculado à Universidade São Francisco. Tem se dedicado a estudos na área de intervenções sociais e educacionais com crianças e adolescentes, Autoeficácia e Psicologia Positiva.

CAMÉLIA SANTINA MURGO
Possui graduação e licenciatura em Psicóloga pela Universidade do Sagrado Coração (1997), Mestrado em Psicologia Escolar (2002) e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutoramento em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (2009-2013). É docente e Coordenadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação – da Universidade do Oeste Paulista no quadriênio 2013-2016. Líder do Grupo de pesquisa Construção dos processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq). Tem experiência na área de Orientação Profissional, e Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, orientação profissional, psicologia positiva em contextos educativos, autoeficácia docente, bem-estar subjetivo de professores.

CIBELE SOARES DA SILVA COSTA
Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisadora no Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência.

EDINETE MARIA ROSA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado em Psicologia pela University of North Carolina at Greensboro (2012). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e em Psicologia do Desenvolvimento. É vice-coordenadora do GT da ANPEPP “Juventude e Resiliência”. Coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção com Crianças, Adolescentes e Famílias – NECRIAD. Desenvolve e orienta pesquisas com os seguintes temas: Adoção, violência doméstica, adolescentes em conflito com a lei, crianças institucionalizadas, juventude.

ERLAYNE BEATRIZ FÉLIX DE LIMA SILVA
Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência.

FABIANE CRISTINA PEREIRA MARCILIO
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2017). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

FLÁVIA HELENA PEREIRA CRUZ
Graduanda do curso de psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia).

GIANI CRISTINA DA SILVA DAS MERCÊS
Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (2017). Membro do Grupo de pesquisa Construção dos processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq). Desenvolve atividades de intervenção com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa em um Centro de Referência de Assistência Social de Medidas Socioeducativa – Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. Tem se dedicado a estudos na área da Psicologia Positiva e Avaliação Psicológica.

HANA DE CASTRO DOURADO ALMEIDA
Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisadora no Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência.

ILANA LEMOS DE PAIVA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado pelo programa integrado de pós-graduação em Psicologia Social da UFRN/UFPB, com período de estágio na Universidad Autônoma de Madrid. Atualmente, é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN).

JANA GONÇALVES ZAPPE
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Graduação e Mestrado em Psicologia pela UFSM e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicologia Jurídica (CFP) e em Crianças e Adolescentes em Situação de Risco (UFN). Atuou como psicóloga na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS) e na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

LYARA CORREIA GUIMARÃES
Estudante de graduação em psicologia da Universidade de São Paulo.

MARCO ANTÔNIO PEREIRA TEIXEIRA
Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1996), com mestrado (1998) e doutorado (2002) no PPG em Psicologia da UFRGS. É coordenador do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS (desde 2006). É vice-coordenador do GT – Carreiras: informação, orientação e aconselhamento – da ANPEPP. Atualmente, é o coordenador do PPG em Psicologia UFRGS (2016-2018). Participou também da Comissão de Avaliação de Periódicos (Qualis) da área da Psicologia referente aos anos de 2015 e 2016. Pesquisador 1D CNPq.

MARIA ALINE DA COSTA DOMINGOS
Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em psico-oncologia na modalidade de residente pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Professora Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo Pesquisa e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA) da UFPB e Pesquisadora 2 do CNPq. Representante da UFPB na Rede Iberoamericana para a Docência e Investigação em Direitos da Infância REDIDI e Representante da UFPB no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI).

MARIANA GUEDES DE OLIVEIRA FRANCO
Psicóloga e Bacharela Especial em Pesquisa pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP-USP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, com ênfase em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial.

MARIANA SOTOCORNO SILVA
Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (2017). Membro do Grupo de pesquisa Construção dos processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq). Desenvolve atividades de intervenção com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa em um Centro de Referência de Assistência Social de Medidas Socioeducativa – Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. Tem se dedicado a estudos na área da Psicologia Positiva e Psicologia do Desenvolvimento.

MARINA ANGELO DE MELLO
Graduanda do curso de psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia).

MARINA REZENDE BAZON
Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Science – Psychoéducation pela Université de Montreal / Canadá (1995) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência em Pesquisa e Intervenção junto a grupos considerados em situação de risco psicossocial, especialmente crianças e adolescentes, atuando nos seguintes temas: crianças e adolescentes vitimizados e família, adolescentes em conflito com a Lei e intervenção psicossocial (psicoeducação) /avaliação de programas. É Membro Associado Pleno da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro da International Society for Criminology.

NORMANDA ARAUJO DE MORAIS
Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR. Coordenadora do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, família e comunidade (Lesplexos). Bolsista de Produtividade PQ-1D.

RENATA DOS SANTOS DA COSTA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Extensão (FIEX – UFSM), atuando no Projeto “Oficinas de Intervenção Psicossocial com Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação”.

ROBERTA FRANCIELI DA SILVA
Estudante de graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

SARA PERES DORNELLES ALMEIDA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA (2016), com Especialização em andamento em Rede de Atenção Integral em Saúde Mental, pela Universidade Franciscana (UFN). Atualmente, é mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), com projeto de pesquisa envolvendo as temáticas do adolescente em conflito com a lei e da socioeducação. Desenvolve projeto de extensão no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (CASE-SM), realizando intervenção psicossocial com adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa.

SILVIA HELENA KOLLER
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientadora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Professora Honorária da Universidade de Chiclayo, Peru e da Universidade Autónoma de Peru; Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua desde 1994, Professora Associada na North-West University, Vanderbijlpark, África do Sul. Estágio senior na Harvard Graduate School of Education e na Harvard T.H. Chan School of Public Health, CAPES, 2016-2017. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) (2004-2006) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2000-2002); Consultora da European Research Council Executive Agency desde 2014, Consultora ECD para a África do Sul (Conselho de Pesquisa de Ciências Humanas) e da UNICEF na Zâmbia. Conselheira da SBPC (2011-2015); Representante Latino Americana no Children´s Rights University Network (2005-2011); Consultora World Bank (2004); World Childhood Foundation (2004 -); EveryChild (2007); Kellogg Foundation Grantee (2003-2004); Jacobs Foundation grantee (2011-2015). Editora da Revista Temas em Psicologia (2012-2013); Interamerican Journal of Psychology (SIP) (2003-2010) e Psicologia: Reflexão e Crítica (1996-2002, 2008, 2009); Editora Associada International Journal of Behavioral Development (ISSBD; 2005-2008) e do Child Development Abstracts and Bibliography (SRCD; 1997-2001); Membro International Affairs Council of SRCD (1999-2000, 2008-2012) e International Affairs Council of SRA (2013-); Representante ad hoc América Latina no Comitê Executivo da ISSBD (2000-2011) e Membro atual eleito (2013-2018); Membro do European Research Council (2014-2016). Parecerista de revistas e agências nacionais e internacionais (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Portugal e USA). Coordenadora do GT ANPEPP Juventude, resiliência e vulnerabilidade. Publicações em revistas e livros internacionais e nacionais. Membro titular e Coordenadora do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2009-2011). Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico do CNPq (CATC, 2009-2010), do Comitê de Editoração Científica (2013-2016) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica do CNPq (CONAIC, 2012-2015). Sua pesquisa tem foco no desenvolvimento humano, abordagem bioecológica, direitos das crianças e adolescentes, resiliência e pró-socialidade. Lecionou em diversas universidades ao redor do mundo. Participou de vários programas de dimensão internacional, incluindo programa para prestar serviços a crianças vítimas de violência e suas famílias, implementado no Rio Grande do Sul e Peru e um programa que visa ao combate à violência sexual contra crianças e jovens dentro dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Seus estudos têm sido foram usados para desenvolver programas de capacitação e promoção dos direitos e políticas sociais dentro dos Ministérios da Saúde, Educação, Habitação, Assistência Social e Justiça. Exemplos dessas iniciativas incluem um programa nacional de juventude preparação profissional e um programa nacional de combate à exploração sexual infantil nas estradas do país, trabalhando com motoristas, empresas de transporte, postos de gasolina, e outros envolvidos.

TÂMARA RAMALHO DE SOUSA AMORIM
Psicóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência. Servidora técnico-administrativa da UFPB.

THAUANA LETÍCIA FELÍCIO
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Coordenadora Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Salesianos São Carlos desde 2017 e orientadora das medidas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade desde 2013; estagiária no mesmo serviço desde 2012. Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação – UNB (2018). Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria com Ênfase em Dependência Química – UNICEP (2017). Formações em Socioeducação e SINASE, Análise Aplicada do Comportamento, Habilidades Sociais, Intervenções no Uso e Abuso de SPA, Resolução de Conflitos, Gestão de Projetos Sociais. Conselheira do Conselho Municipal dos direitos da Infância e Juventude; Conselheira no Conselho Municipal de Segurança Pública; Conselheira no Conselho Gestor da Fundação Casa – Unidade São Carlos. Escreve poesias e crônicas acerca das vivências do dia a dia como forma de (re)sistência – (re)existência.

THIAGO AUGUSTO PEREIRA MALAQUIAS
Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia).

VINICIUS COSCIONI
Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Graduado em Psicologia pela Universidade Vila Velha (2014). Membro do GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Pesquisador Associado no Núcleo de Estudos e Intervenções em Carreira (NEIC/UFRGS), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA/UFRGS), do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua/UFRGS e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções com Crianças, Adolescentes e Famílias (NECRIAD/UFES). Suas principais áreas de interesse são: orientação de futuro e projetos de vida de adolescentes e jovens; psicometria e construção/adaptação de instrumentos psicológicos; comportamento infrator na adolescência; e desenvolvimento humano em situação de vulnerabilidade.