Capa do livro: TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS: <br>desafios e reflexões ‒ volume 1

TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS:
desafios e reflexões ‒ volume 1

Autores: Liliana Soares Ferreira - Marcos José Andrighetto - Mariglei Severo Maraschin - Vicente Cabrera Calheiros (Orgs.)

livro impresso
de R$ 65,90 por
livro digital
de R$ 65,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A temática, o trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, organiza o livro e é analisada por distintos vieses e perspectivas, possibilitando ao leitor, um aprofundamento, por meio da aproximação com este objeto de pesquisa (fenômeno social) em distintas formas de manifestação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-742-9
ISBN DIGITAL:978-65-5578-737-5
DOI: 10.24824/978655578742.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 306
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS: <br>desafios e reflexões ‒ volume 1

Autores

BEATRIZ HELENA SIQUEIRA KATREIN
Professora e Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. É Doutora (2017) e Mestre (2012) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Possui Pós-Graduação em nível de Especialista em Educação – Núcleo de Interesse Trabalho e Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1996). Possui Graduação em Pedagogia, Magistério e Supervisão Escolar pela Universidade Católica de Pelotas (1986). Foi Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, gestão 2001-2004. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação profissional, política educacional e formação de professores.

DERMEVAL SAVIANI
Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq, Coordenador Geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) e Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

FABRÍCIO KRUSCHE RAMOS
Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Especialização em Educação Física Escolar (2007), pela mesma Universidade. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física (2015). É professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, desde 2002. Foi Coordenador Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio Reinoldo Emílio Block e da Escola Estadual Margarida Lopes. Atualmente é professor 20 horas na Escola Estadual de Ensino Médio Reinoldo Emílio Block e 20h na Escola Estadual de Educação Básica Valter Jobim. Foi coordenador do programa residência pedagógica/CAPES e atualmente é aluno do Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Esef na Universidade Federal de Pelotas.

GUILHERME REICHWALD JR.
Docente do IFSul, Sapucaia do Sul, atua na EJA-EPT. Coordenou: Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (EJA-EPT/Proeja), de 2014 a 2019; Programa Mulheres Mil; e Ensino Médio e Técnico da SMED/Porto Alegre. Atuou como membro assessor/formador: Programa Integrar-RS (CMN), Núcleo de Integração Universidade Escola (NIUE)-PROEX/UFRGS, PROEX/UNISC, SMED/Porto Alegre. Atuou como docente: rede estadual do Rio Grande do Sul; curso de Pedagogia do Campo-ITERRA, Unidade Josué de Castro; cursos de licenciatura da UNISC, FACOS, ULBRA e UFRGS; e na EJA – Ensino Médio para Adultos (EMA) do CEFET-RS. Atuou na cooperação internacional na Costa Rica durante 4 anos. Delegado: CONFITEA Brasil +6; XVI ENEJA, CONAPE 2018 e em Encontros Estaduais do Fórum de EJA-RS. Grupos gestores: diretoria da AGB-P. Alegre; diretoria do FEJARS; 2º Encontro Estadual da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal-RS; Encontros Estaduais de Professores de Geografia (AGB-P. Alegre); Semanas Temáticas do PROEJA/IFSUL; e 1º e 2º Encontros Nacionais EJA-EPT (PROEJA).

GIOVANNI FRIZZO
Possui graduação em Educação Física – Licenciatura pela UFRGS e é Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Foi professor da Educação Básica no município de Nova Santa Rita-RS e do Colégio de Aplicação da UFRGS. Atualmente é Professor da Escola Superior de Educação Física da UFPel, em Pelotas-RS. Desenvolve projetos de investigação e extensão sobre organização do trabalho pedagógico, políticas educacionais, mundo do trabalho, cultura corporal e educação física.

JAQUELINE MOLL
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental e ingressou no magistério superior em 1987 como professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal de Pelotas. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas, relações entre escola e cidade, educação integral e ensino médio. Coordenou no Ministério da Educação a implantação do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional), no período de 2005 a 2007, e do Programa Mais Educação, no período de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no período de agosto de 2015 a julho de 2016, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Waleska Pollo Mendonça, na linha de pesquisa “Ideias e Instituições Educacionais”.

JOÃO FRANCISCO LOPES DE LIMA
Graduado em Estudos Sociais/História e em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009). Fez pós-doutoramento em Ciências da Educação (2018/2019), na Universidade do Porto, em Portugal. Tem experiência na docência e na gestão pedagógica na Educação Básica e na docência do Ensino Superior. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre, no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Integra o Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação (PPGE/UFAC). Desenvolve estudos e pesquisas na área de fundamentos e gestão da educação.

JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Educação pela UFC. Graduada em Pedagogia e especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professora associada da UFPI vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE e ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd. Estuda os seguintes temas: Formação, Trabalho Docente, Práticas Pedagógicas, Gestão Escolar, Participação e Cidadania. Possui experiência na área da Educação Básica e Superior, na docência, supervisão escolar e gestão.

LILIANA SOARES FERREIRA
Graduada em Pedagogia (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Graduada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNI­JUI), Especialista em Literaturas Língua Portuguesa (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Doutora em Educação (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente, é professora associada 3 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria – RS, atuando na graduação, especialização e no Programa de Pós-Graduação Em Educação (Mestrado e Doutorado) UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Edu­cação Profissional/UFSM. É Lider do Kairós – Grupo De Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho, Educação E Políticas Públicas. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. Bolsista Produtividade Cnpq, Área de Educação.

LONNE RIBEIRO ARAÚJO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI e em Design de Moda pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Professora e Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Vestuário do Instituto Federal do Piauí – IFPI/Campus de Piripiri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente no planejamento e processo de desenvolvimento do produto de moda.

LUCÍLIA MACHADO

Pós-doutora em Sociologia do Trabalho, doutora e mestre em Educação, graduada em Ciências Sociais, é professora titular aposentada da UFMG. No MEC, foi gestora técnico-pedagógica do Proep-MEC e membro da Conac (Setec). Na OEI, atuou na Comissão Assessora de Especialistas em Educação Técnico Profissional e no Centro de Altos Estudos Universitários. Foi professora e coordenadora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local – Una. Integra o Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação – UFMG, a Universidade Internacional Terra Cidadã, o Centro de Estudos Educação e Sociedade.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Graduado em Gestão Pública pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2012). Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos com ênfase em gestão, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (2020). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2019). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto. Atualmente é doutorando no Pro­grama de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, integrante do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Trabalho e Políticas Públicas/UFSM.

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), espe­cialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. É coordenadora do curso de Eletromecânica Proeja e da Especialização em Práticas Asserti­vas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Foi professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete atuando nos cursos de Licenciatura em Quí­mica, Tecnólogo em Agroindústria e Técnico em Informática e coordenadora da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja do Campus Júlio de Castilhos. Foi pesquisadora do grupo CAPES/Proeja UFRGS. Atualmente é líder do grupo TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e integra o Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Trabalho e Políticas Públicas/UFSM.

MARILEIA GOLLO DE MORAES
Doutora em Educação nas Ciências pela Unijuí (2018); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); Especialista em Educação a Distância: tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2017), em educação infantil e anos iniciais (2000) e graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim. Já atuou como docente no Ensino Superior (URI/Campus Erechim), na rede estadual de ensino (RS), e como apoio pedagógico em Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos (Alfabetização Solidária, Mova/RS, Alfabetiza RS). É docente do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Farroupilha – Campus Santo Augusto. Pesquisadora do Grupo Tecnologias Educacionais e Formação de Professores e do Grupo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional (GEPGE). Atua principalmente nos seguintes temas: mulheres e heranças educativas, longevidade escolar, educação de jovens e adultos, analfabetismo.

MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO
Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas de 2º Grau pela Universidade Federal de Pelotas (1984), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e Pós-Graduação em nível de Especialização em Ensino pela Universidade Federal de Pelotas (1989). Foi Reitor da Universidade Federal de Pelotas (2013-2017). Foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012). Foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE). Foi Presidente do Conselho Universitário da UFPel e do Conselho Diretor da Fundação da Universidade Federal de Pelotas. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política de Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e trabalho, currículo, formação profissional, política educacional e gestão educacional.

SANDRO ROBERTO COSSETIN
Possui formação em Eletrotécnica pela Escola Técnica Estadual 25 de Julho (1992); Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), pós-graduação em Gestão Escolar (2009), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2014), doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (início 2017). Atualmente trabalha como Eletrotécnico – Departamento Municipal de Energia de Ijuí (desde 2001), professor da Escola Técnica Estadual 25 de Julho (desde 1998) e professor de Física na Unijuí (desde 2014). Tem experiência na área de Física e na Educação Profissional – Eletrotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação profissional, eletricidade, energia elétrica, uso racional da energia elétrica. Proficiente em Língua Espanhola.

SIDINEI PITHAN DA SILVA
Professor do PPGEC – UNIJUÍ, Professor do Departamento de Humanidades e Educação – Unijuí. Professor do Curso de Educação Física da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Física – Unijuí/Unesp. Doutor em Educação (UFPR). Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Graduado em Educação Física (UFSM), Farmácia (UFSM) e História (Unijuí).

SÍNTIA MARITIS HIPÓLITO CANILHA
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pampa- Jaguarão – RS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas – RS, Especialização em Pedagogia Gestora com ênfase em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí; e Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Presidente do Conselho Municipal de Controle e Acompanhamento Social do FUNDEB- Canguçu-RS. Professora efetiva da Rede Municipal de Canguçu – RS; Especialista em Educação da rede Estadual (Escola Técnica Estadual Canguçu e Escola de Ensino Médio João Simões Lopes Neto). Atuou como Orientadora de Estudos do PNAIC e PNEM e como Tutora a distância pela Universidade Federal de Pelotas- RS, nas disciplinas pedagógicas.