Capa do livro: MULTIPLICIDADES E DIFERENÇAS E COTIDIANOS E PESQUISAS EM CURRÍCULOS E... <br>Composições de afetos para uma vida bonita <br>Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e... <br>Volume 2

MULTIPLICIDADES E DIFERENÇAS E COTIDIANOS E PESQUISAS EM CURRÍCULOS E...
Composições de afetos para uma vida bonita
Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e...
Volume 2

Autores: Carlos Eduardo Ferraço - Julio César da Silva de Alvarenga - Marina de Oliveira Delmondes (Orgs.)

livro impresso
de R$ 80,90 por
livro digital
de R$ 80,90 por

Disponibilidade: 0 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Em tempos sombrios como os que estamos vivendo, marcado por sucessivas tentativas de anulação-extermínio da diferença com a imposição de políticas educacionais empresariais retrógradas e autoritárias, problematizar e fortalecer movimentos de resistência das instituições públicas e de seus praticantes tornou-se uma condição inegociável na pesquisa em Educação.
    A realização deste livro se deu como efeito dos encontros de diferentes velocidades e das composições que insurgiram com orientações de teses e de dissertações no PPGE-Ufes, sem maiores pretensões a não ser a de se instituir como linhas difusas de propagação dos fluxos do que se passou nas dobras dos encontros-composições e nas rachaduras do Eu-autor. Os escritos trazem rastros de campos problemáticos afetos ao Grupo de Pesquisa GRPEs/CNPq “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”, em sua defesa da dimensão ético-estético-política para a escola pública, assumida em sua multiplicidade, inventividade e potência de luta pela democracia e por condições dignas de existência. Em tempos sombrios como os que estamos vivendo, marcado por sucessivas tentativas de anulação-extermínio da diferença com a imposição de políticas educacionais empresariais retrógradas e autoritárias, problematizar e fortalecer movimentos de resistência das instituições públicas e de seus praticantes tornou-se uma condição inegociável na pesquisa em Educação. Assim, cada capítulo se configura como tentativa de produção de discursos-práticas que valorizem os cotidianos escolares, reafirmando nosso otimismo na dimensão política das redes de saberes-fazeres neles tecidas e, por efeito, nos movimentos de rebeldia, subversão e inconformismo protagonizados coletivamente.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-504-3
ISBN DIGITAL:978-65-5578-490-9
DOI: 10.24824/978655578504.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 410
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MULTIPLICIDADES E DIFERENÇAS E COTIDIANOS E PESQUISAS EM CURRÍCULOS E... <br>Composições de afetos para uma vida bonita <br>Coleção Currículo e cotidiano e política e diferença e... <br>Volume 2

Autores

ADRIANA PIONTTKOVSKY BARCELLOS
Doutora em Educação (PPGE/Ufes); Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Espírito Santo.

ALEXSANDRO RODRIGUES
Doutor em Educação (PPGE/Ufes) e Pós-Doutor em Psicologia – UFF, Professor Associado do Centro de Educação – Departamento de Teorias e Práticas Educacionais – DTEPE e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

ANA CAROLINA JUSTINIANO
Doutoranda em Educação (PPGE/Ufes), Professora da Educação Básica- Ensino Médio.

ANGELA FRANCISCA CALIMAN FIORIO
Doutora em Educação (PPGE/Ufes); Gerente do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Vitória.

CARLOS EDUARDO FERRAÇO
Professor Titular atuando na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-Ufes). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1D). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos. Vice-líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Currículo, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

CLÁUDIO RABELO
Doutor em Educação (PPGE/Ufes). Professor do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Espírito Santo.

CRISTINA LENS BASTOS VARGAS
Doutoranda em Educação (PPGE/Ufes); professora do Centro Universitário São Camilo - ES; Secretária Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim-ES.

DANIELLE PIONTKOVSKY
Doutora em Educação (PPGE/Ufes), Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Coordenadora Nacional do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.

DANUSA SIMON ROBERS
Doutoranda em Educação e Ciências da Saúde (UFRJ); Professora EBTT de Educação Física – Ifes campus Vitória.

FABIANO DE OLIVEIRA MORAES
Doutor em Educação (PPGE/Ufes); Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo.

FERNANDA VIEIRA DE MEDEIROS
Doutorado em Educação (PPGE/Ufes); Professora de Educação Física na Educação Infantil.

GERALDO FERREIRA DOS SANTOS
Doutorando em Educação (PPGE/Ufes); Professor de Ensino Superior.

IORRANA FIORETI DE MENEZES PUPA
Mestre em Administração (Ufes); Professora da Associação Educacional de Vitória, Centro Universitário Faesa e fundadora da Ecosocial Inteligência.

JAQUELINE MAGALHÃES BRUM
Doutora em Educação (PPGE/Ufes); Professora adjunta do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais da Ufes.

JULIO CÉSAR DA SILVA DE ALVARENGA
Professor convidado em cursos de Especialização nas Áreas de Educação, Tecnologia e Gestão. Pesquisador do grupo de pesquisa “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”. Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-Ufes).

KELEN ANTUNES LYRIO
Doutora em Educação (PPGE/Ufes); Pedagoga da Educação Infantil no Município de Vitória – ES.

KEZIA RODRIGUES NUNES
Doutorado em Educação (PPGE/Ufes), Pós-Doutorado em Educação (USP); Professora efetiva nos cursos de licenciatura em Educação Fisíca e Pedagogia (Ufes), Coordenadora do Núcleo de pesquisa e extensão em currículos, culturas e cotidianos (NUPEC).

LETÍCIA REGINA SOUZA
Doutoranda em Educação (PPGE/Ufes); Secretária Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura, e Professora Estatutária da Educação Básica.

MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA SOARES
Doutorado em Educação (PPGE/Ufes); Pós-doutorado em Educação e Imagem – UERJ; Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Bolsista Prociência UERJ e Cientista Nosso Estado/FAPERJ.

MARIA REGINA LOPES GOMES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE/UFES);  Pedagoga aposentada da Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES. É coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Currículos-formação em redes, Cotidianos de escolas e Direitos Humanos”, e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos" (UFES-ES).

MARINA DE OLIVEIRA DELMONDES
Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Guarapari/ES. Pesquisadora do grupo de pesquisa “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-Ufes). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes).

RENATA ROSA WEIXTER
Doutoranda em Educação (PPGE/Ufes); Arte e Educadora e Secretária de Cultura no município de Cariacica.

SOLANGE RODRIGUES DA COSTA NASCIMENTO
Doutorado em Educação (PPGE/Ufes); Professora universitária.

TAMILI MARDEGAN DA SILVA
Doutoranda em Educação (PPGE/Ufes); Secretária Adjunta Municipal da Educação e Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Guarapari (Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental).

WELLINGTON MACHADO LUCENA
Doutor em Educação (PPGE/Ufes); Professor EBTT e Gerente de Ensino do Instituto Federal Goiano – Campus Campos Belos.