Capa do livro: EDUCAÇÃO DO CAMPO: <br>políticas, práticas e formação

EDUCAÇÃO DO CAMPO:
políticas, práticas e formação

Autores: Terciana Vidal Moura - Karina de Oliveira Santos Cordeiro - Ivânia Paula Freitas de Souza Sena (Orgs.)

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Sinopse

A Educação do Campo é fruto do acúmulo de diversas experiências políticas, educativas e pedagógicas construídas historicamente pelo conjunto de movimentos populares do Brasil que se mobilizaram na construção de alternativas ao modelo de sociedade e educação excludente, que secularmente tem marcado o país. Tem buscado construir um projeto de educação, apontando-se como um paradigma transformador da sociedade. Tem desafiado a construção e o sentido do conhecimento, da formação docente, das práticas e das políticas públicas, a partir de referências que lhes são inerentes. Ao se nutrir de concepções pedagógicas críticas, fundamenta-se numa epistemologia que desafia as tendências e concepções que têm embalado as políticas educacionais brasileiras contemporâneas, exigindo, portanto, a transformação da forma escolar. O presente livro é fruto de uma vontade coletiva daqueles que defendem e lutam por uma educação pública de qualidade para os povos do campo. Reúne um conjunto de 15 artigos que refletem um posicionamento político e pedagógico dos autores, uma diversidade de leitura da realidade da Educação e escolas do Campo e buscam contribuir com as reflexões e práticas que confluam para o empoderamento da Educação do Campo enquanto projeto contra-hegemônico e para construção de formas de educação escolar voltadas para a formação e emancipação humana.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-401-5
ISBN DIGITAL:978-65-5578-400-8
DOI: 10.24824/978655578401.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO DO CAMPO: <br>políticas, práticas e formação

Autores

IVÂNIA PAULA FREITAS DE SOUZA SENA
Licenciada em Pedagogia pela UNEB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e Doutoranda em Educação pela UFBA. Professora Assistente da UNEB – Campus VII – Senhor do Bonfim. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC/FACED/UFBA; Membro do Grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Contra Hegemonia da UNEB e Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo – GEPEC – UFBA.

MARCOS PAIVA PEREIRA
Pedagogo (UESB), Especialista em Pedagogia Histórico-crítica (UFBA), Mestre em Educação do Campo (UFRB), Ex-dirigente de educação do município de Santa Inês-BA. Atualmente Coordenador do Programa Mandacaru de Educação do Campo (Itaetê/UFRB). Membro da Equipe de Especialistas do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos.

TERCIANA VIDAL MOURA
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho-Portugal.  Professora da UFRB, lotada no Centro de Formação de Professores (CFP). Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais e Educação do Campo. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Educação e escolas do campo, classes multisseriadas e formação de educadores do campo. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Memória Educação na Bahia (PROMEBA), Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO, da Rede Universistas e do Observatório da Educação do Campo no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá – BA (Observale).

DEUSELINA DE OLIVEIRA SILVA
Professora Coordenadora do Setor da Educação do Campo no município de Açailândia – MA. Graduada e Licenciada em Pedagogia – UFC, Especialista em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão Escolar – FETREMIS, Especialista em Educação do Campo – UEMA, Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais – FIOCRUZ, Mestranda em Educação do Campo – UFRB. Faz parte do Grupo de Articulação da Educação do Campo no município de Açailândia – MA. Atua na área de coordenação e formação de gestores e professores.


DANIEL SANTOS DE OLIVEIRA
Educador Popular do Campo. Mestre em Educação do Campo/UFRB. Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Coordenação Pedagógica/UFBA. Educador Popular da UNIRAAM (Universidade da Reconstrução Ancestral Amorosa). Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Chefe de Extensão IFBA/Seabra. Membro da Associação Agroecológica Jaqueira. Ex-professor da rede Estadual de Educação (Reda).

LÍDIO DOS SANTOS FILHO
Educador Popular do Campo. Membro da Associação Agroecológica Jaqueira. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Coordenação Pedagógica/UFBA. Especializando em Educação, Pobreza e Desigualdade Social/UFBA. Atuou como Coordenador pedagógico no Curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica (CECOP/UFBA/MEC/Escola de Gestores). Atuou como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Educação do Campo, pela Secretaria Municipal de Educação de Mata de São João-Ba. Aluno Especial do Mestrado Profissional em Educação do Campo – CFP/UFRB nas disciplinas: Fundamentos Econômicos e Formação de Educadores do Campo.

CALIANE COSTA DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO
Coordenadora Pedagógica da rede estadual de Educação da Bahia – SEC/BA. Graduada em Licenciatura em Pedagogia – UFRB, especialista em História Afro-brasileira e Indígena – IFBaiano, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Polo IFBA/campus Salvador. Atua na área de Educação e Diversidades, com foco em: Educação para as Relações Étnico-raciais e Gênero (na EPT) e Educação do Campo. Participa do grupo de pesquisa em Educação Científica Profissional e Tecnológica.

JÂNIO RIBEIRO DOS SANTOS
Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; em Metodologias de Ensino para Educação Básica, Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, em Pedagogia Histórico-Crítica para Escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela UFS. Atualmente é doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de ensino e formação de professores, educação do campo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais da Universidade da UFS e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/UFBA).

SICLEIDE GONÇALVES QUEIROZ
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo (UFBA). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/UFBA), tendo como área de estudo a educação da classe trabalhadora do campo, especialmente a juventude do campo. Professora da educação básica nos municípios de Teofilândia e Barrocas/BA.

RAPHAEL DOS SANTOS
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Especialista em Educação e Gestão pela Faculdade Pio Décimo e em Pedagogia Histórico-Crítica para Escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutorando em Educação pela UFBA. Professor da Educação Básica da rede municipal de ensino de Adustina/BA e coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/UFBA). Pesquisa na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, organização do trabalho pedagógico, formação de professores e políticas públicas.

WÉSTER FRANCISCO DE ALMEIDA
Possui graduação em Lic. em Ed. do Campo – Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus Cascavel 2014). Possui Especialização em Matemática Educacional pela Faculdade Luso Capixaba e Especialização em Metodologia em Ensino de Física pela Faculdade São Francisco. Licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – (FAVENI). Mestrando em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Atualmente é professor de matemática e física da Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Técnico em Agropecuária, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA; questão financeira; planejamento familiar. e educação do campo.

POLIANA DIAS DOS SANTOS
Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências Agrárias, pela Universidade Estadual do Oeste do PR – UNIOESTE, Campus Cascavel (2014). Tem experiência na área de Educação, atuando como Monitora (Professora) na Escola Família Agrícola Municipal Jacyra de Paula Miniguite, e Escola Família Agrícola Normília Cunha dos Santos, Barra de São Francisco – ES. Pós Graduação em Educação Ambiental, pela Faculdade Luso Capixaba, Cariacica – ES, e Pós-Graduação em Educação no Campo, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR – São Carlos, São Paulo. Mestranda em Educação Agrícola, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – Campus Seropédica). Licencianda em Letras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – (FAVENI).

KARINA DE OLIVEIRA SANTOS CORDEIRO
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UNEB. Doutora em Educação pela UFBA. Pós-Doutora em Educação pela UFMG. Professora Adjunta da UFRB, lotada no Centro de Formação de Professores (CFP).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, desenvolve pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Infantil e Políticas Públicas. Integra o Grupo de Pesquisa Infância, Políticas Públicas e Educação Infantil.

MARIA CÉLIA SANTANA ORRICO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atuou na coordenação de recursos humanos bem como do setor financeiro da 29ª DIRES/SESAB – Amargosa no período de 1992 a 2018. Desenvolveu estudos e pesquisas na área da Educação Infantil do Campo, representações da Geografia Escolar e Educação de Jovens e Adultos.

TAYSNARA RODRIGUES HASTENREITER
Técnica em Agropecuária pela Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite. Licenciada em Educação do Campo com Ênfase em Ciências Agrárias – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Licenciando Pedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – (FAVENI). Atua como Agente administrativo na Escola Família Agrícola Normília Cunha dos Santos de Barra de São Francisco – ES.

LUCAS SILVA DE SOUZA
Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”. Licenciado em Educação do Campo com Ênfase em Ciências Agrárias – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus Cascavel). Licenciado em Química, pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR. Licenciando Ciências Biológicas pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – (FAVENI). Pós-Graduação em Educação no Campo – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus São Carlos). Atua como Professor/monitor de Zootecnia, Criações, e orienta o Projeto Profissional do jovem no CEFFA Jacyra de Paula Miniguite de Barra de São Francisco – ES. Mestrando em Educação Agrícola, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica.

ROSILDA ARAGÃO AMORIM
Professora da rede municipal de ensino de Castro Alves-BA. Licenciada em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Brasil (2019).

THIAGO LOPES SANTOS
Graduado em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participa do Grupo de Pesquisa Docência, Currículo e Formação CNPq (DOCFORM / CFP / UFRB) na linha de pesquisa: Educação no/do Campo, Identidades, Sujeitos, Textos e Contextos

FLÁVIA DOS SANTOS FERREIRA
Licencianda em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias pela UFRB.

TIAGO RODRIGUES SANTOS
Professor Adjunto do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO). Doutor em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (2017). Licenciado em Ciências Sociais (2007), bacharel em Sociologia (2009) e mestre em Geografia (2012) pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é vinculado Pesquisa GeografAR (IGEO-UFBA) e ao Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais – NUCLEAR (FFCH-UFBA), ambos da Universidade Federal da Bahia e do Coletivo Quilombola – Laboratório de Pesquisa e Extensão em Comunidades Tradicionais Afro-Americanas (CERES/UNICAMP). Coordena o Grupo de Pesquisa EEtnografAR (CFP/UFRB).

MARIA JOSÉ GONÇALVES DOS SANTOS
Licenciada em Biologia no ano 2009. Pós-Graduada em Educação do Campo e Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro. Mestranda em Educação do Campo pelo Mestrado Profissional em Educação do campo da UFEB. Atua como Professora na rede Estadual de Ensino da Bahia no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, no município de Amargosa.

GILMAR VIEIRA FREITAS
Doutorando em Educação (PPGE/UFG). Mestre em Educação do Campo (CFP/UFRB). Especialista em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo (UFMG). Licenciado em Pedagogia (FAFÍDIA/UEMG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Luziânia, onde atua no curso de Licenciatura em Química. Atuou profissionalmente como Monitor da EFA de Virgem da Lapa/MG, Assessor Pedagógico da AMEFA/MG e Pedagogo do IFBA. Membro do Núcleo de Estudos Rurais e Educação do Campo – NEREC (PPGE/UFG). Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de Pedagogia da Alternância, Educação do Campo e Formação Integrada, Técnica e Tecnológica.