Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores: Maria do Socorro Castro Hage (Org.)

livro impresso
de R$ 80,50 por
livro digital
de R$ 80,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O estudo sobre “Formação de professores e práticas educativas”, objetiva apresentar resultados de pesquisas desenvolvidos por acadêmicos de diferentes Instituições de ensino superior do Estado do Pará e profissionais da educação, tendo como foco principal a formação dos professores entre diferentes práticas educativas em diferentes realidades. O trabalho foi organizado a partir das ações do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar– GPEFORP, como uma obra comemorativa pelos dez anos do referido Grupo.   
    Quando buscamos refletir sobre a formação docente e as práticas educativas, consideramos inicialmente a necessidade do pensamento crítico, contextualizando os rumos da educação e da qualificação do profissional que atua nos diferentes espaços pedagógicos na atual conjuntura de nosso país. Nesse sentido, a organização desta obra se dá numa perspectiva integradora, onde trazemos para esse espaço de discussão, não apenas os acadêmicos dos diferentes cursos de Instituições de ensino superior do Estado do Pará, mas também, professores da rede pública e privada de ensino, gestores e demais profissionais que buscam socializar seus estudos acerca de diferentes temáticas numa obra com enfoque interdisciplinar. A produção deste livro, é fruto também, das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar – GPEFORP – como uma obra comemorativa pelos 10 anos de existência do Grupo. É grande a alegria e satisfação que apresentamos aos leitores vários artigos, tratando de diferentes realidades em diferentes contextos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-495-4
ISBN DIGITAL:978-65-5578-496-1
DOI: 10.24824/978655578495.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 410
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

ADRIA LETICIA MORAIS DOS ANJOS
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID (2016-2018). Monitora da disciplina de Leitura no Programa Novo Mais Educação (2018). Monitora da Disciplina de Didática pelo Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Pará.

ADRIANA DIAS DA CRUZ
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará; foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Pós-graduanda na Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela FAEL; Integrante do grupo de pesquisa GPEFORP.

ALAN DOS REIS SILVA
Formado em Técnico em Redes de Computadores pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Graduando em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Participou, como bolsista, do Subprojeto “Residência Pedagógica: um caminho prático para o exercício da docência com excelência no ensino básico”, que teve aprovação da CAPES.

ALAN WILLIAM RIBEIRO DA COSTA
Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Integrante do grupo de pesquisa GPEFORP.

ALDA LÚCIA PAIVA BORGES
Especialista em Educação em Ciências e Matemática com ênfase na educação infantil pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2007), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2004). Professora efetiva da rede pública de Moju – PA e Coordenadora do Programa Mais Alfabetização na Secretaria Municipal de Educação de Moju – PA.

ALESSANDRA THAIS MONTEIRO REIS
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Universitário de Castanhal. Egressa do Programa de Estágio do Serviço Social da Indústria – SESI (2018/2020), por meio do Instituto Euvaldo Lodi – IEL.

ALEYSE DA SILVA E SILVA
Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Pedagogia / Campus X/ Igarapé/Açu. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). E-mail: aleysesilva2000@gmail.com

ALINE LOPES ARAÚJO
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2018). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID (2014-2018). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente no âmbito da Educação do Campo.

ALTINA MERGULHÃO DE SOUZA
Graduação em pedagogia pelo PARFOR/ UFRA. Professora da rede Municipal de Igarapé Açu. Atuando na zona rural do Município em escola multisseriada. Ex-supervisora do PIBID no subprojeto de Pedagogia/Uepa/Campus X. (2016-2019).

ANA CAMILA COSTA DE OLIVEIRA
Graduada em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2016-2019); Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID (2016-2018); Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Mar/2019 – Dez/2019); Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente (GPEFORP).

ANA FLÁVIA COSTA FREITAS
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará – UEPA, Campus X em Igarapé-Açu/PA. Integrante do GPEFORP. Foi voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2018-2019). Monitora na disciplina Educação Infantil no contexto atual brasileiro na UEPA.

ANA FLÁVIA MORAES DO NASCIMENTO
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Universitário de Castanhal.

ANDERSON PORTAL FERREIRA
Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade do estado do Pará; Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará; Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Pará; Professor Efetivo do Instituto Federal do Pará – IFPA (01/2020 a atual).

ANDRÉ ILSON GARCIA DOS SANTOS
Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Especialista em Educação Especial e Inclusiva, pela (FAERPI) Especialista em Geografia da Amazônia pela (FIBRA). Integrante do Grupo de Pesquisa GPEFORP. Coordenador da Faculdade FAZ/ SUCESSO/ Polo – São Domingos do Capim/Pa.

ANDREZA LIMA ARAÚJO
Formada em Geografia pela Universidade Federal do Pará, 2003; Mestre em Ciência da Educação na Universidade Autônoma de Assunção, 2015. Professora na Secretaria de Educação Estados do Pará desde 1999. Desde 2018, Coordenadora Educacional do Movimento Moeda Verde Igarapé-Açu, e em 2019 no Projeto Moedoteca.

ANILTO BITENCOURT QUARESMA
Possui graduação em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (2016). Atuou como professor de Ciências na Prefeitura Municipal de Moju-PA (2016-2018).

ANNY HELLEN SILVA DE ARAÚJO
Pós-Graduanda em Neurociências e Educação pela UNOPAR. Licenciada em Educação Física pela UNOPAR. Licenciada Plena em Matemática pela UEPA. Bolsista do PIBID. Voluntária no Programa de Monitoria em Introdução a Educação Matemática na UEPA. Integrante do Grupo Colaborativo de Educação Matemática – GCEM.

ANTONIO CLEITON DA SILVA DE SOUSA
Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus XI/São Miguel do Guamá.

ANTONIO MARCOS DE SOUZA SANTOS
Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA – 2009), professor efetivo da rede pública de Moju-PA, integrante do grupo de construção do Caderno Metodológico da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede pública municipal de Moju-PA.

AUGUSTO LACERDA LOPES DE CARVALHO JÚNIOR
Graduado em Matemática pela UEPA Mestrado Profissional em Matemática na UFPA. Professor em Paragominas, atuando até 2010. Em 2013 ingressou na UEPA como professor Assistente de Matemática. Professor do IFPA – Campus Paragominas como professor E.B.T.T.

BARBARA ARAÚJO DA SILVA
Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física pela UFPA. Integrante do Grupo de Grupos e Pesquisas em Educação Física / GEPEF/ UFPA.

BÁRBARA DA SILVA IVO
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará – UEPA /Campus- X. Fui bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de 2018/ 2019. Estagiária no SESC Escola/Castanhal (2020). Integrante do GPEFORP.

BEATRIZ DE OLIVEIRA MOTA
Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Graduanda da Pós-Graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI-MG Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

BEATRIZ SANTOS DA SILVA
Graduanda em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) –Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante dois anos (2018-2019). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

CARLA GEORGIA TRAVASSOS TEIXEIRA PINTO
Mestre em Comunicação e Linguagens pela UNAMA, especializada em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela UEPA. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Graduada em Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela ESMAC. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNAMA.

CARLA REGINA SANTOS PAES
Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura pela UNAMA (2020). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão – GEPIDI/UNAMA e do grupo de pesquisa Capital Social e Cultural no contexto midiático contemporâneo da Universidade da Amazônia – UNAMA. Técnica Pedagógica na SEMEC.

CARLOS RENILTON CRUZ
Graduado em Pedagogia. Mestre em Serviço Social pela UFPA. Doutor em Ciências da Educação. Pós doutor em educação pela Universidade do Minho/ Portugal. Professor adjunto da UFPA/ Campus Castanhal. Membro do Fórum Paraense de Educação do Campo.

CRISLANE NAZARÉ DE SOUZA BEZERRA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado Do Pará (UEPA) no Campus X de Igarapé-Açu-Pará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) nos anos de 2018 até 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GEPEFORP).

DANÚBIA SILVA DA SILVA
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA. Pós-Graduanda em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela FACESP. Professora da Educação Infantil no Município de Santa Maria do Pará. Membro do grupo de pesquisa- GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

DAYANE NEVES SILVA
Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV); Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP); Graduada em Pedagogia pela UEPA; Professora do ensino fundamental menor na rede particular de ensino; Integrante do Grupo de Pesquisas GPEFORP.
 
DELLIENE DA SILVA CORREA
Graduada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2019). Tem experiência na área, atuando com os temas: estímulos aversivos, história da matemática, sequência didática, ensino de matemática, modelagem matemática.

DENISE SENA DA SILVA
Especialista em Educação Infantil pela FIG; especialista em Políticas de Igualdade Racial; Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia pela UFPA; Graduada em Pedagogia pela UEPA; Integrante do GPEFORP. Coordenadora Pedagógica na UEPA/ Campus X/ Igarapé Açu.

DIANA LEMES FERREIRA
Professora da UEPA.Lider do grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em movimento (GEPPEM). Coordena o Projeto “Pedagogia em Movimento: Educação para o Trânsito em Belém do Pará”. Coordena o subprojeto de Residência Pedagógica/ UEPA. Doutora em Educação pela UFPA.

DORA IRENE ALVES VALENTE
Especialista em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA. Especialista em Educação Especial em LIBRAS pela Universidade Montenegro; graduada em pedagogia pela UEPA; graduada em Letras/Língua Portuguesa pela UFPA); professora da rede pública municipal de Moju/PA.

ÉDERSON LUÍS ARAGÃO DE SOUSA
Graduado em Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Pará (UFPA). Por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Professor de música na Secretaria Municipal de Educação do Município de Colares Pará.

ELIZANGELA GOMES SILVA
Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA/ Campus X – Igarapé-Açu/PA; Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

ÉMERSON ARAGÃO DE SOUSA
Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de matemática da rede pública do município de Anajás-Pará.

EMERSON BATISTA GOMES
Doutor em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC/UFMT/UFPA, Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas – UFPA/NPADC (2005), licenciado em Matemática – UFPA (2002). Professor de Metodologia e Prática do Ensino da Matemática da UEPA. Coordenador do Grupo Colaborativo de Educação Matemática – GCEM, e Professor Colaborador do PPGECM/UNIFESPA.

EMILLY RAFAELLE BOTELHO DE FREITAS
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre “Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar” – GPEFORP, foi bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

EMILY DA COSTA MADEIRA
Cursando Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela (UEPA), Campus X. Egressa como voluntária do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID 2019). Participante do Grupo Colaborativo de Educação Matemática (GCEM) e do GPEFORP.

ERICA LETICIA DA SILVA MADEIRA
Graduanda do curso Licenciatura Plena em Matemática pela UEPA/ Campus X. Egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2018) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2019). Integrante do Grupo Colaborativo de Educação Matemática (GCEM) e do GPEFORP.

ESTER MARQUES DA CONCEIÇÃO
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA / Campus X. Integrante do GPEFORP. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID no subprojeto de Pedagogia/Igarapé- Açu (2018-2020). Atuou como auxiliar educacional no Programa Mais Alfabetização (2018).

FELIPE DE SOUSA AQUINO
Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus X, na cidade de Igarapé-Açu.

FERNANDA LEMOS DE OLIVEIRA
Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nos anos de 2018-2019.
 
FRANCILENE ALMEIDA VIEIRA DOS SANTOS
Graduanda em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.

FRANCISCA NAELE LIMA DE OLIVEIRA
Pós-Graduanda em Psicopedagogia pela CESV; Graduada em Pedagogia pela UEPA; Professora da rede pública na Prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará; Integrante do Grupo de Pesquisas GPEFORP; Atuou como Estagiária na condição de Orientadora Social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

FRANCISCA NATIELE LIMA DE OLIVEIRA
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, Integrante do (GPEFORP). Pós-Graduanda em Psicopedagogia com habilitação em Educação Infantil pelo Centro de Ensino Superior de Vitória – CESV (2019-2020). Professora efetiva da rede pública de ensino da Prefeitura de Ourém.

FRANCISCO ALTIELIS LIMA MAGALHAES
Especialista em Gestão Escolar pela FAVENI-MG. Especialista em AEE pela FPA. Especialista em Educação Ambiental- FPA. Graduando em Educação Física-FAVENI-MG, Graduado em Geografia pela UNIFESSPA/UFPA. Graduado em Química pelo IFPA. Graduado em Pedagogia -FPA.

FRANCO DEYVIS LIMA DE SENA
Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP; Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Uninter; Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UEPA, Campus X; e professor na Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC-PA.

GÊNICE ARAGÃO DE SOUSA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/2018 2019). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas (GPEFORP/UEPA).

GEYCE MAGALHAES MORAES
Graduada na Uepa, no curso de licenciatura em matemática, pós-graduanda na Fael em metodologia do ensino de matemática. Faz parte de um cursinho comunitário.

GLEYSE MILENE NOGUEIRA REIS
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus X/Igarapé-Açu.

HEBISON ALMEIDA DOS SANTOS
Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Paragominas. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UEPA, Especialista em Matemática Financeira e Estatística-UCAM e Mestre em Matemática pela UFPA, Graduado em Pedagogia Uninter com Mestrado em Educação-UCA.

IRANEIDE CONCEIÇÃO LAMEIRA SERPA
Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Academia de Educação Montenegro (Faculdade Montenegro – 2015), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2007), professora efetiva da rede pública de Moju – PA.
 
IVANILTON FERREIRA
Graduado em Pedagogia, mestrando em Ensino na UFPA. Professor Pesquisador da Educação Especial. Professor substituo da UEPA, vinculado ao Departamento de Educação Especializada.

JAILSON FERREIRA DE OLIVEIRA
Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Física na Universidade do Estado do Pará–UEPA–Campus Castanhal (2017). Bolsista do Projeto de Residência Pedagógica.

JANDIR LEONARDO LIMA SILVA
Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2019).

JAQUELINE SILVA CASTRO
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na UEPA/ Campus X Igarapé-Açu/PA. Trabalhou como estagiária em Escola Municipal em Castanhal/PA, np projeto governamental em parceria com o Instituto Evaldo Lodi (IEL).

JESSYCA MORAES DE OLIVEIRA
Graduanda do curso de Pedagogia/ UEPA. Voluntária do PIBIC. Membro do GEPPEM / UEPA. Voluntária no Projeto: “Pedagogia em Movimento: Educação para o trânsito em Belém do Pará. Voluntária do Residência Pedagógica. Monitora da Disciplina Tecnologia Educacional.

JESYAN WILYSSES OLIVEIRA GUIMARÃES
Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, da UEPA. É monitor do Programa de Monitoria da UEPA. Membro do GEPGTEC-UEPA-CNPq). Voluntário no PIBIC/UEPA-CNPq.
 
JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Doutor em filosofia pela Universidade do Porto – Portugal –; especialista em História da Educação na Amazônia; graduado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1992). É Professor da UFPA e no Programa de Pós-Graduação PPGEAA da (UFPA). Integrante do GEPEIF/UFPA e da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP/UP).

JOEL DIAS DA FONSECA
Professor da rede municipal de Ananindeua. Mestre em educação pelo PPGED/UFPA. Graduado em Pedagogia pela UFPA/ Campus Castanhal. Integrante da Rede Acadêmica Universitas/Br e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ.

JOELMA DE OLIVEIRA GOMES
Graduanda de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Estagiária da SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Castanhal/PA. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP.

JONH ELVIS COSTA MARTINS
Graduado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humana – ICSH (2013). Pós-graduando em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia- Centro Universitário Leonardo da Vinci. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente – GPEFORP. Professor na Secretaria Estadual de Educação-Pa. E-mail: johnelvis2@gmail.com

JOSUÉ DE CARVALHO CASSEB JÚNIOR
Graduado em pedagogia pela UEPA. Pós-graduado em educação especial e inclusiva pelo IEPA. Coordenador geral do departamento de educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Maracanã. Técnico pedagógico do programa federal escola conectada. Membro titular Conselho Municipal de Educação. Professor no Centro Universitário INTA, polo Maracanã.

JULIANA CAROLINE FARIAS TEIXEIRA
Graduanda em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2017).
 
JULIANA SANTOS NUNES
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA / Campus X, Igarapé-Açu/PA. Egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque Interdisciplinar (GPEFORP).

KÁTIA REGINA DE SOUZA DA SILVA
Especialista em Língua Portuguesa: UFPA (2017) e em Relação Étnico-Racial para o Ensino Fundamental – UFPA (2016). Graduada em Letras – Língua Portuguesa – UNAMA (2015). Graduanda em Pedagogia – UNAMA (2020). Professora voluntária do INSAS/UFRA. Membro do Grupo de Estudos em Pesquisas GEPIDI/UNAMA e Academia do Peixe Frito – APF/UNAMA.

LAÍS FERNANDA PINHEIRO DIAS
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e integrante do Grupo de Pesquisa Gpeforp.

LARA MARIA DA CRUZ NOGUEIRA
Graduanda no curso de Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID (2018-2020). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP.

LUCAS CÉZAR CARVALHO DA COSTA
Graduando do curso Licenciatura em Matemática pela UEPA. Egresso do PIBIC-EM (2015), voluntário do PIBID (2018) e bolsista do Programa Núcleo de Assistência Estudantil- NAE. Integrante do Grupo Colaborativo de Educação Matemática – GCEM.

LUÍS FELIPE SILVA DA COSTA
Graduando em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2017). Foi bolsista no Programa Institucional de Residência Pedagógica/CAPES (2018-2020).

MANUELA DOS SANTOS GABRIEL
Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela UEPA. Bolsista do Programa da Monitoria no ano de 2020, na disciplina de Cartografia e sua relação com a Geografia Física, Interesse na área de Geografia Humana, Geografia Física e estudos voltados para Geografia Escolar.

MARIA ALINE MARQUES RODRIGUES
Graduada em Pedagogia pela UEPA. Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva na FAEL. Atua como intérprete de Libras na Secretaria de Educação de Castanhal/PA.

MARIA AUXILIADORA MAUÉS DE LIMA ARAUJO
Doutora em Educação UFPA (2012), com Pós Doutorado na UFMG/2016.Mestrado Educação pela UFPA/2006. Graduação em Pedagogia pela UEPA/1990). É líder do GEPGTEC. Membro do OBSERVE – Coordena o PIBIC/UEPA-CNPq. Professora Adjunta da UEPA.
 
MARIA CAROLINE CAVALCANTE DOS SANTOS
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Mestrado pela CAPES. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Superior (GEPES-UFPA).

MARIA CLAUDENE DA SILVA CRUZ
Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela FIG; especialista em políticas de Igualdade Racial: Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia pela UFPA; licenciada em Pedagogia pela UEPA; Integrante do GPEFORP.

MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS COSTA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará /UFPA. Professora no Instituto de Ciências de Educação na Faculdade de Educação Física da UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF/ UFPA).

MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP com Pós-Doutorado em Educação no Programa de Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação Pela PUC/SP. Licenciada, em Pedagogia pela UEPA. Professora Adjunta da UEPA – Líder do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (PUC-SP).

MARIA GIRLANE DA COSTA OLIVEIRA
Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA/Campus X, Igarapé-Açu/PA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no subprojeto de Pedagogia (2018-2019). Integrante do GPEFORP.

MARIA JOSÉ CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Mestranda em Estudos Antrópicos na Amazônia- PPGEAA- UFPA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú- UVA. Licenciada Plena em Artes Visuais pela UFPA. Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela FAPAF. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela FTED. Professora da Rede Municipal de Castanhal.

MARIA RAILANE DA COSTA
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA / Campus X. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP. Foi bolsista do PIBID no subprojeto de Pedagogia/Igarapé-Açu (2018-2020). Participou do Programa Mais Educação (2012-2017).

MARIANA OLIVEIRA DE SOUZA
Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA/Campus X, Igarapé-Açu; foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID; integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP.

MAURO LAURENO DO AMARAL
Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Matemática na UFPA/ Campus- I. Foi monitor no Programa Novo Mais Educação e monitor no Programa Novo Mais Alfabetização. Integrante do Grupo de Pesquisa e Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP.

MAYANNA IGREJA DOS SANTOS
Graduada em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela UEPA (2016). Trabalhou como Monitora de Biologia na UEPA, atualmente é Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Moju-PA e cursa Pós-Graduação Latu Sensu: Teorias e Metodologias de Ensino para a Educação Básica na UEPA/ Moju.

MÔNICA ELIANA DE OLIVEIRA FERREIRA
Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura pela UNAMA. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional Lisboa Portugal. Especialista em Formação de Professores (ISULPAR). Especialista em Docência do Ensino Superior (UFPA). Graduada em Pedagogia (UNAMA). Professora da UEPA. Integrante do GEPPED-UEPA.

MONISE CAMPOS SALDANHA
Mestra em Educação (UEPA, 2017). Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária: Teoria Literária (UEPA, 2014). Especialista em educação para as Relações Étnico-raciais – ERER – IFPA (2014). Licenciada em Letras pela Universidade vale do Acaraú (2012). Atuou como professora UEPA.
 
NADINE DA SILVA MORAES
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid); Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

NATALINA DOS SANTOS MEDEIROS
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia pela UEPA. Coordenadora Administrativa do Campus X (UEPA). Membro do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

NAYANE TAMBORINI MARTINS
Bacharela em Ciências Contábeis, Especialista em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil, pela Faculdade Integrada de Castanhal – FCAT e Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Universitário de Castanhal.

NONATO SOUSA GONÇALVES
Pós-Graduando em Gestão Ambiental pelo PROFIMA pelo Núcleo de pesquisas da Amazônia (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Geografia do Brasil pela FAVENI. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela UEPA. Integrante do Grupo de Estudos e Observações Cartográficas da Amazônia (GEOCAM).

NUBIANE AMARAL FERREIRA
Graduada em geografia UEPA (2016), graduação em Pedagogia pela UEPA (2012). Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Entre Rios (2014).Especialista em Política de Igualdade Racial pela UFPA (2016). Trabalhou como técnica pedagógica na SEMED/ Prefeitura Municipal de Igarapé-Açu. Professora de Educação Infantil no Município de Ananindeua.

ODENILZA SILVA GARCIA
Possui graduação em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela UEPA (2016). Atuou como Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Moju-PA (2016-2017). Cursa Pós-Graduação Latu Sensu: Teorias e Metodologias de Ensino para a Educação Básica na UEPA.

PALOMA DE SOUSA FILOMENO
Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará; foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); membro do grupo de pesquisa Gpeforp.

PATRICIA LIMA DE OLIVEIRA
Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Davinci – UNIASSELVI.

PEDRO AUGUSTO LOPES ROSA
Licenciado em Matemática pela UNAMA. Mestre Profissional em Matemática – PROFMAT pela UFPA. Professor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Paragominas. Professor habilitado no programa OBMEP NA ESCOLA, em 2014 e 2019.

RAYANE TAMBORINI MARTINS
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA / Campus X/Igarapé-Açu. Integrante do GPEFORP. Ex bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Monitora da disciplina Tecnologia Educacional pelo Programa de Monitoria da UEPA/ Campus X/ Igarapé/Açu (2020).

REBECA DE OLIVEIRA COSTA
Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA/ Campus X/Igarapé-Açu; Participou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP.

REJANE PINHEIRO CHAVES
Graduanda do Curso de Pedagogia pela UEPA. Bolsista PIBIC/CNPQ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia em Movimento GEPPEM/UEPA. Voluntaria no Projeto Pedagogia em Movimento: Educação para o trânsito em Belém do Pará. Voluntaria no Programa de Residência Pedagógica/ Uepa.

RICARDO PHILLIPE LIMA AMARAL
Estudante do curso de especialização em Práticas Pedagógicas em Linguagem, Alfabetização e Letramento pela UFPA. Graduação em Pedagogia pela UEPA. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Técnico Pedagógico do CRAS de Igarapé-Açu/PA.

SAMANTHA FERREIRA OLIVEIRA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA. Professora voluntária e particular. Vice-diretora do Projeto Fórum Permanente de Educação Especial e Inclusão (FOPPEI), voltado para Libras.

SANDRA MAIARA DA SILVA FREIRE
Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará; foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); membro do grupo de pesquisa Gpeforp.

SALOMÃO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Graduado em Agronomia (1982) e em Pedagogia (1987). Mestre em educação: Currículo pela PUC/SP. Doutorado sanduíche pela Universidade de Wisconsin – Madson (1999) e doutorado em Educação pela PUC/SP. Professor da UFPA. Docente do Programa de Pós graduação em educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. Líder do Grupo de Pesquisa- GEPERUAZ. Presidente da Escola de Conselhos do Pará.

SAVIA HORA DA SILVA
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus X/Igarapé-Açu.

SINTHYA MADALENE RAMOS SENA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus X – Igarapé-Açu. Ex bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do GPEFORP.

TAIZE ROCHA COQUEIRO
Acadêmica no Curso de Licenciatura em Educação Física (UEPA/2016). Brinquedista voluntária (UEPA/2019). Estagiária voluntária no Projeto Estudando em Casa Membro do GEPGTEC Bolsista PIBIC – CNPq (UEPA).

TATYANE DE SOUZA BEIJAMIM
Especialista em Educação Ambiental pela UFPA (2014), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais pela UEPA (2011), cursando Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do estado do Pará (UEPA – 2017). Agente Administrativo na rede pública municipal de ensino de Moju-PA.

TEREZINHA GLAUCIELE BRAGA ÁVILA
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA/ Campus X – Igarapé-Açu. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um Enfoque Interdisciplinar (GPEFORP). Foi estagiária no SESC Ler, São Francisco do Pará. Participou do Programa Mais Alfabetização, em São Francisco do Pará. Foi voluntária do PIBID.

THAMIRES DE SOUSA NASCIMENTO
Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) de Igarapé Açu. Foi voluntária do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid); Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

THAYLA PEREIRA FARIAS
Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará; foi voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia em 2018/2019; integrante do grupo Gpeforp; bolsista do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).

THAYSE MARIA GOMES DE SOUSA
Graduanda de Licenciatura Plena em Matemática pela UEPA/Campos X; Pós-Graduanda em Metodologia de Ensino de Matemática e Física pela FAVENI (2019); Ex bolsista do PIBID (2017); Integrante do GCEM; Monitora de Introdução a Educação Matemática (2020).

TÚLIO AUGUSTO PINHO DE VASCONCELOS CHAVES
Professor Assistente I da Universidade Federal do Pará. Doutor em História Social da Amazônia, PPHIST-UFPA. Graduação em História Bach e Licenciatura pela UFPA (2009).

WALÉRIA DUARTE SILVA
Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP. Ex-bolsista do PIBID (2018-2020).
 
WANESSA NOGUEIRA SILVA
Mestranda em Estudos Antrópicos na Amazônia – PPGEAA na Universidade Federal do Pará – UFPA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Integrante do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Professora da Rede Municipal de Santa Bárbara do Pará.

WESLEY LINS PIMENTEL
Graduando em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela UEPA (2017). Participou como bolsista no subprojeto Residência Pedagógica/CAPES (2018-2020), voluntário em projeto de pesquisa/ PROPESP (2018). Professor de Física no Alternativa Vestibulares e Marielle Franco.

WILLIAN JOSÉ DE ARAUJO NUNES
Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA/ Campus X – Igarapé-Açu. Ex bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

WITALO NONATO NUNES BEZERRA
Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP da Universidade do Estado do Pará – UEPA.