Capa do livro: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: <br>tramas de histórias que se tecem <br>Coleção Formação Docente Volume: 01

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
tramas de histórias que se tecem
Coleção Formação Docente Volume: 01

Autores: Janete Cardoso dos Santos - Magali de Fátima Evangelista Machado (Orgs.)

A complexidade e as mudanças aceleradas dos novos tempos impõem à sociedade o enorme desafio de promover oportunidades educacionais que preparem as pessoas para um futuro líquido e incerto.  São inúmeras as notícias sobre profissões sob o risco de desaparecer nos próximos anos. Um rápido olhar sobre esses estudos e podemos verificar que ‘professor’ seguirá como a profissão do futuro, não apenas para o projeto de vida de um indivíduo, mas para o destino social, econômico e sustentável de toda a humanidade. No relato das experiências do livro encontramos a sensibilidade de um olhar humanizado de histórias que se conjugam com a ciência da educação para levar o leitor a refletir sobre o futuro da profissão, da própria escola e da necessidade urgente de imbricar formação teórica e prática em benefício das aprendizagens.  
A preparação docente é a agenda da vez e necessitamos mais do que nunca da sinergia entre universidade e escola para a formação de docentes com o compromisso ético de mudança da realidade educacional de nosso país, que possuam competências, habilidades e valores necessários à concretização de aprendizagens e que preparem os estudantes de nossa cidade e do país para um mundo onde a única certeza é a própria mudança.

Helber Ricardo Vieira
Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP
Conselheiro Distrital de Educação e Subsecretário de Educação Básica no Distrito Federal

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-538-8
ISBN DIGITAL:978-65-5578-533-3
DOI: 10.24824/978655578538.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: <br>tramas de histórias que se tecem <br>Coleção Formação Docente Volume: 01
ADRIANA LIRA
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília com trabalhos de investigação sobre as violências escolares e a formação inicial de professores. Licenciada em Letras pela mesma Universidade. Atualmente é professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Universitário do Distrito Federal, onde também integra o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE.

BEATRIZ MARIA ECKERT-HOFF
Pós-Doutoramento no Departamento de Letras Modernas da USP, Pós-Doutoramento na Universidade Christian-Albrechts-Universitaet zu Kiel, Alemanha, com apoio FAPESP. Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, com estágio sanduíche realizado na ESES - Escola Superior de Educação de Portugal, com apoio FAPESP. Mestre em Letras pela UFSM/RS, com apoio CAPES. Graduada em Letras pela UNOESC -Chapecó/SC. Atualmente, no cargo de Reitora na UDF - Universidade do Distrito Federal, em Brasília e professora permanente do Programa Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Linguística da UNIFRAN - Universidade de Franca, em Franca, São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Discurso e memória: questões para o ensino e formação de professores, cadastrado no CNPq. Dedicação, há alguns anos, à docência, à pesquisa e à Gestão Universitária no âmbito do Ensino Superior. Docente-pesquisadora nos seguintes temas: formação de professores, análise do discurso, identidade, memória, escrita de si. Pesquisadora vinculada ao GT Práticas Identitárias da ANPOLL. Tem vários artigos publicados, livros e capítulos de livros, dentre outros, a publicação da obra “Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação”, Mercado de Letras / FAPESP. É Assessora de Pareceres da FAPESP, membro titular do Conselho Superior da FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal); membro titular do Conselho Deliberativo do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras); membro titular do FORGES (Fórum Mundial de estudos sobre Gestão no Ensino Superior) e membro do FNE (Fórum Nacional de Educação). Como Reitora, recebeu a Honraria, no dia 11 de agosto de 2017, da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendadora, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

DENISE GISELE DE BRITTO DAMASCO
Pós-doutoranda em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado e Mestrado em Educação – Políticas Públicas e Gestão da Educação – FE-UnB. Graduação em Letras – UnB. Docente aposentada de Francês Língua Estrangeira pela SEEDF. Presidente da Federação Brasileira dos Professores de Frances- gestão 2020/2022.

FATIMA ALI ABDALAH ABDEL CADER-NASCIMENTO
Doutora em Educação Especial (UFSCar). Mestre em Educação (UnB). Especialista em Português como Segunda Língua para Surdos (UnB). Pedagoga (UFG). Psicopedagoga (UFG). Graduanda em Psicologia (UDF). Possui experiência na educação básica, tendo sido professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal no atendimento e na coordenação do trabalho com estudantes surdocegos. Professora Titular do Centro Universitário do Distrito Federal-UDF, membro do Comitê de Ética em Pesquisa e atuou de 2016 a 2019 como coordenadora pedagógica na acessibilidade no ensino superior, na mesma instituição. Possui publicação na área do ensino e da aprendizagem na educação básica na perspectiva da inclusão, mediante uma proposta existencial e coletiva do humano.

GABRIELA CRISTINA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (2019). Ao longo do curso, participou do Programa de Residência Pedagógica entre agosto de 2018 e dezembro de 2019, assim como do Programa de Embaixadores de Curso do UDF, permanecendo no cargo de embaixadora por um ano. Possui formação como Técnico em Radiologia pela Escola Técnica LS (2015). Atualmente atua como professora em contrato temporário na Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

IORANNY RAQUEL CASTRO DE SOUSA
Graduada e licenciada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre e Doutora em Educação Física pela UCB. Docente no curso de Educação Física do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), ministrando disciplinas como Educação Física e Lazer, Estágios supervisionados, Educação Física no ensino infantil, fundamental e médio e outras. Docente na Secretária de Educação do Distrito Federal (SEEDF) atuando no Projeto Educação com Movimento no CEF 101 no Recanto das Emas.

JANETE CARDOSO DOS SANTOS
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2015), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação - Conceito Capes 06 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é coordenadora pedagógica - Colégio Marista João Paulo II, e professora titular - UDF Centro Universitário e coordenadora institucional do PIBID na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educomunicação, formação, cultura de paz e comunicação.

JEFFERSON DA SILVA DO NASCIMENTO
Acadêmico em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (2019); Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2016-2019); Residente Pedagógico pela CAPES atuando no colégio GISNO da rede de ensino do Distrito Federal no Ensino Médio (2018-2019); Estágio supervisionado I na Educação Precoce no Centro de Ensino Especial Nº02 (2018); Cursos de Extensão na Capacitação de profissionais em Natação nos módulos: Níveis Infantil e Adulto; Quatro estilos de Nado; Natação para Bebês; Pessoas com Fobia.

JOADIR ANTÔNIO FORESTI
Doutor em Comunicação, cultura e tecnologias do imaginário (2006), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1997) e licenciatura em Ciências Religiosas (1990), com mestrado em Comunicação Social (1999) pela PUCRS. Tem especialização - MBI em Gestão Empresarial, pela PUCRS. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação, educomunicação, interação, tecnologias, inclusão e comunicação corporativa. Foi professor da PUCRS (2002-2008) em temas de comunicação, informação e educação. Na Universidade Católica de Brasília-UCB/DF, foi coordenador de comunicação interna de 2008 a 2010 e coordenador de curso de graduação em Jornalismo e comunicação Social Publicidade e Propaganda. Na mesma universidade atuou como professor e pesquisador nos Cursos de Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2010-2019), onde coordenou grupo de pesquisa sobre Cultura midiática, educação, tecnologias da comunicação e educomunicação, desenvolvendo quatro projetos com fomentos do CNPq, da FAP/DF e da UCB/DF (2010-2018); De 2015 a 2028, publicou dois livros envolvendo o tema da educomunicação e propostas de leituras críticas das mídias e uso das tecnologias digitais. Atualmente dirige o Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília, onde conecta em forma de hub, iniciativas e pensamentos de cultura maker, economia criativa, media literacy, sustentabilidade e comunicação corporativa.

JOANA RIOS RIBEIRO MAIA CARBONESI
Professora do UDF (Centro Universitário do Distrito Federal), ministrando, no curso de Pedagogia, as disciplinas Fundamentos metodológicos do ensino de História e Geografia I e II, História da Educação e da Pedagogia e Filosofia da Educação. Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Ensino de História e Geografia pela FACEL. Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisa na área de História Moderna, com enfoque em cultura impressa e criminalidade urbana na Inglaterra do século XVIII.

JOANNA D’ARC LIMA DA SILVA SARMANHO
Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela FASNE – Faculdade Salesiana do Nordeste, 2006. Bolsista PIBID-CAPES-MEC de 2018 a 2020, participando nas escolas Campo: Escola Classe 10 de Ceilândia SEEDF, atuando no BIA - Bloco inicial de Alfabetização, em 2018 e Escola Classe 115 Norte – 2019, Projeto Piloto da Escola Ponte – Porto/Portugal em 2019. Atualmente é graduanda em Licenciatura em Pedagogia no 5° semestre no UDF – Centro Universitário do Distrito Federal e Pesquisadora do PROVIC UDF – Programa Voluntário de Iniciação Cientifica sob a orientação da professora dra. Fatima A. A. Nascimento com o tema: “Alfabetização na Perspectiva do Letramento”.

JORGE AUGUSTO BORGES SERIQUE
Professor Mestre. Licenciado em Educação Física (UnB), especialista em Didática do Ensino Superior (UCB) e Mestre em Educação (UCB). Professor concursado da SEEDF com experiência docente na Educação Infantil ao Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação), Ensino à Distância (Graduação). Atuou, também, na área pedagógica da Educação Física da SEEDF e como Supervisor em escola pública. Publicou Orientação Pedagógica (SEEDF), Educação e Movimento (UniCEUB), Capítulos para EAD (UnB). Foi professor preceptor do Programa Residência Pedagógica.

JOYCE RAZEN FERREIRA GUIMARÃES DE ASSUNÇÃO
Estudante do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência entre os anos de 2018 e 2019, com experiências em três escolas campo: Escola Classe 10 de Ceilândia, Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) e Escola Classe 115 Norte. Participou de vários eventos como ouvinte e autora de trabalhos de iniciação científica na área da educação.

KAMILLA CARDOSO PEREIRA DOS SANTOS
Estudante do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência entre os anos de 2018 e 2019, com experiências em três escolas campo: Escola Classe 10 de Ceilândia, Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) e Escola Classe 115 Norte. Participou de vários eventos na área de educação e foi estagiária em Educação Infantil em uma instituição privada.

KÁTIA MONTEIRO DA SILVA
Graduada - Pedagogia (Licenciatura), pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Bolsista CAPES - No Programa de Residência Pedagógica (2018-2019). Pós-graduanda - Especialização em Educação Matemática: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduanda - Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação, pela Universidade Cruzeiro do Sul.

LHAYANY GONÇALVES LOUREDO
Estudante do curso de pedagogia no Centro Universitário do Distrito Federal, Ex-bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, entre 2018 a 2020, com experiências em duas escolas campo de Brasília, Centro de Ensino Especial de Deficientes Visual - CEEDV e Escola Classe 115 Norte. Trabalhou como menor aprendiz pelo CIEE por 2 anos na função de assistente administrativo. Fez estágio em Pedagogia pelo CIEE durante 1 ano, este sendo lotado na Secretaria de Segurança Pública do DF, onde atualmente é servidora chefe do Núcleo de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem - NUAVE, a qual articula, promove e coordena capacitações na segurança pública, além do auxílio pedagógico no planejamento de políticas públicas voltadas para a integração de ações educativas da Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Educação.

MAGALI DE FÁTIMA EVANGELISTA MACHADO
Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Licenciada em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - UniCEUB. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (2018/2019) e Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Organizadora e autora de livros. Professora Aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Tem interesse pelas temáticas relativas à formação docente, profissionalização docente e gestão educacional e tem trabalhos publicado nestas áreas. Tem experiências nas áreas da Educação Básica e da Educação Superior.

MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO MAIA CARBONESI
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Especialista em nível Lato Sensu em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília - UCB e em Ecoturismo pela Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF e Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro Sul. Atua como Docente, Assessoria de Reitoria e Apoio pedagógico ao Docente e ao Discente no Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica do UDF/CAPES (2018/2019). Tem atuação na área de Educação Superior, com ênfase em Sociologia, Filosofia e Educação.

MAURICE TARDIF
Professor titular e diretor do Centro de Pesquisa CRIFPE na Universidade de Montréal (CRIFPE-Montreal). Doctorat PhD em Fundamentos da Educação, prêmio de melhor tese. Mestrado e Graduação em Filosofia, pela Universidade de Montréal e Universidade do Québec em Montréal, respectivamente. Especialista em Filosofia da Educação e Teorias da Educação; História Social da Profissão Docente e Trabalho Docente; Formação e Conhecimento Docente; Direção e Gestão das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa. Autor de mais de 30 livros publicados e traduzidos em diversos idiomas. Membro da Sociedade Real do Canadá, Academia de Ciências Sociais desde julho de 2010.

NORIBERTO BARBOSA DA SILVA
Possui graduação (1979), mestrado (1994) e doutorado (2016) em Educação Física; especializações em Desportos – Handebol (1984) e Administração e Marketing Esportivo (1997). Professor adjunto do Centro Universitário do UDF, sendo o atual coordenador dos cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura). Professor aposentado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica no UDF.

ROSÁLIA POLICARPO FAGUNDES DE CARVALHO
Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2017). Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2000). É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF e do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.

THAUANY SOUSA DA SILVA
Estudante do curso de pedagogia no Centro Universitário do Distrito Federal, Ex-bolsista do PIBID, com atuação em escolas públicas de Brasília, de ensino regular e especial, Escola Classe 10 de Ceilândia, Escola Classe 115 Norte e Centro de Ensino Especial de Deficientes Visual, entre 2018 a 2020. Publicou no caderno de Anais do IX Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica do UDF em junho de 2019 com o tema: “Impacto da expectativa do professor na aprendizagem do estudante”. Faz estágio na Escola Salesiana Brasília e tem experiência em ministrar aulas de Astronomia no ensino fundamental 1. Fez o minicurso “Astronomia Para Apressados” no Planetário de Brasília e atualmente cursa online “Big Bang, Astronomia para leigos e apressados” na AcademySpace, além de desenvolver um projeto/pesquisa sobre o ensino de Astronomia dentro das escolas.

VINÍCIUS DA SILVA PITA
Acadêmico em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2020); Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (2016-2019); Participou do Programa de Residência Pedagógica (2018/2019), desenvolvendo o período de residência no CED GISNO, Brasília, Asa Norte, com estudantes do Ensino Médio; Estágio Supervisionado I na Escola Parque 210/211 Norte (EP 210/211 Norte) com crianças do 1º ao 5º ano (2018); Atualmente participa do Grupo de Estudos em Neurociência do Exercício e Saúde.

WESLEY SALVIANO DE SOUZA
Acadêmico em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (2020); Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2016-2019), Residente no Programa Residência Pedagógica – CAPES, atuando no Centro Educacional GISNO da rede de ensino do Distrito Federal no Ensino Médio (2018-2019); Estágio Supervisionado I na Escola Classe 102 Recanto das Emas atuando no Ensino Fundamental I (2018); Participou na modalidade E-Pôster no II Simpósio de Atividade Física, Saúde e Desempenho Humano do Distrito Federal e XXV Jornada Acadêmica da Educação Física no IV Congresso da Escola de Saúde e Medicina, realizado em Brasília-DF, no dia 21 de novembro de 2019, Inglês básico, Atual embaixador do curso de Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (2020); Atualmente participa do Grupo de Estudos em Neurociência do Exercício e Saúde.