Autores: Samon Noyama (org.)
Nos ensaios que compõem Gingar, filosofar, resistir, há maneiras diversas e diversificadas de pensar a filosofia que, ao gingarem na roda (-viva!) das palavras, quase nos permitem ouvir o samba enredo concorrente da Unidos de Padre Miguel para o carnaval 2020: “Sou afro brasileira / Eu sou a ginga / [...] Abra a roda / Firma a roda na palma da mão / Risca o chão do terreiro / Meia Lua alumia / Vamos plantar bananeira / E colher poesia” 5 . Não é à toa que justamente um verso do brasileiro Manoel de Barros inspira o subtítulo do livro ora publicado. “É preciso transver o mundo”, adverte o poeta. As autoras e os autores aqui reunidos, imbuídos de resistência criativa, incitam-nos a repensarmos o mundo e o papel formativo de uma educação filosófica – uma educação que, ciente de suas raízes, aspira não só trasnver, mas efetivamente transformar o mundo.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-605-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-622-4
DOI: 10.24824/978655578605.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MAXIMILIANO DURÁN
É Doutor em Filosofia pela UBA/Argentina e professor da UBA.
JUNOT CORNÉLIO MATOS
Professor Associado II do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua como Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia e Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.
ANTONIO CHARLES SANTIAGO ALMEIDA
Professor adjunto de Filosofia e Sociologia da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR.
VALKÍRIA DE NOVAIS SANTIAGO
Mestra em Educação e professora de Libras e Literatura da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR.
MARCELO JOSÉ DERZI MORAES
Doutor em Filosofia. Professor Adjunto do departamento de Educação da FFP/UERJ. Coordenador do projeto de pesquisa e extensão Ressonâncias descoloniais em Filosofia e Educação.
RENATO NOGUERA
É Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Noguera está envolvido com os projetos de pesquisa: O que as crianças pensam sobre a escola: imagens, palavras e infâncias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e, “Modernidade” na perspectiva da Crítica da Razão Negra; coordena o projeto de Extensão Brinquedoteca Pedagoginga. Noguera também é autor, roteirista e dramaturgo infantil.
RENATA TAVARES NOYAMA
É Doutora em Filosofia pela UFRJ e professora adjunta do curso de graduação em Filosofia da Unespar e do programa de Mestrado PROF-FILO.
SAMON NOYAMA (ORGANIZADOR)
Doutor em Filosofia pela UFRJ, professor adjunto da UNESPAR, onde leciona no curso de licenciatura em Filosofia e no programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Tem interesse nas áreas de estética e filosofia da arte e ensino de filosofia. Publicou recentemente os livros Estética e Filosofia da arte (2016), Nostalgia e amor na Estética alemã (2017) e Reflexões sobre arte e filosofia (2019).
MARINÊ PEREIRA
Doutora em Filosofia (USP-SP). Professora de Estética nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal do ABC, onde também atua no núcleo UFABC do PROF-FILO. Integra o grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil).
CAIO RICARDO BONA MOREIRA
Doutor em Teoria Literária pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); Professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária na UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná), campus de União da Vitória.