ALEXANDRA CLEOPATRE TSALLIS
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social / Uerj. Coordenadora do Laboratório afeTAR / Uerj. Líder do grupo de pesquisa Saúde, Sexualidade e Direitos Humanos. Membro do Grupo de trabalho da Anpepp Tecnologias, modos de subjetivação e produção de conhecimento. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Psicologia e Práticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado (sanduíche) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com o Centre de Sociologie de l’Innovation – Ecole de Mines / Paris (2005). PósDoutorado nos: Programa de Pós-Graduação em Psicologia / UFRJ (2010) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia / UFF (2018). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Clínica, desenvolvendo temas, tais como: Teoria Ator-Rede / Formas de Resistência, Clínica Ampliada / Deficiência Visual e Gestalt-terapia com ênfase Fenomenológica.
ANA COIMBRA OLIVEIRA
Especialista da Ordem dos Psicólogos em Psicologia Clínica e da Saúde. Trabalha na Clínica com crianças, jovens e adultos desde 1999. Psicoterapeuta em Análise de Movimento – Método Pedagógico e Terapêutico pelo Instituto de Análise de Movimento, Suíça. Sexolóloga – Educação e Terapia, mestrado do Instituto de Sexologia (in.ci.sex), Madrid, Espanha. Delegada portuguesa da European Association Dance Movement Therapy. Desenvolve, cria e colabora em projetos de saúde mental, educação e arte. Destaca no presente o Teatro Nacional D. Maria II (corpo e movimento), a ARIA – Associação de Integração e Reabilitação Ajuda (doença e saúde mental), Instituto CRIAP (formação). Formação no Modelo Touchpoints de Brazelton e em psicanálise. Investiga nas áreas do Corpo, da Família e Intimidade, Crise e Ciclos de Vida, Doença e Psicoterapia.
CECÍLIA DE LIMA
Professora Convidada da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa – Licenciatura em Dança, onde leciona as disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea, Composição Coreográfica, Técnicas de Cena e Produção de Eventos Culturais. Professora Adjunta Convidada na Universidade Aberta – curso de Doutoramento em Digital-Media Arte, onde leciona o módulo de “Tópicos de Poéticas do Corpo e Performance Digital”. Desde 2014 integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices. Desde 1998 desenvolve a sua carreira como coreógrafa e bailarina trabalhando com diversos criadores Europeus. De 2000 a 2006 torna-se cofundadora da companhia Canvas Performing Art (Holanda), onde, durante seis anos, cocriou diversas performance multidisciplinares. Em paralelo, desde 2005, desenvolve a sua atividade no ensino enquanto professora convidada em diversas Universidades, destacando: Amsterdam Faculty of Arts – Modern Dance e Arnhem ArtEZ Faculty of Arts (NL), Nyiregyhaza Dance Academy (H), Faculdade de Motricidade Humana (PT) e Universidade de Évora (PT).
CRISTINA REBELO LEANDRO
Licenciatura em Dança e Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Professora-Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Assume atividades de docência na área da Dança ao nível das diferentes Licenciaturas e Mestrados. Coautoria do Manual de Dança Criativa: uma aprendizagem interdisciplinar no 1º Ciclo do Ensino Básico. Investigadora do Centro de Estudo em Etnomusicologia em Música e Dança (INET-MD) do polo da FMH. Formadora de Dança, no âmbito da formação de docentes na zona de Coimbra, do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área A31 – Expressão/Dança. Membro da daCi (Dance and the Child International).
ELISABETE MONTEIRO
Doutorada em Dança (1995). Mestra em Ciências da Educação (1988). Professora Auxiliar com nomeação definitiva (desde 2000 FMH). Docente da Licenciatura de Dança na Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana (desde 1983/UTL-FMH). Leciona as disciplinas: Técnicas de Dança Teatral I, II e IV; Fundamentos da Expressão e Comunicação; Práticas de Expressão e Comunicação – Experiências Criativas do Movimento; de Fundamentos de Intervenção em Dança; de Práticas de Intervenção em Dança; Oficina de Dança. Docente no Mestrado em Performance Artística/Dança: nos módulos de Coreografia e também de Trabalho de Projeto. Coprodutora das Mostras de Dança da FMH. Cocoordenadora de dois cursos de Pós Graduação ‘Dança em Contextos Educativos’ (2007 e 2008). Professora de Doutoramento e de Mestrado em Dança desde 1998. Representante nacional de Daci ‘Dance and the Child International” (desde 2009). Coreógrafa, destacando-se a sua colaboração com o grupo ‘Dançando com a Diferença’ (apresentação na Madeira e em Moscovo). Investigadora integrada no INET- MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. Polo FMH (desde 2012). Também membro do Ceap (Centro de Estudos em Artes Performativas). Destaque ainda para a colaboração universitária internacional com Espanha, França, Alemanha, Bélgica e Brasil.
FILIPE MELO
Professor associado da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa. Membro do Conselho Científico da FMH. Coordenador adjunto da licenciatura em Reabilitação Psicomotora. Pertence ao Laboratório de Comportamento Motor. Leciona as disciplinas de Psicofisiologia e Controlo Motor e Aprendizagem (1º Ciclo). Autor de publicações nas áreas de Controlo Motor, Comportamento Postural, Grafomotricidade, Perturbações do Movimento (Movement Disorders – Doença de Parkinson).
GILEAD MARCHEZI TAVARES
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Pós-Doutorado nos: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/Uerj (2011) e Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança/FMH/Universidade de Lisboa (2018). Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Psicossociais da Participação e da Exclusão, Processos de Subjetivação e Instituições Sociais e Processos Cognitivos, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social, direitos humanos, direitos da infância e juventude e processos de aprendizagem.
LUÍSA ROUBAUD
Professora Auxiliar na área dos estudos em dança na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-UL). Investigadora do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) e coordenadora adjunta do polo do INET-MD na FMH-UL. Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de dança, pela FMH-UL. Coordenadora do Mestrado em Performance Artística Dança na FMH-UL. Leccionou, como professora visitante, na Université Libre de Bruxelas, Vrije Universiteit Brussels, Universidade de Surrey, Conservatório Superior de Danza de Málaga (Universidade de La Coruña), e na Rutgers University (Newark). O seu âmbito de investigação inclui a dança teatral portuguesa durante o período do modernismo e do Estado Novo, a dança contemporânea em Portugal e nos países de expressão portuguesa, numa perspectiva psicossociológica, dos estudos culturais e pós-coloniais. Entre as suas publicações recentes encontram-se: “Crioulo em Branco”. Em Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade. Brugioni, Elena et al (eds.) Braga: Editora Húmus/CEHUM (2012); “La escenificacion de Portugal. El ´Estado Novo’ y la danza. Em Coreografiar la Historia europea: Cuerpo, política, identidad y género en la danza de la edad moderna y contemporánea. Fresno, Mª Beatriz M. (ed), Universidad de Oviedo/Ministerio Español de Ciencia y Innovación (2011); “Corpos e Anti-corpos do Verde-Gaio”. Em Dançar para a República, Tercio, D. (ed.). Lisboa: Leya/Caminho (2010); a colaboração na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Castelo-Branco, Salwa (dir.). Lisboa: INET/Ed.Notícias/Círculo de Leitores (2010); “Politics of the Body and Politics of the Soul. Dance and Fascism in Portugal”. Em Dance and Human Rights (selected papers), N. York: Congress on Dance Research (2009); “Descolonização do Corpo e do Imaginário. A Reinvenção da dança na África Lusófona Contemporânea”. Em Etno-Folk – Revista Galega de Etnomusicoloxía. Castelo-Branco, Salwa e Fernandez, Susana (coord.) nº12. Baiona: Dos Acordes (2008). É redactora e crítica de dança na imprensa portuguesa.
RAPHAELLA FAGUNDES DAROS
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestra em Atenção à Saúde Coletiva pela Ufes. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa: Subjetividade, Política e Exclusão Social. Iniciou a carreira docente no Departamento de Administração da Ufes, seguindo em algumas universidades privadas, mais especificamente no Departamento de Psicologia e outros cursos da área da Saúde. Entre os anos de 2015 e 2016 atuou como professora do setor de Psicologia Social da UFF. Atuou como consultora/pesquisadora na Equipe Técnica do Trabalho Social do PAC – Favelas – RJ (Programa de Aceleração do Crescimento – Governo Federal) desenvolvendo atividades de pesquisa e capacitação ligadas ao fomento do Desenvolvimento Local com equipes de trabalho técnico social e comunidades da Rocinha, Complexo do Alemão e Manguinhos. Na área de Saúde Coletiva, atuou como pesquisadora ligada a alguns projetos do IMS e Lappis, na Uerj, além da atuação como consultora e pesquisadora vinculada à OPAS/OMS, onde realizou pesquisas no âmbito da Saúde Suplementar em parceria com a Agência Nacional de Saúde (ANS). Atua na clínica psicoterápica corporal de abordagem neo-reichiana desde 2000. Atualmente realiza o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Ufes.
RAYANNE SUIM FRANCISCO
Psicóloga (Multivix/2012). Mestra em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pós-Graduação em Arteterapia e Processos de Criação pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atualmente é professora de Psicologia na Faculdade Norte Capixaba de São Mateus – MULTIVIX-SM e Servidora Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), com vínculo de psicóloga no Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares. Possui experiência com trabalhos em comunidades vulneráveis e com o público em risco e vulnerabilidade social, além da prática de articulação em rede com diversos serviços territoriais (saúde, saúde mental, educação, judiciário etc). Atuando principalmente com temáticas que envolvem a garantia de direitos dos públicos ditos vulneráveis e em risco, políticas públicas e intersetorialidade, processos cognitivos e de ensino-aprendizagem, cidades educadoras, saúde coletiva.
RITA RATO
Iniciou seus estudos em Dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, tendo concluído o 7º Ano. Foi bailarina profissional em diversas companhias com repertório contemporâneo e também em Companhias de Teatro Musical. Licenciou-se em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (UL), onde é assistente convidada desde 2005, lecionando nas disciplinas de Técnicas de Dança Teatral I, II e III (Dança Contemporânea, Dança Moderna e Dança Clássica), Técnicas de Dança Social (Sapateado Americano), Técnicas Corporais de Bem-Estar e Oficina de Dança II. Entre 2007 e 2009, lecionou na Pós-Graduação Dança em Contextos Educativos e entre 2000 e 2003 nos cursos de qualificação para outras funções educativas na Escola Superior de Educação de Torres Novas. É membro do Centro de Estudos em Artes Performativas – Ceap e desde 2007 que colabora nas mostras bianuais de Dança da FMH como coreógrafa e coprodutora. Atualmente, é doutoranda na Faculdade de Motricidade Humana – UL, na especialidade de Dança. O estudo procura compreender o contributo da educação somática para a construção dinâmica da imagem corporal pelo estudante de dança relativamente à experiência, percepção e apreciação do seu próprio movimento.
THIAGO DE SOUSA FREITAS LIMA
Psicólogo clínico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Professor convidado da Faculdade de Medicina (UFMG), Doutorando em Psicologia (UFF), em formação de dança pela Escola Livre de Artes – Arena da Cultura (MG), participante do curso profissional avançado do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil, Mestre em Saúde Coletiva (Ufes), Pós- Graduação em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama: Clínica de Indivíduos, Grupos, Organizações e Redes Sociais (Feluma – Instituto Félix Guattari), Formação em Massoterapia Indiana Ayurvêdica Sistema Shivam Yoga (Núcleo Sattva) – ES.
VITOR BENEVENUTO DE FREITAS
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário São Camilo Espírito Santo (2014/2). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes – PPGPSI). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj – PPGPS). Realizou pesquisa na linha: Subjetividade, Política e Trabalho, centrando-se no estudo a rede de atenção à infância e à adolescência. Atuou como psicólogo na Política Nacional de Assistência Social (Suas), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Serviço de Atenção ao Migrante e à População em Situação de Rua. Atendimento Clínico em Consultório de Psicologia. Foi membro do Conselho Municipal de Assistência Social, enquanto representante dos trabalhadores e trabalhadoras do Suas. Docente no Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário