MARLUCE ALVES DOS SANTOS
Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pós-doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (Uneb), Bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu). Professora Adjunto A da Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação – Campus VIII, Colegiado de Matemática. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon. Experiência em: Educação Matemática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa, e Ensino da Distância.
JADSON DE SOUZA CONCEIÇÃO
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia, lotado no Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier (CEPNMMX). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon. Membro da diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia – SBEM-BA, triênio 2019-2021. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, mais especificamente em Formação de Professores que ensinam Matemática, formação inicial e continuada; Prática Pedagógica e Planejamento.
FABRICIO VIEIRA PESSOA
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon.
EDMILSON SANTOS DE OLIVEIRA JÚNIOR
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pós-graduando em Metodologia de Ensino de Matemática pela Uniasselvi. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon e Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.
DAVI DE ANDRADE OLIVEIRA
Graduando em Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia, e, atualmente, é monitor do PROAPEX.
ADRIANO BEZERRA CHAVES
Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Atualmente, faz parte do Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon, e é monitor do projeto de extensão “Tecnologias Digitais Acessíveis para Educação”.
ANTONIO EDSON BRANDÃO DA SILVA
Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon e sócio da Sociedade Brasileira em Educação Matemática – SBEM.
BETÂNIO ALÍPIO DOS SANTOS JUNIOR
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA
CAROLAINE DE JESUS DA SILVA
Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon e sócia da Sociedade Brasileira em Educação Matemática – SBEM.
CÁSSIO LOPES CARNEIRO
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Durante a graduação fui monitor voluntário e bolsista do Projeto de Extensão “Matemática é Show”; bolsista do Projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia” e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Desenvolvo trabalhos e pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em: Ludicidade, Letramento Matemático, Jogos, dentre outros.
CÉLIA BARROS NUNES
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2010). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – DEDC X). Atua como docente nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, desenvolve pesquisas e ações extensionistas nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino-aprendizagem da Matemática, Resolução de Problemas.
CILENE DE OLIVEIRA
Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon.
DANIELA BATISTA SANTOS
Doutoranda no Programa de Crítica Cultura na Linha de Letramento e Formação Docente Mestra em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Desenvolvo projetos de ensino, pesquisa e extensão, dentre eles destaco: projeto de extensão “Matemática é Show”; projeto de pesquisa “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. Fui Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tenho desenvolvido pesquisa e trabalho na área de Educação Matemática com ênfase em: Ludicidade, Formação de Professores, Letramento Matemático, Didática da Matemática, Estágio Supervisionado, Jogos, Educação Matemática Crítica, dentre outros.
EDVANIA SANTOS SOUZA
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
ELCIANE DE JESUS SANTOS
Mestranda em Educação Científica e Formação de Professor de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Matemática – NEPHEMAT da UESB e do Grupo de Estudos: Livros Didáticos de Matemática e a BNCC. Já atuei como professora de Matemática no Ensino Fundamental.
ERIVELTON NONATO DE SANTANA
Doutor, Mestre e Graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atuo como Professor e Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Matemática (Graduação), Educação Matemática (Especialização) e como Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB), do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET II/UNEB), desenvolvendo pesquisas em áreas de Educação e Linguagens – na perspectiva interdisciplinar.
EVERTON COSTA DE CARVALHO
Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Atualmente, sou monitor do projeto de extensão “Tecnologias Digitais Acessíveis para Educação”. Atuei como professor substituto na Rede Municipal de Ensino de Canindé do São Francisco – SE (2018/2019).
FABRÍCIO VIEIRA PESSOA
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon.
GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA
Mestre em Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação-GESTEC/UNEB. Especialista em Psicopedagogia – UESC, Docência do Ensino Superior e História do Brasil. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em História do Departamento de Educação em Teixeira de Freitas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atua na área de Estágio supervisionado, educação especial/Inclusiva e LIBRAS. Coordena o projeto de extensão: Laboratório de diversidade e educação inclusiva e é Vice-líder do Grupo de pesquisa – TIPEMSE. Além disso, é membro do grupo de pesquisa: Desenvolvimento Social.
HELDER LUIZ AMORIM BARBOSA
Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Departamento de Educação/Campus VII-Senhor do Bonfim, Bahia. Professor da Rede Estadual de Educação/Bahia. Coordenador Executivo de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (2019-atual). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática (UNEB, 1998); Especialista em Gestão Educacional (UNEB, 2005); e Doutorando em Artes e Humanidades com ênfase em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2018-atual).
IVANISE GOMES ARCANJO DINIZ
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História as Ciências (UFBA/UEFS) e Mestra pelo mesmo programa. Professora do Centro Territorial do Vale do Jiquiriçá. Atualmente participo do projeto de pesquisa: Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980, vinculado ao Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática e Escola (LIAPEME) – UEFS. Fui membro do Grupo de Pesquisa: História-Matemática-Educação (GHAME).
JADSON DE SOUZA CONCEIÇÃO
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia, lotado no Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier (CEPNMMX). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon. Membro da diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia – SBEM-BA, triênio 2019-2021.
JAILMA MARIA DA SILVA
Mestra em Letras e Licenciada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação – Campus VIII. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação, Pragmática e Semântica como também atua nas áreas de Língua Portuguesa e Produção Textual nos Cursos de Licenciatura em Matemática e de Bacharelado em Direito.
JANUÁRIA ARAÚJO BERTANI
Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática.
JOALISSON BAHIA SANTANA
Estudante do curso de Pós-graduação no Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, nível especialização, pelo Instituto Federal Baiano – IFBAIANO. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e atuo como professor na Rede Municipal de Ensino de Araçás-BA. Durante a graduação fui monitor voluntário e bolsista do Projeto de Extensão “Matemática é Show”; bolsista do Projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia” e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR
Mestre em Educação Matemática (UFOP); Especialista em Matemática e Estatística (UFLA) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. É professor do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual da Bahia – UNEB, campus IX. Desenvolvo trabalhos e pesquisas na área de Educação Matemática, Formação de Professores, Softwares Matemáticos e Didática da Matemática.
JOUBERT LIMA FERREIRA
Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Professor da área de Educação Matemática da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e no Mestrado Profissional em Matemática. Coordena o Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), grupo certificado pelo CNPq junto à UFOB. Tem desenvolvido pesquisa histórica sobre o ensino de Matemática e sobre a elaboração/implementação de tarefas matemáticas para o ensino e para aprendizagem de objetos do conhecimento na formação inicial e continuada de professores que ensinam/ensinarão matemática.
JULIANA PEREIRA DE PAULA
Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Participo do Projeto de Extensão “Matemática é Show”. Participei do Projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”.
LENIEDSON GUEDES DOS SANTOS
Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins e professor de Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atualmente, sou doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Goiás, onde desenvolvo um projeto de pesquisa sobre a análise de livros de Cálculo Diferencial e Integral, investigando as abordagens a respeito do conceito de limites por meio do referencial metodológico da Hermenêutica da Profundidade.
MAINÁ DA SILVA SANTANA
Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Atualmente estou estagiária de cálculos da Justiça Federal – Subseção Judiciária de Paulo Afonso e atuo como monitora do projeto de extensão “Tecnologias Digitais Acessíveis para Educação”. Ao longo do curso tenho atuado em monitorias de ensino e extensão.
MARCOS BATISTA FIGUEREDO
Doutor e Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Professor de Matemática e Computação na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de Modelagem Matemática, Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Energias Renováveis. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB), do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET II/UNEB).
MARIA IZABEL LOPES DE ARAÚJO
Docente efetiva da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XIX, Camaçari – BA. Desenvolve (u) atividades na profissão docente e acadêmica sinalizando para uma aproximação com a pesquisa sobre ensino e aprendizagem matemática que se iniciou na Educação Básica e se estendeu a docência universitária. Doutora em Ciências da Educação (2019), na especialidade da Educação Matemática, na Universidade do Minho, Braga, Portugal, escreveu a tese de título: Ensino de Matemática na UNEB: perspectivas e práticas. Possui Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pela Faculdade SENAI CIMATEC (2009) e graduação em Licenciatura plena em matemática pela Universidade Católica do Salvador (1998). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas EduMatCon e do Núcleo SBEM-BA de Paulo Afonso – BA
MARIANA MORAES LÔBO PINHEIRO
Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Professora Substituta na Universidade Federal da Bahia, Integra o grupo de pesquisa Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática e Escola (LIAPEME) – UEFS, atuando em pesquisa histórica sobre o ensino de Matemática, a partir de eixos temáticos como saberes, profissionalização docente, currículo dentre outros.
MINERVINA JOSELI ESPÍNDOLA REIS
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2011). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – DEDC X). Atua como docente nos cursos de Licenciatura, direcionadas à prática docente e percursos de formação de professor da Educação Básica e do Ensino Superior.
MIRIAN FERREIRA DE BRITO
Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Departamento de Educação/Campus VII-Senhor do Bonfim, Bahia. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 1998); Especialista em Metodologia do Ensino do Desenho (UEFS, 2000); Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB, 2008); Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2015).
?
MÔNICA ROMANA DE OLIVEIRA SANTOS
Mestranda em Ensino na Educação Básica – CEUNES-UFES, Campus São Mateus – ES e Especialista em Educação Matemática. Atua na Educação Básica como professora de Matemática e Geometria no Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Rede Estadual da Bahia.
NÚBIA PEREIRA SANTANA
Licenciada em Matemática e Estudante do curso de Pós-graduação Ensino de Ciências, Matemática e suas Tecnologias, nível especialização, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista. MBA em Gestão de Pessoas pela Unopar/Polo de Ipiaú. Presidente do Instituto de Amparo à Pessoa Idosa do Território Médio Rio das Contas
PATRÍCIA BENEVIDES DE OLIVEIRA
Mestre em Educação Matemática (PPGEM/UESC-BA). Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec/UFPE-PE). No Programa de Doutorado na UFPE é integrante do grupo de pesquisa Lematec (Laboratório de Ensino da Matemática e Tecnologia), atuando com pesquisa em concepção, análise e desenvolvimento de softwares educativos para o ensino e aprendizagem de Matemática. Atuou como professora de Cálculo Diferencial e Integral em turmas de Engenharia (2015-2017, UNIME/Itabuna-BA) e atualmente como professora de Matemática no ensino médio no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Ibicaraí-BA).
PAULO WATARU MORIMITSU
Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, Especialista em Metodologias Ativas na Educação. Professor Assistente do Curso de Licenciatura de Matemática na UNEB, Campus VIII. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH) e Coordenador da diagramação digital da Revista Ecologias Humanas. Colaborador para fluência digital na Educação do Campo na Escola Família Agrícola de Irará.
RAFAEL FLORÊNCIO DE OLIVEIRA
Graduando em Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Monitor do Projeto de Extensão “Matemática é Show”. Fui bolsista do Projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia” e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Desenvolvo trabalhos e pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em: Letramento Matemático, Ludicidade e Educação Matemática Crítica.
RICARDO DO AMOR DIVINO SANTOS
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e Licenciado em Letras pela Unopar. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (AME), em Mídias na Educação (UESB) e Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB). Docente da Educação Básica nos anos finais do Ensino Fundamental.
?
SOLANGE FERNANDES MAIA PEREIRA
Doutoranda em Ensino de Ciências e matemática (ULBRA), Mestra em Ciências da Educação (UIL reconhecido pela UFPel), Especialização em Educação à Distância (UNEB), Especialização em Mídias Digitais (UESC), Especialização em Gestor Escolar (UFBA), Licenciatura em matemática (Unifacs). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon e sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.