Capa do livro: A PSICOLOGIA ESCOLAR E O ENSINO SUPERIOR – DEBATES CONTEMPORÂNEOS

A PSICOLOGIA ESCOLAR E O ENSINO SUPERIOR – DEBATES CONTEMPORÂNEOS

Autores: Silvia Maria Cintra da Silva - Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - Marilda Gonçalves Dias Facci (Orgs.)

A presença da Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior no Brasil é relativamente recente, e obras que tratam especificamente desta temática ainda são bastante escassas. Assim, o livro “A Psicologia Escolar e o Ensino Superior – debates contemporâneos” apresenta práticas e pesquisas desenvolvidas por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições do país que, de diferentes formas, acompanham o processo de formação profissional de jovens e adultos nesse nível de ensino, processo este constituído por encantos e desencantos.
A Psicologia, na educação, tem o compromisso com a socialização dos conhecimentos, contribuindo com o processo de humanização de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Ela traz subsídios, juntamente com outros campos do saber, para a preparação profissional e formação humana dos alunos e alunas que frequentam instituições de Ensino Superior.
Os capítulos abordam tanto a transição do Ensino Médio para a Universidade, como tratam de estágios, da formação do psicólogo, do adoecimento de estudantes, da evasão, de relatos de experiências exitosas, entre outros aspectos que medeiam o ensino e o aprendizado docente e discente.
As pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores, alunas e alunos que escreveram os capítulos que compõem esta obra caminham em direção à valorização do corpo discente e seu processo de formação profissional. Assim, leitoras e leitores, este livro é um convite ao encontro com distintas produções que, esperamos, também lhes instiguem e provoquem a adentrar no profícuo e contemporâneo debate da Psicologia Escolar com o Ensino Superior.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-865-5
ISBN DIGITAL:978-65-5578-854-9
DOI: 10.24824/978655578865.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 308
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A PSICOLOGIA ESCOLAR E O ENSINO SUPERIOR – DEBATES CONTEMPORÂNEOS
AMANDA CARASSINI
Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS PERETTA
Psicóloga pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

CAMILA TRINDADE
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2015), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2018) e atualmente é doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

CAMILA TURATI PESSOA
Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Possui doutorado em Psicologia na linha de Desenvolvimento Humano e Processos Educativos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Atualmente é docente adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/MT).

DANIEL CALDEIRA DE MELO
Graduado em Psicologia pela UFU. Especialista em “Gestão de Pessoas e Projetos Sociais” pela UNIFEI. Atualmente é perito no Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Sua experiência profissional e acadêmica envolve áreas como segurança pública, gestão cultural e estratégias de comunicação e participação social.

DANIEL GONÇALVES CURY
É graduado em Psicologia (bacharelado, licenciatura e formação de psicólogos) pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), mestre em Psicologia Aplicada (Linha de Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem) pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e doutor em Educação (Linha de Estado, Gestão e Políticas Públicas em Educação) pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Servidor público federal desde fevereiro de 2012, ocupando o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Uberlândia.

DEBORAH ROSÁRIA BARBOSA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1998), Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP (2001) e Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP (2011). Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH – da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

FABIANA DA SILVA MARINHO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Prefeitura Municipal de Araguari-MG.

GABRIELLE MARTINS RIBEIRO FERREIRA
Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduanda de Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

GILBERTO JOSÉ MIRANDA
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior, especialista em Controladoria e Contabilidade e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da UFU e editor adjunto da revista Education Policy Analysis Archives. É coautor dos livros Análise didática das demonstrações contábeis; Análise avançada das demonstrações contábeis; Revolucionando a sala de aula; Revolucionando o desempenho acadêmico e Revolucionando a docência universitária, todos publicados pelo GEN | Atlas.

HERCULANO RICARDO CAMPOS
Psicólogo (1983) Mestre (1998) e Doutor (2001) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolveu estudos pós-doutorais em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Atua na UFRN como Professor Titular, junto ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia. Desenvolve estudos, prioritariamente, na área de Psicologia Escolar e Educacional, mas também na Psicologia Social. Coordena o Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural, do Departamento de Psicologia da UFRN. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE; da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, onde coordena o GT Psicologia e Políticas Educacionais; e da International Society for Cultural-Activity Research – ISCAR.

ISABELA SANTOS PINHEIRO
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, voluntária e membro da comissão de Psicologia do “Projeto ABC do Glória” e extensionista dos projetos “Parangolé: Brincando com Arte” e “Intervenções Psicoeducacionais na Educação Infantil”.

ÍTALO WEINER MARTINS DE OLIVEIRA
Graduado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IPUFU). Atua sob a perspectiva psicanalítica como psicólogo clínico com foco no acolhimento à demanda de sofrimento universitários, público LGBTQI+ e queixas escolares.

JACSIANE PIENIAK
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paranaense -UNIPAR e Pedagogia pela UNIOESTE,mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá UEM, doutoranda em Psicologia na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humanos, Processos Educativos e Psicologia Histórico-Cultural pela UEM. Já atuou como psicóloga responsável técnica de serviço-escola de psicologia.

LARICE SANTOS SILVA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Membro da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Professora de Psicologia na UNIESSA e Faculdade do Trabalho.

LEONARDO BARBOSA E SILVA
Graduado em Ciências Econômicas, mestre e doutor em Sociologia, foi Pró-reitor de Assistência Estudantil da UFU e coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (FONAPRACE). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia, coordenando o Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (OPP).

LETÍCIA CAVALIERI BEISER DE MELO
Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário de Maringá. Doutorandado Programa de Pós Graduação em Psicologia da UEM, da linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando na educação básica e superior. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico na mesma instituição e psicóloga escolar no Colégio Mater Dei.

LUANA MUNDIM DE LIMA
Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IPUFU), especialista em Atenção em Oncologia pela Faculdade de Medicina (FAMED) da UFU e mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PGPSI) do IPUFU. Atualmente, tem pesquisado sobre a Justiça Restaurativa e as intervenções com adolescentes envolvidos em conflitos escolares. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Escolar, Teoria Histórico-Cultural, Justiça Restaurativa, trabalhos com grupos, trabalhos com adolescentes, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Saúde do Trabalhador.

LUCIANA GUIMARÃES PEDRO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Atualmente, está cursando graduação em Pedagogia pela Faculdade UniBF e realizando estágio pós-doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU, com financiamento da CAPES.

MARIA DA APRESENTAÇÃO BARRETO
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação e Saúde; Doutora em Educação pela UFRN e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Psicologia da UFRN. Experiências de ensino e pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional junto ao Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural.

MARIA JULIA CAVALCANTI ALVARENGA
Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003); Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá– UEM e professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARISE SANTANA DE REZENDE
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Servidora Pública Municipal – Contabilista na Prefeitura Municipal de Uberaba.

MARISTELA DE SOUZA PEREIRA
Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Università degli Studi di Torino. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e psicóloga pela mesma instituição. Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atuação nas áreas de Psicologia Social do Trabalho, Saúde do Trabalhador, grupos e pesquisa-intervenção no campo do trabalho.

MITSUKO APARECIDA MAKINO ANTUNES
Possui bacharelado, licenciatura e formação em Psicologia (1978), mestrado em Filosofia da Educação (1985) e doutorado em Psicologia Social (1991). É professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUCSP, atuando, desde 1992, no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pesquisando e orientando pesquisas em: história da psicologia da educação; história da psicologia da educação no Brasil; identidade de educadores e educandos com foco em inclusão educacional/escolar. É líder do GP-CNPq da PUCSP: História da Psicologia. É editora da Revista “Psicologia da Educação”, do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

NILZA SANCHES TESSARO LEONARDO
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988). Mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001/2004); e estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia- MG (2019). Atualmente é professora do departamento de Psicologia da UEM e do Programa de pós-graduação em Psicologia da UEM.

ROSELI FERNANDES LINS CALDAS
Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Doutora em Psicologia Escolar. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pertence a grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, desenvolvendo estudos nas seguintes áreas: processos de escolarização, medicalização, políticas públicas, inclusão de imigrantes e refugiados na educação pública, formação de professores e atuação do psicólogo na educação. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE e do Laboratório Interinstitucional de estudos e pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional – LIEPPE.

SÉRGIO ANTÔNIO DA SILVA LEITE
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado (1976) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos seguintes temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem, ensino superior. Foi Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp, no período de 2008 a 20012. Coordenou, de 2013 a 2017, o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade. Coordena o Grupo do Afeto, vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp.

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestre (1993) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado na USP, no Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (2007) e no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP (em andamento). Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE (gestão 2018-2020). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP.

SOLANGE PEREIRA MARQUES ROSSATO
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista-UNESP/ Assis (2016). Estágio Pós-Doutoral em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Atualmente é professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá- PR.

STERPHANY LIZE DA SILVA LIMA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), é aluna de mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural, desenvolve pesquisa na área da Psicologia, Educação e Políticas Públicas.

THAIS DE SOUSA RODRIGUES
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Mestre em Processos psicossociais em Saúde e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Atua como psicóloga escolar na Secretaria Municipal de Educação de Araguari e no Colégio Mais Positivo de Araguari-MG.

VANESSA APARECIDA DINIZ PARREIRA
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestranda em Psicologia na linha de pesquisa “Processos Psicossociais em Saúde e Educação” pela mesma instituição. Atuação na área da saúde como psicóloga na Atenção Básica do SUS.

ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ LEAL
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e supervisora de estágio em psicologia escolar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, formação da consciência, adolescência, adolescência em conflito com a lei, queixa escolar e problemas no processo de escolarização. Tem realizado e participado de pesquisas em queixa escolar, violência escolar, afetividade e adolescência a partir da perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural.