Capa do livro: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: <br>Estudos Foucaultianos

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE:
Estudos Foucaultianos

Autores: Roseli Belmonte Machado - Alfredo Veiga-Neto (Orgs.)

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Sinopse

Este livro traz discussões desenvolvidas pelo Grupo Currículo e Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPCC/UFRGS). Tendo como lentes teórico-metodológicas os Estudos Foucaultianos, apresenta relações entre o currículo e as novas configurações e práticas educacionais. Este livro traz discussões desenvolvidas pelo Grupo Currículo e Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPCC/UFRGS). Tendo como lentes teórico-metodológicas os Estudos Foucaultianos, apresenta relações entre o currículo e as novas configurações e práticas educacionais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-532-6
ISBN DIGITAL:978-65-5578-530-2
DOI: 10.24824/978655578532.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: <br>Estudos Foucaultianos

Autores

ALFREDO VEIGA-NETO
Possui graduação em História Natural (1967) e em Música (1963) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestrado em Genética (1975) e doutorado em Educação (1996) pela mesma Universidade. Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor Convidado Permanente do PPG-Educação/UFRGS. Foi Professor Visitante na Universidade de Barcelona. Foi Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), por duas vezes. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/UFRGS) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estudos foucaultianos, crítica pós-estruturalista e interdisciplinaridade.

DÉBORA DUARTE DE FREITAS
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Integra o Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade – GPCC, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão – GEPI e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Processos de In/Exclusão (GEIX). Desenvolve trabalhos relacionados ao corpo, infância e saúde. Tem experiência docente no ensino superior e na educação básica. Atuou como professora de Educação Física na Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria Municipal do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande/RS. É professora no Instituto Federal Farroupilha-Uruguaiana/RS.

GUSTAVO DA SILVA KERN
Licenciado em História pelo Centro Universitário Metodista – IPA. Especialista em História Africana e Afro-brasileira pela Faculdade Porto-Alegrense. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade, que funciona junto ao PPGEDU/UFRGS, sob coordenação do Professor Alfredo Veiga-Neto. Desenvolve estudos em torno das relações entre a questão racial e a Educação no Brasil, abordando temáticas como: pensamento racialista brasileiro; discursos eugenistas; políticas de ação afirmativa no Brasil. Atua como docente da área de História no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Palhoça/SC.

IOLANDA MONTANO DOS SANTOS
Possui graduação em Licenciatura em Estudos Sociais 1º Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), especialização em supervisão educacional pela Faculdade de Ciências e Letras – FAPA (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas São Judas Tadeu. Tem experiência na área da Educação Básica com ênfase na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: educação, pedagogia, inclusão social e escolar, governamentalidade, biopolítica, saúde.

ISABELA DUTRA CORRÊA DA SILVA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia (2010) e Mestrado em Educação (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão da Educação (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC), que funciona junto ao PPGEDU/UFRGS, sob coordenação do Professor Alfredo Veiga-Neto. Atuou como docente do Centro Universitário Metodista IPA e como docente na Educação Infantil. Atualmente é coordenadora da Educação Infantil do Colégio Americano – Porto Alegre/RS.

JAIRO ANTONIO DA CRUZ
Possui graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e mestrado em Educação pela mesma Universidade (2010). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Tem experiências docentes anteriores no ensino técnico-profissionalizante. É pesquisador das interfaces entre trabalho e educação na perspectiva dos estudos foucaultianos.

JOSÉ LUIZ STRAUB
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (1984), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002/2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, educação, brincadeiras, cultura e corporeidade.

KAMILA LOCKMANN
Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Adjunta II do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Atuou como Professora na Educação Básica, como Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e como professora em Cursos de Especialização em Educação. É lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Processos de In/exclusão (GEIX) e é pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC /UFRGS), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/FURG/CNPq). Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, educação infantil e ensino fundamental, docência, práticas pedagógicas e formação de professores.

KARLA SARAIVA
Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação (2006), pela mesma Instituição. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, atuando em disciplinas de graduação ofertadas para cursos da área de tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Pós-modernidade (GCPOS). Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, em especial temas ligados à cibercultura e currículo. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

MARIA RENATA ALONSO MOTA
Possui graduação em Pedagogia Habilitação Pré-Escola e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias e educação das crianças de zero a seis anos, currículo e formação de professores e políticas públicas para a infância.

RODRIGO DE OLIVEIRA AZEVEDO
Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pelo INSTITUTO PORTO ALEGRE DA IGREJA METODISTA (1999), mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e doutor em Educação na UFRGS. Em termos profissionais, atua como Professor da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Técnico em Educação e Preceptor da Residência Integrada em Saúde, atividades todas vinculadas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição S/A.

ROSELI BELMONTE MACHADO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2016). Mestre em Educação com ênfase nos Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA/Canoas (2010). Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Escola de Educação Física em Biomecânica ESEF/UFRGS (2007). Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena – pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/Canoas (2006). Tem experiência na área de Educação Física, trabalhando com Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Formação de professores e atividades específicas para pessoas com deficiência visual. Desenvolve pesquisas nessas áreas. É professora Adjunta vinculada a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).

TATIANA LUIZA RECH
É Doutora em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É Mestre (2010) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2005) e em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Ênfase em Educação Especial (2007) pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Participou de pesquisas na área da Educação de Surdos e na área da educação de Cegos, com o método Braille, bem como possui experiências com sala de recursos multifuncional para o atendimento educacional especializado. Participou de projetos de extensão, como o Projeto Rondon/Jeunesse Canada Monde realizado em 2006, no qual trabalhou com educação inclusiva no Canadá. Atualmente, tem se dedicado a estudar algumas políticas de inclusão educacional e as possíveis relações/articulações entre escola e empresa na inclusão de pessoas com deficiência. É integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-Educação/UFRGS), e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq), vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professora Adjunta do Curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na Unidade de Cruz Alta.

VIVIANE KLAUS
É doutora (2011) e mestre (2004) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; graduada (2000) em Pedagogia – Licenciatura Plena e Formação de Professores pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. É professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão Educacional e do Curso de Pedagogia da UNISINOS. Tem experiência na área de Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Atuou como Supervisora Escolar e como membro da Coordenação de Gestão Democrática e da Coordenação Pedagógica na SMED de São Leopoldo. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão – GEPI (UNISINOS) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade – GPCC (UFRGS).