Capa do livro: ENTRE CAMINHOS: <br>reflexões sobre planejamento, perspectivas educacionais e possibilidades de aprendizagem

ENTRE CAMINHOS:
reflexões sobre planejamento, perspectivas educacionais e possibilidades de aprendizagem

Autores: Fernando Santos da Silva - Guaracy Carlos da Silveira (Orgs.)

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Sinopse

Com o objetivo de contribuir com o campo de discussão teórica e prática acerca dos caminhos da educação nacional a presente obra convida um seleto grupo de pesquisadores a compartilharem os resultados de suas investigações. O resultado é uma obra densa e de múltiplos olhares que amplia os horizontes de pesquisadores e educadores nacionais. De cunho interdisciplinar, contemplando as relações entre educação, arte e história da cultura o presente livro busca ampliar o campo teórico, afinal educação está em tudo.
Agrupando estudos em três grandes eixos: Proposições e Perspectivas, Possibilidade e Diálogos, e Política e Conjecturas, o livro aponta para o rico e plural panorama dos estudos de educação brasileiro. Face ao esvaziamento teórico e instrumental que tem permeado as políticas e práticas educacionais nacionais, a obra traz fôlego e esperança, e por que não dizer inspiração, a todos aqueles que almejam construir um mundo melhor por meio da educação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-577-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-615-6
DOI: 10.24824/978655578577.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENTRE CAMINHOS: <br>reflexões sobre planejamento, perspectivas educacionais e possibilidades de aprendizagem

Autores

ANDRÉ NERI TOMIATE
Mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) da UNESP - Campus de Rio Claro, bacharel e licenciado em Ciências biológicas. Possui experiência em pesquisa da morfologia da cavidade oral de roedores, formas avaliativas alternativas para o ensino-aprendizado de ciências biológicas com foco na coleção entomológica e divulgação científica em espaço não formal de ensino, tendo atuado no Museu de Paleontologia e Estratigrafia ‘Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim’ da UNESP – Campus de Rio Claro.

ANTONIO PESCUMA JUNIOR
Economista, Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica  (PUC/SP), Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professor Universitário nos Cursos de MBA, no segmento de Negócios, Gestão e Finanças na Universidade Mackenzie, Anhembi Morumbi, Trevisan e Business School (BSP). Professor de Economia da Saúde, Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde na Universidade São Camilo,  Faculdade Santa Marcelina e Faculdade de Medicina do ABC. Consultor no Grupo Higea Diálise.  Professor de Conteúdo no Grupo IESDE.Membro do Comitê de Gestão na Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Pesquisador no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares .(IPEN/USP). Membro do grupo de Avaliação em Tecnologias da Saúde (REPATs/SES). Consultor de Empresas.

CÍNTIA MARIA GOMES MURTA
Jornalista, docente e pesquisadora. Mestra em Imagem e Som (PPGIS), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Comunicacionais (GPEC) certificado pelo CNPq, da PUC Minas. Foi bolsista CAPES (2014-2015). Possui experiência como docente no Curso de Publicidade e Propaganda, da PUC Minas, campus Poços de Caldas. Atuais interesses de pesquisa: Comunicação e Educação, Metodologias ativas de ensino aprendizagem, Experiência Estética, Convergência de Mídia.

CLÁUDIA COELHO HARDAGH
Professora e pesquisadora visitante da Universidade Federal de São Paulo, Historiadora, Socióloga e Pedagoga. Doutora pela PUC-SP-Educação-Currículo. Pós-doutora pela Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais (CES) supervisão Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos. Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Atua em temas como: Formação de Professores, Cultura Digital e Diversidade. Pesquisa sobre: Tecnologia Sociais, Cultura Digital e Diversidade Cultural. Coordena o grupo de pesquisa internacional Convergência: Escola expandida, linguagens híbridas e diversidade. Projetos de extensão em escola pública do Estado de São Paulo. Avaliadora do Sistema Basis – MEC/ Inep e do Conselho Estadual de Educação.

COSME FREIRE MARINS
Doutor em educação (USP). Mestre em educação (USP). Possui cinco especializações em cursos voltados ao Ensino Superior, Educação a Distância, História e Cultura, e Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais. Planejamento. Graduado em história (USP), em Pedagogia (Uninove) e em Ciências Sociais (Umesp). Professor da educação básica nas redes pública e privada desde 1995. Professor em cursos preparatórios para concursos e vestibulares desde 1996. Professor no ensino superior desde 2014. Orientador educacional da área de ciências humanas e sociais aplicadas. Assessor e consultor pedagógico em projetos diversos. Autor e avaliador de materiais didáticos e itens avaliativos para instituições públicas e privadas.

ELIANA MARIANO CARVALHEIRA
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduação em pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Doutorado em andamento na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação na Universidade Metodista de São Paulo.  Atualmente é coordenadora da Universidade Paulista e professora da Universidade Paulista. Participação em grupo de pesquisa Formação, Atuação Docente e Educação Física (GPFAEF) reconhecido pela UNIP.

EMYGDIO DE PAULA NETO
Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ - Campus de Rio Claro e bacharel em Ciências Biológicas. Possui experiência na manutenção de coleções biológicas e em pesquisa sobre citogenética animal, com ênfase na evolução cromossômica de aracnídeos. Atua como Assistente de Suporte Acadêmico II do Departamento de Biodiversidade da UNESP - Campus de Rio Claro.

FELIPE FONSECA
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) - Campus de Rio Claro e em Administração de Empresas pela Faculdade AIEC, sediada em Brasília. Atualmente é aluno de graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade FIPECAFI e de pós graduação (latu sensu) nos cursos de MBA em Finanças e em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Possui experiência no setor privado, atuando nas áreas de controladoria e finanças.

FERNANDO SANTOS DA SILVA
Doutorando e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Educação. Possui graduação em Pedagogia, em Geografia e em História. Atua como docente na Universidade Paulista. É autor dos livros: “Maria Antônia: um retrato além da moldura”, “Manipulando Almas: a construção do imaginário paulista na República Velha” e colaborador da trilogia: “História do Estado de São Paulo: a formação da unidade paulista”, sendo um dos responsáveis pelo 3º vol. - Governo e Municipalidade. Membro da Rede de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. Bolsista Integral – Modalidade Mérito – Universidade Presbiteriana Mackenzie.

FLÁVIO VILAS-BÔAS TROVÃO
É bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor e pós-doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e professor do Mestrado Profissional Ensino de História (PROFHISTORIA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desenvolve pesquisas na área de Cinema e História e Mídias e Educação. É membro da Rede de Estudos de História dos Estados Unidos e da Rede de Pesquisa História e Culturas no Mundo Contemporâneo.

GUARACY CARLOS DA SILVEIRA
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em cibercomunicação e bacharel em comunicação. Coordenou cursos de comunicação em 3 importantes universidade brasileiras por 10 anos e lecionou mais de 30 disciplinas diferentes. Entusiasta da aplicação de tecnologias em processos educacionais. Atualmente cursa doutorado em Design e investiga a aplicação de jogos digitais na formação docente e na mediação cultural. É sócio fundador da Boost consultoria de marketing para jogos digitais. Autor do livro “O Pensamento de Pierre Lévy” e mais de uma dezena de capítulos de livro sobre comunicação, educação e tecnologia.

JANIRA SIQUEIRA CAMARGO
Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Psicopedagoga pela Faculdade de Cruzeiro do Oeste (FACO). Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP). Doutora em Educação (PCM/UEM). Professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da FACO. Membro do Conselho Nato da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Paraná Norte.

JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO
Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1987), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Ciências Sociais, e pós-doutorado (2005) em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da USP e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

LARISSA SIQUEIRA CAMARGO
Coordenadora de cursos superiores desde 2014, tendo sido responsável pelo projeto e implementação dos 1º cursos superiores de design a distância do país, dos quais coordena até hoje na Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Avaliadora Institucional para credenciamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior pelo INEP. Foi integrante da 1ª Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Design de Interiores do ciclo de Enade 2015  Doutoranda em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, sob orientação da prof. Dr. Ana Mae Barbosa, mestre em Engenharia Urbana, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Gestão Educacionais, EAD e as Novas Tecnologias Educacionais e Docência do Ensino Superior pela UNICESUMAR e  Graduada em Design de Interiores e Design de Moda, também pela Unicesumar.

LILIAN CORREIA PESSÔA
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, desde 2015, onde também obteve o título de Mestre em Educação: Psicologia da Educação em 2010. Graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (2000). Professora universitária no curso de Pedagogia desde 2009 e Coordenadora Local em um dos campus da Universidade Paulista (UNIP). Atualmente realiza o estágio pós-doutoral no Programa de Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP.

LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA
Doutor e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – CAES/PMESP. Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (APMBB), Publicidade (ESPM) e Direito (FIG/UNIMESP). Estágio de especialização na ENA (Paris - França) em Liberdades Públicas e Segurança Interior. Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Instrutor da APMBB e do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo – CAES/PMESP. Comandou e reorganizou o CAES, alinhando-o às normas do CNE e CAPES. Comandou a Escola Superior de Soldados, e foi Diretor de Ensino e Cultura da PMESP.  Instituiu a AACD - Educação e desde 2017 é o superintendente de Educação de Trânsito da CET-SP. Atua como professor universitário, autor musical e teatral.

MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas.

MARIELA AGUIAR VILLELA
Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário (ARG). Possui graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aperfeiçoamento em Letramento Digital pela Universidade Federal do Ceará. Atua como docente na Prefeitura Municipal de Contagem. É coordenadora da Área de Língua Portuguesa da Escola Integral CEI. Atua como consultora do grupo Ânima, desenvolvendo propostas para vestibulares. Desenvolve um projeto sobre Letramento digital, inclusão e políticas públicas em Brasil e Argentina.

MAURICIO TINTORI PIQUEIRA
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica  de São Paulo. Especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui  licenciatura em História e bacharelado em Administração com ênfase em Comércio Exterior. Atualmente é Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito de Santo  André.

NEIVA DE AQUINO ALBRES
Professora do curso Letras-Libras e da Pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Mestre em Educação pela UFMS. Brasil. Tem experiência na formação e professores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa língua (FENEIS/SP e Letras Libras -UFSC) e na formação de tradutores/intérpretes de Libras em cursos de graduação e especialização. Docência e coordenação pedagógica em escolas bilíngues para surdos. Consultora de projetos em linguística aplicada e na assessoria para implementação de educação bilíngue em secretarias municipais e estaduais de educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática e ensino de tradutores e intérpretes de línguas de sinais – DETILS. Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais – InterTrads.

NONATO ASSIS DE MIRANDA
Doutor em educação (educação, ciências e tecnologias) pela Universidade Estadual de Campinas (2008); Mestre em Educação (multidisciplinar em educação, administração e comunicação) pela Universidade São Marcos (2006); Mestre em Administração de Empresas (Gestão Estratégica) pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2001); licenciado em Pedagogia (1989) pelas Faculdades Integradas Campos Salles e em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof. José Augusto Vieira (1994). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Mestrado Profissional em Educação - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Coordenador Geral do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista.

NORA MACHALOUS
Doutoranda em Educação na Universidad Nacional de Rosário (Argentina). Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro (2002). Possui especialização em Educação Ambiental, Gestão Estratégica de Pessoas e Tecnologias na Educação pelo SENAC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Alemão. Atualmente, é professora de alemão no Colégio Humboldt, professora de alemão comercial e de gestão ambiental nas Faculdades Humboldt. Desenvolve suas pesquisas nas seguintes áreas: língua alemã, interdisciplinaridade, cultura digital, diversidade e história da cultura.

SEBASTIÃO JACINTO DOS SANTOS
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2007), mestre em Ciências Humanas pela Universidade Santo Amaro (UNISA) (2016) e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor de Filosofia na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e professor de Ensino Fundamental I no município de São Paulo/SP. Atua em pesquisa com adolescente e juventude, educação social e pedagogia social. Membro do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Imaginário.  

VANESSA ZINDERSKI GUIRADO
É doutoranda (2018-atual) e possui mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2017), Especialização lato sensu em Formação de Professores com Ênfase no Magistério Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP-SPO (2011), graduação em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2005) e graduação em Automação de Escritórios e Secretariado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP (2000). Desenvolve trabalhos relacionados principalmente aos seguintes temas: Política Públicas Educacionais, Formação de Professores, Saberes Docentes, Relações de Poder, Territórios e Territorialidades.

VANETE GONZAGA DA ROCHA VIEGAS
Especialista em Libras e Educação para Surdos - Centro Universitário Internacional – UNINTER/SP; Graduada em Gestão de Recursos Humanos - Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo – Estácio/UniRadial; Secretariado, com ênfase na área profissional de Gestão - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM e integrante do Grupo de Estudos MIRE - Mídia, Religião e Cultura e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião – INTERCOM.

VICENTE MANZIONE FILHO
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela The London School of Economics and Political Science (2003). Possui pôs graduação ne Negócios de Petróleo, Gás o Biocombustíveis pela FIA (2009) e em Educação para Sustentabilidade no Schumacher College (2008). É sócio fundador da Origami – Consultoria em Gestão de Negócios Sustentáveis e consultor sênior em desenvolvimento sustentável & mudança climática com mais de 15 anos de experiência na concepção, gestão e implementação de projetos sustentáveis com visão sobre a materialidade de fatores ambientais, sociais e de governança.

WAVERLI MAIA MATARAZZO-NEUBERGER
Possui graduação (1980), mestrado (1986) e doutorado (1994) em Ciências Biológicas todos pela Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação para Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica de Santiago, Chile, e o PRESENCING-IN-ACTION LAB for Global-Local Change Makers, pelo Presencing Institute, Massachussets. Foi professora titular, coordenadora do Centro de Sustentabilidade, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa Metodista Sustentável na Universidade Metodista de São Paulo. De 1993 a 1996 foi responsável pela área de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André. Foi também coordenadora de pós-graduação do Centro Universitário de Santo André.