Capa do livro: DIFERENTES ABORDAGENS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: <BR>registros de experiências de professores

DIFERENTES ABORDAGENS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
registros de experiências de professores

Autores: José Ribeiro da Silva - Manoel Santos da Silva (Orgs.)

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Sinopse

As transformações recentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) exige das instituições e dos docentes a compreensão e adoção de novas ferramentas e métodos de ensino que sejam compatíveis com a revolução digital, com a aceleração das inovações tecnológicas e científicas em uma sociedade cada vez mais desigual em um planeta que vem dando constantes alertas de insustentabilidade. Esses dilemas nos desafiam a pensar e implementar processos educativos mais holísticos, onde cada instituição, cada curso, disciplina, conteúdo programático e até mesmo cada aula, possa desenvolver o senso crítico, a criatividade e o protagonismo, possibilitando que seus alunos possam ter habilidades que transcendam os domínios das tecnologias, fazendo com que estes percebam o seu papel como agente de autotransformação e de transformação social local e global. Nesse sentido, esse livro procura evidenciar práticas educativas desenvolvidas por professores, bacharéis em sua maioria, que resolveram se desafiar na busca de novas estratégias de ensino-aprendizagem, buscando romper com as formas convencionais de ensino, possibilitando múltiplos olhares sobre a educação profissional, integral, multi e interdisciplinar.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-611-8
ISBN DIGITAL:978-65-5578-609-5
DOI: 10.24824/978655578611.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIFERENTES ABORDAGENS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: <BR>registros de experiências de professores

Autores

ANA CRISTINA SANTOS LIMEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1984) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Doutorado em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica – PUCSP (2015). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Ifal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Proeja, currículo integrado, educação profissional.

CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA
Doutorando em Sociologia (UFS), mestre em Sociologia (Ufal) e graduado em Ciências Sociais (Ufal). Professor de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal). Atua nos seguintes temas: inovações tecnológicas e educação, educação profissional, digitalização e processos de aprendizagem, construção social dos mercados e mercado editorial brasileiro.

DANIELLE MARTINS LEMOS
Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia Centec -Fatec- Cariri. (2009) e especialização em Ensino de Química pela Universidade Regional do Cariri URCA (2010). Mestra e Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Controle de Qualidade, Processamento de Alimentos, Segurança Alimentar e Análises Laboratoriais, além de Armazenamento e Secagem de Produtos Agrícolas. Professora EBTT do Instituto Federal de Alagoas Campus Batalha e compõe o grupo de pesquisa da mesma instituição com a linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sertão de Alagoas”.

ELISABETE PIANCÓ DE SOUSA
Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia Centec cariri (2009), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em controle de qualidade, atuando principalmente em gestão de qualidade, processamento, armazenamento e análises físico-químicas.

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA
Graduado em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia CENTEC – Cariri (2009). Especialista em Ensino de Química pela Universidade Regional do Cariri (2009), em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2012) e em Gestão Pública Pelo IFRN (2020). Mestre (2012) e Doutor (2016) em Engenharia Agrícola na Área de Concentração em Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui Pós-Doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, Portugal (2018).

FÁBIO FRANCISCO DE ALMEIDA CASTILHO
Professor de História do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro e Professor/Pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Profissional (Profept) Polo Maceió. Possui doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Pós-doutorado em História pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

ISIS GABRIELLI SECATO
Possui graduação em Letras – Português (2007) e pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2008). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo. É professora efetiva no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Montanha-ES, atuando com as disciplinas de Literatura e de Língua Espanhola. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola.

JOSÉ RIBEIRO DA SILVA
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Doutorando em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); possui especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Alagoas – Campus Batalha.

LUAM HENRIQUE BENEDITO DA SILVA GOMES
Bacharel em Agroindústria, formado pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Especialista em Docência Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (2018). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós Colheita. Professor do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

LUANA CYPRIANO DE SOUZA
Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios (2012) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa – MG (2014). Especialista em Docência Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (2018). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em físico-química e microbiologia de leite e derivados, desenvolvimento de novos produtos e produtos artesanais de origem de animal.

MARCIARA LUCIA DOS SANTOS LIMA
Tecnóloga em Laticínios formada pelo Instituto Federal de Alagoas com especialização em Docência na Educação Profissional, atuando na área de ciência e tecnologia de alimentos. Exerceu a função de Coordenadora do Curso Técnico em Agroindústria do Ifal/Campus Satuba de 2013 à 2017. Coordenou e orientou programas e projetos de extensão desenvolvidos em diversas regiões do Estado, bem como colaborou em projetos de iniciação científica e inovação tecnológica. Atualmente é professora da área de Agroindústria/Alimentos nos níveis médio/técnico e tecnológico do Ifal – Campus Satuba.

MAGNO LUIZ DE ABREU
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é docente do Instituto Federal de Alagoas e Chefe do Departamento de Ensino do Campus Batalha. Tem atuado na área de Agronomia, com ênfase em Tecnologias Agroindustriais, Agropecuária e Biotecnologia.

MANOEL SANTOS DA SILVA
Possui Graduação em Letras, pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas (2005), Especialização em Produção de Suínos, pela Universidade Federal de Lavras – MG, Pós-Graduado no Curso Lato Sensu da Integração Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Alagoas, Mestre em Ciências da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Auxiliar em Agropecuária, no Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba, e professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino.

MARCOS HENRIQUE LUCENA SERAFIM
Professor de Língua portuguesa do Instituto Federal de Alagoas, atualmente em cargo de gestão (diretor-geral do Campus Batalha). Doutorado em Letras e Linguística, pela Universidade Federal de Alagoas.

MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS
Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas/Ufal. Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) desde 2009. Professora do Mestrado em Rede – Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Professora de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Profissional e Tecnológica.

MARIA JOSÉ CERQUEIRA BRITO
Possui graduação em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) ; Especialização na área de Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2008), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Batista Brasileira (2008) e é mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

MATTEUS FREITAS DE OLIVEIRA
É Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Modelagem e Ciências da Terra e do Ambiente, e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Grupo de pesquisa Desenvolvimento e sustentabilidade no sertão de Alagoas (Ifal/CNPq) e desenvolve projeto de extensão com o Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/ Ufal/ CNPq). Atualmente é professor EBTT de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Batalha.

TARCÍSIO FAGNER ALEIXO FARIAS
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2007) com ênfase em sociologia do Trabalho, especialização em docência em educação profissional pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), mestrado em Filosofia pela UFPB (2010) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Suas áreas de interesse principal são: o pensamento de Karl Marx, Teoria Social, Sociologia do Trabalho, Ética e Filosofia Política, Desenvolvimento sustentável. Atualmente é professor efetivo de sociologia no Ifal, Campus Batalha. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento e sustentabilidade no sertão de Alagoas.

VITÓRIA RÉGIA RAMOS DE A. R. RAMALHO
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal-AL), Especialidade em Nutrição de Cães e Gatos, pela Universidade Federal de Lavras (Lavras- MG) e em Docência na Educação Profissional Pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal-AL), é Mestre e Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-PE). Foi Zootecnista da Prefeitura Municipal de Maceió. Atualmente é docente das disciplinas de Avicultura e Suinocultura do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Alagoas – Campus Santana do Ipanema.

WAGNER WILDEY SILVA DE MELO
Professor do Ensino Básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas desde 2011, com atuação na área de Agroindústria. Graduado em Tecnologia em Laticínios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (2010) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (2012).