ALYSSON MATEUS RABELO KIESSOW
Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Matemática, na Universidade Federal do Paraná - UFPR, ex-integrante do projeto “Dialética acerca da Equidade de Gênero e Respeito a Diversidade”. Atuou como professor do Cursinho Pré-Vestibular Comunitário desenvolvido pela universidade. Interessa-se por Matemática Pura e desenvolvimento de pessoas. Estuda Gestão Empresarial e Financeira.
AMANDA GUERRERO
Ilustradora, cantora e psicóloga brasiliense, formada pela UnB, onde também estudou Anatomia Artística e Ilustração Científica, e em cujo acervo permanente do Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de Biologia um de seus trabalhos passou a compor. Em 2019, em Curitiba, cursou Xilogravura na Casa da Gravura e Ilustração Digital na Gibiteca.
ANA MARIA COLLING
Doutora em História. Professora do Programa de Pós-graduação em História da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e pesquisadora da UNESCO junto à Cátedra “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras”.
CAMILA SILVEIRA
Licenciada em Química. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência, Professora Adjunta do Departamento de Química da UFPR.
CARLA CRISTINA NACKE CONRADI
Graduada em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente Adjunta do Curso de História da UNIOESTE, coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos de Gênero (LAPEG) da mesma instituição. Orientadora do Programa de Extensão NUMAPE: Núcleo Maria da Penha, da UNIOESTE.
FABIANE FERREIRA DA SILVA
Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e graduada em Química Licenciatura/Habilitação Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Professora do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura e do PPG em Educação em Ciências, na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Atua principalmente com os seguintes temas: currículo, ensino de ciências, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença da UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.
FABIANI FIGUEIREDO CASEIRA
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), uma associação ampla entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE). Interesse nas temáticas gêneros, história das mulheres nas ciências, ciências, ensino de ciências e biologia, história e filosofia das ciências.
FABÍOLA SCHEFFEL DO AMARAL
Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Atua como advogada recém-formada no projeto de extensão Núcleo Maria da Penha - NUMAPE de Marechal Cândido Rondon.
GESSICA ALINE SILVA
Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon. Atuou como bolsista egressa do Núcleo Maria da Penha de Marechal Cândido Rondon entre os anos de 2018 e 2019, propondo ações de enfrentamento e combate à violência contra as mulheres. Atualmente se dedica às pesquisas que envolvem questões de gênero, sexualidade, subjetividades e violência.
IGOR PROCHNOW
Graduando em Licenciatura em Ciências Exatas - Física pela UFPR - Setor Palotina. Já atuou como professor de Física no Projeto de Extensão Pré-vestibular Comunitário. Também participou de projeto sobre equidade de gênero e respeito à diversidade, promovendo palestras, oficinas, rodas de conversas sobre diversos temas. Atualmente se encontra em processo de conclusão do curso de graduação com aspiração para mestrado. Se interessa em como a leitura e gêneros de leitura podem contribuir para o ensino em sala de aula.
IVANICE DE OLIVEIRA CANDIDO NERES
Formação: Serviço Social - Bacharelado - Unioeste Campus – Toledo. Especialização Lato Sensu, Área Relações Internacionais - UNILA, atuando, atualmente, na UFPR, com a Assistência Estudantil - Setor Palotina.
IVONETE PEREIRA
É professora adjunta da Graduação e Pós-Graduação do Curso de História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Atua como coordenadora dos projetos extensão Núcleo Maria Penha (NUMAPE) e do Programa de Orientação Social Maria da Penha (PROSMAPE). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), Mestrado em História Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Doutorado em História (Cultura, Espaço e Sociedade) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Faz parte dos Grupos de Pesquisas vinculados ao CNPQ, pela UNIOESTE Cultura Relações de Gênero e Memória, e pela UFSC Cultura e Relações Sociais. É Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos de Gênero- LAPEG/UNIOESTE, Membro do Comitê Científico da Associazione Internazionale Areia AIAR/Gênova- Itália e Membro Regular da Latin American Studies Association- LASA. Atua principalmente em História Social do Brasil Contemporâneo com pesquisas nos seguintes temas: gênero, mulheres, violências, infância, família memória, cultura, narrativa, discurso, controle social, poder, identidade, subjetividade.
JHONATAN PEREIRA
Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil. Atua como advogado recém-formado no projeto de extensão Núcleo Maria da Penha - NUMAPE de Marechal Cândido Rondon.
JOANALIRA CORPES MAGALHÃES
Professora do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do PPG Educação em Ciências (FURG). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE). Doutora em Educação em Ciências. Pós-doutorado em Educação.
JULIANI NATALIA DOS SANTOS
Licenciada em Educação Especial- UFSM. Especialista em Déficit Cognitivo e Educação de Surdos-UFSM. Especialista em Docência em Libras- UNíNTESE. Especialista em Gestão Escolar- UFSM. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional- FAC. METROPOLITANA. Especialista em Libras e Surdez- FACULDADE METROPOLITANA. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica- CTISM/UFSM.
KELY ARAÚJO DOS SANTOS
Graduanda em Licenciatura em Ciências Exatas na Universidade Federal do Paraná. Foi integrante do Projeto de Extensão “Dialética acerca da Equidade de Gênero e Respeito à Diversidade”.
LORIANE TROMBINI FRICK
Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Membro do GT Psicologia da Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisa sobre bullying, estratégias antibullying, conflitos interpessoais, clima universitário e convivência ética na escola e universidade. Foi coordenadora do Projeto de Extensão “Dialética acerca da Equidade de Gênero e Respeito à Diversidade” (2017 a 2019). Autora do livro: “Prevenção e contenção do bullying escolar: ações teóricas e governamentais no Brasil e na Espanha” (2020, Editora CRV). Coordenadora do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais, da UFPR.
LUCIANA MARTINS
Poeta, escritora e professora maranhense, mestre em Literatura pela UnB e doutora em Letras pela USP. Autora dos livros de poemas Lapidação da Aurora (São Paulo: Giordano, 1996), “Espetáculo das sensações alheias” (Curitiba: Medusa, 2003) e Lyrica 75mg (Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015) e Impropérios (Curitiba, Kotter Editorial, 2019).
LUCILENE APARECIDA SOARES
Possui graduação em Estudos Sociais - História - Faculdades Integradas Espírita (2003) e mestrado no Departamento de Educação, na linha de Cultura, Escola e Ensino pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014). Atualmente é professora - Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná e integrante do Grupo de Teatro Nuspartus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação das relações raciais, história e cultura afro-brasileira, teatro, relações étnico-raciais, representação, gênero e interseccionalidade. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Didática, práticas escolares e publicações didáticas, do Setor de Educação da UFPR.
LUCIMAR ROSA DIAS
Professora da Universidade Federal do Paraná atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação na Linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades sociais. Doutora pela USP e mestra pela UFMS com graduação em Pedagogia. Vice-líder do grupo Observatório de Culturas e Processos Político-Pedagógicos/ UFPR e coordenadora o ErêYá - Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Realiza pesquisas em ERER, a formação de professores/as com ênfase na educação infantil, nas metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e estudos sobre a mulher negra e educação.
MARA FERNANDA PARISOTO
Licenciada em Física, Mestre e Doutora em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Projeto Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica.
MEGG RAYARA GOMES DE OLIVEIRA
Travesti preta, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, professora no Setor de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Pesquisa relações étnico-raciais, arte africana e afro-brasileira, gênero e diversidade sexual, atua no movimento social de negras e negros e no movimento LGBT.
PAOLA CAVALHEIRO PONCIANO
Licenciada em Computação. Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede. Docente de Ensino de Computação na Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina. Coordenadora do projeto de extensão "Dialética Acerca da equidade de Gênero e Respeito à diversidade" e colaboradora no projeto de pesquisa Cnpq: Meninas nas Ciências Exatas e Computação - Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica.
PATRÍCIA DANIELA MACIE
Pedagoga no Instituto Federal do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 2010-2014. Mestra em Educação (UFPel), 2005-2007. Licenciada em Pedagogia (UFPel), 2003. Pesquisadora na área de Educação, Gênero e Lesbianidade.
PAULA REGINA COSTA RIBEIRO
Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora Titular do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.
PAULO HENRIQUE PRESSOTTO
Doutor em Letras, especialidade em Literatura comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Câmpus de Assis). Possui graduação em Letras, com habilitação em Português, Francês e Espanhol, pela UNESP, em Assis. É professor do curso de Letras Port./Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Dourados) e ministra aulas de Língua Espanhola, Literatura Hispano-americana I e II e Teoria da Literatura II. É líder do GEPELC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Cinema).
RAFAEL HENRIQUE SENHORINI
Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas, e participante do Projeto “Dialética acerca da Equidade de Gênero e respeito à Diversidade” pela UFPR, Setor Palotina.
SUELI CRESPA
Nome artístico de Sueli Poeta, Graduanda Lamc (Letras Artes e Mediação Cultural) Unila. Produtora e mediadora cultural, Performance e Fundadora MNU- Movimento Negro Unificado –PR, mãe de Bamidelê.
SUZANA CAVALHEIRO DE JESUS
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Educação Especial, Graduação em Sociologia, Especialização em Gestão Educacional e Mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias indígenas do conhecimento, educação escolar indígena, educação do campo, infância e políticas públicas.