Capa do livro: DIRETRIZES CURRICULARES E PROCESSOS EDUCATIVOS: <BR>desafios para a formação do psicólogo escolar

DIRETRIZES CURRICULARES E PROCESSOS EDUCATIVOS:
desafios para a formação do psicólogo escolar

Autores: Marilene Proença Rebello de Souza - Ana Karina Amorim Checchia - Christiane Jacqueline Magaly Ramos - Gisele Toassa - Silvia Maria Cintra da Silva - Tania Suely Azevedo Brasileiro (Orgs.)

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Sinopse

Este livro apresenta pesquisa interinstitucional nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia e Bahia que analisou a formação de futuros psicólogos nos Cursos de Graduação em Psicologia quanto à ênfase nos processos educativos, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia de 2004.
Considerando que nas Instituições de Ensino Superior são desenvolvidos estudos e experiências de práticas interventivas em Psicologia Escolar e Educacional, perguntamos: como tem sido realizada a formação de psicólogos para o trabalho no campo educativo? Além disso, quais foram as mudanças geradas nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Psicologia com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação em 2004? Para responder a essas questões, realizamos uma pesquisa interinstitucional nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia e Bahia, cujo objetivo foi analisar a formação dada aos futuros psicólogos nos Cursos de Graduação em Psicologia quanto à ênfase nos processos educativos, tendo em vista as DCN de 2004. O livro Diretrizes curriculares e processos educativos: desafios para a formação do psicólogo escolar apresenta a pesquisa e traz discussões relevantes e necessárias para essa temática, tanto para estudantes como docentes, supervisores de estágio e psicólogos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-981-2
DOI: 10.24824/978655578981.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 330
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIRETRIZES CURRICULARES E PROCESSOS EDUCATIVOS: <BR>desafios para a formação do psicólogo escolar

Autores

ALACIR VILLA VALLE CRUCES
É Professora do Programa de Psicologia Educacional stricto sensu do UNIFIEO, professora e supervisora de estágio em Psicologia Escolar na Universidade Metodista de São Paulo. Psicóloga, psicopedagoga, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Coordenadora da Representação Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE e membro do GT de Psicologia e Políticas Públicas em Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP.

ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS PERETTA
É Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP; , Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Editora de Seção da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP.

ANA KARINA AMORIM CHECCHIA

É Professora contratada de Psicologia da Educação na FEUSP, docente do curso de graduação em Psicologia na Universidade Paulista – UNIP-SP. Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP; Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, na mesma instituição e Pós Doutorado pela Faculdade de Educação da USP. Coordena o Curso de Especialização em “Psicologia e Educação” na UNIP-SP. É membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar – LIEPPE do IPUSP e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.

ARARÊ DIAS CALIA
É psicólogo pela Universidade Paulista – UNIP. Mestre em Psicologia Clínica; doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica, Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, PUC/SP. Membro do Grupo Estudo e Pesquisa das Práticas Clínicas em Psicologia: Pressupostos, Transformações e Interfaces, CNPq.

CHRISTIANE JACQUELINE MAGALY RAMOS
É psicóloga pela Universidade São Marcos; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Psicologia – Fundamentos Psicossociais do Desenvolvimento Humano Universidade São Marcos; Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Realizou estágio de investigação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.

DEBORAH ROSÁRIA BARBOSA
É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP; Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Participa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – IPUSP.

FABIANA MARQUES BARBOSA NASCIUTTI
É psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Mestre em Psicologia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFU na área de concentração Desenvolvimento Humano e Aprendizagem; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. De 2015 a 2016 recebeu fomento por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) para desenvolver parte das atividades de Doutorado na Monash University, Faculty of Education – Melbourne, Austrália.

FLAVIANA FRANCO NAVES
É psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Substituta e pesquisadora pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia alocada no Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional (2014). Atua como psicóloga clínica na cidade de Uberlândia-MG.

FELIPE OLIVEIRA
É psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP; Mestre em Ciências pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP; Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e do Grupo de Estudos Martin-Baró e América Latina (PROLAM – USP) e membro do Grupo de Pesquisa América Latina e Marx: Movimentos Sociais, Partidos, Estado e Cultura.

GISELE TOASSA
É Professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru – UNESP-Bauru; Mestre Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação – UNESP-Marília); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Pós-doutorado no Program of History and Theory of Psychology da York University, Canadá. É e membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.

JOSÉ ALEXANDRE DE LUCCA (IN MEMORIAM)
Foi psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com Mestrado em Psicologia e Sociedade pela UNESP e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Era professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro – Campus de Irati/PR).

KÁTIA YAMAMOTO AKAMINE
É membro da equipe técnica da Secretaria de Educação do município de Barueri (SP). É psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP; Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – IPUSP.

LARICE SANTOS SILVA
É psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2013). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem pela UFU (2016). Membro da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional da subsede triângulo do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Professora de Psicologia na UNIESSA e Faculdade do Trabalho. Psicóloga clínica e escolar.

LAURA MARISA CARNIELO CALEJON
É psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. É professora universitária aposentada e coordenadora do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (CEDEPP).

LYGIA DE SOUSA VIÉGAS
É Professora Adjunta, orientadora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP; Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP; membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
É Professora Titular da Universidade de São Paulo. Psicóloga, com Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no IPUSP. Professora do Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.

MÔNICA CINTRÃO FRANÇA RIBEIRO
É Professora Universitária e Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar na Universidade Paulista – UNIP/SP. Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Especialista em Psicopedagogia. Coordenadora do Curso de Especialização em “Psicologia e Educação” – UNIP/SP. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e Sociedade e do Grupo Interinstitucional sobre a Queixa Escolar – GIQE. Conselheira no XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP – 2019-2022).

ROSELI FERNANDES LINS CALDAS
É Professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Doutora em Psicologia Escolar e Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP – IPUSP. Pertence a grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, desenvolvendo estudos e pesquisas na interlocução entre Psicologia e Educação. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.

SARAH LEMES DE ALMEIDA
É psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Psicomotricidade pela UNIFACS, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutoranda em Educação pela mesma Universidade. Atualmente é Psicóloga Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência docente em cursos de graduação e Pós-Graduação nas áreas de Psicologia e Educação. É membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Psicóloga na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
É Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestre (1993) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado na USP, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (2007). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) (gestão 2014-2016) e atual Primeira Secretária (gestão 2018-2020). Membro do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP.

TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
É Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Psicóloga e Pedagoga. Pós-doutora em Psicologia e Doutora em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha, revalidado na Faculdade de Educação da USP. Docente permanente do Curso de Pós-Graduação, nível Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, ambos da UFOPA, e do Doutorado em Rede “Educação na Amazônia” (EDUCANORTE). Membro associada da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional -ABRAPEE e da Associação Nacional de Pesquisa e Estudos em Educação – ANPED.