Autores: Jussara Fraga Portugal - Vânia Alves Martins Chaigar (Orgs)
“Lições escolares”
“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano". Isaac Newton, 1.648-1.727.
“O que conhecemos é um oceano, o que não sabemos é o que fazer com isso". Luizinho, 10 anos, 2.112.
Esperemos que a sentença do Luizinho, jogada para o futuro, ao chegar em 2.112, seja considerada totalmente injusta na sua subjacente avaliação da Escola, da Ciência e do Pensamento.
Hoje, 2.012, existem práticas, tentativas, experiências, reflexões que buscam transformar o ensino de geografia numa geografia educadora, onde o mundo deixe de ser compreendido apenas como um conjunto de objetos e passe a ser vivido como obra de criadores - com a compreensão sobre os criadores tornando-se parte inseparável da compreensão sobre a construção da obra.
Para criar mundos, é preciso criar linguagens.
Assim são as experiências relatadas e refletidas em "Cartografia, Cinema, Literatura e outras Linguagens no Ensino de Geografia".
Esperemos que essas experiências prosperem e que, em 2.112, a Geografia tenha ajudado a Escola, a Ciência e o Pensamento a fazerem com que o Luizinho sinta-se feliz e confiante em seu mundo, com as suas respostas e perguntas.
Nelson Rego - Porto Alegre, maio de 2.012.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-396-9
DOI: 10.24824/978858042396.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Cristina Lima Machado Caetano
Professora, graduada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Maracaju/MS.
Care Cristiane Hammes
Professora dos Cursos de Pedagogia, Geografia, Letras e Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Mestre em Educação pela UNISINOS/RS. Doutoranda em educação pela UFMS. Membro do Grupo de pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação – FFLLIPE da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.
Fabiana dos Santos Nascimento
Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Linha de Pesquisa II, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Coordenadora de Difusão e Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação da Agência UNEB de Inovação.
Hanilton Ribeiro de Souza
Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável, Licenciado em Geografia. Professor Assistente de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus V – Santo Antônio de Jesus). Professor de Geografia do Ensino Médio no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves – SEC/BA.
Inaiá Brandão Pereira
Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Bacharelando em Geografia também pela UFBA, Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC e Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Janio Roque Barros de Castro
Graduado e Especialista em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Mestre em Geografia e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia –UNEB – Campus V Santo Antônio de Jesus e do quadro do Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento. Regional na referida instituição. Atua nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Cultural e Ensino de Geografia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa RECÔNCAVO: Território, Cultura, Memória e Meio Ambiente e do Grupo de pesquisa TERRACULT – Territórios da Cultura Popular, ambos inscritos no CNPQ. Desenvolve um Projeto de Pesquisa e Extensão sobre o papel da Geografia Cultural nos espaços educacionais junto ao Núcleo de Pesquisas da UNEB – Campus V. Membro da Rede NEER – Núcleo de Estudos em Espaço e Representações.
Jucimara Rojas
Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutora em Educação pela PUC/SP. Mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP. Pós-Doutora em Formação, Desenvolvimento e Ludicidade pela Universidade de Aveiro/Portugal. Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente/UFMS e do Grupo de Pesquisa FFLLIPE/CNPq.
Jussara Fraga Portugal
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Especialista em Supervisão Escolar – UEFS e em Avaliação – UNEB. Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha. Coordenadora do Projeto de Extensão “Linguagem Cinematográfica e Formação Docente: Histórias de vida, memória e narrativas (auto) biográficas” e do Projeto de investigação-formação “Traduzindo-me: narrar histórias, geografar trajetórias” empreendidos na UNEB/Campus XI. Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação – Ensino Fundamental e Médio. Desenvolve trabalhos no contexto da formação (inicial e continuada) de professores de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Histórias de vida, Narrativas de formação e abordagem (auto)biográfica, Planejamento e Avaliação da aprendizagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB e Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph. Bolsista FAPESB.
Lígia Beatriz Goulart
Professora da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, RS. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Lígia Cardoso Carlos
Professora Doutora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Possui mestrado em Educação do PPGE/UFRGS e Doutorado em Educação do PPGEdu/UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada e pedagogia universitária. ligi@ufpel.edu.br
Liz Cristiane Dias
Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Possui mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, educação ambiental, meio ambiente, livros didáticos e resíduos sólidos.
Mafalda Nesi Francischett
Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão, PR, mestrado em educação pela Universidade Centro Oeste do Paraná e Universidade de Campinas. É doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Campinas. Seus estudos enfatizam ensino de Geografia, educação ambiental, cartografia escolar, livro didático, entre outros. Pesquisadora da linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado em Geografia da UNIOESTE.
Marcelo Pucinelli Cousin
É professor de Geografia das Escolas Estaduais Coronel Juvêncio Lemos e Agnella do Nascimento, em Rio Grande-RS, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, além de cinéfilo de carteirinha.
Márcio Fenilli Antunes
Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor e coordenador do curso de Geografia da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, RS.
Mariana Martins de Meireles
Licenciada em Geografia, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Coordenadora de Programas SEDUC – Tucano/BA. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral GRAFHO/PPGEduC/UNEB e Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica – BIOgraph. Bolsista CAPES.
Mary Valda Souza Sales
Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFBA. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I/Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa RedPect (UFBA), Eficaz (UNEB/Campus XI).
Nestor André Kaercher
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS onde atua na Faculdade de Educação – FACED. É licenciado em Geografia e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiências docentes no ensino básico, tanto público quanto privado e pesquisa ensino de Geografia e formação de professores. É autor de várias obras publicadas.
Patrícia Pires Queiroz
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus V e especialista em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Auxiliar de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia da UNEB/ Campus V – Santo Antônio de Jesus/Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica – BIOgraph.
Renata Ávila Troca
Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Mestranda em Literatura Luso-africana na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Simone Santos de Oliveira
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – PPGDCI/UEFS. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI. Atua como professora executora do Projeto de Extensão Linguagem Cinematográfica e Formação Docente: Histórias de vida, memória e narrativas (auto) biográficas – UNEB/Campus XI. Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação Básica. Desenvolve trabalhos no contexto da formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Geografia nos Anos Iniciais, Histórias de vida, Narrativas de formação e abordagem autobiográfica. Atua também como professora formadora no curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, ministrando os componentes curriculares: Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica. É membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Desenho – PPGDCI/UEFS.
Solange Lucas Ribeiro
Graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino-Americano para a Educação Especial/Cuba/ Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutoranda em Educação na Universidad Del Mar/Chile. Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua na Graduação nos Cursos de Geografia e Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação Especial. É membro do Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE) da UEFS. Investiga as áreas de formação de professores, ensino de Geografia e educação especial.
Tânia Maria Hetkowski
Pós-Doutoranda em Informática Educativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI, Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, Vice –Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I.
Tauana Lima Dias
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Vânia Alves Martins Chaigar
Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Licenciada em Geografia e mestre em educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel; doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Possui pós-doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Pesquisadora da área de formação de professores. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, do ‘Núcleo de Extensão e Pesquisa Educação e Memória’ – EDUCAMEMÓRIA (FURG/CNPq) e do Grupo de Pesquisa ‘Ensino, Formação de Professores e Avaliação’ (UNISINOS/CNPq).