Capa do livro: EDUCAÇÃO BRASILEIRA: <br>perspectivas e experiências da pesquisa

EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
perspectivas e experiências da pesquisa

Autores: Luís Távora Furtado Ribeiro - Diana Nara da Silva Oliveira - Marília Duarte Guimarães - Allan Pires Rodrigues (Orgs.)

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Sinopse

Eis aqui, para estudantes e docentes e para o público em geral, Educação Brasileira: Perspectivas e Experiências de Pesquisa. Para o prazer da leitura, os temas abordados vão do currículo e do ensino, passando pela educação e os movimentos sociais, debatendo as dificuldades e desafios atuais da educação, agravados pelo precário ensino remoto nesses tempos de pandemia. Encontramos textos nas grandes áreas de ciências naturais e das ciências humanas, em sua relação com a escola e a atual e polêmica, Base Nacional Comum Curricular. Sem que se percam as esperanças indispensáveis, há estudos sobre a arte e a educação, além de outros históricos e sobre instituições e personagens que atuaram no campo educacional. Não esquecendo jamais da necessária análise crítica ás políticas sociais e educacionais, sempre para a compreensão dos tempos sombrios em que vivemos. Esses ensaios foram escritos, concluídos e revisados em tempos de crise, durante o auge da pandemia do Covid-19, em seus meses de perdas e insegurança. Essas autoras e autores se reúnem num livro que parece clamar por mais recursos para a educação básica, para a universidade pública e para a pesquisa em todas as áreas, particularmente em saúde e educação, tecnologia e cultura. Por isso e muito mais esse livro e seus ensaios denunciam os retrocessos educacionais em tempos de pandemia desgovernada. Por que nossas autoras e autores, como os poetas de cordel, literatura popular do nordeste brasileiro, escolhem a melhor parte: a arte, a ciência e a cultura.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-180-9
ISBN DIGITAL:978-65-5868-138-0
DOI: 10.24824/978655868180.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 306
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: <br>perspectivas e experiências da pesquisa

Autores

ORGANIZADORES
ALLAN PIRES RODRIGUES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), na linha História e Memória da Educação (NHIME). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e graduado em Geografia pela mesma instituição. Professor da educação básica do estado do Ceará.

DIANA NARA DA SILVA OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino-MAIE/UECE; Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar Pela Faculdade Ieducare (2015); Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará; Graduação em Pedagogia pela Faculdade da Lapa (2018); Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará-Campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor livre docente da Universidade Federal do Ceará, Professor-pesquisador do Programa de pós-graduação em Educação da Uni versidade Federal do Ceará e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará.

MARÍLIA DUARTE GUIMARÃES
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro do grupo de pesquisa GPFHOPE onde desenvolve estudos sobre Formação de professores, produção de conhecimento e estudos decoloniais.

AUTORES
ADRIANA ISABEL RODRIGUES MARCOS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC (Linha: Educação, Ensino e Currículo). Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Faculdade Católica do Ceará (2013). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro (2016). Especialista em Arte Educação pela Faculdade Campos Elíseos, São Paulo (2017). Especialista em Direito Educacional pela Faculdade Campos Elíseos, São Paulo (2018). Especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela FCE/SP (2018). MBA em Book Publishing pela Casa Educação, São Paulo (2019).

ADRIANA MADJA DOS SANTOS FEITOSA
Doutoranda em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Ceará (2008); Graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (1993). Pedagoga-Orientação Educacional da Universidade Federal do Ceará E-mail:

ADRIANA RIBEIRO DE LIMA
Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE. Mestra em História pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora do Curso de Pedagogia da UNIPLAN polo Russas-CE.

ALÍDIA PAULA TEIXEIRA DE CARVALHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mestranda em Educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista Capes.

ANTÔNIA SOLANGE PINHEIRO XEREZ
Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Professora Adjunta do Centro de Educação- CED, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Linha de Pesquisa Educacional e Formação Docente. É professora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino MAIE/UECE, na linha de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.

ASCENSIÓN RIVAS HERNÁNDEZ
Universidad de Salamanca y Miembro de honor de la Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca – ABS.

BRUNA BRITO RAMOS
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade (2018). Tem experiência na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Tendo como principais áreas de interesse a identidade, o currículo, as práticas pedagógicas e a formação docente para a Educação Infantil.

CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará- PPGE/UFC Linha: História e Educação Comparada. Professor do Colegiado de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE.

CIRO OLIVEIRA FERREIRA
possui graduação em Letras (UECE), especialização em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UECE) e em Gestão e Coordenação (FVJ) e mestrado em Letras (UERN). Atualmente é Coordenador Escolar na Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva.

DIANA NARA DA SILVA OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará(UFC); Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino-MAIE/UECE; Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar Pela Faculdade Ieducare; Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará; Graduação em Pedagogia pela Faculdade da Lapa; Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará- Campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.

EDNA BERTOLDO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Iniciou a carreira docente no ensino superior a partir de 1990, na Universidade Estadual da Paraíba (Departamento de Educação, Campina Grande) e na Universidade Federal da Paraíba (Centro de Educação, João Pessoa). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Alagoas (Centro de Educação).

EDVAR FERREIRA BASÍLIO
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE – UFC), licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar Integrada.

EMANUELLE ALVES DA SILVEIRA
Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos-FAFIDAM.

ÉRICA CAVALCANTE LIMA
Doutoranda em Educação – FACED/UFC. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – Poleduc – UFC. Licenciada plena em História – UECE. Servidora Pública Federal – UFC.

FARBÊNIA KÁTIA SANTOS DE MOURA
Mestre em educação e ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino-UECE. Licenciada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia dom Aureliano Matos (2012); Especialização em reengenharia de projetos educacionais – gestão educacional pela faculdade de selvíria (2014). Coordenadora pedagógica da escola evolução.

FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2013); graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1992). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2006); Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2012) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido de Mossoró/RN (2017).

FRANCISCO JOSÉ LIMA SALES
Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor titular do Programa de Doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará.

FRANCISCO LEANDRO DE PAULA
Possui graduação em Letras (UECE), especialista em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (FVJ) e em Gestão Escolar (UFC) e mestre em Letras (UERN). Atualmente é diretor escolar na Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva.

FRANCISCO LEVI JUCÁ SALES
Doutorando em Educação – FACED/UFC. Mestre em História e Culturas – MAHIS/UECE. Licenciado pleno em História – UFC. Professor da rede pública estadual – SEDUC/CE.

FRANCISCO PAIVA DAS NEVES
Graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrando do Programa de pós-graduação em Educação Brasileira da UFC. É poeta e editor de literatura de cordel, sendo autor de 3 livros de poesias, 9 livros infanto-juvenis e de dezenas de folhetos de cordéis.

IZIANE SILVESTRE NOBRE
Professora do Instituto Federal do Ceará – Campus Camocim. Doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

JANNE KLEIA DA SILVA
Possui graduação em Geografia pela (UECE), mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (UFERSA), especialização em Gestão pedagógica (UECE). Atualmente é coordenadora escolar da EEEP Francisca Rocha Silva.

JAQUELINE RABELO DE LIMA
professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará – Campus Crateús (FAEC), onde coordena projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para a área de Educação com foco no Ensino de Ciências. É professora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências- PROFBIO. Atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID/UECE, onde também já atuou como Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais.

JARLES LOPES DE MEDEIROS
Doutorando e Mestre em Educação (UFC), vinculado à Linha História e Educação Comparada. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FALC). Pedagogo (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa e suas Literaturas (FGF). Professor substituto do Curso de Pedagogia da UECE e professor efetivo de Língua Portuguesa do Estado do Ceará (SEDUC).

JEFFERSON NOGUEIRA LOPES
Mestrando pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Limoeiro do Norte).

JOSÉ ANDERSON COSTA GOMES
Professor no ensino básico na EEM Francisco Jaguaribe em Jaguaruana-CE. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica (UECE/UAB). Membro do Grupo de Pesquisa Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens.

JOSÉ EUDES BAIMA BEZERRA
Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e do Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/FAFIDAM/FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisador do Grupo Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

JOSEFA JACKLINE RABELO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará; mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHSS - Paris-Franca sob a supervisão do Professor Michel Löwy e com bolsa do CNPq (2013-2014). Professora adjunta do curso de Pedagogia e do Programa de pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

JUCELIO REGIS DA COSTA
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015). Tem exercido profissionalmente na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, campus da Universidade Estadual do Ceará – UECE, na cidade de Limoeiro do Norte, no setor Metodologias de Ensino de História e Geografia.

JULIANA ALICE COSTA FREIRE
Mestranda em Educação (UFC), vinculada à Linha História e Educação Comparada. Especialista em Alfabetização e Letramento (FETREMIS). Pedagoga (UECE). Professora polivalente efetiva da Prefeitura de Maracanaú.

KELMA DE FREITAS FELIPE
Assistente Social de formação, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará e doutorando do Programa de Doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará. Servidora Pública Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE.

LÚCIA EDRIANA DE SOUSA CORDEIRO
Mestra em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino MAIE/UECE e Licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte-CE, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Professora de História do Ensino Médio na Rede Estadual do Ceará. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino da cidade de Russas-CE.

LÚCIA HELENA DE BRITO
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campi FAFIDAM/UECE, e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

LUCIA MARIA DA SILVA
Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE. Mestra em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE – FAFIDAM/FECLESC/UECE. Atualmente é presidenta da Comissão Municipal do Sindicato APEOC-Russas-CE.

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na graduação e na pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação). Concluiu Estágio Pós-Doutoral na École de Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS). Doutor em Sociologia pela UFC.

MÁDJA DIÓGENES MAIA
Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico e Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Formadora Municipal do Eixo de Gestão e dos professores de matemática do 3° ao 5° ano do ensino fundamental I; Coordenadora da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, e Coordenadora do Plano Municipal de Educação de Alto Santo – CE.

MARIA ELIONE NOGUEIRA DIÓGENES
Doutora na área de Políticas da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará. Professora associada I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atividades envolvendo o Ensino, Pesquisa e Extensão na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

MARÍLIA DUARTE GUIMARÃES
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do grupo de pesquisa GPFHOPE onde desenvolve estudos sobre Formação de professores, produção de conhecimento e estudos decoloniais.

NÁDJA DIÓGENES MAIA
Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico e Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora temporária do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FAFIDAM); Formadora Municipal dos Professores de 1° e 2° ano do ensino fundamental I (Eixo de Alfabetização), e Coordenadora Municipal do eixo de inclusão escolar, da Secretaria Municipal de Educação de Alto Santo – CE.

REBEKA RODRIGUES ALVES DA COSTA
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Alfabetização pela Faculdade 7 de Setembro – FA7. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trabalha há 20 anos na área da educação, com ênfase em Educação Infantil, formação de professores, ludicidade, filosofia e sociologia da infância.

RITA DE CÁSSIA CRUZ PINTO
Pedagoga pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Especialista Em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestranda do Curso de Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – UFC, Professora da rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Pedagogia pela UFC (1998), mestrado em Educação pela UFC (2002) e doutorado em Educação pela UFC (2007). Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em rotinas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.

SANDERIS ALINE SALDANHA LIMA
Mestranda pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Licenciada em Psicologia.

SANDRA MARA NOBRE RABELO
Mestra em Educação pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE, da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista no Ensino de História e Geografia pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA). Possui Licenciatura em História. É servidora Pública Municipal em Quixadá.

SANDRA MARIA GADELHA DE CARVALHO
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, em Limoeiro do Norte. Professora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), o qual tem suas atividades em dois campi da UECE: FAFIDAM (Limoeiro do Norte) e FECLESC (Quixadá).

SIRNETO VICENTE DA SILVA
Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/FAFIDAM/FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Educação Básica – redes municipal e estadual.

TÁRSIA NAYARA MASSARY FONSECA
Graduada em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Membro de grupo de pesquisa Agrobiodiversidade e Manejo de Agroecossistemas com experiência em Sistemas Agroflorestais e Bioconstrução vinculada a mesma instituição.

VERÔNICA MARIA DE ARAÚJO PONTES
Pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho. Doutora em Educação (UMinho). Professora do IFRN, no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (UERN). Líder do Grupo de Pesquisas em Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens.

WANDICK NOGUEIRA MACIEL
Mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.