Capa do livro: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA AMÉRICA LATINA <br>Volume 43

CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA AMÉRICA LATINA
Volume 43

Autores: Isabel Porto Filgueiras - Daniel Teixeira Maldonado (Orgs.)

livro impresso
de R$ 41,90 por
livro digital
de R$ 41,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Ao fazer a leitura dos textos aqui descritos, os leitores e as leitoras poderão compreender e analisar os fundamentos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que fazem parte das propostas curriculares e da fundamentação teórica da Educação Física Escolar latino-americana, compreendendo as tensões entre processos de colonização e resistência.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-235-6
ISBN DIGITAL:978-65-5868-243-1
DOI: 10.24824/978655868235.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA AMÉRICA LATINA <br>Volume 43

Autores

ALBERTO MORENO DOÑA
Alberto Moreno Doña é Professor Titular da Universidad de Valparaíso, Chile. Suas áreas de pesquisa e interesse científico estão vinculadas a três grandes temáticas: Descolonialidade e Educação Crítica; Educação Infantil e Complexidade; Motricidade Escolar e Bem viver. Se formou em Educação Física pela Universidad de Valencia, España. Possui Mestrado em Estudos Latino-Americanos, menção em Filosofia, pela Universidad de la Serena, Chile, e Doutorado em Educação pela Universidad de Granada, España.

ALINE RODRIGUES SANTOS
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2016) e mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2018). Atualmente é professora de educação física e formadora da Prefeitura Municipal de Vinhedo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, metodologia de projetos, inovação pedagógica, educação infantil e formação de professores.

BRUNA GABRIELA MARQUES
Possui Doutorado, Mestrado (2012), Bacharelado (2009) e Licenciatura (2011) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-USJT. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJT. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT. Tem experiência na área de Educação física atuando, principalmente com envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e Photovoive.. Na pós-graduação atua nas linhas: Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Promoção e Prevenção em Saúde. Campos de Orientação: desenvolve estudos referentes a Educação Física, Educação, Envelhecimento e Pesquisas participativas e colaborativas. Docente Colaboradora do Programa de Ciências do envelhecimento na linha: Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES) que discute questões relacionadas a Educação Física para idosos e a Promoção da Saúde, bem como os conceitos de empowerment e autonomia relacionada à prática de atividades físicas.

BRUNO FREITAS MEIRELES
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Recreação e Lazer (Faculdades Integradas de Santo André-FEFISA), Pedagogia do Esporte e Educação Física Escolar (Instituto A Vez do Mestre-AVM. Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui experiência nas áreas de gestão de políticas públicas em educação e esporte, formação de professores(as), ensino superior e consultoria técnica em educação. Atualmente é professor de educação física efetivo das redes municipais de Santo André e São Bernardo do Campo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.

DAIANA MACHADO DOS SANTOS
Mestranda pela Universidade São Judas Tadeu em Educação Física. Pós-graduada em Educação Física Escolar (UEPG-PR), em Educação Superior (IFSP-SP) e em Gestão Escolar (UNICENTRO-PR). Graduada em Educação Física (UnG-SP) e em Tecnologia em Gestão de Turismo (IFSP-SP). Graduando-se em Pedagogia (UNICENTRO-PR). Atualmente atuo como professora especialista nos anos iniciais na Rede Estadual de São Paulo.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

DIEGO PINTO JABOIS
Possui licenciatura e bacharelado na área de educação física pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES (FEFIS), especialização em educação física escolar pela Universidade Gama-Filho RJ e em Pedagogia do Esporte pelo Instituto Unyleya Faculdade Integrada, Brasília DF. Instrutor de badminton certificado pela Federação Paulista de Badminton (FEBASP) e pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBD), mestrando do programa de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu na linha de pesquisa intitulada: estudos socioculturais e pedagógicos da educação física, membro do grupo de estudo e pesquisa em educação física escolar (GEPEFEC) da universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professor em efetivo exercício do estado de São Paulo e da prefeitura de Itanhaém-SP.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Professora do curso de Graduação e de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu; mestre e licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo.

ERICK DIEGO DOS SANTOS
Graduado em Educação Física; Docente do Curso de Educação Física da UNISOCIESC (Santa Catarina); Aluno do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo – SP

FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: educação física escolar e epistemologia da educação física. Entre 2010 e 2018, foi editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE . Foi Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Espírito Santo (gestão 2010-2012). Atuou como vice-secretário entre 2012-2014. Foi Coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, na gestão 2011-2013 e 2017-2019. Foi Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2017). Pós-doutorado na Universidade de Strathclyde, em Glasgow/Escócia (2018-2019). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito-Santo (2020-2022).

ISABEL PORTO FILGUEIRAS
Licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu.

KAREN LORENA GIL EUSSE
Possui graduação em Licenciatura en Educación Física – Universidad de Antioquia (2012). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Integrante do Laboratório de Estudos em Educação Física – UFES. Tem experiência na área de Educação Física.

KLEISON LIBARINO DE AMORIM
Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2009-2010), Especialista em Gestão de Esporte pela Universidade Nove de Julho (2012), Especialista em Educação infantil pela Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (2015), Licenciado em Pedagogia pela Universidade nove de Julho (2016), Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elísios (2018), Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor efetivo na Rede Municipal de Santo André atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e no Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (NANASA).

LUCIANA VENÂNCIO
Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) – no Instituto de Educação Física e Esportes – e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Educação Física (Unesp), Especialista em Educação Física Escolar (Unicamp), Mestre em Educação Física Escolar e Doutora em Educação (Unesp). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo durante 18 anos (1998-2016). Pesquisa e leciona temas referentes à Educação Física escolar, relação com o saber, princípios curriculares, projeto político pedagógico, planejamento participativo, cotidiano escolar, prática pedagógica, sistematização de conteúdos, pesquisa-ação, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes, elaboração e avaliação de propostas curriculares de Educação Física. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), da Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber (REPERES) e da comunidade autônoma de Professores(as)-Pesquisadores(as) em Educação Física Escolar. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS).

LUIZ SANCHES NETO
Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) – no Instituto de Educação Física e Esportes – e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP), Mestre e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana e Pós-Doutor em Educação (Unesp). Pesquisa temáticas relacionadas à educação física escolar e processos formativos colaborativos de professores(as), com ênfase na sistematização de princípios curriculares, autoestudo e narrativas (auto)biográficas. Membro da comunidade autônoma de Professores(as)-Pesquisadores(as) de Educação Física Escolar (desde 2005), ao Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE), à Special Interest Network in Complexity (SINC), à American Educational Research Association (AERA) e à International Study Association on Teachers and Teaching (desde 2011). Atualmente é o editor responsável pelas relações internacionais da Revista Brasileira de Educação Física Escolar e membro do GTT-Escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

MARIA CELESTE ROCHA
Maria Celeste Rocha é formada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF – UFES). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES. Atua como Professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É integrante do Grupo de estudos LESEF/UFES.

MIRVANE DIAS DE SOUZA
Mestranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu; Licenciatura Plena em Educação Física – Escola de Educação Física / UFMG; Pedagogia pela Faculdade Mozarteum de São Paulo; Pesquisadora na área de Educação Física Escolar, Educação Infantil e Formação de Professores e Professoras.

THIAGO VILLA LOBOS MANTOVANI
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas. Especialista em Educação Física Escolar e mestrando na Universidade São Judas. Atua como professor de Educação Física na rede particular de ensino e no Serviço Social do Comércio de São Paulo.

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Pedagogo pela Universidade Nove de Julho (2013). Especialista em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Especialista em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a Dez anos na área da Educação Física Escolar, atendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e Médio, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professor concursado nas redes municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP.

VERÔNICA ESTER TAPIA
Mestranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, graduada em Educação Física e Pedagogia – Especialista em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor pela Universidade Gama filho, Especialista em Psicopedagogia Institucional. Extensão Universitária em Fundamentos da Educação para Jovens e Adultos e idosos – Teoria e história – Unicamp – (2018). Docente na Faculdade Diadema nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Artista educadora com notório saber na arte circense, especialista nas modalidades de acrobacias aéreas, acrobacia de solo e equilíbrio. Desenvolve atividades em Educação Social desde 2001 com crianças, jovens, adultos e idosos.